Aramis Millarch e a criação da Associação dos Pesquisadores em Música Popular Brasileira como instituição da esfera pública - identidade, gosto e consumo na crítica de música brasileira popular em O Estado do Paraná entre 1965 e 1976

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Bergold, Rogério de Brito lattes
Orientador(a): Freitas Júnior, Miguel Archanjo de lattes
Banca de defesa: Egg, André lattes, Fernandes, José Carlos lattes, Oliveira Junior, Constantino Ribeiro de lattes, Antunes, Alfredo Cesar lattes
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Ponta Grossa
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas
Departamento: Setor de Ciências Sociais Aplicadas
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3021
Resumo: O objetivo desta tese é analisar o papel de Aramis Millarch, crítico de música brasileira popular no jornal O ESTADO DO PARANA, na criação da Associação dos Pesquisadores em Música Brasileira Popular – APMPB – em 1975, como instituição da Esfera Pública – EP. A APMPB teve como função principal defender a tradição da música brasileira popular em relação à estrangeira; secundariamente, restaurá-la ao seu papel de instituição da EP, perdido após a promulgação do AI-5 em 1968. O termo EP foi empregado por Jürgen Habermas em Mudança estrutural da esfera pública (1984), visualizando instituições da sociedade que servissem como contrapeso à autoridade. Terry Eagleton, em A função da crítica (1981), se apropriou do termo, relacionando-o especificamente à crítica literária, afirmando que a atividade crítica do século XX deve exercer este papel de contraponto ao Estado burguês. Considerou-se nesta pesquisa que o Estado burguês abrangeu duas instituições: o governo militar e a indústria fonográfica. No contexto de criação da APMPB, as sugestões enviadas ao Ministério da Educação e Cultura, em defesa da tradição, visava o apoio do governo para restaurar o equilíbrio de produção e consumo de música brasileira popular, numa postura de contraponto em relação à indústria fonográfica. Discutiu-se também a questão da Identidade/Tradição-Gosto-Consumo, categorias que surgiram da coleta de dados, consultados em 709 edições do jornal, entre 1965 e 1976, das quais foram utilizadas 295. Constatou-se que a ideia de Tradição na música brasileira popular, defendida no jornal por Millarch e diversos outros experts, foi construída sobre os gêneros Samba-Bossa Nova-MPB (NAPOLITANO, 2007). A defesa da tradição na crítica musical surgiu em diversos momentos entre 1930 e 1960, podendo ser verificada inicialmente em Mário de Andrade, passando por Almirante, Lucio Rangel, Ary Vasconcellos, Tinhorão e Millarch; constatou-se que a crítica surge como uma resposta ao rompimento de equilíbrio entre a música brasileira e a estrangeira. Sobre o gosto e o consumo, observou-se que Aramis associou a MPB à classe socioeconômica mais elevada; porém nas sugestões da APMPB existia a possibilidade de este gênero ser estendido à toda a população. Como a MPB havia exercido o papel de EP em sua atuação entre 1965 e 1968, com seu retorno mais ampliado haveria a tendência de isso acontecer novamente. Como parte da resposta a este movimento, verificou-se que o governo não interferiu no mercado de música popular para não afugentar investidores estrangeiros do Brasil.
