Psicanálise e educação: uma questão diante da prática em uma escola pública

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Geoffroy, Renata Mendes Guimarães lattes
Orientador(a): Alberti, Sonia lattes
Banca de defesa: Glat, Rosana lattes, Elia, Luciano da Fonseca lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Psicanálise
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14627
Resumo: The main objective of the research is to discuss about the possibility of insertion of psychoanalysis in the work in the educational field, specifically in public schools in Rio de Janeiro. This study was instigated by the experience in public schools, which led to several questions about psychoanalytic praxis in school, and political, economic, social and ethical matters related to educational institutions that are beyond the psychoanalytic field. It begins with the history of public education in Brazil, especially during the period of First Republic, bringing into discussion some educational movements, as New School and libertarian pedagogies. Moreover, it focuses the role of psychology in education within this same period. From that point, the aim was to make a distinction between psychoanalysis and psychotherapy, indicating the theoretical, clinical and ethical specificity of psychoanalysis that make evident the discursive revolution operated by Sigmund Freud. Finally, it highlights the matter of the subject in the school that can be explored by a diversity of psychoanalytic dispositive, and it is essential to consider the role of transference. To summarize, institutional work is linked with clinic as it does involves listening and talking.
id UERJ_6018e0dc7ffc28c671757feff96bb40f
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/14627
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str
spelling Alberti, Soniahttp://lattes.cnpq.br/4603633364355463Glat, Rosanahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787961A3&dataRevisao=nullElia, Luciano da Fonsecahttp://lattes.cnpq.br/1400543114694350http://lattes.cnpq.br/6399856421765409Geoffroy, Renata Mendes Guimarães2021-01-07T17:50:55Z2014-12-152014-05-28GEOFFROY, Renata Mendes Guimarães. Psicanálise e educação: uma questão diante da prática em uma escola pública. 2014. 119 f. Dissertação (Mestrado em Pesquisa Clínica em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14627The main objective of the research is to discuss about the possibility of insertion of psychoanalysis in the work in the educational field, specifically in public schools in Rio de Janeiro. This study was instigated by the experience in public schools, which led to several questions about psychoanalytic praxis in school, and political, economic, social and ethical matters related to educational institutions that are beyond the psychoanalytic field. It begins with the history of public education in Brazil, especially during the period of First Republic, bringing into discussion some educational movements, as New School and libertarian pedagogies. Moreover, it focuses the role of psychology in education within this same period. From that point, the aim was to make a distinction between psychoanalysis and psychotherapy, indicating the theoretical, clinical and ethical specificity of psychoanalysis that make evident the discursive revolution operated by Sigmund Freud. Finally, it highlights the matter of the subject in the school that can be explored by a diversity of psychoanalytic dispositive, and it is essential to consider the role of transference. To summarize, institutional work is linked with clinic as it does involves listening and talking.A presente pesquisa teve como objetivo central a reflexão acerca da possibilidade de inserção da psicanálise no trabalho na área da educação, especificamente em escolas públicas da Prefeitura do Rio de Janeiro. O estudo foi instigado pela experiência em instituições educacionais, o que levou ao surgimento de diversas indagações a respeito do campo da educação, englobando não só as questões da práxis psicanalítica na escola, mas também as questões políticas, econômicas, sociais e éticas que atravessam essa instituição e extrapolam o campo da psicanálise. Neste percurso, foi realizado um resgate histórico da educação pública no Brasil, sobretudo na Primeira República, trazendo para a discussão alguns movimentos deste campo, como o escolanovismo e a pedagogia libertária. Ademais, ressaltou-se o papel da psicologia na educação neste mesmo período. A partir disso, procurou-se distinguir a psicanálise da psicoterapia, levando em conta a especificidade teórica, clínica e ética da psicanálise, o que evidencia a revolução discursiva operada por Sigmund Freud. Por fim, objetivou-se situar a questão do sujeito na escola, que pode ser trabalhada a partir de uma diversidade de dispositivos psicanalíticos, sendo fundamental o estabelecimento e manejo da transferência.Concluiu-se ainda que o trabalho institucional está vinculado à clínica uma vez que envolve a escuta e o fazer falar.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-07T17:50:55Z No. of bitstreams: 1 Dissert_Renata Geoffroy.pdf: 834139 bytes, checksum: 944445e9db4c91902c7dec599a5bbfb7 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-07T17:50:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissert_Renata Geoffroy.pdf: 834139 bytes, checksum: 944445e9db4c91902c7dec599a5bbfb7 (MD5) Previous issue date: 2014-05-28application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em PsicanáliseUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Instituto de PsicologiaPsychoanalysisEducationPsychologySchoolSubjectClinicEthicsPsicanáliseEducaçãoPsicologiaEscolaSujeitoClínicaÉticaPsicanáliseEducação Estudo e ensinoPsicologia clínicaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAPsicanálise e educação: uma questão diante da prática em uma escola públicaPsychoanalysis and education: a question into thepractice in a public school.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDissert_Renata Geoffroy.pdfapplication/pdf834139http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/14627/1/Dissert_Renata+Geoffroy.pdf944445e9db4c91902c7dec599a5bbfb7MD511/146272024-02-27 15:57:38.924oai:www.bdtd.uerj.br:1/14627Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T18:57:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Psicanálise e educação: uma questão diante da prática em uma escola pública
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Psychoanalysis and education: a question into thepractice in a public school.
