Os mistérios de Clarice: narrativas de professoras egressas da primeira turma do curso de Licenciatura em Pedagogia do Parfor UFBA sobre a formação.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Portela, Regina Lúcia dos Santos
Orientador(a): Cunha, Maria Couto
Banca de defesa: Sá, Maria Roseli Gomes Brito de, Oliveira, João Danilo Batista de, Assis, Alessandra Santos de, Jesus, Marta Lícia Teles Brito de, Cunha, Maria Couto
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29997
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo compreender a percepção de professoras sobre a formação docente, a partir de uma política pública educacional situada, o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), por entender sua especificidade em formar docentes que atuam na rede pública da educação básica. Buscou-se na primeira turma de professoras egressas do Parfor, no curso de licenciatura de Pedagogia, na UFBA, a percepção sobre essa formação recebida e seus desdobramentos na prática docente aos processos que engendram a formação em si. O levantamento bibliográfico sobre egressos do Parfor, articulado às discussões teóricas sobre a formação docente e os elementos que constituem o profissional docente, apresentou-se como subsídio valioso para compreender a formação docente e sua repercussão na maneira como entendemos a educação hoje. Por se tratar de uma pesquisa de natureza qualitativa, amparada na fenomenologia, a entrevista narrativa se inseriu como um elemento fulcral da investigação, entendendo que as professoras egressas, a partir de suas percepções, materializaram-se como protagonistas sociais que, criadoras de saberes legítimos, produzem descrições, entendimentos e análises sobre suas experiências formativas. Concluímos que, visibilizar a voz de professoras sobre como percebem seus processos formativos em articulação às suas práticas, assume a potencialidade reflexiva, caracterizada como uma dimensão da profissão docente, elemento estruturante para se pensar as políticas públicas educacionais sob a ótica de quem as vivencia, evidenciando suas necessidades a partir da própria experiência.
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O levantamento bibliográfico sobre egressos do Parfor, articulado às discussões teóricas sobre a formação docente e os elementos que constituem o profissional docente, apresentou-se como subsídio valioso para compreender a formação docente e sua repercussão na maneira como entendemos a educação hoje. Por se tratar de uma pesquisa de natureza qualitativa, amparada na fenomenologia, a entrevista narrativa se inseriu como um elemento fulcral da investigação, entendendo que as professoras egressas, a partir de suas percepções, materializaram-se como protagonistas sociais que, criadoras de saberes legítimos, produzem descrições, entendimentos e análises sobre suas experiências formativas. Concluímos que, visibilizar a voz de professoras sobre como percebem seus processos formativos em articulação às suas práticas, assume a potencialidade reflexiva, caracterizada como uma dimensão da profissão docente, elemento estruturante para se pensar as políticas públicas educacionais sob a ótica de quem as vivencia, evidenciando suas necessidades a partir da própria experiência.ABSTARCTS: The purpose of this research was to understand the teachers' perception of teacher education, based on an educational public policy, the National Plan for the Training of Basic Education Teachers (Parfor), because it understands it in its specificity to train teachers who work in the public network of basic education. The perception of this training received and its unfolding in the teaching practice to the processes that generate the training itself was sought in the first group of teachers who graduated from Parfor in the degree course of Pedagogy at UFBA. The bibliographical survey on Parfor student, articulating the theoretical discussions about teacher education and its elements that constitute the teaching profession, presented themselves as valuable subsidies to understand teacher education and its repercussion in the way we understand education today. Because it is a qualitative research, based on phenomenology, the narrative interview was inserted as a central element of the investigation, understanding that the egress teachers, from their perceptions, materialized as social protagonists who, creators of legitimate knowledge, produce descriptions, understandings and analyzes about their formative experiences. We conclude that teaching teachers' voice on how they perceive their formative processes in articulation of their practices, assumes the potential reflective, characterized as a dimension of the teaching profession, structural element to think public educational policies from the perspective of those who experience them, evidencing their needs from their own experience.Submitted by Regina Lúcia Portela (regina.portela@yahoo.com.br) on 2019-07-03T12:10:23Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO REGINA PORTELA.pdf: 1135069 bytes, checksum: a5f613b16f9879280089984d26c79698 (MD5)Approved for entry into archive by Eleonora Guimaraes (esilva@ufba.br) on 2019-07-04T19:37:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO REGINA PORTELA.pdf: 1135069 bytes, checksum: a5f613b16f9879280089984d26c79698 (MD5)Made available in DSpace on 2019-07-04T19:37:13Z (GMT). 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