Percepções da ética e da imagem organizacional da Receita Federal do Brasil
Ano de defesa: | 2023 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal da Bahia
|
Programa de Pós-Graduação: |
Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)
|
Departamento: |
Escola de Administração
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37032 |
Resumo: | O presente trabalho objetiva analisar em que medida os servidores possuem conhecimento sobre ética e como a imagem organizacional percebida pelos servidores e usuários dos serviços da Receita Federal do Brasil de Salvador/Bahia se diferenciam ou se aproximam. Para tanto, é realizada revisão teórica, abordando a evolução da administração pública brasileira nas diversas fases da história, as principais correntes sobre ética no serviço público e teorias sobre imagem organizacional. É realizada pesquisa de natureza descritiva e de abordagem quantitativa, na Receita Federal do Brasil (Salvador), aplicando-se dois questionários distintos. O primeiro, com os servidores em exercício na RFB de Salvador, composto por questões socioprofissionais e por itens relativos à percepção da imagem organizacional e do Código de Ética da RFB, utilizando-se escala do tipo Likert, obtendo-se 94 respostas (14,42%), dentre um total de 652 questionários distribuídos. Adotou-se como procedimento o levantamento de dados do tipo censitário, sendo o questionário estruturado através da plataforma google forms. O segundo questionário foi aplicado com os usuários da RFB, obtendo-se 167 respostas de forma amostral não probabilística, enviado de modo on-line (e-mail e WhatsApp) para Universidades, Conselho Regional de Contabilidade (CRC), servidores do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e servidores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), ambos de Salvador. Foi produzido um QR CODE e colocado nas áreas de atendimento da RFB/Salvador para facilitar o acesso do cidadão ao questionário. A análise de confiabilidade foi feita através dos coeficiêntes de alfa de Crombach e Ômega de McDonald’s. Dentre os resultados encontrados, destacam-se o pouco conhecimento dos agentes públicos de RFB/Salvador quanto ao conteúdo integral do Código de Ética da RFB, baixas percepções, tanto dos servidores como dos usuários dos serviços, sobre o conhecimento técnico daqueles, da efetividade dos serviços oferecidos pela RFB de forma on-line, bem como a não conclusão de processos dentro dos prazos estabelecidos.Quando se comparam as percepções de usuários e servidores, aqueles estão mais satisfeitos com as alternativas virtuais de atendimento da RFB, demonstraram uma percepção mais positiva quanto ao atendimento por canais virtuais e perceberam mais positivamente que os processos são atendidos nos prazos estipulados do que os servidores da RFB. Os servidores apresentaram percepções mais positivas do que os usuários quanto à contribuição da RFB para o desenvolvimento social e econômico do país. Apesar dos resultados terem atingido a média estabelecida para a pesquisa, ainda há melhorias contínuas a serem intensificadas, a exemplo do processo de educação permanente dos servidores e da comunicação sobre a imagem organizacional da RFB entre os usuários. |
id |
UFBA-2_8fa57fb3edc4396af865d1d048c0dc0c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/37032 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-05-22T16:03:44Z2023-05-22T16:03:44Z2023-02-28https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37032O presente trabalho objetiva analisar em que medida os servidores possuem conhecimento sobre ética e como a imagem organizacional percebida pelos servidores e usuários dos serviços da Receita Federal do Brasil de Salvador/Bahia se diferenciam ou se aproximam. Para tanto, é realizada revisão teórica, abordando a evolução da administração pública brasileira nas diversas fases da história, as principais correntes sobre ética no serviço público e teorias sobre imagem organizacional. É realizada pesquisa de natureza descritiva e de abordagem quantitativa, na Receita Federal do Brasil (Salvador), aplicando-se dois questionários distintos. O primeiro, com os servidores em exercício na RFB de Salvador, composto por questões socioprofissionais e por itens relativos à percepção da imagem organizacional e do Código de Ética da RFB, utilizando-se escala do tipo Likert, obtendo-se 94 respostas (14,42%), dentre um total de 652 questionários distribuídos. Adotou-se como procedimento o levantamento de dados do tipo censitário, sendo o questionário estruturado através da plataforma google forms. O segundo questionário foi aplicado com os usuários da RFB, obtendo-se 167 respostas de forma amostral não probabilística, enviado de modo on-line (e-mail e WhatsApp) para Universidades, Conselho Regional de Contabilidade (CRC), servidores do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e servidores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), ambos de Salvador. Foi produzido um QR CODE e colocado nas áreas de atendimento da RFB/Salvador para facilitar o acesso do cidadão ao questionário. A análise de confiabilidade foi feita através dos coeficiêntes de alfa de Crombach e Ômega de McDonald’s. Dentre os resultados encontrados, destacam-se o pouco conhecimento dos agentes públicos de RFB/Salvador quanto ao conteúdo integral do Código de Ética da RFB, baixas percepções, tanto dos servidores como dos usuários dos serviços, sobre o conhecimento técnico daqueles, da efetividade dos serviços oferecidos pela RFB de forma on-line, bem como a não conclusão de processos dentro dos prazos estabelecidos.Quando se comparam as percepções de usuários e servidores, aqueles estão mais satisfeitos com as alternativas virtuais de atendimento da RFB, demonstraram uma percepção mais positiva quanto ao atendimento por canais virtuais e perceberam mais positivamente que os processos são atendidos nos prazos estipulados do que os servidores da RFB. Os servidores