title Psicanálise e educação: uma questão diante da prática em uma escola pública
spellingShingle Psicanálise e educação: uma questão diante da prática em uma escola pública
Geoffroy, Renata Mendes Guimarães
Psychoanalysis
Education
Psychology
School
Subject
Clinic
Ethics
Psicanálise
Educação
Psicologia
Escola
Sujeito
Clínica
Ética
Psicanálise
Educação Estudo e ensino
Psicologia clínica
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
title_short Psicanálise e educação: uma questão diante da prática em uma escola pública
title_full Psicanálise e educação: uma questão diante da prática em uma escola pública
title_fullStr Psicanálise e educação: uma questão diante da prática em uma escola pública
title_full_unstemmed Psicanálise e educação: uma questão diante da prática em uma escola pública
title_sort Psicanálise e educação: uma questão diante da prática em uma escola pública
author Geoffroy, Renata Mendes Guimarães
author_facet Geoffroy, Renata Mendes Guimarães
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alberti, Sonia
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4603633364355463
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Glat, Rosana
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787961A3&dataRevisao=null
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Elia, Luciano da Fonseca
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1400543114694350
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6399856421765409
dc.contributor.author.fl_str_mv Geoffroy, Renata Mendes Guimarães
contributor_str_mv Alberti, Sonia
Glat, Rosana
Elia, Luciano da Fonseca
dc.subject.eng.fl_str_mv Psychoanalysis
Education
Psychology
School
Subject
Clinic
Ethics
topic Psychoanalysis
Education
Psychology
School
Subject
Clinic
Ethics
Psicanálise
Educação
Psicologia
Escola
Sujeito
Clínica
Ética
Psicanálise
Educação Estudo e ensino
Psicologia clínica
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
dc.subject.por.fl_str_mv Psicanálise
Educação
Psicologia
Escola
Sujeito
Clínica
Ética
Psicanálise
Educação Estudo e ensino
Psicologia clínica
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
description The main objective of the research is to discuss about the possibility of insertion of psychoanalysis in the work in the educational field, specifically in public schools in Rio de Janeiro. This study was instigated by the experience in public schools, which led to several questions about psychoanalytic praxis in school, and political, economic, social and ethical matters related to educational institutions that are beyond the psychoanalytic field. It begins with the history of public education in Brazil, especially during the period of First Republic, bringing into discussion some educational movements, as New School and libertarian pedagogies. Moreover, it focuses the role of psychology in education within this same period. From that point, the aim was to make a distinction between psychoanalysis and psychotherapy, indicating the theoretical, clinical and ethical specificity of psychoanalysis that make evident the discursive revolution operated by Sigmund Freud. Finally, it highlights the matter of the subject in the school that can be explored by a diversity of psychoanalytic dispositive, and it is essential to consider the role of transference. To summarize, institutional work is linked with clinic as it does involves listening and talking.
publishDate 2014
dc.date.available.fl_str_mv 2014-12-15
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-05-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-07T17:50:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GEOFFROY, Renata Mendes Guimarães. Psicanálise e educação: uma questão diante da prática em uma escola pública. 2014. 119 f. Dissertação (Mestrado em Pesquisa Clínica em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14627
identifier_str_mv GEOFFROY, Renata Mendes Guimarães. Psicanálise e educação: uma questão diante da prática em uma escola pública. 2014. 119 f. Dissertação (Mestrado em Pesquisa Clínica em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Psicanálise
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/14627/1/Dissert_Renata+Geoffroy.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 944445e9db4c91902c7dec599a5bbfb7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1792352183088316416