A docência de professores de matemática do ensino fundamental: a BNCC na prática da unidade temática probabilidade e estatística

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Ness, Rúbia
Orientador(a): Lima, Isolda Gianni de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: eng
por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://repositorio.ucs.br/11338/12740
Resumo: A presente pesquisa aborda a temática da formação de professores, uma das inquietações da pesquisadora enquanto docente, relacionando-a com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Desde a sua aprovação, a BNCC orienta a organização curricular das escolas brasileiras. Diante dos desafios com a aplicação das normativas desse documento, buscou-se, com esta pesquisa, compreender como a BNCC influencia no ensino e aprendizagem, no sentido de compreender como os professores de Matemática consideram a Base Nacional Comum Curricular no desenvolvimento da sua docência na Educação Básica. A construção deste percurso foi alicerçada pelo planejamento e aplicação de uma formação continuada para problematizar a docência de professores de Matemática de escolas de Educação Básica da cidade de Caxias do Sul, a partir das concepções da Base Nacional Comum Curricular, e focalizando a unidade temática Probabilidade e Estatística. O trabalho é estruturado em seções que versam sobre a formação e atuação de professores, e a importância da formação continuada para a docência; a Base Nacional Comum Curricular, suas diretrizes, organização e marcos legais; a área da Matemática na organização da BNCC; e a Probabilidade e Estatística em um currículo em espiral, que aborda o processo gradual de aprendizado ao longo dos anos. O curso de formação, que ocorreu em formato on-line, oportunizou aos professores participantes refletir sobre a sua prática docente, bem como aprimorar conhecimentos referentes à Base, à Matemática e à própria docência. Os resultados desta pesquisa evidenciam a adaptação dos participantes no curso de formação às orientações da Base, bem como à aplicação das diretrizes nas escolas em que atuam. Os professores demonstraram compreender a relevância de se ter um documento norteador como a BNCC, que orienta o ensino e explicita as aprendizagens essenciais e progressivas que os estudantes devem desenvolver, ao mesmo tempo em que lhes proporciona autonomia para organizar o currículo de acordo com a realidade de cada escola. Essa abordagem profissional e consciente dos educadores é fundamental para almejar uma educação de qualidade e alinhada às necessidades da sociedade. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_e55878b7d3ba20af5105998196ced650
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/12740
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Ness, RúbiaBoff, Daiane ScopelGiovannini Junior, OdilonLima, Isolda Gianni de2023-10-05T12:59:13Z2023-10-05T12:59:13Z2023-10-052023-08-23https://repositorio.ucs.br/11338/12740A presente pesquisa aborda a temática da formação de professores, uma das inquietações da pesquisadora enquanto docente, relacionando-a com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Desde a sua aprovação, a BNCC orienta a organização curricular das escolas brasileiras. Diante dos desafios com a aplicação das normativas desse documento, buscou-se, com esta pesquisa, compreender como a BNCC influencia no ensino e aprendizagem, no sentido de compreender como os professores de Matemática consideram a Base Nacional Comum Curricular no desenvolvimento da sua docência na Educação Básica. A construção deste percurso foi alicerçada pelo planejamento e aplicação de uma formação continuada para problematizar a docência de professores de Matemática de escolas de Educação Básica da cidade de Caxias do Sul, a partir das concepções da Base Nacional Comum Curricular, e focalizando a unidade temática Probabilidade e Estatística. O trabalho é estruturado em seções que versam sobre a formação e atuação de professores, e a importância da formação continuada para a docência; a Base Nacional Comum Curricular, suas diretrizes, organização e marcos legais; a área da Matemática na organização da BNCC; e a Probabilidade e Estatística em um currículo em espiral, que aborda o processo gradual de aprendizado ao longo dos anos. O curso de formação, que ocorreu em formato on-line, oportunizou aos professores participantes refletir sobre a sua prática docente, bem como aprimorar conhecimentos referentes à Base, à Matemática e à própria docência. Os resultados desta pesquisa evidenciam a adaptação dos participantes no curso de formação às orientações da Base, bem como à aplicação das diretrizes nas escolas em que atuam. Os professores demonstraram compreender a relevância de se ter um documento norteador como a BNCC, que orienta o ensino e explicita as aprendizagens essenciais e progressivas que os estudantes devem desenvolver, ao mesmo tempo em que lhes proporciona autonomia para organizar o currículo de acordo com a realidade de cada escola. Essa abordagem profissional e consciente dos educadores é fundamental para almejar uma educação de qualidade e alinhada às necessidades da sociedade. [resumo