id UEPG_947105657640b96c85d553921bfa506b
oai_identifier_str oai:tede2.uepg.br:prefix/3021
network_acronym_str UEPG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
repository_id_str
spelling Freitas Júnior, Miguel Archanjo de806.691.409-10http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763344D3&tokenCaptchar=03AOLTBLTXihfNvzQ28Glt_i9R3m1W3HdZsItOy_YGLK9BQ_uPcXxeiumKwS8yVsQyrVbcbHOaUG9nwsImvZ9mlh2bB4LGrKZL4JhjRrDccijfTuNaQsa906yo0CqzU-YObucwi2oB3uC6s63UlGTSO5d-q4fBds4P3jKW0fvhvgHjwqtJJBoTdsDckymBToTBYzweg3ZbYeNUV-pO7BZVc9iLofK13x_Fu2GL_WoUANbvM1zgTNWBgXj7gss1XBtaGIt8e7q9bzooVIaMI3mNYesIgxG62YDQp7FwUinJl0gqr8-HePRfPu-cE7EY57B10n1YsEMaBl9yOXb2Eb32zRgEFr0m2qeuSVFs-WQAY0-WnfIqLDaxkVPxeOoNk-W_74Li3DapvgiAZ7u6Yr0_e-poFXzeynvOqQEgg, André836.333.169-49http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730270Y0&tokenCaptchar=03AOLTBLSveCHL1uFFN8GWLUOTEPJ47NuU_cNrJZQVxMhGDaJwqm2mR-udbdMJ_HufIqDLNCBS7zzNE6L3fW3oQjNZGBB6MGZHEv_XzRP-WBLAIq_Hb_AjV7V750pcBer7r8V0YK3GPmo8o2VXj1nzfbV9eHrYmpOHiq-UmVp9u8gJ270DB54_-Q6j9BqXcKZoophvCP91-FwcYeizxAa-n5Z2A58N6jnKO8u2NkPjYzAqJSuuu9DX3Ca4M-Rc5nuFddX3E57zaHvCQ8Yyz2NbJnkI86bbeIgiYZQm-ryGAmX0IdJdCdCf4CvQhHTzXNCDUIO85ARRdl05jyaxhIGlxtH73WTjdnI8Be8OqaxTPsKNmKoa0z_v6SIVN6jndpx688hR8Q-Ak1FcBQJhS1Ck_22yEevvl4xV2QFernandes, José Carlos055.570.588-93http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751136D6&tokenCaptchar=03AOLTBLRE67lirr0_IIgHhGFUa4ZjkWTUgS0rSnRNXXnkc0R9P_owIrPCeNP2scIEf7S0DlpPVnevaNuCQd3NwwckNcmtkCrSKuXVCWMQs-uJW9nTbFmS4llYXj4BrawIATfl361c5OY1CAENpnDSYgKr25sT27o248tF09zLC9YgflPlSsui8_EWj46atjfurFYfvUievns56adt7zEwIvoxEMRnZLJUDvGt122LDhEbFY-8vzfP55VMRG0gy-kUa6DtBP5KAxuiGjwdN0kGHRviC4XFyul4hxFprlbT_NAFT0QLX0wF1TNFdlMjjLFeCe4ldaMO6ihs8Sm1prtS3ZU3DNsEjLUB0pV_so_203jE6r93DUdnD3e0_lOzB9iWbLuJ0O7G4AG849pfRGDH7rYiC52qYqRF4QOliveira Junior, Constantino Ribeiro de741.786.799-53http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771131P8&tokenCaptchar=03AOLTBLRyf7gR9XlwE1UN4Mh5eAl2qH6Lv0VjcpC4vzqmBKHXOT4546DNz1gv6IV1rGswlLlCYoxCmXaddUv87jt3sp5cf7BPVT3oOah9j6lRMBlqkApZY5sKEMvFG2h5WyqiLwZ4YgdfuNQO6EWr3gM0nO9mH_zA61tjvlzdcW7tGPL67T0IE49zjiSIaRA9S69TiYEWKiL_dJUKW8lMc_iDWA6rGLuS6ESwAJN9YohsEkMV0OuxtaXz-IDLeuWSBnnBa0DEb0UU8tCpRkOkLpQdzBW4_WqMEhZW6w_bnYp6M7vMZesD8WqZijaK5zEQ5_UlOng42VEm02bhEDhE8Ntodczbfu8KTHkyZHjZrhXvBW0o5GFuKkrRR30APM6xjPKt29hnExjAHGjxIab0DnRhFYmN1j1CXQAntunes, Alfredo Cesar121.114.438-08http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763857A3&tokenCaptchar=03AOLTBLRGynn90Wwn-e1NrJNyNXjTbAjPH_CpzoN5XsH-OTHB94GnlJVLr8ppVVC6agrkObksStpcR3w-UDWmFg0DMc1RsAXJVEivH_pv5QHKzxjI0m1cmYuizwusrBbw2sjMMMxC_ZZMolsb7dGfAqLovz27vlC4-srErNgPtlFOG9Mu_zR9twKkdKJKKhkWfSdmZqeFzCiI2iAu0qs-F0gOX-L2kjOOElaEC2Zn62AJu9dB_Pp8VOB2N7vOzt3emCe-_UPxKkeBdV2n_GfKAmQcIJBdIm2109WzDC8U9vJCrLSqK3dVaeZ5V3v59XOrPtPZRT_86Ro6rVODg6uUmVO_btFyRcyoHysQAMJ9Bkitvjz5-lb1SLITfHY6AzBNvaaPyP3KcVcljI9ccVunDD2jcsjvpExABgUniversidade Estadual do ParanáUniversidade Federal do ParanáUniversidade Estadual de Ponta GrossaUniversidade Estadual de Ponta Grossa661.369.389-87http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776713E3&tokenCaptchar=03AOLTBLQQ08cb5xJBmuzMCbIjz_yuCGyv00lwjVPExM6gOHRrlomjBRzTx4iLqGeiNJz7JJKm_SlVK9uIE8RlIsocfPID3dxW5oYzYGANbAsWGtdW-AVa0EEjVhzav8VToiKGUPQ2KWrTy7FNLa-RVdIOkaFVaVYzbQsseo4UzM2b-IY_Yekx6i4W6NxXhYwh_bu25_Ra7W9ylrOnn9rIAJ6LljmnMyAtiJJ8zz3aLUqheR_4YKSDCZM-QSITzFZuMCx9PogfaJyj6a92proZ0tB0RB6khy-2Nfz0aluQBxE9IPH_z33uXlaGV6TiDX8bGICP3TqO-GvZxq9DxZpISoWCLJLdzC4WgQwfegxyuCfYZvglQ9hOAy41XNxSCo4fslR6slIuESP70jGZzm8snPYyInBJkLUtIQBergold, Rogério de Brito2020-02-17T22:36:56Z2020-02-172020-02-17T22:36:56Z2019-12-13BERGOLD, Rogério de Brito. Aramis Millarch e a criação da Associação dos Pesquisadores em Música Popular Brasileira como instituição da esfera pública - identidade, gosto e consumo na crítica de música brasileira popular em O Estado do Paraná entre 1965 e 1976. 