O desenvolvimento de habilidades de leitura e competências linguístico-discursivas em alunos do 5º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Lima, Fernando Henrique Ribeiro
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7037
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Renilson José Menegassi
id UEM-10_5997dcaa5be0c09e5d0fd8fe437e6704
oai_identifier_str oai:localhost:1/7037
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling O desenvolvimento de habilidades de leitura e competências linguístico-discursivas em alunos do 5º ano do ensino fundamentalLeituraLeitura - OficinasLeitura - EnsinoPsicolinguística418.4Orientador: Prof. Dr. Renilson José MenegassiDissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2017Esta pesquisa, vinculada ao campo de estudos da Linguística Aplicada, investiga o desenvolvimento de habilidades de leitura e competências linguístico-discursivas em alunos do 5º ano do Ensino Fundamental durante a realização de oficinas de leitura com alunos de uma escola pública municipal da Rede de Ensino de Marilena, município da região Noroeste do Paraná. Teoricamente, este trabalho parte das concepções da linguagem como interação social em que o texto funciona como enunciado significativo em que a leitura é entendida na perspectiva processual, pautada nos postulados de Solé (1998), estruturada em competências e habilidades ligadas à construção de conhecimentos. A partir da perspectiva bakhtiniana, entende-se que a leitura pressupõe sujeitos inseridos em um contexto comunicativo dialógico em que o texto assume significado mediante o status que lhe é conferido pelos próprios sujeitos mediante as práticas sociais de interação com a linguagem. Com isso, o problema de pesquisa que se apresenta é como as habilidades e competências linguístico-discursivas se desenvolvem, por meio da leitura, em alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, levando em consideração o contexto das interações e as mediações ocorridas em sala de aula na realização de atividades de leitura elaboradas conforme os descritores do Saeb e Prova Brasil, mais especificamente, D6, D2, D7, D8 e D12? Assim, os objetivos estabelecidos para a pesquisa são (a) investigar o processo de emprego e desenvolvimento de habilidades de leitura em situações de oficinas; (b) refletir sobre os mecanismos de leitura marcados em atividades produzidas nas oficinas; (c) compreender a importância das mediações no ensino da leitura para a aprendizagem dos alunos; (d) entender como os alunos representam conteúdos aprendidos nas situações de leitura proporcionadas pelas oficinas de acordo com os descritores selecionados para a composição da pesquisa; (e) caracterizar os efeitos da mediação e da interação na construção de conhecimentos por meio da leitura. A justificativa deste estudo é o interesse do pesquisador e de seu grupo de trabalho em responder a questionamentos presentes em seu campo de atuação, sobretudo na compreensão da importância da mediação nas interações ocorridas em sala de aula durante o ensino da leitura. Como uma pesquisa de vertente qualitativa pautada na abordagem interpretativista e com um caráter etnográfico, metodologicamente esta investigação se organiza em seis oficinas de leitura realizadas em um período de dois meses, com duração média de duas horas por cada encontro. Os resultados permitiram compreender que a prática de trabalho com a leitura era constituída de muitas atividades consideradas rotineiras: leitura silenciosa; leitura alternada (pelo professor e pelos alunos); atividades orais de leitura; questões objetivas de leitura; questões discursivas de leitura; atividades de análise linguística; comparação entre textos de mesmo gênero; comparação entre textos de mesmo tema; entre outras. Em geral, as atividades faziam parte do contexto de ensino da leitura, porém, eram o objetivo em si mesmo, como se fossem capazes de desenvolver a leitura automaticamente, desconsiderando o percurso de leitura e os processos de sua significação. A pesquisa evidenciou que o ensino da leitura com foco no desenvolvimento de habilidades e competências é intencional, direcionado e marcado pelas mediações na intenção de garantir a construção de conhecimentos, aprendizado de conteúdos significativos e autonomia de leitura dos alunosThis research, linked to the field of Applied Linguistics studies, investigates the development of reading skills and linguistic-discursive skills in students of the 5th grade of Elementary School during the reading workshops with students of a municipal public school of the Teaching Network Of Marilena, a municipality in the Northwestern region of Paraná. Theoretically, this work starts from the conceptions of language as social interaction in which the text functions as a significant statement in which the reading is understood in the procedural perspective, based on the postulates of Solé (1998), structured in skills and abilities linked to the construction of knowledge. From the Bakhtinian perspective, it is understood that reading presupposes subjects inserted in a dialogical communicative context in which the text assumes meaning through the status given to it by the subjects themselves through