As dificuldades da contextualização pela história da ciência no ensino de biologia : o episódio da dupla-hélice do DNA

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Vânia Darlene Rampazzo Bachega Oliveira
Orientador(a): Marcos Rodrigues da Silva .
Banca de defesa: Rosana Figueiredo Salvi, Marcelo Carbone Carneiro
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática.
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000150963
Resumo: O presente trabalho pretende discutir a contextualização dos conteúdos por meio da utilização da História e Filosofia da Ciência com alunos em formação inicial do terceiro ano do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O objetivo do trabalho é apontar se existem ou não dificuldades para se contextualizar os conteúdos, utilizando-se da História e Filosofia da Ciência como uma alternativa metodológica para contemplar esta contextualização. Contextualização esta, proposta por Machado (2005), no sentido que contextualizar o conhecimento no próprio processo de sua produção é criar condições para que o aluno experimente a curiosidade e o encantamento da descoberta e a satisfação de construir seu conhecimento com autonomia. Para o desenvolvimento desta proposta optou-se pelo controverso episódio histórico da construção da molécula da dupla-hélice do DNA. Os resultados apresentados apontam que a História e Filosofia da Ciência pode ser usada de forma a promover a contextualização dos conteúdos. Porém os resultados apontam também que existem importantes cuidados a serem tomados quando desta utilização, em função das dificuldades encontradas nesta abordagem.
id UEL_99e4dd533bd58f501b409c1b7ff3b7f7
oai_identifier_str oai:uel.br:vtls000150963
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAs dificuldades da contextualização pela história da ciência no ensino de biologia : o episódio da dupla-hélice do DNA2009-07-08Marcos Rodrigues da Silva . Rosana Figueiredo Salvi Marcelo Carbone CarneiroVânia Darlene Rampazzo Bachega OliveiraUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática.URLBRO presente trabalho pretende discutir a contextualização dos conteúdos por meio da utilização da História e Filosofia da Ciência com alunos em formação inicial do terceiro ano do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O objetivo do trabalho é apontar se existem ou não dificuldades para se contextualizar os conteúdos, utilizando-se da História e Filosofia da Ciência como uma alternativa metodológica para contemplar esta contextualização. Contextualização esta, proposta por Machado (2005), no sentido que contextualizar o conhecimento no próprio processo de sua produção é criar condições para que o aluno experimente a curiosidade e o encantamento da descoberta e a satisfação de construir seu conhecimento com autonomia. Para o desenvolvimento desta proposta optou-se pelo controverso episódio histórico da construção da molécula da dupla-hélice do DNA. Os resultados apresentados apontam que a História e Filosofia da Ciência pode ser usada de forma a promover a contextualização dos conteúdos. Porém os resultados apontam também que existem importantes cuidados a serem tomados quando desta utilização, em função das dificuldades encontradas nesta abordagem.The present study discusses the contextualization of contents using the History and Philosophy of Science with students in first training of the third year of the Teacher Training course in Biological Sciences. The objective of the study was to indicate whether there are difficulties to contextualize contents, using History and Philosophy of Science as an alternative methodology to contemplate this contextualization. This contextualization was proposed by Machado (2005) in the sense that contextualizing knowledge of the production process itself is to create conditions so that the pupil experiences the curiosity and enchantment of discovery and the satisfaction in constructing his knowledge by himself. For the development of this proposal, the controversial historical episode of the construction of the double-stranded DNA molecule was chosen. The results presented showed that History and Philosophy of Science can be used to promote contextualization of contents, but they also indicated that great care should be taken with this use, because of the difficulties found.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000150963porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-26T10:07:08Zoai:uel.br:vtls000150963Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2010-07-27T16:03:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.pt.fl_str_mv As dificuldades da contextualização pela história da ciência no ensino de biologia : o episódio da dupla-hélice do DNA
title As dificuldades da contextualização pela história da ciência no ensino de biologia : o episódio da dupla-hélice do DNA
spellingShingle As dificuldades da contextualização pela história da ciência no ensino de biologia : o episódio da dupla-hélice do DNA
Vânia Darlene Rampazzo Bachega Oliveira
title_short As dificuldades da contextualização pela história da ciência no ensino de biologia : o episódio da dupla-hélice do DNA
title_full As dificuldades da contextualização pela história da ciência no ensino de biologia : o episódio da dupla-hélice do DNA
title_fullStr As dificuldades da contextualização pela história da ciência no ensino de biologia : o episódio da dupla-hélice do DNA
title_full_unstemmed As dificuldades da contextualização pela história da ciência no ensino de biologia : o episódio da dupla-hélice do DNA
title_sort As dificuldades da contextualização pela história da ciência no ensino de biologia : o episódio da dupla-hélice do DNA
author Vânia Darlene Rampazzo Bachega Oliveira
author_facet Vânia Darlene Rampazzo Bachega Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marcos Rodrigues da Silva .
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rosana Figueiredo Salvi
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Marcelo Carbone Carneiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Vânia Darlene Rampazzo Bachega Oliveira
contributor_str_mv Marcos Rodrigues da Silva .
Rosana Figueiredo Salvi
Marcelo Carbone Carneiro
description O presente trabalho pretende discutir a contextualização dos conteúdos por meio da utilização da História e Filosofia da Ciência com alunos em formação inicial do terceiro ano do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O objetivo do trabalho é apontar se existem ou não dificuldades para se contextualizar os conteúdos, utilizando-se da História e Filosofia da Ciência como uma alternativa metodológica para contemplar esta contextualização. Contextualização esta, proposta por Machado (2005), no sentido que contextualizar o conhecimento no próprio processo de sua produção é criar condições para que o aluno experimente a curiosidade e o encantamento da descoberta e a satisfação de construir seu conhecimento com autonomia. Para o desenvolvimento desta proposta optou-se pelo controverso episódio histórico da construção da molécula da dupla-hélice do DNA. Os resultados apresentados apontam que a História e Filosofia da Ciência pode ser usada de forma a promover a contextualização dos conteúdos. Porém os resultados apontam também que existem importantes cuidados a serem tomados quando desta utilização, em função das dificuldades encontradas nesta abordagem.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-07-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000150963
url http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000150963
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática.
dc.publisher.initials.fl_str_mv URL
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1757174560345554944