Educação escolar indígena no município de Manaus (2005-2011)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Santos, Jonise Nunes
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9566675010402027
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
BR
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3159
Resumo: A pesquisa aborda o percurso da construção da proposta de implantação da modalidade educação escolar indígena no Município de Manaus, a partir do recorte histórico correspondente ao período de 2005 a 2011. A condução teórico-metodológica da investigação baseou-se na abordagem qualitativa, considerando as ações do poder público municipal frente às reivindicações do movimento indígena de Manaus por uma oferta de educação diferenciada. A abordagem qualitativa é reafirmada pelo método dialético, evidenciando as relações estabelecidas no processo de construção da escola diferenciada. Para realização dessa pesquisa, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e a análise documental. A pesquisa apresenta as políticas públicas para educação escolar indígena, em âmbito nacional, fazendo referência às políticas definidas no Estado do Amazonas em atenção à escolarização dos povos indígenas. A fundamentação teórica está sustentada pelos conceitos Diversidade Cultural, Identidade Étnica, Educação Indígena e Escola Indígena, que embasam a discussão sobre o processo educacional dos povos indígenas. Verifica as reivindicações das organizações e comunidades indígenas para oferta de educação diferenciada em conformidade aos processos próprios de aprendizagem de cada etnia organizada em Manaus. Identifica as ações do poder público municipal em atendimento às demandas apresentadas pelos indígenas, considerando as orientações nacionais para implantação de escola específica e diferenciada dos povos indígenas. Nesse processo, o poder público municipal avançou na definição de diretrizes e planos de ação para oferta da educação escolar indígena, no entanto, não concretizou a implantação da referida modalidade, que permanece como um desafio a ser superado pelo poder público municipal
id UFAM_71577012a66ec41fb18755f9d347fce9
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/3159
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str
spelling Educação escolar indígena no município de Manaus (2005-2011)Políticas PúblicasMovimento IndígenaEducação Escolar IndígenaPublic PolicyIndian MovementIndigenous EducationCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOA pesquisa aborda o percurso da construção da proposta de implantação da modalidade educação escolar indígena no Município de Manaus, a partir do recorte histórico correspondente ao período de 2005 a 2011. A condução teórico-metodológica da investigação baseou-se na abordagem qualitativa, considerando as ações do poder público municipal frente às reivindicações do movimento indígena de Manaus por uma oferta de educação diferenciada. A abordagem qualitativa é reafirmada pelo método dialético, evidenciando as relações estabelecidas no processo de construção da escola diferenciada. Para realização dessa pesquisa, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e a análise documental. A pesquisa apresenta as políticas públicas para educação escolar indígena, em âmbito nacional, fazendo referência às políticas definidas no Estado do Amazonas em atenção à escolarização dos povos indígenas. A fundamentação teórica está sustentada pelos conceitos Diversidade Cultural, Identidade Étnica, Educação Indígena e Escola Indígena, que embasam a discussão sobre o processo educacional dos povos indígenas. Verifica as reivindicações das organizações e comunidades indígenas para oferta de educação diferenciada em conformidade aos processos próprios de aprendizagem de cada etnia organizada em Manaus. Identifica as ações do poder público municipal em atendimento às demandas apresentadas pelos indígenas, considerando as orientações nacionais para implantação de escola específica e diferenciada dos povos indígenas. Nesse processo, o poder público municipal avançou na definição de diretrizes e planos de ação para oferta da educação escolar indígena, no entanto, não concretizou a implantação da referida modalidade, que permanece como um desafio a ser superado pelo poder público municipalThe research addresses the course of construction of the proposed deployment of the sport indigenous education in the city of Manaus, from the historical period for the period 2005 to 2011. Conducting theoretical and methodological research was based on a qualitative approach, considering the actions of municipal government before the claims of the indigenous movement of Manaus by offering a differentiated education. The qualitative approach is endorsed by the dialectical method, showing the relationships established in the construction of differentiated school. To conduct this research, we used a literature search and document analysis. The survey shows the public policies for indigenous education, national in scope, referring to the policies outlined in the State of Amazonas in mind the education of indigenous peoples. The theoretical concepts are supported by the Cultural Diversity, Ethnic Identity, Indigenous Education and Indigenous School, which underlies the discussion of the educational process of indigenous peoples. Verifies the claims of indigenous organizations and communities to offer differentiated education according to their own learning processes of each ethnic group organized in Manaus. Identifies the actions of municipal government in meeting the demands made by indigenous peoples, considering the national guidelines for implementation of specific and differentiated school of indigenous peoples. In this process, the municipal government has made progress in setting guidelines and action plans for supply of indigenous education, however, has not achieved the implementation of this modality, it remains a challenge to be overcome by the municipal government.