Formação continuada de professoras de um centro municipal de educação infantil em Manaus: contribuições para a construção de experiências significativas de educação ambiental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Silva, Ádria Marinho da
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0498106644897837, https://orcid.org/0000-0002-8596-919X
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8391
Resumo: Como fomentar espaços formativos capazes de contribuir para a construção da consciência socioambiental de crianças e professoras de educação infantil, em espaços e tempos marcados pelo protagonismo desses sujeitos? Para responder a essa questão, esta tese, inserida na Linha de Pesquisa Formação e Práxis do(a) Educador(a) Frente aos Desafios Amazônicos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, compromete-se com a reflexão sobre a formação de professoras da região amazônica, em que as questões ambientais urgem e se refletem sobre todo o planeta. A pesquisa foi realizada com 08 professoras pertencentes ao quadro docente de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Manaus-AM, bem como com 141 crianças de 04 e 05 anos (1º e 2º períodos). Teve como objetivo geral compreender como a formação de professoras de educação infantil pode contribuir para um trabalho pedagógico que potencialize a construção de experiências significativas de Educação Ambiental por adultos e crianças. Foram nossos objetivos específicos: 1) Conhecer como está contextualizada a educação ambiental no currículo da educação infantil; 2) Refletir sobre os significados e sentidos atribuídos à educação ambiental pelas professoras; 3) Caracterizar as ações e/ou projetos desenvolvidos na escola ligados à educação ambiental, bem como aos avanços e dificuldades na realização dos mesmos. Desenvolvemos a pesquisa com base na perspectiva filosófica do Materialismo Histórico-Dialético e da Teoria Histórico-Cultural. Para a construção do corpus de análise foram realizados 06 encontros formativos e grupos dialogais com os professores do CMEI e observação diária das atividades desenvolvidas com as crianças, relacionadas ao projeto Horta Escolar, no decorrer do ano letivo de 2019. Os dados produzidos foram registrados em caderno de campo, fotografias, gravações em áudio e vídeo e cadernos de registros disponibilizados às professoras. A análise dos dados focou a busca dos sentidos produzidos pelas professoras sobre seu trabalho em Educação Ambiental, tomando por base seus enunciados. Percebeu-se que o processo formativo realizado com as professoras pode contribuir para ampliar as reflexões acerca das relações estabelecidas com o meio ambiente, com a natureza e seus elementos, bem como nossas próprias relações como seres humanos, buscando o equilíbrio no planeta, o que reflete na elaboração de propostas que valorizam as relações entre crianças e natureza na Educação Infantil.
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A pesquisa foi realizada com 08 professoras pertencentes ao quadro docente de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Manaus-AM, bem como com 141 crianças de 04 e 05 anos (1º e 2º períodos). Teve como objetivo geral compreender como a formação de professoras de educação infantil pode contribuir para um trabalho pedagógico que potencialize a construção de experiências significativas de Educação Ambiental por adultos e crianças. Foram nossos objetivos específicos: 1) Conhecer como está contextualizada a educação ambiental no currículo da educação infantil; 2) Refletir sobre os significados e sentidos atribuídos à educação ambiental pelas professoras; 3) Caracterizar as ações e/ou projetos desenvolvidos na escola ligados à educação ambiental, bem como aos avanços e dificuldades na realização dos mesmos. Desenvolvemos a pesquisa com base na perspectiva filosófica do Materialismo Histórico-Dialético e da Teoria Histórico-Cultural. Para a construção do corpus de análise foram realizados 06 encontros formativos e grupos dialogais com os professores do CMEI e observação diária das atividades desenvolvidas com as crianças, relacionadas ao projeto Horta Escolar, no decorrer do ano letivo de 2019. Os dados produzidos foram registrados em caderno de campo, fotografias, gravações em áudio e vídeo e cadernos de registros disponibilizados às professoras. A análise dos dados focou a busca dos sentidos produzidos pelas professoras sobre seu trabalho em Educação Ambiental, tomando por base seus enunciados. Percebeu-se que o processo formativo realizado com as professoras pode contribuir para ampliar as reflexões acerca das relações estabelecidas com o meio ambiente, com a natureza e seus elementos, bem como nossas próprias relações como seres humanos, buscando o equilíbrio no planeta, o que reflete na elaboração de propostas que valorizam as relações entre crianças e natureza na Educação Infantil.How to promote educational spaces that are capable of contributing to the development of social and environmental awareness of both children and teachers dedicated to early childhood education, in a time and space where these subjects are marked as protagonists? To answer this question, this thesis was developed within the “Educator Training and Praxis Facing the Amazonian Challenges” line of research, stablished in the Postgraduate Program in Education of the Federal University of Amazonas. The research was carried out with eight teachers belonging to the staff of one “Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI)”, an Early Childhood Teaching Centre in Manaus, Amazonas, part of the municipal structure. 141 children, aged 04 and 05 years were also part of the research, whose main goal was to understand how the formation of teachers specialized in early education can contribute to a work that contributes to the proper building of a meaning experience with early childhood education to both children and adults involved. The research had two specific objectives: 1) Understand how education about the environment is being presented with the early childhood education curriculum; 2) Reflect over the meanings attributed to Environmental Education by the teacher; 3) Characterize the actions and/or project being developed with the schools that are related to Environmental Education, and what are the progresses and difficulties in carrying them out. The research development was based on the philosophical perspective of Historical-Dialectical Materialism and Historical-Cultural Theory. To build the corpus of analysis, 06 formative meetings and dialog groups were held with the CMEI’s teachers, and daily observation of their activities with the children were also conducted, within the activities related to the “Horta Escolar” project, a school garden during the academic year of 2019. The data were recorded in a field notebook, and photographs, along with audio and video recordings, that were made available to the teachers. Data analysis focused on the search for the meanings brought by the teachers about their work in Environmental Education, based on their own statements. It was noticed that the training process carried out with the teachers can contribute to broaden the thinking process about the relations stablished with the environment, with nature and its elements, as well as with their own relations, as humans seeking balance on the planet, which is reflected in how the proposals that value the relations between children and the nature are elaborated in early childhood education.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoBissoli, Michelle de Freitashttp://lattes.cnpq.br/8731672923902328Barros, João Luiz da Costahttp://lattes.cnpq.br/6129130317451083Higuchi, Maria Inês Gasparetto Higuchihttp://lattes.cnpq.br/8607852207828061Costa, Lucinete Gadelha dahttp://lattes.cnpq.br/0865054663877935Silva, Ádria Marinho dahttp://lattes.cnpq.br/0498106644897837https://orcid.org/0000-0002-8596-919X2021-08-12T17:34:44Z2021-05-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSILVA, Ádria Marinho da. Formação continuada de professoras de um centro municipal de educação infantil em Manaus: contribuições para a construção de experiências significativas de educação ambiental. 2021. 204 f. Tese (Tese em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8391porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-08-13T05:03:32Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8391Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-08-13T05:03:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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