2019.Tese (Doutorado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3021O objetivo desta tese é analisar o papel de Aramis Millarch, crítico de música brasileira popular no jornal O ESTADO DO PARANA, na criação da Associação dos Pesquisadores em Música Brasileira Popular – APMPB – em 1975, como instituição da Esfera Pública – EP. A APMPB teve como função principal defender a tradição da música brasileira popular em relação à estrangeira; secundariamente, restaurá-la ao seu papel de instituição da EP, perdido após a promulgação do AI-5 em 1968. O termo EP foi empregado por Jürgen Habermas em Mudança estrutural da esfera pública (1984), visualizando instituições da sociedade que servissem como contrapeso à autoridade. Terry Eagleton, em A função da crítica (1981), se apropriou do termo, relacionando-o especificamente à crítica literária, afirmando que a atividade crítica do século XX deve exercer este papel de contraponto ao Estado burguês. Considerou-se nesta pesquisa que o Estado burguês abrangeu duas instituições: o governo militar e a indústria fonográfica. No contexto de criação da APMPB, as sugestões enviadas ao Ministério da Educação e Cultura, em defesa da tradição, visava o apoio do governo para restaurar o equilíbrio de produção e consumo de música brasileira popular, numa postura de contraponto em relação à indústria fonográfica. Discutiu-se também a questão da Identidade/Tradição-Gosto-Consumo, categorias que surgiram da coleta de dados, consultados em 709 edições do jornal, entre 1965 e 1976, das quais foram utilizadas 295. Constatou-se que a ideia de Tradição na música brasileira popular, defendida no jornal por Millarch e diversos outros experts, foi construída sobre os gêneros Samba-Bossa Nova-MPB (NAPOLITANO, 2007). A defesa da tradição na crítica musical surgiu em diversos momentos entre 1930 e 1960, podendo ser verificada inicialmente em Mário de Andrade, passando por Almirante, Lucio Rangel, Ary Vasconcellos, Tinhorão e Millarch; constatou-se que a crítica surge como uma resposta ao rompimento de equilíbrio entre a música brasileira e a estrangeira. Sobre o gosto e o consumo, observou-se que Aramis associou a MPB à classe socioeconômica mais elevada; porém nas sugestões da APMPB existia a possibilidade de este gênero ser estendido à toda a população. Como a MPB havia exercido o papel de EP em sua atuação entre 1965 e 1968, com seu retorno mais ampliado haveria a tendência de isso acontecer novamente. Como parte da resposta a este movimento, verificou-se que o governo não interferiu no mercado de música popular para não afugentar investidores estrangeiros do Brasil.The objective of this thesis is to analyze the role of Aramis Millarch, a critic of popular Brazilian music in the newspaper O ESTADO DO PARANA, in the creation of the Association of Researchers in Popular Brazilian Music - APMPB - in 1975, as an institution in the public sphere. The APMPB's main function was to defend the tradition of popular Brazilian music in relation to foreign music; secondly, to restore it to its role as a public sphere institution, lost after the promulgation of the AI-5 in 1968. The term public sphere was used by Jürgen Habermas in The Structural Transformation of the Public Sphere (1962), visualizing institutions of society that served as a counterweight to authority. Terry Eagleton, in The Function of Criticism (1981), appropriated the term, relating it specifically to literary criticism, stating that the critical activity of the 20th century