Os Objetos no Ensino de História: um olhar para o século XIX no Museu da República
Ano de defesa: | 2016 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA)
|
Departamento: |
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12136 |
Resumo: | The dissertation is about how we think about the history of education from the reading of museological objects and heritage. The survey was conducted with objects belonging to the nineteenth century of the Republic Museum exhibition in Rio de Janeiro, and elementary school students II of a public school. The clipping of objects occurred in those belonging to the Baron of Nova Friburgo, so related to the Imperial period. We conduct research in the Museum of the Republic on the biography of these objects. Students participated in the analysis and reading these objects by providing a connection between the knowledge of the museum and the knowledge of the classroom. Throughout the process we were attentive to words and ideas of the students. From this exercise we had support for the preparation of the application script. Here, at the end of the dissertation, the description of this pedagogical application script that unites the reading of these objects with the possibilities of the student to create and interact through digital. |
id |
UERJ_74c638ea13c7c16e7dc8574ca6ba3247 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/12136 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Costa, Carina MartinsCosta, Carina MartinsMendonça, Paulo Knauss dehttp://lattes.cnpq.br/9236533842481264Fernandes, Rui Aniceto Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/1751396684475390http://lattes.cnpq.br/5261713091945887Robalinho, Marta Cristina Soares Dile2021-01-06T19:43:56Z2017-07-062016-08-01http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12136The dissertation is about how we think about the history of education from the reading of museological objects and heritage. The survey was conducted with objects belonging to the nineteenth century of the Republic Museum exhibition in Rio de Janeiro, and elementary school students II of a public school. The clipping of objects occurred in those belonging to the Baron of Nova Friburgo, so related to the Imperial period. We conduct research in the Museum of the Republic on the biography of these objects. Students participated in the analysis and reading these objects by providing a connection between the knowledge of the museum and the knowledge of the classroom. Throughout the process we were attentive to words and ideas of the students. From this exercise we had support for the preparation of the application script. Here, at the end of the dissertation, the description of this pedagogical application script that unites the reading of these objects with the possibilities of the student to create and interact through digital.A dissertação versa sobre como podemos pensar o Ensino de História a partir da leitura de objetos museais e patrimônio. A pesquisa foi realizada com objetos pertencentes ao século XIX da exposição do Museu da República, no Rio de Janeiro, e com alunos do Ensino Fundamental II de uma escola pública. O recorte dos objetos se deu naqueles pertencentes ao Barão de Nova Friburgo, portanto relacionados ao período Imperial. Realizamos a pesquisa no Museu da República sobre a biografia desses objetos. Os alunos participaram da análise e leitura desses objetos proporcionando uma aproximação entre o saber do museu e o saber da sala de aula. Em todo o processo estivemos atentos às falas e idéias dos alunos. A partir desse exercício tivemos subsídios para a elaboração do roteiro do aplicativo. Apresentamos, no final da dissertação, a descrição desse roteiro de aplicativo pedagógico que une a leitura desses objetos com as possibilidades do aluno criar e interagir através do digital.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-06T19:43:56Z No. of bitstreams: 1 dissertacaomarta.pdf: 4048466 bytes, checksum: 9274a851726e918368884e392eaa8925 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-06T19:43:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacaomarta.pdf: 4048466 bytes, checksum: 9274a851726e918368884e392eaa8925 (MD5) Previous issue date: 2016-08-01Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA)UERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de ProfessoresHistory teachingHeritageObjectsRepublic museumDigital historyEnsino de HistóriaPatrimônioObjetosMuseu da RepúblicaHistória digitalCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAOs Objetos no Ensino de História: um olhar para o século XIX no Museu da RepúblicaThe objects in History Teaching: a look at the nineteenth century in the Museum of the Republicinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALdissertacaomarta.pdfapplication/pdf4048466http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/12136/1/dissertacaomarta.pdf9274a851726e918368884e392eaa8925MD511/121362024-02-27 15:44:19.702oai:www.bdtd.uerj.br:1/12136Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T18:44:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Os Objetos no Ensino de História: um olhar para o século XIX no Museu da República |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
The objects in History Teaching: a look at the nineteenth century in the Museum of the Republic |
title |
Os Objetos no Ensino de História: um olhar para o século XIX no Museu da República |
spellingShingle |
Os Objetos no Ensino de História: um olhar para o século XIX no Museu da República Robalinho, Marta Cristina Soares Dile History teaching Heritage Objects Republic museum Digital history Ensino de História Patrimônio Objetos Museu da República História digital CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
title_short |
Os Objetos no Ensino de História: um olhar para o século XIX no Museu da República |
title_full |
Os Objetos no Ensino de História: um olhar para o século XIX no Museu da República |
title_fullStr |
Os Objetos no Ensino de História: um olhar para o século XIX no Museu da República |
title_full_unstemmed |
Os Objetos no Ensino de História: um olhar para o século XIX no Museu da República |
title_sort |
Os Objetos no Ensino de História: um olhar para o século XIX no Museu da República |
author |
Robalinho, Marta Cristina Soares Dile |
author_facet |
Robalinho, Marta Cristina Soares Dile |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa, Carina Martins |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
Costa, Carina Martins |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Mendonça, Paulo Knauss de |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9236533842481264 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Fernandes, Rui Aniceto Nascimento |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1751396684475390 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5261713091945887 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Robalinho, Marta Cristina Soares Dile |
contributor_str_mv |
Costa, Carina Martins Mendonça, Paulo Knauss de Fernandes, Rui Aniceto Nascimento |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
History teaching Heritage Objects Republic museum Digital history |
topic |
History teaching Heritage Objects Republic museum Digital history Ensino de História Patrimônio Objetos Museu da República História digital CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História Patrimônio Objetos Museu da República História digital |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
description |
The dissertation is about how we think about the history of education from the reading of museological objects and heritage. The survey was conducted with objects belonging to the nineteenth century of the Republic Museum exhibition in Rio de Janeiro, and elementary school students II of a public school. The clipping of objects occurred in those belonging to the Baron of Nova Friburgo, so related to the Imperial period. We conduct research in the Museum of the Republic on the biography of these objects. Students participated in the analysis and reading these objects by providing a connection between the knowledge of the museum and the knowledge of the classroom. Throughout the process we were attentive to words and ideas of the students. From this exercise we had support for the preparation of the application script. Here, at the end of the dissertation, the description of this pedagogical application script that unites the reading of these objects with the possibilities of the student to create and interact through digital. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-08-01 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-07-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-06T19:43:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12136 |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12136 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UERJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/12136/1/dissertacaomarta.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9274a851726e918368884e392eaa8925 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1792352164695244800 |