Da cena do contato ao inacabamento da história : Os últimos isolados (1967-1999), Corumbiara (1986-2009) e Os Arara (1980-)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Clarisse Maria Castro de Alvarenga lattes
Orientador(a): André Guimarães Brasil lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/49529
Resumo: No Brasil, há hoje 107 registros de índios considerados isolados. A circunstância concernente ao primeiro contato entre colonizadores e grupos indígenas se atualiza sistematicamente, desde a chegada dos colonizadores em 1500. Da atuação das frentes de expansão colonial até as políticas indigenistas empreendidas pelo Estado, o que está em jogo nesse controvertido encontro intercultural é uma intensa produção de significados e de implicações históricas, tanto para a sociedade nacional quanto para a população indígena que sobrevive e busca caminhos para se reerguer. Os últimos isolados (1967-1999), Corumbiara (1986-2009) e Os Arara (1980-) são documentários realizados respectivamente por Adrian Cowell, Vincent Carelli e Andrea Tonacci: estes diretores se engajam no desafio de filmar ao longo de extenso período situações de primeiro contato. Pretendo abordar a maneira como cada um desses cineastas filma e, posteriormente, monta a situação do contato, sempre em relação com os indígenas, seu ponto de vista. A cena intensa do contato será descrita a partir da noção de equivocação controlada (VIVEIROS DE CASTRO, 2004) e pela observação da emergência de regimes do tato (SERRES, 2001) e da escuta (TUGNY, 2011), que passam a atuar em associação ao visível. Na montagem, ao retomarem imagens filmadas por eles no passado, os cineastas explicitam narrativamente a processualidade de seus trabalhos - o que será elaborado a partir do conceito de cinema-processo (XAVIER, 2012 [1986], 2012 [1993] e 2008; BRASIL, 2008; e MESQUITA, 2011 e 2014) –, formulando em diferentes termos a relação documentária (COMOLLI, 2008), de modo a indagar a história (suas catástrofes e suas aberturas).
id UFMG_0be6f5af74e80ee7b30f6432ca7f74a5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/49529
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling André Guimarães Brasilhttp://lattes.cnpq.br/7287031996968391Cláudia Cardoso Mesquitahttp://lattes.cnpq.br/3413084947174681Clarisse Maria Castro de Alvarenga2023-02-05T14:20:57Z2023-02-05T14:20:57Z2015-06-24http://hdl.handle.net/1843/49529No Brasil, há hoje 107 registros de índios considerados isolados. A circunstância concernente ao primeiro contato entre colonizadores e grupos indígenas se atualiza sistematicamente, desde a chegada dos colonizadores em 1500. Da atuação das frentes de expansão colonial até as políticas indigenistas empreendidas pelo Estado, o que está em jogo nesse controvertido encontro intercultural é uma intensa produção de significados e de implicações históricas, tanto para a sociedade nacional quanto para a população indígena que sobrevive e busca caminhos para se reerguer. Os últimos isolados (1967-1999), Corumbiara (1986-2009) e Os Arara (1980-) são documentários realizados respectivamente por Adrian Cowell, Vincent Carelli e Andrea Tonacci: estes diretores se engajam no desafio de filmar ao longo de extenso período situações de primeiro contato. Pretendo abordar a maneira como cada um desses cineastas filma e, posteriormente, monta a situação do contato, sempre em relação com os indígenas, seu ponto de vista. A cena intensa do contato será descrita a partir da noção de equivocação controlada (VIVEIROS DE CASTRO, 2004) e pela observação da emergência de regimes do tato (SERRES, 2001) e da escuta (TUGNY, 2011), que passam a atuar em associação ao visível. Na montagem, ao retomarem imagens filmadas por eles no passado, os cineastas explicitam narrativamente a processualidade de seus trabalhos - o que será elaborado a partir do conceito de cinema-processo (XAVIER, 2012 [1986], 2012 [1993] e 2008; BRASIL, 2008; e MESQUITA, 2011 e 2014) –, formulando em diferentes termos a relação documentária (COMOLLI, 2008), de modo a indagar a história (suas catástrofes e suas aberturas).There are currently in Brazil 107 known cases of isolated indigenous people. The situation concerning the first contact between settlers and indigenous people is systematically updated since the arrival of the first settlers in 1500. From the fronts of colonial occupation until the indigenous policies undertaken by the government, what is at stake with this controversial intercultural clash is a prolific production of meanings both to the national society and to the indigenous population that managed to survive and now looks for alternatives to get back on its feet. The Last of the Hiding Tribes (Adrian Cowell, 1967-1999), Corumbiara (Vincent Carelli,1985-2009), and Os Arara (Andrea Tonacci, 1980-) are all documentaries with isolated indigenous people produced in Brazil. Their directors engaged themselves into the challenge of filming firstcontact situations for long periods of