must play this role as a counterpoint to the bourgeois state. In this research it was considered that the bourgeois state comprised two institutions: the military government and the recording industry. In the context of the creation of the APMPB, the suggestions sent to the Ministry of Education and Culture, in defense of tradition, aimed at the government's support to restore the balance of production and consumption of popular Brazilian music, in a position of counterpoint in relation to the music industry. The issue of Identity / Tradition-Taste-Consumption was also discussed, categories that emerged from data collection, consulted in 709 editions of the newspaper, between 1965 and 1976, of which 295 were used. It was found that the idea of Tradition in Popular Brazilian music, defended in the newspaper by Millarch and several other experts, was built on the genres Samba-Bossa Nova-MPB (NAPOLITANO, 2007). The defense of tradition in musical criticism arose at various times between 1930 and 1960, which can be seen initially in Mário de Andrade, including Almirante, Lucio Rangel, Ary Vasconcellos, Tinhorão and Millarch; it was found that the criticism emerges as a response to the disruption of balance between Brazilian and foreign music. Regarding taste and consumption, it was observed that Aramis associated MPB to the highest socioeconomic class; however, in the APMPB suggestions there was a possibility that this genre could be extended to the entire population. As MPB had played the role of public sphere in its performance between 1965 and 1968, with its broader return there would be a tendency for this to happen again. As part of the response to this movement, it was found that the government did not interfere in the popular music market in order not to scare off foreign investors from Brazil.Submitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2020-02-17T22:36:56Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Rogerio de Brito Bergold.pdf: 1626274 bytes, checksum: 34eea25c4d8609bebb9175d5b743a018 (MD5)Made available in DSpace on 2020-02-17T22:36:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Rogerio de Brito Bergold.pdf: 1626274 bytes, checksum: 34eea25c4d8609bebb9175d5b743a018 (MD5) Previous issue date: 2019-12-13porUniversidade Estadual de Ponta GrossaPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociais AplicadasUEPGBrasilSetor de Ciências Sociais AplicadasAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASAramis MillarchCríticaMúsica brasileira popularEsfera públicaAramis MillarchCriticismBrazilian popular musicPublic sphereAramis Millarch e a criação da Associação dos Pesquisadores em Música Popular Brasileira como instituição da esfera pública - identidade, gosto e consumo na crítica de música brasileira popular em O Estado do Paraná entre 1965 e 1976info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPGinstname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/3021/3/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811http://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/3021/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALRogerio de Brito Bergold.pdfRogerio de Brito Bergold.pdftese completa em pdfapplication/pdf1626274http://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/3021/1/Rogerio%20de%20Brito%20Bergold.pdf34eea25c4d8609bebb9175d5b743a018MD51prefix/30212020-02-17 19:36:56.844oai:tede2.uepg.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede2.uepg.br/jspui/PUBhttp://tede2.uepg.br/oai/requestbicen@uepg.br||mv_fidelis@yahoo.com.bropendoar:2020-02-17T22:36:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aramis Millarch e a criação da Associação dos Pesquisadores em Música Popular Brasileira como instituição da esfera pública - identidade, gosto e consumo na crítica de música brasileira popular em O Estado do Paraná entre 1965 e 1976
