Theodor Adorno: a teoria estética como projeto de emancipação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Santos, Julio Cesar Gomes lattes
Orientador(a): Couto, Edvaldo Souza lattes
Banca de defesa: Couto, Edvaldo Couto lattes, Gonçalves, Rosa Gabriela de Castro, Itaparica, André Luis Mota
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Bahia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) 
Departamento: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37578
Resumo: A dissertação sobre o tema “A Teoria Estética como Projeto de Emancipação de Theodor W. Adorno” tem como principal objetivo identificar e discutir, na Filosofia de Theodor Adorno, a possibilidade de emancipação do homem a partir de sua teoria estética, que traz a arte como fundamento. Essa teoria se localiza na filosofia adorniana como uma nova e eficaz proposta de formação cultural (bildung) da humanidade, buscando a reconciliação entre homem e natureza, a reabilitação do espírito subjetivo e a superação da crise de formação que se instalou no mundo contemporâneo em conseqüência do projeto regressivo e totalitário do Esclarecimento. Para se chegar à teoria estética como projeto formativo emancipatório foi necessário realizar a leitura dos principais textos de Adorno utilizados nessa dissertação: Dialética do Esclarecimento (escrita juntamente com o amigo Max Horkheimer), Teoria da Semicultura e Teoria Estética, como se fossem escritos e organizados sob o método dialético hegeliano. Esse método também serviu como norte para a estruturação dos capítulos deste trabalho que apresentou a ordem dos temas: o conceito de Esclarecimento; semicultura e a teoria estética. Em todas as outras noções que despontam ao longo dessa dissertação (como a divisão do trabalho, a autoconservação, a semiformação e a indústria cultural) foram expostos os seus respectivos métodos regressivos de conduzir o homem à emancipação e inseridos ao longo dos capítulos como processos formativos regressivos de projetos anteriores que serviram como alicerce para Adorno compor a sua teoria. Essa teoria é uma espécie de síntese do pensamento do filósofo e propõe a (re) estruturação do pensamento humano, da Filosofia e da relação sujeito/objeto, por meio de um modelo de formação cultural privilegiado, por proporcionar ao homem um conhecimento através da dialética, portanto de cunho reflexivo, sem rupturas e imposições de hipóteses filosóficas, não regressando, portanto, ao mito, ou à barbárie totalitária da razão instrumental decorrentes do Esclarecimento.
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Para se chegar à teoria estética como projeto formativo emancipatório foi necessário realizar a leitura dos principais textos de Adorno utilizados nessa dissertação: Dialética do Esclarecimento (escrita juntamente com o amigo Max Horkheimer), Teoria da Semicultura e Teoria Estética, como se fossem escritos e organizados sob o método dialético hegeliano. Esse método também serviu como norte para a estruturação dos capítulos deste trabalho que apresentou a ordem dos temas: o conceito de Esclarecimento; semicultura e a teoria estética. Em todas as outras noções que despontam ao longo dessa dissertação (como a divisão do trabalho, a autoconservação, a semiformação e a indústria cultural) foram expostos os seus respectivos métodos regressivos de conduzir o homem à emancipação e inseridos ao longo dos capítulos como processos formativos regressivos de projetos anteriores que serviram como alicerce para Adorno compor a sua teoria. Essa teoria é uma espécie de síntese do pensamento do filósofo e propõe a (re) estruturação do pensamento humano, da Filosofia e da relação sujeito/objeto, por meio de um modelo de formação cultural privilegiado, por proporcionar ao homem um conhecimento através da dialética, portanto de cunho reflexivo, sem rupturas e imposições de hipóteses filosóficas, não regressando, portanto, ao mito, ou à barbárie totalitária da razão instrumental decorrentes do Esclarecimento.The dissertation under the theme ¨Theodor Adorno: The Aesthetics Theory as a Project of Emancipation” has, as its main objective to identify and discuss, in Theodor Adorno´s Philosophy, the possibility of man´s emancipation starting from his Aesthetics Theory, which has Art as its foundation. This theory is lodged in the Adornian Philosophy as a new and efficacious proposal of cultural building up (bildung) of humanity, searching for a reconciliation between man and nature, the rehabilitation of the subjective spirit and overcoming of the construction crisis installed in the contemporary world as a consequence of Enlightnment´s regressive and totalitarian project. In order to arrive at the aesthetics theory as an emancipatory and formative project it was necessary to realize a reading of Adorno´s main texts utilized in this dissertation: Dialectics of Enlightnment (written together with his friend Max Horkheimer), Theory of Semiculture and Aesthetics Theory, as if they were written and organized under the Hegelian dialectic method. This method also served as a guide for the structuring of the chapters of this work under the following order of themes: the concept of Enlightnment, semiculture and the theory of aesthetics. In all other notions raised in the course of this dissertation (such as the division of work, auto - preservation, semiformation and the cultural industry), were exposed their respective regressive methods of leading man toward his emancipation and inserted in the course of the chapters as regressive formative processes of previous projects which served as basis for Adorno to compose his theory. This theory is a kind of a synthesis of Philosophy thought, and proposes the re-structuring of human thinking, of Philosophy and of the relationship subject/object, by means of a privileged cultural formation pattern (model), for endowing man with a knowledge through dialectics, therefore of a reflexive nature, without rupturing and imposition of philosophical hypothesis, not returning thus to the myth or to the totalitarian barbarity of the instrumental reasoning (rationality) derived from the Enlightnment.Submitted by Dilzaná Oliveira Santos (dilznana@yahoo.com.br) on 2023-08-04T09:32:54Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) Dissertação de Julio Cesar Gomes Santos.pdf: 472635 bytes, checksum: be2e1130d900e463af3b8cad567cb997 (MD5)Approved for entry into archive by Isaac Viana da Cunha Araújo (isaac.cunha@ufba.br) on 2023-08-07T14:23:32Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação de Julio Cesar Gomes Santos.pdf: 472635 bytes, checksum: be2e1130d900e463af3b8cad567cb997 (MD5) license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-07T14:23:32Z (GMT). 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