A cartografia tátil em espaços de lazer : criando oportunidades para a educação e inclusão de pessoas com deficiência visual
Ano de defesa: | 2016 |
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Orientador(a): | |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Geografia.
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
BR
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Link de acesso: | http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000205373 |
Resumo: | Atualmente, é impossível pensar em uma sociedade que não valorize a fuga do cotidiano e o tempo livre, essenciais para o ser-humano em sua totalidade. Entretanto, muitas pessoas ainda veem suas oportunidades de lazer negadas devido à falta de acessibilidade. Esta pesquisa procurou contribuir para a inclusão de pessoas com deficiência visual no Museu Histórico Municipal Luiz Saffi localizado na Estância Turística de Barra Bonita SP, por meio da utilização de representações gráficas táteis sobre o museu, feitas por meio dos princípios da Cartografia Tátil, junto com a permissão do toque de alguns objetos e sua identificação em um catálogo em braile. A metodologia utilizada para a pesquisa possui cunho qualitativo e foi realizada por meio de três visitas técnicas, da observação participante e entrevistas semiestruturadas. Na última visita estavam presentes duas pessoas com deficiência visual, três alunos sem deficiência de uma escola particular da cidade, seu professor de História e a responsável pelo museu, possibilitando a convivência entre as pessoas com e sem deficiência. Baseado na obra do geógrafo Tuan, o objetivo da pesquisa foi analisar se a acessibilidade é capaz de causar afeto por determinado lugar e estimular as pessoas com deficiência a conhecer novos lugares. Além da sugestão de um material tátil mais resistente para o museu, foi apontado o posicionamento do poder público municipal sobre a questão e foram propostas algumas alternativas que a cidade poderia adotar para incluir as pessoas com deficiência e, dessa forma, beneficiar a todos. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA cartografia tátil em espaços de lazer : criando oportunidades para a educação e inclusão de pessoas com deficiência visual2016-03-07Eloiza Cristiane Torres . Carla Cristina Reinaldo Gimenes de Sena Adriana C. de Freitas PereiraMariane Ravagio CatelliUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Geografia.URLBRAtualmente, é impossível pensar em uma sociedade que não valorize a fuga do cotidiano e o tempo livre, essenciais para o ser-humano em sua totalidade. Entretanto, muitas pessoas ainda veem suas oportunidades de lazer negadas devido à falta de acessibilidade. Esta pesquisa procurou contribuir para a inclusão de pessoas com deficiência visual no Museu Histórico Municipal Luiz Saffi localizado na Estância Turística de Barra Bonita SP, por meio da utilização de representações gráficas táteis sobre o museu, feitas por meio dos princípios da Cartografia Tátil, junto com a permissão do toque de alguns objetos e sua identificação em um catálogo em braile. A metodologia utilizada para a pesquisa possui cunho qualitativo e foi realizada por meio de três visitas técnicas, da observação participante e entrevistas semiestruturadas. Na última visita estavam presentes duas pessoas com deficiência visual, três alunos sem deficiência de uma escola particular da cidade, seu professor de História e a responsável pelo museu, possibilitando a convivência entre as pessoas com e sem deficiência. Baseado na obra do geógrafo Tuan, o objetivo da pesquisa foi analisar se a acessibilidade é capaz de causar afeto por determinado lugar e estimular as pessoas com deficiência a conhecer novos lugares. Além da sugestão de um material tátil mais resistente para o museu, foi apontado o posicionamento do poder público municipal sobre a questão e foram propostas algumas alternativas que a cidade poderia adotar para incluir as pessoas com deficiência e, dessa forma, beneficiar a todos.Currently, it is impossible to think a society that does not value the escape from everyday life and free time, essential for the human race in its entirety. However, many people still denied about recreational opportunities because the lack of accessibility. This research sought to contribute to the inclusion of people with visual impairment in the Municipal History Museum - "Luiz Saffi" located in the tourist city of Barra Bonita - SP through the use of tactile graphic representations of the museum, made through the principles of Tactile Cartography, along with permission to touch some objects and their identification in a book in braile. The methodology used for the research has qualitative character and was carried out by three technical visits, participant observation and semi-structured interviews. On the last visit were present two people with visual impairment, three students without disabilities of a private school in the city, their history professor and responsible for the museum, enabling the coexistence between people with and without disabilities. Based on the work of geographer Tuan, the objective of the research was to analyze if accessibility can cause affection for a particular place and encourage people with disabilities to meet new places. In addition to the suggestion of a stronger tactile material for the museum, it was appointed the position of the municipal government on the issue and proposed some alternatives that the city could take to include people with disabilities - and thus benefit everyone.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000205373porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-26T10:05:56Zoai:uel.br:vtls000205373Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2018-07-03T17:00:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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