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBRUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoPinheiro, Maria das Graças Sá PeixotoSantos, Jonise Nuneshttp://lattes.cnpq.br/95666750104020272015-04-22T21:55:27Z2015-04-082012-05-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Jonise Nunes. Educação escolar indígena no município de Manaus (2005-2011). 2012. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3159porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-11-14T15:14:38Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/3159Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-11-14T15:14:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação escolar indígena no município de Manaus (2005-2011)
title Educação escolar indígena no município de Manaus (2005-2011)
spellingShingle Educação escolar indígena no município de Manaus (2005-2011)
Santos, Jonise Nunes
Políticas Públicas
Movimento Indígena
Educação Escolar Indígena
Public Policy
Indian Movement
Indigenous Education
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
title_short Educação escolar indígena no município de Manaus (2005-2011)
title_full Educação escolar indígena no município de Manaus (2005-2011)
title_fullStr Educação escolar indígena no município de Manaus (2005-2011)
title_full_unstemmed Educação escolar indígena no município de Manaus (2005-2011)
title_sort Educação escolar indígena no município de Manaus (2005-2011)
author Santos, Jonise Nunes
author_facet Santos, Jonise Nunes
http://lattes.cnpq.br/9566675010402027
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/9566675010402027
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinheiro, Maria das Graças Sá Peixoto
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Jonise Nunes
http://lattes.cnpq.br/9566675010402027
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas Públicas
Movimento Indígena
Educação Escolar Indígena
Public Policy
Indian Movement
Indigenous Education
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
topic Políticas Públicas
Movimento Indígena
Educação Escolar Indígena
Public Policy
Indian Movement
Indigenous Education
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description A pesquisa aborda o percurso da construção da proposta de implantação da modalidade educação escolar indígena no Município de Manaus, a partir do recorte histórico correspondente ao período de 2005 a 2011. A condução teórico-metodológica da investigação baseou-se na abordagem qualitativa, considerando as ações do poder público municipal frente às reivindicações do movimento indígena de Manaus por uma oferta de educação diferenciada. A abordagem qualitativa é reafirmada pelo método dialético, evidenciando as relações estabelecidas no processo de construção da escola diferenciada. Para realização dessa pesquisa, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e a análise documental. A pesquisa apresenta as políticas públicas para educação escolar indígena, em âmbito nacional, fazendo referência às políticas definidas no Estado do Amazonas em atenção à escolarização dos povos indígenas. A fundamentação teórica está sustentada pelos conceitos Diversidade Cultural, Identidade Étnica, Educação Indígena e Escola Indígena, que embasam a discussão sobre o processo educacional dos povos indígenas. Verifica as reivindicações das organizações e comunidades indígenas para oferta de educação diferenciada em conformidade aos processos próprios de aprendizagem de cada etnia organizada em Manaus. Identifica as ações do poder público municipal em atendimento às demandas apresentadas pelos indígenas, considerando as orientações nacionais para implantação de escola específica e diferenciada dos povos indígenas. Nesse processo, o poder público municipal avançou na definição de diretrizes e planos de ação para oferta da educação escolar indígena, no entanto, não concretizou a implantação da referida modalidade, que permanece como um desafio a ser superado pelo poder público municipal
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-02
2015-04-22T21:55:27Z
2015-04-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Jonise Nunes. Educação escolar indígena no município de Manaus (2005-2011). 2012. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3159
identifier_str_mv SANTOS, Jonise Nunes. Educação escolar indígena no município de Manaus (2005-2011). 2012. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
BR
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
BR
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1797040475571486720