O método histórico-lógico em sua estruturação didática para o ensino do conceito de força no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Meireles, Evelym Chaves
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1050189712441812, https://orcid.org/ 0000-0002-7030-358X
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8711
Resumo: A formação de conceitos constitui um dos elementos principais do processo de construção do conhecimento científico. Na disciplina de Física, é indispensável para a compreensão dos conteúdos programáticos que conceitos científicos, como o de Força, sejam formados pelos estudantes. A formação de conceitos, constitui um processo cognitivo complexo que requer a utilização de habilidades intelectuais, como a análise, comparação, reflexão, lógica, etc. Neste sentido, considerando a importância da formação do conceito de Força para a disciplina de Física, elaborou-se este trabalho de dissertação que propõe a aplicação do método histórico-lógico como um procedimento didático capaz de contribuir com a formação do conceito de Força. A proposta didática desenvolvida fundamenta-se na abordagem cognitiva e ativa de Jean Piaget, e consiste na implementação de uma sequência de atividades didáticas que incluem o ordenamento e a análise cronológica de fatos históricos, caracterização histórica das etapas científicas, trabalho lúdico, etc., com vistas na formação do conceito de Força. A pesquisa, de tipo qualitativa, utiliza como estratégia de investigação a observação participante, e propõe como métodos de coleta de dados a entrevista focal, o questionário com escala Likert, o protocolo de observação e as produções realizadas pelos estudantes em sala de aula. Os dados coletados são sistematizados e analisados à luz da Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi. Por fim, os resultados evidenciam que o método histórico-lógico, um método científico, pode ser estruturado de forma didática e contribuir significativamente com a formação de conceitos científicos e com o processo de aprendizagem de estudantes do nível médio.
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spelling O método histórico-lógico em sua estruturação didática para o ensino do conceito de força no ensino médioFísica (Ensino médio)Física - Estudo e ensinoCIENCIAS EXATAS E DA TERRAFormação de conceitosMétodo histórico-lógicoConceito de forçaEnsino e aprendizagem de CiênciasEnsino de FísicaA formação de conceitos constitui um dos elementos principais do processo de construção do conhecimento científico. Na disciplina de Física, é indispensável para a compreensão dos conteúdos programáticos que conceitos científicos, como o de Força, sejam formados pelos estudantes. A formação de conceitos, constitui um processo cognitivo complexo que requer a utilização de habilidades intelectuais, como a análise, comparação, reflexão, lógica, etc. Neste sentido, considerando a importância da formação do conceito de Força para a disciplina de Física, elaborou-se este trabalho de dissertação que propõe a aplicação do método histórico-lógico como um procedimento didático capaz de contribuir com a formação do conceito de Força. A proposta didática desenvolvida fundamenta-se na abordagem cognitiva e ativa de Jean Piaget, e consiste na implementação de uma sequência de atividades didáticas que incluem o ordenamento e a análise cronológica de fatos históricos, caracterização histórica das etapas científicas, trabalho lúdico, etc., com vistas na formação do conceito de Força. A pesquisa, de tipo qualitativa, utiliza como estratégia de investigação a observação participante, e propõe como métodos de coleta de dados a entrevista focal, o questionário com escala Likert, o protocolo de observação e as produções realizadas pelos estudantes em sala de aula. Os dados coletados são sistematizados e analisados à luz da Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi. Por fim, os resultados evidenciam que o método histórico-lógico, um método científico, pode ser estruturado de forma didática e contribuir significativamente com a formação de conceitos científicos e com o processo de aprendizagem de estudantes do nível médio.The formation of concepts is one of the main elements in the process of building scientific knowledge. In the discipline of Physics, it is essential that scientific concepts, such as Force, are formed by students to understand the syllabus of the discipline. The formation of concepts, however, is a complex cognitive process that requires the use of intellectual skills, such as analysis, comparison, reflection, logic, among others. In this sense, considering the importance of forming the concept of Force for the discipline of Physics, this dissertation work was elaborated, which proposes the application of the historical-logical method as a didactic procedure capable of contributing to the formation of the concept of Force. Didactic proposal developed is based on Jean Piaget's cognitive and active approach, and consists of the implementation of a sequence of didactic activities that include the ordering and chronological analysis of historical facts, historical characterization of scientific stages, playful work, etc., with seen in the formation of the concept of Strength. The research, of a qualitative type, uses participant observation as a research strategy, and proposes as data collection methods the focal interview, the Likert scale questionnaire, the observation protocol and the productions carried out by students in the classroom. The collected data are systematized and analyzed in the light of the Textual Discursive Analysis (ATD) by Moraes and Galiazzi. Finally, the results show that the historical-logical method, a scientific method, can be structured in a didactic way and significantly contribute to the formation of scientific concepts and to the learning process of high school students.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaNicot, Yuri Expósitohttp://lattes.cnpq.br/8007807447496552Souza, Renato Henriques deSilva Filho, Wanderley Vitorino daMeireles, Evelym Chaveshttp://lattes.cnpq.br/1050189712441812https://orcid.org/ 0000-0002-7030-358X2022-02-24T15:46:04Z2022-01-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMEIRELES, Evelym Chaves. O método histórico-lógico em sua estruturação didática para o ensino do conceito de força no ensino médio. 2022. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8711porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2022-02-25T05:03:29Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8711Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922022-02-25T05:03:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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