Fake news : leitura em perspectiva dialógica com o gênero (des) notícia para o 7º. ano

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Olivarte, Cassia Mirelli Mussolim
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Maringá
Departamento de Língua Portuguesa
Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS
Maringá, PR
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6255
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Lilian Cristina Buzato Ritter
id UEM-10_8ae54b1d7d0a6c50715ad84b65577759
oai_identifier_str oai:localhost:1/6255
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Fake news : leitura em perspectiva dialógica com o gênero (des) notícia para o 7º. anoLeitura réplicaDialogismoFake newsLinguística aplicada418.4Linguística, Letras e ArtesLetrasOrientadora: Prof.ª Dr.ª Lilian Cristina Buzato RitterDissertação (mestrado profissional em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2021RESUMO: Esta pesquisa consiste na elaboração de um Protótipo Didático (PD) de Leitura Dialógica (LD) com vistas à produção da réplica crítica para estudantes do 7º ano do EFII. A LD fundamenta-se nos pressupostos da concepção dialógica de linguagem (BAKHTIN/VOLÓCHINOV, 1926; BAKHTIN, 2003 [1979]; VOLÓCHINOV, 2018), em revisão de estudiosos contemporâneos no processo ensino-aprendizagem (RODRIGUES, 2001; ACOSTA PEREIRA, 2014; ROJO, 2004; MENEGASSI, 2010; BELOTI et al. 2020) que concebem a linguagem como ato histórico produzido no fluxo discursivo das relações sociais em interação. Nessa concepção, os textos-enunciados são analisados por duas perspectivas: a Dimensão Social (DS) e a Dimensão Verbo-visual (DVV). Dessas relações sociodiscursivas creditam-se valores sociais e individuais que almejam a responsividade dos interlocutores, cujo plano de leitura dialógica é investigar todos os elos possíveis de valoração e responder a eles com palavras e apreciações próprias - a leitura réplica. A pesquisa é de cunho qualitativo-interpretativa (BORTONI-RICARDO, 2008; SCHWANDT, 2006), de caráter propositivo, e natureza aplicada, e tem como objetivo geral propor um PD de leitura dialógica que possa contribuir com o desenvolvimento da leitura réplica/crítica de alunos de 7º ano. Em busca do alvo central, assentamos objetivos específicos: (a) Compreender como os aspectos sociais e ideológicos das dimensões social e verbo-visual dos enunciados podem ser contemplados no interior do PD proposto para o trabalho pedagógico da leitura dialógica em um possível processo de aprendizagem de alunos de 7º ano; (b). Caracterizar um PD de leitura dialógica, destinado a alunos dos 7º anos, visando o desenvolvimento da leitura crítica. De posse da orientação teórica produzimos o PD à luz da DS e da DVV dos enunciados no gênero fakenews, proeminente no momento pandêmico do Covid-19, resultante em um produto educacional, em formato de e-book, a ser disponibilizado na plataforma educapes.capes.gov.br, como material de apoio a professores de Língua Portuguesa. Com a análise do PD obtivemos os resultados seguintes: ficou latente pela pesquisa interpretativista que a prática de leitura proposta observando a DS e a DVV dos enunciados contribui com a réplica crítica porque embasa a refração de sentidos por parte do aluno-leitor e contribui com o seu letramento midiático. Contudo, faz se necessário domínio teórico e metodológico por parte do professor mediador para provocar a visualização dos elos dialógicos discursivos, caso contrário, corre-se o risco de respostas literais ao texto.ABSTRACT: This research consists of the elaboration of a Didactic Prototype (DP) of Dialogic Reading (DR) aiming at the production of critical retort for students on the 7th grade of middle school. The DR is based on the assumptions of the dialogic conception of language (BAKHTIN/VOLÓCHINOV, 1926; BAKHTIN, 2003 [1979]; VOLÓCHINOV, 2018), in a review of contemporary scholars on the teaching-learning process (RODRIGUES, 2001; ACOSTA PEREIRA, 2014; ROJO, 2004; MENEGASSI, 2010; BELOTI et al. 2020) who conceive of language as a historical act produced in the discursive flow of interacting social relations. In this conception, the text-utterances are analyzed by two perspectives: Social Dimension (SD) and the Verbal-Visual Dimension (VVD). These socio-discursive relations accredit social and individual values which long for responsivity and whose plan of dialogical reading is to investigate all possible links of valuation and answer to them with words and proper estimation - retort reading. The research is qualitative-interpretative (BORTONI-RICARDO, 2008; SCHWANDT, 2006), of a propositional character, and applied in nature, and its general objective is to propose a dialogical reading DP that can contribute to the development of retort/critical reading in 7th grade students. In search of our central target, we listed specific objectives: (a) To understand how the social and ideological aspects of the social and