Psicanálise e educação: uma questão diante da prática em uma escola pública
Ano de defesa: | 2014 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Psicanálise
|
Departamento: |
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14627 |
Resumo: | The main objective of the research is to discuss about the possibility of insertion of psychoanalysis in the work in the educational field, specifically in public schools in Rio de Janeiro. This study was instigated by the experience in public schools, which led to several questions about psychoanalytic praxis in school, and political, economic, social and ethical matters related to educational institutions that are beyond the psychoanalytic field. It begins with the history of public education in Brazil, especially during the period of First Republic, bringing into discussion some educational movements, as New School and libertarian pedagogies. Moreover, it focuses the role of psychology in education within this same period. From that point, the aim was to make a distinction between psychoanalysis and psychotherapy, indicating the theoretical, clinical and ethical specificity of psychoanalysis that make evident the discursive revolution operated by Sigmund Freud. Finally, it highlights the matter of the subject in the school that can be explored by a diversity of psychoanalytic dispositive, and it is essential to consider the role of transference. To summarize, institutional work is linked with clinic as it does involves listening and talking. |
id |
UERJ_6018e0dc7ffc28c671757feff96bb40f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/14627 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Alberti, Soniahttp://lattes.cnpq.br/4603633364355463Glat, Rosanahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787961A3&dataRevisao=nullElia, Luciano da Fonsecahttp://lattes.cnpq.br/1400543114694350http://lattes.cnpq.br/6399856421765409Geoffroy, Renata Mendes Guimarães2021-01-07T17:50:55Z2014-12-152014-05-28GEOFFROY, Renata Mendes Guimarães. Psicanálise e educação: uma questão diante da prática em uma escola pública. 2014. 119 f. Dissertação (Mestrado em Pesquisa Clínica em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14627The main objective of the research is to discuss about the possibility of insertion of psychoanalysis in the work in the educational field, specifically in public schools in Rio de Janeiro. This study was instigated by the experience in public schools, which led to several questions about psychoanalytic praxis in school, and political, economic, social and ethical matters related to educational institutions that are beyond the psychoanalytic field. It begins with the history of public education in Brazil, especially during the period of First Republic, bringing into discussion some educational movements, as New School and libertarian pedagogies. Moreover, it focuses the role of psychology in education within this same period. From that point, the aim was to make a distinction between psychoanalysis and psychotherapy, indicating the theoretical, clinical and ethical specificity of psychoanalysis that make evident the discursive revolution operated by Sigmund Freud. Finally, it highlights the matter of the subject in the school that can be explored by a diversity of psychoanalytic dispositive, and it is essential to consider the role of transference. To summarize, institutional work is linked with clinic as it does involves listening and talking.A presente pesquisa teve como objetivo central a reflexão acerca da possibilidade de inserção da psicanálise no trabalho na área da educação, especificamente em escolas públicas da Prefeitura do Rio de Janeiro. O estudo foi instigado pela experiência em instituições educacionais, o que levou ao surgimento de diversas indagações a respeito do campo da educação, englobando não só as questões da práxis psicanalítica na escola, mas também as questões políticas, econômicas, sociais e éticas que atravessam essa instituição e extrapolam o campo da psicanálise. Neste percurso, foi realizado um resgate histórico da educação pública no Brasil, sobretudo na Primeira República, trazendo para a discussão alguns movimentos deste campo, como o escolanovismo e a pedagogia libertária. Ademais, ressaltou-se o papel da psicologia na educação neste mesmo período. A partir disso, procurou-se distinguir a psicanálise da psicoterapia, levando em conta a especificidade teórica, clínica e ética da psicanálise, o que evidencia a revolução discursiva operada por Sigmund Freud. Por fim, objetivou-se situar a questão do sujeito na escola, que pode ser trabalhada a partir de uma diversidade de dispositivos psicanalíticos, sendo fundamental o estabelecimento e manejo da transferência.Concluiu-se ainda que o trabalho institucional está vinculado à clínica uma vez que envolve a escuta e o fazer falar.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-07T17:50:55Z No. of bitstreams: 1 Dissert_Renata Geoffroy.pdf: 834139 bytes, checksum: 944445e9db4c91902c7dec599a5bbfb7 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-07T17:50:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissert_Renata Geoffroy.pdf: 834139 bytes, checksum: 944445e9db4c91902c7dec599a5bbfb7 (MD5) Previous issue date: 2014-05-28application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em PsicanáliseUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Instituto de PsicologiaPsychoanalysisEducationPsychologySchoolSubjectClinicEthicsPsicanáliseEducaçãoPsicologiaEscolaSujeitoClínicaÉticaPsicanáliseEducação Estudo e ensinoPsicologia clínicaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAPsicanálise e educação: uma questão diante da prática em uma escola públicaPsychoanalysis and education: a question into thepractice in a public school.