Avaliação da caminhabilidade no entorno de estações da linha 1 do metrô de Salvador

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Barbosa, Veronica Vaz Oliveira
Orientador(a): Suarez, Naia Alban
Banca de defesa: Rodrigues, Marcos Antonio Nunes, Andrade Junior, Nivaldo Vieira, Delgado, Juan Pedro Moreno
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Faculdade de Arquitetura
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Departamento: Não Informado pela instituição
País: brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21554
Resumo: Esta é uma dissertação sobre os modos de transporte não motorizados, mais precisamente, sobre o modo a pé, que busca levantar e sistematizar informações sobre as condições de caminhabilidade no entorno de estações da linha 1 do metrô de Salvador, bem como defi nir se há qualidade no deslocamento de acesso a esse transporte público. A metodologia adotada consiste em avaliar trechos de calçadas a partir de oito critérios de caminhabilidade, englobando três qualidades básicas: atratividade no contexto do entorno urbano, assim como conforto e segurança para o pedestre ao longo do percurso. As estações Brotas e Bonocô, foram escolhidas por suas características similares (estarem situadas numa avenida de vale, a Av. Mário Leal Ferreira) e também díspares (a implantação das mesmas). Os resultados obtidos permitiram entender como se dá o planejamento urbano da cidade e a forma como o pedestre está inserido dentro de seus deslocamentos. O objetivo é auxiliar a gestão urbana municipal fornecendo dados que contribuam para a melhoria das condições de deslocamento a pé em Salvador que como na maioria das cidades brasileiras está em segundo plano nas práticas de planejamento urbano. A pesquisa indica que a “caminhabilidade” é um elemento muito mais eloquente do que se supõe para qualidade da mobilidade urbana na cidade.
id UFBA-2_950b76726b3c709491aa20cd740db845
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/21554
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str
spelling Barbosa, Veronica Vaz OliveiraBarbosa, Veronica Vaz OliveiraSuarez, Naia AlbanRodrigues, Marcos Antônio NunesRodrigues, Marcos Antonio NunesAndrade Junior, Nivaldo VieiraDelgado, Juan Pedro Moreno2017-02-20T22:00:13Z2017-02-20T22:00:13Z2017-02-202016-11-04http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21554Esta é uma dissertação sobre os modos de transporte não motorizados, mais precisamente, sobre o modo a pé, que busca levantar e sistematizar informações sobre as condições de caminhabilidade no entorno de estações da linha 1 do metrô de Salvador, bem como defi nir se há qualidade no deslocamento de acesso a esse transporte público. A metodologia adotada consiste em avaliar trechos de calçadas a partir de oito critérios de caminhabilidade, englobando três qualidades básicas: atratividade no contexto do entorno urbano, assim como conforto e segurança para o pedestre ao longo do percurso. As estações Brotas e Bonocô, foram escolhidas por suas características similares (estarem situadas numa avenida de vale, a Av. Mário Leal Ferreira) e também díspares (a implantação das mesmas). Os resultados obtidos permitiram entender como se dá o planejamento urbano da cidade e a forma como o pedestre está inserido dentro de seus deslocamentos. O objetivo é auxiliar a gestão urbana municipal fornecendo dados que contribuam para a melhoria das condições de deslocamento a pé em Salvador que como na maioria das cidades brasileiras está em segundo plano nas práticas de planejamento urbano. A pesquisa indica que a “caminhabilidade” é um elemento muito mais eloquente do que se supõe para qualidade da mobilidade urbana na cidade.This is a dissertation on non-motorized modes of transport, more precisely, on foot mode, which seeks to raise and systematize information about the conditions of walkability around stations of line 1 of the subway of Salvador, as well as to determine if there is quality In the displacement of access to this public transport. The methodology adopted is to evaluate stretches of sidewalks from eight walkability criteria, encompassing three basic qualities: attractiveness in the context of the urban environment, as well as comfort and safety for the pedestrian along the route. The stations Brotas and Bonocô, were chosen for their similar characteristics (they are located in a valley avenue, Av. Mário Leal Ferreira) and also