fornecido pelo autor]This research approaches the topic of teacher's education, one of the worries of the researcher as a teacher, linked to the Brazilian National Common Core Curriculum (BNCC). Since its approval, BCNN guides the organization of the curriculum in Brazilian schools. Due to the challenges applying the regulation this document proposes, this paper aims to understand how the BNCC influences learning and teaching process in order to comprehend how Math teachers use the National Common Core Curriculum to develop their classes in the Basic Education. This path was built founded on planning and applying continuing education courses to discuss the teaching practice of Math teachers from Basic Education schools of the city of Caxias do Sul, according to the National Common Core Curriculum and focusing on the Probability and Statistics theme unit. The work is divided in sections that address the teacher's qualification and practice and the importance of continuing education for teaching; the National Common Core Curriculum guidelines, organization and legal frames; Mathematics organization in the BNCC; and the Probability and Statistics in a spiral curriculum, which guarantees a gradual learning process throughout the years. The educational course took place in an online format and it provided to the teachers participants to reflect about their teaching practice, as well as improve their knowledge on the National Common Core Curriculum, Math and teaching itself. The results of this research highlighted the adaptability of the participants of the educational course in relation to the National Common Core Curriculum and along with the guidelines of the schools where they work. The teachers showed that they understand the importance of a guiding document like BNCC, which leads and specifies the essential topics and the order they should be developed, at the same time it promotes autonomy to organize a curriculum according to the reality of each school. This professional and conscious approach of teachers is fundamental to seek quality of education aligned to the necessity of the society. [resumo fornecido pelo autor]engporProfessores - FormaçãoBase Nacional Comum CurricularMatemática (Ensino fundamental)Educação permanentePrática de ensinoTeachers, Training ofCommon National Curriculum BaseMathematics (Elementary School)Continuing educationStudent teachingA docência de professores de matemática do ensino fundamental: a BNCC na prática da unidade temática probabilidade e estatísticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/4473826043411456Ness, RúbiaMestrado Profissional em Ensino de Ciências e MatemáticaCampus Universitário de Caxias do Sul2023-10-04ORIGINALDissertação Rubia Ness.pdfDissertação Rubia Ness.pdfapplication/pdf4849749https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12740/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Rubia%20Ness.pdf75aecb5cd4bb34ad9cf32e92560cd875MD51Produto educacional Rubia Ness.pdfProduto educacional Rubia Ness.pdfapplication/pdf1948706https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12740/2/Produto%20educacional%20Rubia%20Ness.pdf4675faa2404e01d7c08d03ee41d9b400MD52TEXTDissertação Rubia Ness.pdf.txtDissertação Rubia Ness.pdf.txtExtracted texttext/plain313604https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12740/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Rubia%20Ness.pdf.txtfa49b708626af04bba0bbcd733641c7bMD53Produto educacional Rubia Ness.pdf.txtProduto educacional Rubia Ness.pdf.txtExtracted texttext/plain39801https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12740/5/Produto%20educacional%20Rubia%20Ness.pdf.txt4e444c4adee703de4cc26f3c818a5556MD55THUMBNAILDissertação Rubia Ness.pdf.jpgDissertação Rubia Ness.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1185https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12740/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Rubia%20Ness.pdf.jpga4ed7e56f2f34157de821e6af8056336MD54Produto educacional Rubia Ness.pdf.jpgProduto educacional Rubia Ness.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1207https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12740/6/Produto%20educacional%20Rubia%20Ness.pdf.jpg7fc96f270f649f8e5577e7ae94673d4aMD5611338/127402023-10-06 07:00:24.326oai:repositorio.ucs.br:11338/12740Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-03-20T09:12:23.854956Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A docência de professores de matemática do ensino fundamental: a BNCC na prática da unidade temática probabilidade e estatística
title A docência de professores de matemática do ensino fundamental: a BNCC na prática da unidade temática probabilidade e estatística
spellingShingle A docência de professores de matemática do ensino fundamental: a BNCC na prática da unidade temática probabilidade e estatística
Ness, Rúbia
Professores - Formação
Base Nacional Comum Curricular
Matemática (Ensino fundamental)
Educação permanente
Prática de ensino
Teachers, Training of
Common National Curriculum Base
Mathematics (Elementary School)
Continuing education
Student teaching
