A presença da filosofia no ENEM: uma análise a partir da concepção histórica-temática-problematizadora

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Comiran, Daniela Fernanda
Orientador(a): Silva, Ilton Benoni da
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Fronteira Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Campus Chapecó
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/678
Resumo: O objetivo geral dessa dissertação é analisar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) à luz do debate contemporâneo sobre o ensino de Filosofia. Com a obrigatoriedade do ensino de Filosofia no ensino médio a partir de 2009, houve a reestruturação do ENEM e a inserção da Filosofia na Prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Neste contexto emerge o problema: como ocorre a contemplação da concepção de organização curricular histórica-temática do ensino de Filosofia nas provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias do ENEM. Os objetivos específicos são: identificar a contemplação da concepção históricatemática-problematizadora nas provas de Ciências; analisar as concepções predominantes sobre ensino de Filosofia no debate atual; verificar se a prova do ENEM está em sintonia com o debate acadêmico sobre o ensino de Filosofia. A pesquisa tem como referência a análise das provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias do novo ENEM aplicado desde 2009, a partir da análise de conteúdo. Os itens foram selecionados considerando a contemplação de conteúdos das Orientações Curriculares Nacionais para o ensino de Filosofia e analisados a partir da concepção de ensino histórica-temática-problematizadora que se concebe como representativa do debate atual sobre o ensino de Filosofia, advogada pelo Núcleo de Estudos sobre o Ensino de Filosofia (NESEF). Foram analisadas nove provas, totalizando 405 itens. De 2009 a 2011, a inserção da Filosofia ocorreu de forma sazonal e com poucos textos filosóficos. No entanto, a partir de 2012, a presença foi constante – entre sete e oito itens de Filosofia por prova e com predominância dos autores clássicos. Este cenário aponta para o reconhecimento institucional e efetivação da Filosofia no ensino médio considerando a visibilidade que o ENEM vem tomando nos últimos anos. Os temas de maior recorrência são ética, política e conhecimento. Outros temas estão subutilizados, condição decorrente da pedagogia das competências, cuja seleção de conteúdos está pautada na resolução de situações-problemas e não em conhecimentos historicamente construídos pela ciência. Neste sentindo, a concepção histórica-temática-problematizadora, embora tenha figurado em 15 dos 47 itens de Filosofia orienta que deve haver no ensino de Filosofia a representação da sua história. Esta representação deve ocorrer de forma uma genuinamente filosófica, ou seja, a partir da problematização de um tema, a fim de promover um ensino efetivo de Filosofia para o ensino médio, aquele condizente com a reflexão filosófica para a formação de sujeitos de pensamento autônomo.
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No entanto, a partir de 2012, a presença foi constante – entre sete e oito itens de Filosofia por prova e com predominância dos autores clássicos. Este cenário aponta para o reconhecimento institucional e efetivação da Filosofia no ensino médio considerando a visibilidade que o ENEM vem tomando nos últimos anos. Os temas de maior recorrência são ética, política e conhecimento. Outros temas estão subutilizados, condição decorrente da pedagogia das competências, cuja seleção de conteúdos está pautada na resolução de situações-problemas e não em conhecimentos historicamente construídos pela ciência. Neste sentindo, a concepção histórica-temática-problematizadora, embora tenha figurado em 15 dos 47 itens de Filosofia orienta que deve haver no ensino de Filosofia a representação da sua história. Esta representação deve ocorrer de forma uma genuinamente filosófica, ou seja, a partir da problematização de um tema, a fim de promover um ensino efetivo de Filosofia para o ensino médio, aquele condizente com a reflexão filosófica para a formação de sujeitos de pensamento autônomo.The general objective of this dissertation is to analyze the National High School Exam (ENEM) tests over the contemporary discuss about philosophy teaching. With the obligation of philosophy teaching in high school since 2009, there was a restructuring of ENEM and the insertion of philosophy into the Human Science and its Technologies test. In this context emerges the problem: how occurs the contemplation of conception of the curricular organization historic-thematic-problematizing in the Science tests; analyzes the predominant conception about the Philosophy teaching into current discuss; verify if the ENEM test is in tuning with the academic discuss about the Philosophy teaching. The research has as reference the analysis of Human Science and its Technologies tests of the new ENEM applied since 2009, from the analysis of the subjects. The items were selected considering the contemplation of subjects of the National Curricular Orientations for the philosophy teaching and analyzed from the conception of the historic-thematic-problematizing teaching that is conceived as representative of the current discuss about the Philosophy teaching, defended by the Studies Nucleon about the Philosophy Teaching (NESEF). Nine tests have been analyzed totalizing 405 items. From 2009 to 2011, the Philosophy insertion happened in a seasonal way and with few philosophic texts. However, since 2012, the presence was constant – between seven and eight philosophy items by test and with predominance of classic authors. This scenario points to the institutional recognition and effectiveness of Philosophy in the high school considering the visibility which ENEM has been taking in the last years. The themes of biggest occurrence are ethics, politics and knowledge. Other themes are underutilized, condition due to pedagogics competences whose subject selection is lined in the problemsituations resolution instead of historical knowledges built by science. In this way, the historic-thematic-problematizing conception, although has figured in 15 of 47 philosophy items orients that it might have in the Philosophy teaching the representation of its history. This representation must occur in a way genuinely philosophical, that is, from the problematizing of a theme, to promote an effective Philosophy teaching for the high school, consistent with the philosophic reflection for the formation of subjects of autonomous thoughts.Submitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-07-06T19:01:02Z No. of bitstreams: 1 COMIRAN.pdf: 2237177 bytes, checksum: deef2d3a63fd00b00d0ffc984e2e2ba8 (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-07-07T12:12:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 COMIRAN.pdf: 2237177 bytes, checksum: deef2d3a63fd00b00d0ffc984e2e2ba8 (MD5)Made available in DSpace on 2017-07-07T12:12:54Z (GMT). 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