Que literatura no Ensino Médio? : dos documentos oficiais aos livros didáticos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Costa, Karl Roney Torres lattes
Orientador(a): Ribeiro, Maria Aparecida Silva
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-Graduação: Pós-Graduação em Letras
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://ri.ufs.br/handle/riufs/5853
Resumo: This research proposes the analysis of conceptions of literary phenomenon and the teaching of literature present in three official documents of basic education, namely: os Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio (PCNEM); os Parâmetros Curriculares Nacionais + Ensino Médio (PCN+); e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), as well as the impact of these documents on approach of literature by textbooks. We assume that each concept of literature builds pedagogical practices and quirky content, i. e, methodology and distinct object. From this premise, this paper will discuss the pedagogical implications precisely the notion of literature presented by each of these documents and, then, it will ascertain the repercussion of these ideas and prescriptions on some textbooks suggested by Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). In order to support this study; will draw in particular the ideas of theorists who in recent decades have undertaken a critical review of literary theories, like Terry Eagleton, Antoine Compagnon, Tzvetan Todorov. We will also use as a theoretical written by national authors who treat the teaching of literature, namely: William Roberto Cereja, Marisa Lajolo, Ivanda Martins among others.
id UFS-2_b8f3bc64a86f65c81cc1969442e2b41c
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/5853
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Costa, Karl Roney TorresRibeiro, Maria Aparecida Silvahttp://lattes.cnpq.br/55691298378297072017-09-27T13:40:59Z2017-09-27T13:40:59Z2015-08-28Costa, Karl Roney Torres. Que literatura no Ensino Médio? : dos documentos oficiais aos livros didáticos. 2015. 122 f. Dissertação (Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.https://ri.ufs.br/handle/riufs/5853This research proposes the analysis of conceptions of literary phenomenon and the teaching of literature present in three official documents of basic education, namely: os Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio (PCNEM); os Parâmetros Curriculares Nacionais + Ensino Médio (PCN+); e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), as well as the impact of these documents on approach of literature by textbooks. We assume that each concept of literature builds pedagogical practices and quirky content, i. e, methodology and distinct object. From this premise, this paper will discuss the pedagogical implications precisely the notion of literature presented by each of these documents and, then, it will ascertain the repercussion of these ideas and prescriptions on some textbooks suggested by Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). In order to support this study; will draw in particular the ideas of theorists who in recent decades have undertaken a critical review of literary theories, like Terry Eagleton, Antoine Compagnon, Tzvetan Todorov. We will also use as a theoretical written by national authors who treat the teaching of literature, namely: William Roberto Cereja, Marisa Lajolo, Ivanda Martins among others.Esta pesquisa se propõe a analisar as concepções do fenômeno literário e do ensino de Literatura presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio (PCNEM); nos Parâmetros Curriculares Nacionais + Ensino Médio (PCN+); e nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), bem como o impacto desses documentos na abordagem dada à Literatura pelos livros didáticos de Língua Portuguesa voltados a essa etapa da educação básica. Partimos da premissa segundo a qual cada conceito de literatura constrói práticas pedagógicas e conteúdos peculiares, ou seja, metodologia e objeto distintos. A partir desse pressuposto, o trabalho pretende discutir justamente as implicações pedagógicas da noção de literatura apresentada por cada um dos referidos documentos e, em seguida, verificar a repercussão de tais ideias e prescrições em alguns dos livros didáticos sugeridos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A fim de subsidiar esse estudo, recorreremos, em especial, às ideias de teóricos que nas últimas décadas empreenderam uma revisão crítica das teorias literárias, a exemplo de Terry Eagleton, Antoine Compagnon, Tzvetan Todorov. Utilizaremos também como referencial teórico os escritos de autores nacionais que tratam do ensino de literatura, a saber: William Roberto Cereja, Marisa Lajolo, Ivanda Martins, Regina Zilberman, entre outros.application/pdfporUniversidade Federal de SergipePós-Graduação em LetrasUFSBrasilLiteraturaLivros didáticosEnsino médioCurrículosDidáticaParâmetros Curriculares NacionaisOrientações curricularesLiteratureTeachingTextbookLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASQue literatura no Ensino Médio? : dos documentos oficiais aos livros didáticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALKARL_RONEY_TORRES_COSTA.pdfapplication/pdf3515887https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5853/1/KARL_RONEY_TORRES_COSTA.pdfee49de24f7e7cc738a085ecf5a4f419bMD51TEXTKARL_RONEY_TORRES_COSTA.pdf.txtKARL_RONEY_TORRES_COSTA.pdf.txtExtracted texttext/plain249354https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5853/2/KARL_RONEY_TORRES_COSTA.pdf.txt349745ae5a163f1c4aebf0d84bdecb2aMD52THUMBNAILKARL_RONEY_TORRES_COSTA.pdf.jpgKARL_RONEY_TORRES_COSTA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1401https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5853/3/KARL_RONEY_TORRES_COSTA.pdf.jpge6c5b183d4b71226b870d993c0f5a4bbMD53riufs/58532018-01-15 20:11:59.242oai:ufs.br:riufs/5853Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2018-01-15T23:11:59Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.por.fl_str_mv Que literatura no Ensino Médio? : dos documentos oficiais aos livros didáticos
title Que literatura no Ensino Médio? : dos documentos oficiais aos livros didáticos
spellingShingle Que literatura no Ensino Médio? : dos documentos oficiais aos livros didáticos
Costa, Karl Roney Torres
Literatura
Livros didáticos
Ensino médio
Currículos
Didática
Parâmetros Curriculares Nacionais
Orientações curriculares
Literature
Teaching
Textbook
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short Que literatura no Ensino Médio? : dos documentos oficiais aos livros didáticos
title_full Que literatura no Ensino Médio? : dos documentos oficiais aos livros didáticos
title_fullStr Que literatura no Ensino Médio? : dos documentos oficiais aos livros didáticos
title_full_unstemmed Que literatura no Ensino Médio? : dos documentos oficiais aos livros didáticos
title_sort Que literatura no Ensino Médio? : dos documentos oficiais aos livros didáticos
author Costa, Karl Roney Torres
author_facet Costa, Karl Roney Torres
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Karl Roney Torres
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ribeiro, Maria Aparecida Silva
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5569129837829707
contributor_str_mv Ribeiro, Maria Aparecida Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Livros didáticos
Ensino médio
Currículos
Didática
Parâmetros Curriculares Nacionais
Orientações curriculares
topic Literatura
Livros didáticos
Ensino médio
Currículos
Didática
Parâmetros Curriculares Nacionais
Orientações curriculares
Literature
Teaching
Textbook
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Literature
Teaching
Textbook
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description This research proposes the analysis of conceptions of literary phenomenon and the teaching of literature present in three official documents of basic education, namely: os Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio (PCNEM); os Parâmetros Curriculares Nacionais + Ensino Médio (PCN+); e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), as well as the impact of these documents on approach of literature by textbooks. We assume that each concept of literature builds pedagogical practices and quirky content, i. e, methodology and distinct object. From this premise, this paper will discuss the pedagogical implications precisely the notion of literature presented by each of these documents and, then, it will ascertain the repercussion of these ideas and prescriptions on some textbooks suggested by Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). In order to support this study; will draw in particular the ideas of theorists who in recent decades have undertaken a critical review of literary theories, like Terry Eagleton, Antoine Compagnon, Tzvetan Todorov. We will also use as a theoretical written by national authors who treat the teaching of literature, namely: William Roberto Cereja, Marisa Lajolo, Ivanda Martins among others.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-08-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-27T13:40:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-27T13:40:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Costa, Karl Roney Torres. Que literatura no Ensino Médio? : dos documentos oficiais aos livros didáticos. 2015. 122 f. Dissertação (Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.ufs.br/handle/riufs/5853
identifier_str_mv Costa, Karl Roney Torres. Que literatura no Ensino Médio? : dos documentos oficiais aos livros didáticos. 2015. 122 f. Dissertação (Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.
url https://ri.ufs.br/handle/riufs/5853
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.publisher.program.fl_str_mv Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5853/1/KARL_RONEY_TORRES_COSTA.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5853/2/KARL_RONEY_TORRES_COSTA.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5853/3/KARL_RONEY_TORRES_COSTA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ee49de24f7e7cc738a085ecf5a4f419b
349745ae5a163f1c4aebf0d84bdecb2a
e6c5b183d4b71226b870d993c0f5a4bb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1793351079511982080