A telepresencialidade educativa no Tocantins: sinalizações de uma trajetória em construção

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Aires, Maria Lourdes Fernandez Gonzalez
Orientador(a): Pretto, Nelson De Luca
Banca de defesa: Brandão, Edemilson Jorge Ramos, Couto, Edvaldo Souza, Gomes, Geraldo da Silva, Fróes-Burham, Terezinha, Pretto, Nelson De Luca
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação: Pós-graduação em Educação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29801
Resumo: Este trabalho se propõe a responder ao questionamento: de que condições, do ponto de vista tecnológico, dispunha o Estado do Tocantins para criar um curso de educação a distância? Para orientar o processo de construção da resposta a essa pergunta, o trabalho tem como objetivo geral reconstituir, em uma perspectiva analítica, a história da inserção das tecnologias da informação e comunicação no estado do Tocantins e suas relações com a educação, em especial com a Universidade do Tocantins. Como objetivos específicos, localizar e analisar, nos panoramas nacional e regional, as primeiras experiências de teleducação, telensino e telepresencialidade; situar, no contexto tocantinense, as políticas e ações educacionais facilitadoras de um curso de formação de professores na modalidade telepresencial, prenunciadora da educação a distância; e verificar a presença de conceitos que vinculem os documentos das políticas públicas educacionais no Tocantins à sociedade da informação e da comunicação. Foram analisados, nesse processo, os documentos oficiais proponentes de planos e estratégias de desenvolvimento para o estado do Tocantins e sua educação, correspondentes ao período de 1989 a 2000, e recorreu-se a atores sócio-educacionais presentes na implantação das tecnologias da informação e comunicação no estado, como gestores ou como coordenadores operacionais. Para coletar as informações, usamos a entrevista semi-estruturada, por acreditar que ela permitia uma maior interação entre entrevistador e entrevistado. O registro de dados pessoais, de contextos históricos e de conjunturas políticas formou um roteiro mínimo, a partir do qual buscamos compreender o significado dado pelos atores educacionais aos diferentes aspectos do processo de implantação da tecnologia de educação a distância no Estado do Tocantins e o entendimento deles sobre tecnologia e sociedade da informação.
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Como objetivos específicos, localizar e analisar, nos panoramas nacional e regional, as primeiras experiências de teleducação, telensino e telepresencialidade; situar, no contexto tocantinense, as políticas e ações educacionais facilitadoras de um curso de formação de professores na modalidade telepresencial, prenunciadora da educação a distância; e verificar a presença de conceitos que vinculem os documentos das políticas públicas educacionais no Tocantins à sociedade da informação e da comunicação. Foram analisados, nesse processo, os documentos oficiais proponentes de planos e estratégias de desenvolvimento para o estado do Tocantins e sua educação, correspondentes ao período de 1989 a 2000, e recorreu-se a atores sócio-educacionais presentes na implantação das tecnologias da informação e comunicação no estado, como gestores ou como coordenadores operacionais. 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Como objetivos específicos, localizar y analizar, en los panoramas nacional y regional, las primeras experiencias en tele-educación, tele-enseñanza y tele-presencialidad; ubicar, en el contexto de Tocantins, las políticas y acciones educacionales de un curso de formación de profesores en la modalidad tele presencial, iniciante de la educación a distancia; y buscar la presencia de conceptos que vinculen los documentos de las políticas publicas educacionales en Tocantins a la sociedad de la información y de la comunicación. Han sido analizados, en este proceso, los documentos oficiales proponentes de planos y estrategias de desarrollo para Tocantins y su educación, correspondientes a los años de 1989-2000, y se ha recorrido a atores sociales y educacionales presentes en la implantación de las tecnologías de información y comunicación en Tocantins, como gestores o como coordinadores operacionales. Para las informaciones, usamos la entrevista semiestructurada, por creer que permite una mayor interacción entre el entrevistador y el entrevistado. El registro de los datos personales, del contexto histórico y de las conjunciones políticas han formado una ruta mínima, a partir de la cual buscamos entender la significación mostrada por los atores educacionales a los distintos aspectos del proceso de implantación de la tecnologia de Ead en Tocantins y el entendimiento de ellos sobre la tecnología de la sociedad de la información.RÉSUMÉ: Ce text proposé refléchir et répondre vers le point de vue technologique les conditions sur lequelles l'état de Tocantins a crée le Course Normal Supérieur - dans la modalité « telepresencielle ». L’ axe central de cet étude était reconstituer la démarche historique d' insertion des technologies de l'information et de la communication et leurs défis avec l'éducation, spécialement, dans l'Université de Tocantins-Unitins a la provence de Tocantins aúi Brèsil. Localiser et analyser les premières expériences d’éducation par la télévision, enseigmenent par la télévision et la conception de présence via télévision; analyser les politiques et les actions éducationnelles présentes à la carrière de formation d'enseignants dans la modalité « telepresencial tocantinense »; et réchércher dans les documents éducationnels publiques régionaux les liens entre le Tocantins et la la société de l'information et de la communication étaient les objectifs spécifiques. On a analysé les plans et stratégies sur le développement de Tocantins et leur éducation dans les documents officiels, dans la període de 1989 à 2000, et des responses des acteurs éducationnels participant des processus d'implantation des technologies de l'information et de la communication. La méthodologie a utilisé des contributions des techniques d'analyse de contenus. On a travaillé avec un tiret semi-structuré pour les entrevues, comme d’enquête bibliographique documentaire. L’enregistrement des données informationels personnelles, des contextes historiques et des conjonctures politiques ont composé un corpus minimum des ces que nous avons cherché par comprendre deux situations, à la fois: d’abord, il fallait comprendre la signification qui avait, pour les acteurs du système éducatif, les différentes caractéristiques du processus d’implantation de la techonologie de l’Enseignement à distance dans l’Etat du Tocantins; ensuite, il fallait comprendre l’ status de la compréhension de ces acteurs sur la technologie et la société de l’information et de la communication. Nous avons obtenu trois différents stages par la société technologique, comme aussi, les positions sur la transposition de modèles technologiques pour l'éducation, éloignés de la réalité régionale dans leurs contextes économique, culturel et éducatif, en plaçant, aussi dans l’ Université de Tocantins.Submitted by PPGE PPGE (pgedu@ufba.br) on 2019-05-24T18:54:15Z No. of bitstreams: 1 Tese Lula COMPLETA 2_3.pdf: 653700 bytes, checksum: 52ca784c5f55f0e93d68869fadecdfda (MD5)Approved for entry into archive by Eleonora Guimaraes (esilva@ufba.br) on 2019-06-05T21:56:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese Lula COMPLETA 2_3.pdf: 653700 bytes, checksum: 52ca784c5f55f0e93d68869fadecdfda (MD5)Made available in DSpace on 2019-06-05T21:56:31Z (GMT). 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