dispares (the implantation of the same ones). The results obtained allowed to understand how the urban planning of the city occurs and the way the pedestrian is inserted within its displacements. The objective is to assist municipal urban management by providing data that contribute to the improvement of walking conditions in Salvador which, as in most Brazilian cities is in the background in urban planning practices. Research indicates that “walkability” is a much more eloquent element than is assumed for the quality of urban mobility in the city.Submitted by Uilliam Castro (uilliam.de.castro@gmail.com) on 2017-02-13T14:04:12Z No. of bitstreams: 1 Verônica Barbosa - atualizado.pdf: 16100810 bytes, checksum: 7cec725e836bef4e4bf65be0e488d953 (MD5)Approved for entry into archive by Edilene Costa (ec@ufba.br) on 2017-02-20T22:00:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Verônica Barbosa - atualizado.pdf: 16100810 bytes, checksum: 7cec725e836bef4e4bf65be0e488d953 (MD5)Made available in DSpace on 2017-02-20T22:00:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Verônica Barbosa - atualizado.pdf: 16100810 bytes, checksum: 7cec725e836bef4e4bf65be0e488d953 (MD5)Arquitetura e UrbanismoCaminhabilidadeMobilidade urbanaCalçadasLinha 1 do metrô de SalvadorAvaliação da caminhabilidade no entorno de estações da linha 1 do metrô de Salvadorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e UrbanismoUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBALICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21554/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52ORIGINALBarbosa, Verônica Vaz Oliveira - Avaliação da Caminhabilidade-Dissertação.pdfBarbosa, Verônica Vaz Oliveira - Avaliação da Caminhabilidade-Dissertação.pdfapplication/pdf16188741https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21554/3/Barbosa%2c%20Ver%c3%b4nica%20Vaz%20Oliveira%20-%20Avalia%c3%a7%c3%a3o%20da%20Caminhabilidade-Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdfe33e9a0673d34dafc5d6210a74834461MD53TEXTBarbosa, Verônica Vaz Oliveira - Avaliação da Caminhabilidade-Dissertação.pdf.txtBarbosa, Verônica Vaz Oliveira - Avaliação da Caminhabilidade-Dissertação.pdf.txtExtracted texttext/plain236012https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21554/4/Barbosa%2c%20Ver%c3%b4nica%20Vaz%20Oliveira%20-%20Avalia%c3%a7%c3%a3o%20da%20Caminhabilidade-Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt787f9597701c0731608bb615ca126a13MD54ri/215542022-07-05 14:03:45.127oai:repositorio.ufba.br:ri/21554VGVybW8gZGUgTGljZW7vv71hLCBu77+9byBleGNsdXNpdm8sIHBhcmEgbyBkZXDvv71zaXRvIG5vIFJlcG9zaXTvv71yaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRkJBLgoKIFBlbG8gcHJvY2Vzc28gZGUgc3VibWlzc++/vW8gZGUgZG9jdW1lbnRvcywgbyBhdXRvciBvdSBzZXUgcmVwcmVzZW50YW50ZSBsZWdhbCwgYW8gYWNlaXRhciAKZXNzZSB0ZXJtbyBkZSBsaWNlbu+/vWEsIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdO+/vXJpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRhIEJhaGlhIApvIGRpcmVpdG8gZGUgbWFudGVyIHVtYSBj77+9cGlhIGVtIHNldSByZXBvc2l077+9cmlvIGNvbSBhIGZpbmFsaWRhZGUsIHByaW1laXJhLCBkZSBwcmVzZXJ2Ye+/ve+/vW8uIApFc3NlcyB0ZXJtb3MsIG7vv71vIGV4Y2x1c2l2b3MsIG1hbnTvv71tIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yL2NvcHlyaWdodCwgbWFzIGVudGVuZGUgbyBkb2N1bWVudG8gCmNvbW8gcGFydGUgZG8gYWNlcnZvIGludGVsZWN0dWFsIGRlc3NhIFVuaXZlcnNpZGFkZS4KCiBQYXJhIG9zIGRvY3VtZW50b3MgcHVibGljYWRvcyBjb20gcmVwYXNzZSBkZSBkaXJlaXRvcyBkZSBkaXN0cmlidWnvv73vv71vLCBlc3NlIHRlcm1vIGRlIGxpY2Vu77+9YSAKZW50ZW5kZSBxdWU6CgogTWFudGVuZG8gb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMsIHJlcGFzc2Fkb3MgYSB0ZXJjZWlyb3MsIGVtIGNhc28gZGUgcHVibGljYe+/ve+/vWVzLCBvIHJlcG9zaXTvv71yaW8KcG9kZSByZXN0cmluZ2lyIG8gYWNlc3NvIGFvIHRleHRvIGludGVncmFsLCBtYXMgbGliZXJhIGFzIGluZm9ybWHvv73vv71lcyBzb2JyZSBvIGRvY3VtZW50bwooTWV0YWRhZG9zIGVzY3JpdGl2b3MpLgoKIERlc3RhIGZvcm1hLCBhdGVuZGVuZG8gYW9zIGFuc2Vpb3MgZGVzc2EgdW5pdmVyc2lkYWRlIGVtIG1hbnRlciBzdWEgcHJvZHXvv73vv71vIGNpZW5077+9ZmljYSBjb20gCmFzIHJlc3Ryae+/ve+/vWVzIGltcG9zdGFzIHBlbG9zIGVkaXRvcmVzIGRlIHBlcmnvv71kaWNvcy4KCiBQYXJhIGFzIHB1YmxpY2Hvv73vv71lcyBzZW0gaW5pY2lhdGl2YXMgcXVlIHNlZ3VlbSBhIHBvbO+/vXRpY2EgZGUgQWNlc3NvIEFiZXJ0bywgb3MgZGVw77+9c2l0b3MgCmNvbXB1bHPvv71yaW9zIG5lc3NlIHJlcG9zaXTvv71yaW8gbWFudO+/vW0gb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMsIG1hcyBtYW5077+9bSBhY2Vzc28gaXJyZXN0cml0byAKYW8gbWV0YWRhZG9zIGUgdGV4dG8gY29tcGxldG8uIEFzc2ltLCBhIGFjZWl0Ye+/ve+/vW8gZGVzc2UgdGVybW8gbu+/vW8gbmVjZXNzaXRhIGRlIGNvbnNlbnRpbWVudG8KIHBvciBwYXJ0ZSBkZSBhdXRvcmVzL2RldGVudG9yZXMgZG9zIGRpcmVpdG9zLCBwb3IgZXN0YXJlbSBlbSBpbmljaWF0aXZhcyBkZSBhY2Vzc28gYWJlcnRvLgo=Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:45Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação da caminhabilidade no entorno de estações da linha 1 do metrô de Salvador
