Estudo argumentativo-discursivo do protagonismo feminino representado pela mídia impressa
Ano de defesa: | 2020 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
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Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem.
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
BR
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Link de acesso: | http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000231532 |
Resumo: | O campo da linguagem é multidisciplinar e social, dessa forma, sua compreensão permite maior engajamento coletivo e consciência a respeito da história mundial. A mulher é participante ativa na sociedade, colaboradora fundamental em grandes conquistas e transformações históricas quanto ao seu papel na sociedade, especialmente em relação ao mercado de trabalho. Em nossa pesquisa, estudamos textos da mídia impressa como fonte de análise, pois são capazes de informar, criticar, revelar, persuadir e provocar acontecimentos, entrelaçando linguagem, argumentação e ideologia, refletindo posicionamentos conservadores ou progressistas a partir de vozes que emergem de determinadas formações discursivas e ideológicas constituidoras de imagens do comportamento feminino. A partir da questão de como foi significada, por algumas revistas, a produtividade feminina, nosso objetivo geral é estudar a argumentação, o discurso e seus efeitos de sentido em publicações que abordam a representação da mulher profissional. Assim, analisamos materiais veiculados no final das décadas de 1960 e de 2010, na Revista Claudia, dirigida ao público feminino, e na Revista Veja, direcionada ao público em geral. Definimos tal período com base na época de lançamento das revistas e por compreender mudanças políticas e sociais, principalmente em relação ao posicionamento da mulher na sociedade e no ambiente profissional. De abordagem qualitativa e por intermédio da análise bibliográfica, apresentamos um percurso histórico a respeito da mulher e do trabalho e, com fundamento teórico da Semântica Argumentativa e da Análise do Discurso, suportes que capacitam a observação do discurso segundo sua articulação com a exterioridade e a formação de identidades, verificamos a movimentação argumentativo-discursiva no que se refere à linguagem e à ideologia, sucedida ao longo dos anos, destacando os recursos persuasivos como consolidadores do discurso ao sinalizarem valores, relações de poder, práticas e papéis caracterizadores das ocupações da mulher em diferentes condições de produções discursivas. As análises indicam o protagonismo feminino e o desempenho social, em que padrões são reproduzidos e reforçados pela mídia impressa quanto à valorização ou não da mulher envolvida em atividades sociais e profissionais. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEstudo argumentativo-discursivo do protagonismo feminino representado pela mídia impressaArgumentative and discursive study of female protagonism represented by printed media2020-06-22Esther Gomes de Oliveira . Edina Regina Pugas Panichi Rosemeri Passos Baltazar Machado Rosane Suely Alvares Lunardelli Elza Kioko Nakayama Nenoki do CoutoTalita Canônico e SilvaUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem.URLBRO campo da linguagem é multidisciplinar e social, dessa forma, sua compreensão permite maior engajamento coletivo e consciência a respeito da história mundial. A mulher é participante ativa na sociedade, colaboradora fundamental em grandes conquistas e transformações históricas quanto ao seu papel na sociedade, especialmente em relação ao mercado de trabalho. Em nossa pesquisa, estudamos textos da mídia impressa como fonte de análise, pois são capazes de informar, criticar, revelar, persuadir e provocar acontecimentos, entrelaçando linguagem, argumentação e ideologia, refletindo posicionamentos conservadores ou progressistas a partir de vozes que emergem de determinadas formações discursivas e ideológicas constituidoras de imagens do comportamento feminino. A partir da questão de como foi significada, por algumas revistas, a produtividade feminina, nosso objetivo geral é estudar a argumentação, o discurso e seus efeitos de sentido em publicações que abordam a representação da mulher profissional. Assim, analisamos materiais veiculados no final das décadas de 1960 e de 2010, na Revista Claudia, dirigida ao público feminino, e na Revista Veja, direcionada ao público em geral. Definimos tal período com base na época de lançamento das revistas e por compreender mudanças políticas e sociais, principalmente em relação ao posicionamento da mulher na sociedade e no ambiente profissional. De abordagem qualitativa e por intermédio da análise bibliográfica, apresentamos um percurso histórico a respeito da mulher e do trabalho e, com fundamento teórico da Semântica Argumentativa e da Análise do Discurso, suportes que capacitam a observação do discurso segundo sua articulação com a exterioridade e a formação de identidades, verificamos a movimentação argumentativo-discursiva no que se refere à linguagem e à ideologia, sucedida ao longo dos anos, destacando os recursos persuasivos como consolidadores do discurso ao sinalizarem valores, relações de poder, práticas e papéis caracterizadores das ocupações da mulher em diferentes condições de produções discursivas. As análises indicam o protagonismo feminino e o desempenho social, em que padrões são reproduzidos e reforçados pela mídia impressa quanto à valorização ou não da mulher envolvida em atividades sociais e profissionais.Language is a social and multidisciplinar domain whose understanding allows for greater collective engagement and awareness of world history. Women are active participants in society, fundamental collaborators in great achievements and historical transformations regarding their rolein society, especially in relation to the job market. Inour research, we study printed media as a source of analysis since they are able to inform, criticize, reveal, persuade and provoque events, inter-relating language, argumentation and ideology, reflecting conservative or progressive positions based on voices that emerge from certain discursive and ideological formations, constituting images of female behavior. From the perspective of how female productivity has been represented by some magazines, our objective is to study argumentation, discourse and their meaning effects in publications that address the representation of professional women. So we analyze materials published in the late1960s and 2010, in Claudia Magazine, addressed to a female audience, and in Veja Magazine, aiming at a general audience. We delimited this period based on the time these magazines were launched as well as on the understanding of how political and social changes took place, especially in relation to the position of women in society and in the professional environment. By means of a qualitative and bibliographical methodology, we present a historical course about women and about work. Using the theoretical basis of Argumentative Semantics and Discourse Analysis, supports which enable the observation of discourse according to its articulation with exteriority and the formation of identities, we verify the argumentative-discursive movement regarding language and ideology, which obtained over the years, highlighting persuasive resources as consolidators of discourse by communicating values, power relations, practices and roles that characterize women's occupations in different discursive conditions of production. Thus, the analyzes indicate female protagonism and social performance, in which patterns are reproduced and reinforced by the printed media regarding the valuation or not of women involved in social and professional activities.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000231532porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-26T10:07:50Zoai:uel.br:vtls000231532Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2022-01-24T19:30:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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