"O círculo das diferenças iguais": possibilidades das interações na educação inclusiva

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Matos, Adrielle Santos de
Orientador(a): Bordas, Miguel Angel García
Banca de defesa: Pimentel, Susana Couto, Galvão, Nelma de Cássia Silva Sandes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16814
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar situações de interação estabelecida entre aluno com necessidades educacionais especiais e seus pares e não-pares no contexto de uma escola regular de Salvador/BA. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e explicativo, tendo como procedimento o estudo de caso. Os objetivos específicos foram: 1) discutir as questões teóricas e as implicações práticas das interações para o desenvolvimento humano; 2) contextualizar as discussões atuais em Educação Inclusiva e; 3) relacionar as interações que o aluno com necessidades educacionais especiais estabelece no seu contexto escolar com suas zonas de desenvolvimento. A partir disto, buscou responder a seguinte questão: como as interações entre aluno com necessidades educacionais especiais e seus pares e não-pares podem influenciar nas zonas de desenvolvimento proximal deste discente no contexto de uma escola regular? Os capítulos teóricos desta pesquisa foram organizados da seguinte forma: o primeiro capítulo trata das pesquisas sobre o tema das interações e traz algumas das perspectivas teóricas mais influentes sobre a questão, com autores como Vygotsky, Wallon, Pichon-Rivière. O segundo capítulo contextualiza as discussões da Educação Inclusiva a partir de pesquisas e reflexões realizadas por estudiosos do tema, incluindo como este tópico se encontra na legislação nacional. Foram analisadas situações descritas nos relatórios e no diário de campo produzido pela autora em 2011, durante a realização de acompanhamento terapêutico escolar. Para a análise destas informações, a perspectiva microgenética foi adotada. As informações obtidas foram relacionadas com o suporte teórico da pesquisa, visando produzir um conhecimento que pudesse ter relevância científica e social. Concluiu-se que o educador precisa ir buscando vetores de sinalização do desenvolvimento, indicados pela própria criança, para ir, progressivamente, criando zonas de desenvolvimento proximal e, desta forma, impulsionar o desenvolvimento do aluno. Destaca-se que a criança é a bússola para as ações que serão implementadas na escola, de forma que o educador deve “ler” os sinais e indicações que ela vai fornecendo durante sua trajetória acadêmica.
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A partir disto, buscou responder a seguinte questão: como as interações entre aluno com necessidades educacionais especiais e seus pares e não-pares podem influenciar nas zonas de desenvolvimento proximal deste discente no contexto de uma escola regular? Os capítulos teóricos desta pesquisa foram organizados da seguinte forma: o primeiro capítulo trata das pesquisas sobre o tema das interações e traz algumas das perspectivas teóricas mais influentes sobre a questão, com autores como Vygotsky, Wallon, Pichon-Rivière. O segundo capítulo contextualiza as discussões da Educação Inclusiva a partir de pesquisas e reflexões realizadas por estudiosos do tema, incluindo como este tópico se encontra na legislação nacional. Foram analisadas situações descritas nos relatórios e no diário de campo produzido pela autora em 2011, durante a realização de acompanhamento terapêutico escolar. Para a análise destas informações, a perspectiva microgenética foi adotada. As informações obtidas foram relacionadas com o suporte teórico da pesquisa, visando produzir um conhecimento que pudesse ter relevância científica e social. Concluiu-se que o educador precisa ir buscando vetores de sinalização do desenvolvimento, indicados pela própria criança, para ir, progressivamente, criando zonas de desenvolvimento proximal e, desta forma, impulsionar o desenvolvimento do aluno. Destaca-se que a criança é a bússola para as ações que serão implementadas na escola, de forma que o educador deve “ler” os sinais e indicações que ela vai fornecendo durante sua trajetória acadêmica.ABSTRACT This research aims to analyze the interactions established between students with special educational needs and their peers and non peers in the context of a regular school in Salvador / BA. It was prepared a qualitative research, exploratory and explanatory character, taking as procedure the study case. The specific objectives were: 1 ) to discuss the theoretical issues and practical implications of interactions for human development ; 2) contextualize the current discussions and Inclusive Education; 3 ) to relate the interactions that students with special educational needs in their school establishes context with their areas of development. From this we sought to answer the following question: how interactions between students with special educational needs and their peers and non peers can influence zones of proximal development of students within a regular school? The theoretical chapters of this research were organized as follows: the first chapter deals with the research on the topic of interactions and brings some of the most influential theoretical perspectives on the issue, with authors such as Vygotsky, Wallon, Pichon - Rivière and other constructivist line. The second chapter contextualizes the discussion of Inclusive Education from research and reflections made by students of the subject, including how this topic is in the national legislation. Situations described in the reports and the field produced daily by the author in 2011, while conducting school therapeutic monitoring, were analyzed. For the analysis of this information, the microgenetic perspective was adopted. The information obtained was related to the theoretical support of research, aiming to produce knowledge that could have scientific and social relevance. It was concluded that the educator needs to go searching for signal vectors of development, indicated by the child, to go gradually, creating zones of proximal development and thus boost the development of the student. It is noteworthy that the child is the compass for the actions that will be implemented in the school so that the educator must "read " the signs and indications that it will provide during its academic career.Submitted by Adrielle Matos (adriellematos@hotmail.com) on 2014-12-12T21:14:01Z No. of bitstreams: 1 dissertação - versão definitiva.pdf: 750531 bytes, checksum: 294caaad64abb6ea8c40e9364302d34f (MD5)Approved for entry into archive by Maria Auxiliadora da Silva Lopes (silopes@ufba.br) on 2014-12-16T13:49:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 dissertação - versão definitiva.pdf: 750531 bytes, checksum: 294caaad64abb6ea8c40e9364302d34f (MD5)Made available in DSpace on 2014-12-16T13:49:31Z (GMT). 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