title Avaliação da caminhabilidade no entorno de estações da linha 1 do metrô de Salvador
spellingShingle Avaliação da caminhabilidade no entorno de estações da linha 1 do metrô de Salvador
Barbosa, Veronica Vaz Oliveira
Arquitetura e Urbanismo
Caminhabilidade
Mobilidade urbana
Calçadas
Linha 1 do metrô de Salvador
title_short Avaliação da caminhabilidade no entorno de estações da linha 1 do metrô de Salvador
title_full Avaliação da caminhabilidade no entorno de estações da linha 1 do metrô de Salvador
title_fullStr Avaliação da caminhabilidade no entorno de estações da linha 1 do metrô de Salvador
title_full_unstemmed Avaliação da caminhabilidade no entorno de estações da linha 1 do metrô de Salvador
title_sort Avaliação da caminhabilidade no entorno de estações da linha 1 do metrô de Salvador
author Barbosa, Veronica Vaz Oliveira
author_facet Barbosa, Veronica Vaz Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Veronica Vaz Oliveira
Barbosa, Veronica Vaz Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Suarez, Naia Alban
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Rodrigues, Marcos Antônio Nunes
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rodrigues, Marcos Antonio Nunes
Andrade Junior, Nivaldo Vieira
Delgado, Juan Pedro Moreno
contributor_str_mv Suarez, Naia Alban
Rodrigues, Marcos Antônio Nunes
Rodrigues, Marcos Antonio Nunes
Andrade Junior, Nivaldo Vieira
Delgado, Juan Pedro Moreno
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Arquitetura e Urbanismo
topic Arquitetura e Urbanismo
Caminhabilidade
Mobilidade urbana
Calçadas
Linha 1 do metrô de Salvador
dc.subject.por.fl_str_mv Caminhabilidade
Mobilidade urbana
Calçadas
Linha 1 do metrô de Salvador
description Esta é uma dissertação sobre os modos de transporte não motorizados, mais precisamente, sobre o modo a pé, que busca levantar e sistematizar informações sobre as condições de caminhabilidade no entorno de estações da linha 1 do metrô de Salvador, bem como defi nir se há qualidade no deslocamento de acesso a esse transporte público. A metodologia adotada consiste em avaliar trechos de calçadas a partir de oito critérios de caminhabilidade, englobando três qualidades básicas: atratividade no contexto do entorno urbano, assim como conforto e segurança para o pedestre ao longo do percurso. As estações Brotas e Bonocô, foram escolhidas por suas características similares (estarem situadas numa avenida de vale, a Av. Mário Leal Ferreira) e também díspares (a implantação das mesmas). Os resultados obtidos permitiram entender como se dá o planejamento urbano da cidade e a forma como o pedestre está inserido dentro de seus deslocamentos. O objetivo é auxiliar a gestão urbana municipal fornecendo dados que contribuam para a melhoria das condições de deslocamento a pé em Salvador que como na maioria das cidades brasileiras está em segundo plano nas práticas de planejamento urbano. A pesquisa indica que a “caminhabilidade” é um elemento muito mais eloquente do que se supõe para qualidade da mobilidade urbana na cidade.
publishDate 2016
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2016-11-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-20T22:00:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-02-20T22:00:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-02-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21554
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21554
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Arquitetura
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Arquitetura
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21554/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21554/3/Barbosa%2c%20Ver%c3%b4nica%20Vaz%20Oliveira%20-%20Avalia%c3%a7%c3%a3o%20da%20Caminhabilidade-Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21554/4/Barbosa%2c%20Ver%c3%b4nica%20Vaz%20Oliveira%20-%20Avalia%c3%a7%c3%a3o%20da%20Caminhabilidade-Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0
e33e9a0673d34dafc5d6210a74834461
787f9597701c0731608bb615ca126a13
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793970591571640320