Educação escolar indígena no município de Manaus (2005-2011)
Ano de defesa: | 2012 |
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Autor(a) principal: | |
Outros Autores: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação BR UFAM Programa de Pós-graduação em Educação |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3159 |
Resumo: | A pesquisa aborda o percurso da construção da proposta de implantação da modalidade educação escolar indígena no Município de Manaus, a partir do recorte histórico correspondente ao período de 2005 a 2011. A condução teórico-metodológica da investigação baseou-se na abordagem qualitativa, considerando as ações do poder público municipal frente às reivindicações do movimento indígena de Manaus por uma oferta de educação diferenciada. A abordagem qualitativa é reafirmada pelo método dialético, evidenciando as relações estabelecidas no processo de construção da escola diferenciada. Para realização dessa pesquisa, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e a análise documental. A pesquisa apresenta as políticas públicas para educação escolar indígena, em âmbito nacional, fazendo referência às políticas definidas no Estado do Amazonas em atenção à escolarização dos povos indígenas. A fundamentação teórica está sustentada pelos conceitos Diversidade Cultural, Identidade Étnica, Educação Indígena e Escola Indígena, que embasam a discussão sobre o processo educacional dos povos indígenas. Verifica as reivindicações das organizações e comunidades indígenas para oferta de educação diferenciada em conformidade aos processos próprios de aprendizagem de cada etnia organizada em Manaus. Identifica as ações do poder público municipal em atendimento às demandas apresentadas pelos indígenas, considerando as orientações nacionais para implantação de escola específica e diferenciada dos povos indígenas. Nesse processo, o poder público municipal avançou na definição de diretrizes e planos de ação para oferta da educação escolar indígena, no entanto, não concretizou a implantação da referida modalidade, que permanece como um desafio a ser superado pelo poder público municipal |
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Educação escolar indígena no município de Manaus (2005-2011)Políticas PúblicasMovimento IndígenaEducação Escolar IndígenaPublic PolicyIndian MovementIndigenous EducationCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOA pesquisa aborda o percurso da construção da proposta de implantação da modalidade educação escolar indígena no Município de Manaus, a partir do recorte histórico correspondente ao período de 2005 a 2011. A condução teórico-metodológica da investigação baseou-se na abordagem qualitativa, considerando as ações do poder público municipal frente às reivindicações do movimento indígena de Manaus por uma oferta de educação diferenciada. A abordagem qualitativa é reafirmada pelo método dialético, evidenciando as relações estabelecidas no processo de construção da escola diferenciada. Para realização dessa pesquisa, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e a análise documental. A pesquisa apresenta as políticas públicas para educação escolar indígena, em âmbito nacional, fazendo referência às políticas definidas no Estado do Amazonas em atenção à escolarização dos povos indígenas. A fundamentação teórica está sustentada pelos conceitos Diversidade Cultural, Identidade Étnica, Educação Indígena e Escola Indígena, que embasam a discussão sobre o processo educacional dos povos indígenas. Verifica as reivindicações das organizações e comunidades indígenas para oferta de educação diferenciada em conformidade aos processos próprios de aprendizagem de cada etnia organizada em Manaus. Identifica as ações do poder público municipal em atendimento às demandas apresentadas pelos indígenas, considerando as orientações nacionais para implantação de escola específica e diferenciada dos povos indígenas. Nesse processo, o poder público municipal avançou na definição de diretrizes e planos de ação para oferta da educação escolar indígena, no entanto, não concretizou a implantação da referida modalidade, que permanece como um desafio a ser superado pelo poder público municipalThe research addresses the course of construction of the proposed deployment of the sport indigenous education in the city of Manaus, from the historical period for the period 2005 to 2011. Conducting theoretical and methodological research was based on a qualitative approach, considering the actions of municipal government before the claims of the indigenous movement of Manaus by offering a differentiated education. The qualitative approach is endorsed by the dialectical method, showing the relationships established in the construction of differentiated school. To conduct this research, we used a literature search and document analysis. The survey shows the public policies for indigenous education, national in scope, referring to the policies outlined in the State of Amazonas in mind the education of indigenous peoples. The theoretical concepts are supported by the Cultural Diversity, Ethnic Identity, Indigenous Education and Indigenous School, which underlies the discussion of the educational process of indigenous peoples. Verifies the claims of indigenous organizations and communities to offer differentiated education according to their own learning processes of each ethnic group organized in Manaus. Identifies the actions of municipal government in meeting the demands made by indigenous peoples, considering the national guidelines for implementation of specific and differentiated school of indigenous peoples. In this process, the municipal government has made progress in setting guidelines and action plans for supply of indigenous education, however, has not achieved the implementation of this modality, it remains a challenge to be overcome by the municipal government.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBRUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoPinheiro, Maria das Graças Sá PeixotoSantos, Jonise Nuneshttp://lattes.cnpq.br/95666750104020272015-04-22T21:55:27Z2015-04-082012-05-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Jonise Nunes. Educação escolar indígena no município de Manaus (2005-2011). 2012. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3159porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-11-14T15:14:38Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/3159Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-11-14T15:14:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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