title Aramis Millarch e a criação da Associação dos Pesquisadores em Música Popular Brasileira como instituição da esfera pública - identidade, gosto e consumo na crítica de música brasileira popular em O Estado do Paraná entre 1965 e 1976
spellingShingle Aramis Millarch e a criação da Associação dos Pesquisadores em Música Popular Brasileira como instituição da esfera pública - identidade, gosto e consumo na crítica de música brasileira popular em O Estado do Paraná entre 1965 e 1976
Bergold, Rogério de Brito
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Aramis Millarch
Crítica
Música brasileira popular
Esfera pública
Aramis Millarch
Criticism
Brazilian popular music
Public sphere
title_short Aramis Millarch e a criação da Associação dos Pesquisadores em Música Popular Brasileira como instituição da esfera pública - identidade, gosto e consumo na crítica de música brasileira popular em O Estado do Paraná entre 1965 e 1976
title_full Aramis Millarch e a criação da Associação dos Pesquisadores em Música Popular Brasileira como instituição da esfera pública - identidade, gosto e consumo na crítica de música brasileira popular em O Estado do Paraná entre 1965 e 1976
title_fullStr Aramis Millarch e a criação da Associação dos Pesquisadores em Música Popular Brasileira como instituição da esfera pública - identidade, gosto e consumo na crítica de música brasileira popular em O Estado do Paraná entre 1965 e 1976
title_full_unstemmed Aramis Millarch e a criação da Associação dos Pesquisadores em Música Popular Brasileira como instituição da esfera pública - identidade, gosto e consumo na crítica de música brasileira popular em O Estado do Paraná entre 1965 e 1976
title_sort Aramis Millarch e a criação da Associação dos Pesquisadores em Música Popular Brasileira como instituição da esfera pública - identidade, gosto e consumo na crítica de música brasileira popular em O Estado do Paraná entre 1965 e 1976
author Bergold, Rogério de Brito
author_facet Bergold, Rogério de Brito
author_role author
dc.contributor.instituicao-banca1.pt_BR.fl_str_mv Universidade Estadual do Paraná
dc.contributor.instituicao-banca2.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.contributor.instituicao-banca3.pt_BR.fl_str_mv Universidade Estadual de Ponta Grossa
dc.contributor.instituicao-banca4.pt_BR.fl_str_mv Universidade Estadual de Ponta Grossa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Freitas Júnior, Miguel Archanjo de
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 806.691.409-10
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763344D3&tokenCaptchar=03AOLTBLTXihfNvzQ28Glt_i9R3m1W3HdZsItOy_YGLK9BQ_uPcXxeiumKwS8yVsQyrVbcbHOaUG9nwsImvZ9mlh2bB4LGrKZL4JhjRrDccijfTuNaQsa906yo0CqzU-YObucwi2oB3uC6s63UlGTSO5d-q4fBds4P3jKW0fvhvgHjwqtJJBoTdsDckymBToTBYzweg3ZbYeNUV-pO7BZVc9iLofK13x_Fu2GL_WoUANbvM1zgTNWBgXj7gss1XBtaGIt8e7q9bzooVIaMI3mNYesIgxG62YDQp7FwUinJl0gqr8-HePRfPu-cE7EY57B10n1YsEMaBl9yOXb2Eb32zRgEFr0m2qeuSVFs-WQAY0-WnfIqLDaxkVPxeOoNk-W_74Li3DapvgiAZ7u6Yr0_e-poFXzeynvOqQ
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Egg, André
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 836.333.169-49
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730270Y0&tokenCaptchar=03AOLTBLSveCHL1uFFN8GWLUOTEPJ47NuU_cNrJZQVxMhGDaJwqm2mR-udbdMJ_HufIqDLNCBS7zzNE6L3fW3oQjNZGBB6MGZHEv_XzRP-WBLAIq_Hb_AjV7V750pcBer7r8V0YK3GPmo8o2VXj1nzfbV9eHrYmpOHiq-UmVp9u8gJ270DB54_-Q6j9BqXcKZoophvCP91-FwcYeizxAa-n5Z2A58N6jnKO8u2NkPjYzAqJSuuu9DX3Ca4M-Rc5nuFddX3E57zaHvCQ8Yyz2NbJnkI86bbeIgiYZQm-ryGAmX0IdJdCdCf4CvQhHTzXNCDUIO85ARRdl05jyaxhIGlxtH73WTjdnI8Be8OqaxTPsKNmKoa0z_v6SIVN6jndpx688hR8Q-Ak1FcBQJhS1Ck_22yEevvl4xV2Q