title_short A docência de professores de matemática do ensino fundamental: a BNCC na prática da unidade temática probabilidade e estatística
title_full A docência de professores de matemática do ensino fundamental: a BNCC na prática da unidade temática probabilidade e estatística
title_fullStr A docência de professores de matemática do ensino fundamental: a BNCC na prática da unidade temática probabilidade e estatística
title_full_unstemmed A docência de professores de matemática do ensino fundamental: a BNCC na prática da unidade temática probabilidade e estatística
title_sort A docência de professores de matemática do ensino fundamental: a BNCC na prática da unidade temática probabilidade e estatística
author Ness, Rúbia
author_facet Ness, Rúbia
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Boff, Daiane Scopel
Giovannini Junior, Odilon
dc.contributor.author.fl_str_mv Ness, Rúbia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lima, Isolda Gianni de
contributor_str_mv Lima, Isolda Gianni de
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Base Nacional Comum Curricular
Matemática (Ensino fundamental)
Educação permanente
Prática de ensino
topic Professores - Formação
Base Nacional Comum Curricular
Matemática (Ensino fundamental)
Educação permanente
Prática de ensino
Teachers, Training of
Common National Curriculum Base
Mathematics (Elementary School)
Continuing education
Student teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Teachers, Training of
Common National Curriculum Base
Mathematics (Elementary School)
Continuing education
Student teaching
description A presente pesquisa aborda a temática da formação de professores, uma das inquietações da pesquisadora enquanto docente, relacionando-a com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Desde a sua aprovação, a BNCC orienta a organização curricular das escolas brasileiras. Diante dos desafios com a aplicação das normativas desse documento, buscou-se, com esta pesquisa, compreender como a BNCC influencia no ensino e aprendizagem, no sentido de compreender como os professores de Matemática consideram a Base Nacional Comum Curricular no desenvolvimento da sua docência na Educação Básica. A construção deste percurso foi alicerçada pelo planejamento e aplicação de uma formação continuada para problematizar a docência de professores de Matemática de escolas de Educação Básica da cidade de Caxias do Sul, a partir das concepções da Base Nacional Comum Curricular, e focalizando a unidade temática Probabilidade e Estatística. O trabalho é estruturado em seções que versam sobre a formação e atuação de professores, e a importância da formação continuada para a docência; a Base Nacional Comum Curricular, suas diretrizes, organização e marcos legais; a área da Matemática na organização da BNCC; e a Probabilidade e Estatística em um currículo em espiral, que aborda o processo gradual de aprendizado ao longo dos anos. O curso de formação, que ocorreu em formato on-line, oportunizou aos professores participantes refletir sobre a sua prática docente, bem como aprimorar conhecimentos referentes à Base, à Matemática e à própria docência. Os resultados desta pesquisa evidenciam a adaptação dos participantes no curso de formação às orientações da Base, bem como à aplicação das diretrizes nas escolas em que atuam. Os professores demonstraram compreender a relevância de se ter um documento norteador como a BNCC, que orienta o ensino e explicita as aprendizagens essenciais e progressivas que os estudantes devem desenvolver, ao mesmo tempo em que lhes proporciona autonomia para organizar o currículo de acordo com a realidade de cada escola. Essa abordagem profissional e consciente dos educadores é fundamental para almejar uma educação de qualidade e alinhada às necessidades da sociedade. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2023
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2023-08-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-05T12:59:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-10-05T12:59:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-10-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/12740
url https://repositorio.ucs.br/11338/12740
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12740/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Rubia%20Ness.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12740/2/Produto%20educacional%20Rubia%20Ness.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12740/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Rubia%20Ness.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12740/5/Produto%20educacional%20Rubia%20Ness.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12740/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Rubia%20Ness.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12740/6/Produto%20educacional%20Rubia%20Ness.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 75aecb5cd4bb34ad9cf32e92560cd875
4675faa2404e01d7c08d03ee41d9b400
fa49b708626af04bba0bbcd733641c7b
4e444c4adee703de4cc26f3c818a5556
a4ed7e56f2f34157de821e6af8056336
7fc96f270f649f8e5577e7ae94673d4a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1794048313883885568