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDissert_Renata Geoffroy.pdfapplication/pdf834139http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/14627/1/Dissert_Renata+Geoffroy.pdf944445e9db4c91902c7dec599a5bbfb7MD511/146272024-02-27 15:57:38.924oai:www.bdtd.uerj.br:1/14627Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T18:57:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Psicanálise e educação: uma questão diante da prática em uma escola pública |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Psychoanalysis and education: a question into thepractice in a public school. |
title |
Psicanálise e educação: uma questão diante da prática em uma escola pública |
spellingShingle |
Psicanálise e educação: uma questão diante da prática em uma escola pública Geoffroy, Renata Mendes Guimarães Psychoanalysis Education Psychology School Subject Clinic Ethics Psicanálise Educação Psicologia Escola Sujeito Clínica Ética Psicanálise Educação Estudo e ensino Psicologia clínica CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
title_short |
Psicanálise e educação: uma questão diante da prática em uma escola pública |
title_full |
Psicanálise e educação: uma questão diante da prática em uma escola pública |
title_fullStr |
Psicanálise e educação: uma questão diante da prática em uma escola pública |
title_full_unstemmed |
Psicanálise e educação: uma questão diante da prática em uma escola pública |
title_sort |
Psicanálise e educação: uma questão diante da prática em uma escola pública |
author |
Geoffroy, Renata Mendes Guimarães |
author_facet |
Geoffroy, Renata Mendes Guimarães |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alberti, Sonia |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4603633364355463 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Glat, Rosana |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787961A3&dataRevisao=null |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Elia, Luciano da Fonseca |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1400543114694350 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6399856421765409 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Geoffroy, Renata Mendes Guimarães |
contributor_str_mv |
Alberti, Sonia Glat, Rosana Elia, Luciano da Fonseca |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Psychoanalysis Education Psychology School Subject Clinic Ethics |
topic |
Psychoanalysis Education Psychology School Subject Clinic Ethics Psicanálise Educação Psicologia Escola Sujeito Clínica Ética Psicanálise Educação Estudo e ensino Psicologia clínica CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicanálise Educação Psicologia Escola Sujeito Clínica Ética Psicanálise Educação Estudo e ensino Psicologia clínica |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
description |
The main objective of the research is to discuss about the possibility of insertion of psychoanalysis in the work in the educational field, specifically in public schools in Rio de Janeiro. This study was instigated by the experience in public schools, which led to several questions about psychoanalytic praxis in school, and political, economic, social and ethical matters related to educational institutions that are beyond the psychoanalytic field. It begins with the history of public education in Brazil, especially during the period of First Republic, bringing into discussion some educational movements, as New School and libertarian pedagogies. Moreover, it focuses the role of psychology in education within this same period. From that point, the aim was to make a distinction between psychoanalysis and psychotherapy, indicating the theoretical, clinical and ethical specificity of psychoanalysis that make evident the discursive revolution operated by Sigmund Freud. Finally, it highlights the matter of the subject in the school that can be explored by a diversity of psychoanalytic dispositive, and it is essential to consider the role of transference. To summarize, institutional work is linked with clinic as it does involves listening and talking. |
publishDate |
2014 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-12-15 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-05-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-07T17:50:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GEOFFROY, Renata Mendes Guimarães. Psicanálise e educação: uma questão diante da prática em uma escola pública. 2014. 119 f. Dissertação (Mestrado em Pesquisa Clínica em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14627 |
identifier_str_mv |
GEOFFROY, Renata Mendes Guimarães. Psicanálise e educação: uma questão diante da prática em uma escola pública. 2014. 119 f. Dissertação (Mestrado em Pesquisa Clínica em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14627 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Psicanálise |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UERJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/14627/1/Dissert_Renata+Geoffroy.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
944445e9db4c91902c7dec599a5bbfb7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1792352183088316416 |