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Fernandes, José Carlos
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 055.570.588-93
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751136D6&tokenCaptchar=03AOLTBLRE67lirr0_IIgHhGFUa4ZjkWTUgS0rSnRNXXnkc0R9P_owIrPCeNP2scIEf7S0DlpPVnevaNuCQd3NwwckNcmtkCrSKuXVCWMQs-uJW9nTbFmS4llYXj4BrawIATfl361c5OY1CAENpnDSYgKr25sT27o248tF09zLC9YgflPlSsui8_EWj46atjfurFYfvUievns56adt7zEwIvoxEMRnZLJUDvGt122LDhEbFY-8vzfP55VMRG0gy-kUa6DtBP5KAxuiGjwdN0kGHRviC4XFyul4hxFprlbT_NAFT0QLX0wF1TNFdlMjjLFeCe4ldaMO6ihs8Sm1prtS3ZU3DNsEjLUB0pV_so_203jE6r93DUdnD3e0_lOzB9iWbLuJ0O7G4AG849pfRGDH7rYiC52qYqRF4Q
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Oliveira Junior, Constantino Ribeiro de
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 741.786.799-53
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771131P8&tokenCaptchar=03AOLTBLRyf7gR9XlwE1UN4Mh5eAl2qH6Lv0VjcpC4vzqmBKHXOT4546DNz1gv6IV1rGswlLlCYoxCmXaddUv87jt3sp5cf7BPVT3oOah9j6lRMBlqkApZY5sKEMvFG2h5WyqiLwZ4YgdfuNQO6EWr3gM0nO9mH_zA61tjvlzdcW7tGPL67T0IE49zjiSIaRA9S69TiYEWKiL_dJUKW8lMc_iDWA6rGLuS6ESwAJN9YohsEkMV0OuxtaXz-IDLeuWSBnnBa0DEb0UU8tCpRkOkLpQdzBW4_WqMEhZW6w_bnYp6M7vMZesD8WqZijaK5zEQ5_UlOng42VEm02bhEDhE8Ntodczbfu8KTHkyZHjZrhXvBW0o5GFuKkrRR30APM6xjPKt29hnExjAHGjxIab0DnRhFYmN1j1CXQ
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Antunes, Alfredo Cesar
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 121.114.438-08
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763857A3&tokenCaptchar=03AOLTBLRGynn90Wwn-e1NrJNyNXjTbAjPH_CpzoN5XsH-OTHB94GnlJVLr8ppVVC6agrkObksStpcR3w-UDWmFg0DMc1RsAXJVEivH_pv5QHKzxjI0m1cmYuizwusrBbw2sjMMMxC_ZZMolsb7dGfAqLovz27vlC4-srErNgPtlFOG9Mu_zR9twKkdKJKKhkWfSdmZqeFzCiI2iAu0qs-F0gOX-L2kjOOElaEC2Zn62AJu9dB_Pp8VOB2N7vOzt3emCe-_UPxKkeBdV2n_GfKAmQcIJBdIm2109WzDC8U9vJCrLSqK3dVaeZ5V3v59XOrPtPZRT_86Ro6rVODg6uUmVO_btFyRcyoHysQAMJ9Bkitvjz5-lb1SLITfHY6AzBNvaaPyP3KcVcljI9ccVunDD2jcsjvpExABg
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 661.369.389-87
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776713E3&tokenCaptchar=03AOLTBLQQ08cb5xJBmuzMCbIjz_yuCGyv00lwjVPExM6gOHRrlomjBRzTx4iLqGeiNJz7JJKm_SlVK9uIE8RlIsocfPID3dxW5oYzYGANbAsWGtdW-AVa0EEjVhzav8VToiKGUPQ2KWrTy7FNLa-RVdIOkaFVaVYzbQsseo4UzM2b-IY_Yekx6i4W6NxXhYwh_bu25_Ra7W9ylrOnn9rIAJ6LljmnMyAtiJJ8zz3aLUqheR_4YKSDCZM-QSITzFZuMCx9PogfaJyj6a92proZ0tB0RB6khy-2Nfz0aluQBxE9IPH_z33uXlaGV6TiDX8bGICP3TqO-GvZxq9DxZpISoWCLJLdzC4WgQwfegxyuCfYZvglQ9hOAy41XNxSCo4fslR6slIuESP70jGZzm8snPYyInBJkLUtIQ
dc.contributor.author.fl_str_mv Bergold, Rogério de Brito
contributor_str_mv Freitas Júnior, Miguel Archanjo de
Egg, André
Fernandes, José Carlos
Oliveira Junior, Constantino Ribeiro de
Antunes, Alfredo Cesar
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Aramis Millarch
Crítica
Música brasileira popular
Esfera pública
Aramis Millarch
Criticism
Brazilian popular music
Public sphere
dc.subject.por.fl_str_mv Aramis Millarch
Crítica
Música brasileira popular
Esfera pública
Aramis Millarch
Criticism
Brazilian popular music
Public sphere