apresentaram percepções mais positivas do que os usuários quanto à contribuição da RFB para o desenvolvimento social e econômico do país. Apesar dos resultados terem atingido a média estabelecida para a pesquisa, ainda há melhorias contínuas a serem intensificadas, a exemplo do processo de educação permanente dos servidores e da comunicação sobre a imagem organizacional da RFB entre os usuários.The present work aims to analyze the extent of knowledge about ethical organizational image perceived by the public agents and users of the RFB services in Salvador, Bahia, Brazil. For this purpose, a theoretical review is carried out by addressing the evolution of Brazilian Public Administration in different stages of history, the main currents on ethics in the public service, and theories on organizational image. Therefore, it was carried out research with a quantitative approach, applying two different questionnaires at the Federal Revenue of Brazil in Salvador. The first questionnaire was made with civil public agents working at the RFB in Salvador, Bahia, and composed of socio-professional questions, items related to the perceptions of the organizational image and the Code of Ethics of the RFB, using a Likert-type scale, obtaining 94 responses (14.42 %), out of a total of 652 distributed questionnaires. A census-type data collection was used as a procedure, with the questionnaire structured through the google forms platform. The second questionnaire was applied to RFB users, obtaining 167 responses in a non-probabilistic sample, sent on-line (e-mail and WhatsApp) to Universities, Regional Ac-counting Council (CRC), public agents of the Regional Court Work (TRT), and servants of the Regional Electoral Court (TRE), both from Salvador. A QR code was produced and placed in the RFB at Salvador, at service areas, to facilitate citizen access to the questionnaire. The reli-ability analysis was performed using Cronbach's alpha and McDonald's omega coefficients. Among the results found, was the lack of knowledge of Salvador RFB public agents regarding the full content of the Code of Ethics in a low perception of their technical knowledge of the effectiveness of the services offered by the RFB online for public agents and users, as well as the non-completion of processes within the established deadlines. Besides, all the positives about service through virtual channels and perceived about the processes are attended to within the stipulated deadlines than the RFB servers. As a result, the public agents had a more positive perception than users regarding the contribution of the RFB to the country's social and eco-nomic development. Despite that, the results have reached the average established for the re-search but there are still continuous improvements to be intensified, such as the process of permanent education of servers and communication about the organizational image of the RFB among users.Submitted by Núcleo de Pós-Graduação Administração (npgadm@ufba.br) on 2023-05-18T17:48:24Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Maria Fernanda Vasques Lessa.pdf: 1818498 bytes, checksum: a2402deb820521a4b6f23da5b84c43ac (MD5)Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2023-05-22T16:03:44Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Maria Fernanda Vasques Lessa.pdf: 1818498 bytes, checksum: a2402deb820521a4b6f23da5b84c43ac (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Made available in DSpace on 2023-05-22T16:03:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Maria Fernanda Vasques Lessa.pdf: 1818498 bytes, checksum: a2402deb820521a4b6f23da5b84c43ac (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2023-02-28porUniversidade Federal da BahiaNúcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)UFBABrasilEscola de AdministraçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessBrazil's Federal RevenuePublic servant ethicsOrganizational imageCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOReceita Federal do BrasilÉtica do servidor públicoImagem organizacionalPercepções da ética e da imagem organizacional da Receita Federal do BrasilPerceptions of ethics and organizational image in the Federal Revenue of BrazilMestrado Profissionalinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMendes, Vera Lúcia Peixoto Santoshttp://lattes.cnpq.br/6246452015418585Mendes, Vera Lúcia Peixoto Santoshttp://lattes.cnpq.br/6246452015418585Monteiro, Doraliza Auxiliadora Abrancheshttp://lattes.cnpq.br/4816989136382970Aguiar, Fábio Camposhttp://lattes.cnpq.br/3217164087015742http://lattes.cnpq.br/2281029816529533Lessa, Maria Fernanda Vasquesreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALMaria Fernanda Vasques Lessa.pdfMaria Fernanda Vasques Lessa.pdfDissertação MPAapplication/pdf1818498https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37032/1/Maria%20Fernanda%20Vasques%20Lessa.pdfa2402deb820521a4b6f23da5b84c43acMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37032/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37032/3/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD53TEXTMaria Fernanda Vasques Lessa.pdf.txtMaria Fernanda Vasques Lessa.pdf.txtExtracted texttext/plain182831https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37032/4/Maria%20Fernanda%20Vasques%20Lessa.pdf.txt16bcc03ad8a8510c87cbbfb9cf39f504MD54ri/370322023-05-27 02:04:20.091oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-05-27T05:04:20Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Percepções da ética e da imagem organizacional da Receita Federal do Brasil |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Perceptions of ethics and organizational image in the Federal Revenue of Brazil |
title |
Percepções da ética e da imagem organizacional da Receita Federal do Brasil |
spellingShingle |
