Os Objetos no Ensino de História: um olhar para o século XIX no Museu da República

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Robalinho, Marta Cristina Soares Dile lattes
Orientador(a): Costa, Carina Martins lattes
Banca de defesa: Mendonça, Paulo Knauss de lattes, Fernandes, Rui Aniceto Nascimento lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA)
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12136
Resumo: The dissertation is about how we think about the history of education from the reading of museological objects and heritage. The survey was conducted with objects belonging to the nineteenth century of the Republic Museum exhibition in Rio de Janeiro, and elementary school students II of a public school. The clipping of objects occurred in those belonging to the Baron of Nova Friburgo, so related to the Imperial period. We conduct research in the Museum of the Republic on the biography of these objects. Students participated in the analysis and reading these objects by providing a connection between the knowledge of the museum and the knowledge of the classroom. Throughout the process we were attentive to words and ideas of the students. From this exercise we had support for the preparation of the application script. Here, at the end of the dissertation, the description of this pedagogical application script that unites the reading of these objects with the possibilities of the student to create and interact through digital.
id UERJ_74c638ea13c7c16e7dc8574ca6ba3247
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/12136
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str
spelling Costa, Carina MartinsCosta, Carina MartinsMendonça, Paulo Knauss dehttp://lattes.cnpq.br/9236533842481264Fernandes, Rui Aniceto Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/1751396684475390http://lattes.cnpq.br/5261713091945887Robalinho, Marta Cristina Soares Dile2021-01-06T19:43:56Z2017-07-062016-08-01http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12136The dissertation is about how we think about the history of education from the reading of museological objects and heritage. The survey was conducted with objects belonging to the nineteenth century of the Republic Museum exhibition in Rio de Janeiro, and elementary school students II of a public school. The clipping of objects occurred in those belonging to the Baron of Nova Friburgo, so related to the Imperial period. We conduct research in the Museum of the Republic on the biography of these objects. Students participated in the analysis and reading these objects by providing a connection between the knowledge of the museum and the knowledge of the classroom. Throughout the process we were attentive to words and ideas of the students. From this exercise we had support for the preparation of the application script. Here, at the end of the dissertation, the description of this pedagogical application script that unites the reading of these objects with the possibilities of the student to create and interact through digital.A dissertação versa sobre como podemos pensar o Ensino de História a partir da leitura de objetos museais e patrimônio. A pesquisa foi realizada com objetos pertencentes ao século XIX da exposição do Museu da República, no Rio de Janeiro, e com alunos do Ensino Fundamental II de uma escola pública. O recorte dos objetos se deu naqueles pertencentes ao Barão de Nova Friburgo, portanto relacionados ao período Imperial. Realizamos a pesquisa no Museu da República sobre a biografia desses objetos. Os alunos participaram da análise e leitura desses objetos proporcionando uma aproximação entre o saber do museu e o saber da sala de aula. Em todo o processo estivemos atentos às falas e idéias dos alunos. A partir desse exercício tivemos subsídios para a elaboração do roteiro do aplicativo. Apresentamos, no final da dissertação, a descrição desse roteiro de aplicativo pedagógico que une a leitura desses objetos com as possibilidades do aluno criar e interagir através do digital.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-06T19:43:56Z No. of bitstreams: 1 dissertacaomarta.pdf: 4048466 bytes, checksum: 9274a851726e918368884e392eaa8925 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-06T19:43:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacaomarta.pdf: 4048466 bytes, checksum: 9274a851726e918368884e392eaa8925 (MD5) Previous issue date: 2016-08-01Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA)UERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de ProfessoresHistory teachingHeritageObjectsRepublic museumDigital historyEnsino de HistóriaPatrimônioObjetosMuseu da RepúblicaHistória digitalCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAOs Objetos no Ensino de História: um olhar para o século XIX no Museu da RepúblicaThe objects in History Teaching: a look at the nineteenth century in the Museum of the Republicinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALdissertacaomarta.pdfapplication/pdf4048466http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/12136/1/dissertacaomarta.pdf9274a851726e918368884e392eaa8925MD511/121362024-02-27 15:44:19.702oai:www.bdtd.uerj.br:1/12136Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T18:44:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Os Objetos no Ensino de História: um olhar para o século XIX no Museu da República
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The objects in History Teaching: a look at the nineteenth century in the Museum of the Republic
title Os Objetos no Ensino de História: um olhar para o século XIX no Museu da República
spellingShingle Os Objetos no Ensino de História: um olhar para o século XIX no Museu da República
Robalinho, Marta Cristina Soares Dile
History teaching
Heritage
Objects
Republic museum
Digital history
Ensino de História
Patrimônio
Objetos
Museu da República
História digital
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
title_short Os Objetos no Ensino de História: um olhar para o século XIX no Museu da República
title_full Os Objetos no Ensino de História: um olhar para o século XIX no Museu da República
title_fullStr Os Objetos no Ensino de História: um olhar para o século XIX no Museu da República
title_full_unstemmed Os Objetos no Ensino de História: um olhar para o século XIX no Museu da República
title_sort Os Objetos no Ensino de História: um olhar para o século XIX no Museu da República
author Robalinho, Marta Cristina Soares Dile
author_facet Robalinho, Marta Cristina Soares Dile
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Carina Martins
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv Costa, Carina Martins
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Mendonça, Paulo Knauss de
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9236533842481264
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Fernandes, Rui Aniceto Nascimento
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1751396684475390
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5261713091945887
dc.contributor.author.fl_str_mv Robalinho, Marta Cristina Soares Dile
contributor_str_mv Costa, Carina Martins
Mendonça, Paulo Knauss de
Fernandes, Rui Aniceto Nascimento
dc.subject.eng.fl_str_mv History teaching
Heritage
Objects
Republic museum
Digital history
topic History teaching
Heritage
Objects
Republic museum
Digital history
Ensino de História
Patrimônio
Objetos
Museu da República
História digital
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História
Patrimônio
Objetos
Museu da República
História digital
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
description The dissertation is about how we think about the history of education from the reading of museological objects and heritage. The survey was conducted with objects belonging to the nineteenth century of the Republic Museum exhibition in Rio de Janeiro, and elementary school students II of a public school. The clipping of objects occurred in those belonging to the Baron of Nova Friburgo, so related to the Imperial period. We conduct research in the Museum of the Republic on the biography of these objects. Students participated in the analysis and reading these objects by providing a connection between the knowledge of the museum and the knowledge of the classroom. Throughout the process we were attentive to words and ideas of the students. From this exercise we had support for the preparation of the application script. Here, at the end of the dissertation, the description of this pedagogical application script that unites the reading of these objects with the possibilities of the student to create and interact through digital.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-08-01
dc.date.available.fl_str_mv 2017-07-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-06T19:43:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12136
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/12136/1/dissertacaomarta.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9274a851726e918368884e392eaa8925
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1792352164695244800