social practices of interaction with language. With this, the research problem that is presented is how the linguistic-discursive skills and competences are developed, through reading, in students of the 5th year of Elementary School, taking into account the context of the interactions and the mediations that took place in the classroom. Class in the performance of reading activities elaborated according to the descriptors of Saeb and Prova Brasil, more specifically, D6, D2, D7, D8 and D12? Thus, the objectives established for the research are (a) to investigate the employment process and the development of reading skills in workshop situations; (B) reflect on the mechanisms of reading marked in activities produced in the workshops; (C) understand the importance of mediations in teaching reading to students' learning; (D) understand how the students represent contents learned in the reading situations provided by the workshops according to the descriptors selected for the composition of the research; (E) characterize the effects of mediation and interaction in the construction of knowledge through reading. The justification of this study is the interest of the researcher and his work group in answering the questions present in their field of action, above all in understanding the importance of mediation in the interactions that occurred in the classroom during reading teaching. As a qualitative research based on the interpretative approach and with an ethnographic character, methodologically this research is organized in six reading workshops held in a period of two months, with an average duration of two hours per meeting. The results allowed us to understand that the practice of working with reading consisted of many activities considered routine: silent reading; Alternating reading (by teacher and students); Reading oral activities; Objective reading issues; Discursive reading issues; Language analysis activities; Comparison of texts of the same gender; Comparison between texts of the same theme; among others. In general, activities were part of the teaching context of reading, but they were the goal in itself, as if they were able to develop reading automatically, disregarding the reading path and processes of meaning in reading. The research evidenced that the teaching of reading focusing on the development of skills and competences is intentional, directed and marked by mediations in order to guarantee the construction of knowledge, learning of significant contents and reading autonomy of the studentsMenegassi, Renilson JoséDias-Di Raimo, Luciana Cristina FerreiraBeloti, AdrianaUniversidade Estadual de MaringáCentro de Ciências Humanas, Letras e ArtesPrograma de Pós-Graduação em LetrasLima, Fernando Henrique Ribeiro2023-01-27T20:26:06Z2023-01-27T20:26:06Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis217 f. : il. (algumas col.).application/pdfhttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7037porreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-27T20:26:06Zoai:localhost:1/7037Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:59:57.440111Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento de habilidades de leitura e competências linguístico-discursivas em alunos do 5º ano do ensino fundamental
title O desenvolvimento de habilidades de leitura e competências linguístico-discursivas em alunos do 5º ano do ensino fundamental
spellingShingle O desenvolvimento de habilidades de leitura e competências linguístico-discursivas em alunos do 5º ano do ensino fundamental
Lima, Fernando Henrique Ribeiro
Leitura
Leitura - Oficinas
Leitura - Ensino
Psicolinguística
418.4
title_short O desenvolvimento de habilidades de leitura e competências linguístico-discursivas em alunos do 5º ano do ensino fundamental
title_full O desenvolvimento de habilidades de leitura e competências linguístico-discursivas em alunos do 5º ano do ensino fundamental
title_fullStr O desenvolvimento de habilidades de leitura e competências linguístico-discursivas em alunos do 5º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed O desenvolvimento de habilidades de leitura e competências linguístico-discursivas em alunos do 5º ano do ensino fundamental
title_sort O desenvolvimento de habilidades de leitura e competências linguístico-discursivas em alunos do 5º ano do ensino fundamental
author Lima, Fernando Henrique Ribeiro
author_facet Lima, Fernando Henrique Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Menegassi, Renilson José
Dias-Di Raimo, Luciana Cristina Ferreira
Beloti, Adriana
Universidade Estadual de Maringá
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Fernando Henrique Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Leitura - Oficinas
Leitura - Ensino
Psicolinguística
418.4
topic Leitura
Leitura - Oficinas
Leitura - Ensino
Psicolinguística
418.4
description Orientador: Prof. Dr. Renilson José Menegassi
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2023-01-27T20:26:06Z
2023-01-27T20:26:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7037
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 217 f. : il. (algumas col.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797150454591782912