Percepções da ética e da imagem organizacional da Receita Federal do Brasil Lessa, Maria Fernanda Vasques CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Receita Federal do Brasil Ética do servidor público Imagem organizacional Brazil's Federal Revenue Public servant ethics Organizational image |
title_short |
Percepções da ética e da imagem organizacional da Receita Federal do Brasil |
title_full |
Percepções da ética e da imagem organizacional da Receita Federal do Brasil |
title_fullStr |
Percepções da ética e da imagem organizacional da Receita Federal do Brasil |
title_full_unstemmed |
Percepções da ética e da imagem organizacional da Receita Federal do Brasil |
title_sort |
Percepções da ética e da imagem organizacional da Receita Federal do Brasil |
author |
Lessa, Maria Fernanda Vasques |
author_facet |
Lessa, Maria Fernanda Vasques |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mendes, Vera Lúcia Peixoto Santos |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6246452015418585 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Mendes, Vera Lúcia Peixoto Santos |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6246452015418585 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Monteiro, Doraliza Auxiliadora Abranches |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4816989136382970 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Aguiar, Fábio Campos |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3217164087015742 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2281029816529533 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lessa, Maria Fernanda Vasques |
contributor_str_mv |
Mendes, Vera Lúcia Peixoto Santos Mendes, Vera Lúcia Peixoto Santos Monteiro, Doraliza Auxiliadora Abranches Aguiar, Fábio Campos |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Receita Federal do Brasil Ética do servidor público Imagem organizacional Brazil's Federal Revenue Public servant ethics Organizational image |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Receita Federal do Brasil Ética do servidor público Imagem organizacional |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Brazil's Federal Revenue Public servant ethics Organizational image |
description |
O presente trabalho objetiva analisar em que medida os servidores possuem conhecimento sobre ética e como a imagem organizacional percebida pelos servidores e usuários dos serviços da Receita Federal do Brasil de Salvador/Bahia se diferenciam ou se aproximam. Para tanto, é realizada revisão teórica, abordando a evolução da administração pública brasileira nas diversas fases da história, as principais correntes sobre ética no serviço público e teorias sobre imagem organizacional. É realizada pesquisa de natureza descritiva e de abordagem quantitativa, na Receita Federal do Brasil (Salvador), aplicando-se dois questionários distintos. O primeiro, com os servidores em exercício na RFB de Salvador, composto por questões socioprofissionais e por itens relativos à percepção da imagem organizacional e do Código de Ética da RFB, utilizando-se escala do tipo Likert, obtendo-se 94 respostas (14,42%), dentre um total de 652 questionários distribuídos. Adotou-se como procedimento o levantamento de dados do tipo censitário, sendo o questionário estruturado através da plataforma google forms. O segundo questionário foi aplicado com os usuários da RFB, obtendo-se 167 respostas de forma amostral não probabilística, enviado de modo on-line (e-mail e WhatsApp) para Universidades, Conselho Regional de Contabilidade (CRC), servidores do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e servidores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), ambos de Salvador. Foi produzido um QR CODE e colocado nas áreas de atendimento da RFB/Salvador para facilitar o acesso do cidadão ao questionário. A análise de confiabilidade foi feita através dos coeficiêntes de alfa de Crombach e Ômega de McDonald’s. Dentre os resultados encontrados, destacam-se o pouco conhecimento dos agentes públicos de RFB/Salvador quanto ao conteúdo integral do Código de Ética da RFB, baixas percepções, tanto dos servidores como dos usuários dos serviços, sobre o conhecimento técnico daqueles, da efetividade dos serviços oferecidos pela RFB de forma on-line, bem como a não conclusão de processos dentro dos prazos estabelecidos.Quando se comparam as percepções de usuários e servidores, aqueles estão mais satisfeitos com as alternativas virtuais de atendimento da RFB, demonstraram uma percepção mais positiva quanto ao atendimento por canais virtuais e perceberam mais positivamente que os processos são atendidos nos prazos estipulados do que os servidores da RFB. Os servidores apresentaram percepções mais positivas do que os usuários quanto à contribuição da RFB para o desenvolvimento social e econômico do país. Apesar dos resultados terem atingido a média estabelecida para a pesquisa, ainda há melhorias contínuas a serem intensificadas, a exemplo do processo de educação permanente dos servidores e da comunicação sobre a imagem organizacional da RFB entre os usuários. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-05-22T16:03:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-05-22T16:03:44Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-02-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Mestrado Profissional info:eu-repo/semantics/masterThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37032 |
url |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37032 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37032/1/Maria%20Fernanda%20Vasques%20Lessa.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37032/2/license_rdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37032/3/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37032/4/Maria%20Fernanda%20Vasques%20Lessa.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a2402deb820521a4b6f23da5b84c43ac e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b 16bcc03ad8a8510c87cbbfb9cf39f504 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1793970676067991552 |