description O objetivo desta tese é analisar o papel de Aramis Millarch, crítico de música brasileira popular no jornal O ESTADO DO PARANA, na criação da Associação dos Pesquisadores em Música Brasileira Popular – APMPB – em 1975, como instituição da Esfera Pública – EP. A APMPB teve como função principal defender a tradição da música brasileira popular em relação à estrangeira; secundariamente, restaurá-la ao seu papel de instituição da EP, perdido após a promulgação do AI-5 em 1968. O termo EP foi empregado por Jürgen Habermas em Mudança estrutural da esfera pública (1984), visualizando instituições da sociedade que servissem como contrapeso à autoridade. Terry Eagleton, em A função da crítica (1981), se apropriou do termo, relacionando-o especificamente à crítica literária, afirmando que a atividade crítica do século XX deve exercer este papel de contraponto ao Estado burguês. Considerou-se nesta pesquisa que o Estado burguês abrangeu duas instituições: o governo militar e a indústria fonográfica. No contexto de criação da APMPB, as sugestões enviadas ao Ministério da Educação e Cultura, em defesa da tradição, visava o apoio do governo para restaurar o equilíbrio de produção e consumo de música brasileira popular, numa postura de contraponto em relação à indústria fonográfica. Discutiu-se também a questão da Identidade/Tradição-Gosto-Consumo, categorias que surgiram da coleta de dados, consultados em 709 edições do jornal, entre 1965 e 1976, das quais foram utilizadas 295. Constatou-se que a ideia de Tradição na música brasileira popular, defendida no jornal por Millarch e diversos outros experts, foi construída sobre os gêneros Samba-Bossa Nova-MPB (NAPOLITANO, 2007). A defesa da tradição na crítica musical surgiu em diversos momentos entre 1930 e 1960, podendo ser verificada inicialmente em Mário de Andrade, passando por Almirante, Lucio Rangel, Ary Vasconcellos, Tinhorão e Millarch; constatou-se que a crítica surge como uma resposta ao rompimento de equilíbrio entre a música brasileira e a estrangeira. Sobre o gosto e o consumo, observou-se que Aramis associou a MPB à classe socioeconômica mais elevada; porém nas sugestões da APMPB existia a possibilidade de este gênero ser estendido à toda a população. Como a MPB havia exercido o papel de EP em sua atuação entre 1965 e 1968, com seu retorno mais ampliado haveria a tendência de isso acontecer novamente. Como parte da resposta a este movimento, verificou-se que o governo não interferiu no mercado de música popular para não afugentar investidores estrangeiros do Brasil.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-17T22:36:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-02-17
2020-02-17T22:36:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BERGOLD, Rogério de Brito. Aramis Millarch e a criação da Associação dos Pesquisadores em Música Popular Brasileira como instituição da esfera pública - identidade, gosto e consumo na crítica de música brasileira popular em O Estado do Paraná entre 1965 e 1976. 2019.Tese (Doutorado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3021
identifier_str_mv BERGOLD, Rogério de Brito. Aramis Millarch e a criação da Associação dos Pesquisadores em Música Popular Brasileira como instituição da esfera pública - identidade, gosto e consumo na crítica de música brasileira popular em O Estado do Paraná entre 1965 e 1976. 2019.Tese (Doutorado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.
url http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Ponta Grossa
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UEPG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Setor de Ciências Sociais Aplicadas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Ponta Grossa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/3021/3/license.txt
http://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/3021/2/license_rdf
http://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/3021/1/Rogerio%20de%20Brito%20Bergold.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
34eea25c4d8609bebb9175d5b743a018
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv bicen@uepg.br||mv_fidelis@yahoo.com.br
_version_ 1797039592266792960