verbal-visual dimensions of utterances can be contemplated within the proposed DP for pedagogical work in dialogical reading in a possible learning process for 7th grade pupils; (b). To characterize a dialogical reading DP, aimed at 7th grade students, aiming at the development of critical reading. With this theoretical orientation we produced the DP in light of the SD and the DVV of utterances in the fake news genre, prominent at the pandemic times of Covid-19, resulting in an educational product in the form of an e-book, to be made available in the educapes.capes.gov.br platform, as supporting material for Portuguese Language teachers. With the analysis of the DP we obtained the following results: it became evident in the Interpretivist research that the proposed reading practice observing the SD and VVD of the utterances contributes to the critical retort, because it is supports the refraction of meanings by the student-reader and contributes to their mediatic literacy. However, theoretical and methodological mastery by the mediator-teacher is necessary to provoke the visualization of discursive dialogical links. Otherwise, there is a risk of literal responses to the text.134 f. : il. color., figs., tabs.Universidade Estadual de MaringáDepartamento de Língua PortuguesaPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRASMaringá, PRCentro de Ciências Humanas, Letras e ArtesRitter, Lilian Cristina BuzatoHila, Cláudia Valéria DonáFuza, Ângela FrancineOlivarte, Cassia Mirelli Mussolim2022-01-11T16:53:28Z2022-01-11T16:53:28Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVARTE, Cassia Mirelli Mussolim. Fake news: leitura em perspectiva dialógica com o gênero (des) notícia para o 7º. ano. 2021. 134 f. Dissertação (mestrado profissional em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2021, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6255. Acesso em: 11 jan. 2022.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6255info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2022-01-11T18:36:48Zoai:localhost:1/6255Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:59:15.944461Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Fake news : leitura em perspectiva dialógica com o gênero (des) notícia para o 7º. ano
title Fake news : leitura em perspectiva dialógica com o gênero (des) notícia para o 7º. ano
spellingShingle Fake news : leitura em perspectiva dialógica com o gênero (des) notícia para o 7º. ano
Olivarte, Cassia Mirelli Mussolim
Leitura réplica
Dialogismo
Fake news
Linguística aplicada
418.4
Linguística, Letras e Artes
Letras
title_short Fake news : leitura em perspectiva dialógica com o gênero (des) notícia para o 7º. ano
title_full Fake news : leitura em perspectiva dialógica com o gênero (des) notícia para o 7º. ano
title_fullStr Fake news : leitura em perspectiva dialógica com o gênero (des) notícia para o 7º. ano
title_full_unstemmed Fake news : leitura em perspectiva dialógica com o gênero (des) notícia para o 7º. ano
title_sort Fake news : leitura em perspectiva dialógica com o gênero (des) notícia para o 7º. ano
author Olivarte, Cassia Mirelli Mussolim
author_facet Olivarte, Cassia Mirelli Mussolim
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ritter, Lilian Cristina Buzato
Hila, Cláudia Valéria Doná
Fuza, Ângela Francine
dc.contributor.author.fl_str_mv Olivarte, Cassia Mirelli Mussolim
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura réplica
Dialogismo
Fake news
Linguística aplicada
418.4
Linguística, Letras e Artes
Letras
topic Leitura réplica
Dialogismo
Fake news
Linguística aplicada
418.4
Linguística, Letras e Artes
Letras
description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Lilian Cristina Buzato Ritter
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-01-11T16:53:28Z
2022-01-11T16:53:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVARTE, Cassia Mirelli Mussolim. Fake news: leitura em perspectiva dialógica com o gênero (des) notícia para o 7º. ano. 2021. 134 f. Dissertação (mestrado profissional em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2021, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6255. Acesso em: 11 jan. 2022.
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6255
identifier_str_mv OLIVARTE, Cassia Mirelli Mussolim. Fake news: leitura em perspectiva dialógica com o gênero (des) notícia para o 7º. ano. 2021. 134 f. Dissertação (mestrado profissional em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2021, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6255. Acesso em: 11 jan. 2022.
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Departamento de Língua Portuguesa
Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS
Maringá, PR
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Departamento de Língua Portuguesa
Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS
Maringá, PR
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797150449708564480