time. I want to compare how these directors film and, later on, edit the contact situation, always in relation with the indigenous people. The intense scene of the contact will be described on the basis of the notion of controlled equivocation (Viveiros de Castro, 2004) and of the observation of the emergence of a new regime of touch (Serres, 2010) and listening (Tugny, 2011) that which now operate in association with the visible. In montage, as they retake the images shot in the past, the filmmakers narratively explicit the processuality of their works - which will be drawn from the film - process concept (Xavier, 2012 [1986] 2012 [1993] and 2008; Brasil, 2008; and Mesquita, 2011 and 2014) - in formulating different terms the original take insofar as it concerns the documentary relationship (Comolli, 2008) in order to investigate the history (its disasters and its openings).porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessComunicação - TesesComunicação de massa - TesesCinema brasileiro - TesesDocumentário (Cinema) - TesesIndigenistas - TesesCinema brasileiroCinema documentárioCinema indigenistaEquivocação controladaCinema-processoDa cena do contato ao inacabamento da história : Os últimos isolados (1967-1999), Corumbiara (1986-2009) e Os Arara (1980-)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTese_Clarisse_Alvarenga_completa_20151103_SEM_MARCAS_cor.pdfTese_Clarisse_Alvarenga_completa_20151103_SEM_MARCAS_cor.pdfapplication/pdf24760195https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/49529/1/Tese_Clarisse_Alvarenga_completa_20151103_SEM_MARCAS_cor.pdfe4e3f14ebadcbc0a6fe21c20b06cd63dMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/49529/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/49529/3/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD531843/495292023-02-05 11:20:57.858oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-02-05T14:20:57Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Da cena do contato ao inacabamento da história : Os últimos isolados (1967-1999), Corumbiara (1986-2009) e Os Arara (1980-)
title Da cena do contato ao inacabamento da história : Os últimos isolados (1967-1999), Corumbiara (1986-2009) e Os Arara (1980-)
spellingShingle Da cena do contato ao inacabamento da história : Os últimos isolados (1967-1999), Corumbiara (1986-2009) e Os Arara (1980-)
Clarisse Maria Castro de Alvarenga
Cinema brasileiro
Cinema documentário
Cinema indigenista
Equivocação controlada
Cinema-processo
Comunicação - Teses
Comunicação de massa - Teses
Cinema brasileiro - Teses
Documentário (Cinema) - Teses
Indigenistas - Teses
title_short Da cena do contato ao inacabamento da história : Os últimos isolados (1967-1999), Corumbiara (1986-2009) e Os Arara (1980-)
title_full Da cena do contato ao inacabamento da história : Os últimos isolados (1967-1999), Corumbiara (1986-2009) e Os Arara (1980-)
title_fullStr Da cena do contato ao inacabamento da história : Os últimos isolados (1967-1999), Corumbiara (1986-2009) e Os Arara (1980-)
title_full_unstemmed Da cena do contato ao inacabamento da história : Os últimos isolados (1967-1999), Corumbiara (1986-2009) e Os Arara (1980-)
title_sort Da cena do contato ao inacabamento da história : Os últimos isolados (1967-1999), Corumbiara (1986-2009) e Os Arara (1980-)
author Clarisse Maria Castro de Alvarenga
author_facet Clarisse Maria Castro de Alvarenga
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv André Guimarães Brasil
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7287031996968391
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Cláudia Cardoso Mesquita
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3413084947174681
dc.contributor.author.fl_str_mv Clarisse Maria Castro de Alvarenga
contributor_str_mv André Guimarães Brasil
Cláudia Cardoso Mesquita
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema brasileiro
Cinema documentário
Cinema indigenista
Equivocação controlada
Cinema-processo
topic Cinema brasileiro
Cinema documentário
Cinema indigenista
Equivocação controlada
Cinema-processo
Comunicação - Teses
Comunicação de massa - Teses
Cinema brasileiro - Teses
Documentário (Cinema) - Teses
Indigenistas - Teses
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Comunicação - Teses
Comunicação de massa - Teses
Cinema brasileiro - Teses
Documentário (Cinema) - Teses
Indigenistas - Teses
description No Brasil, há hoje 107 registros de índios considerados isolados. A circunstância concernente ao primeiro contato entre colonizadores e grupos indígenas se atualiza sistematicamente, desde a chegada dos colonizadores em 1500. Da atuação das frentes de expansão colonial até as políticas indigenistas empreendidas pelo Estado, o que está em jogo nesse controvertido encontro intercultural é uma intensa produção de significados e de implicações históricas, tanto para a sociedade nacional quanto para a população indígena que sobrevive e busca caminhos para se reerguer. Os últimos isolados (1967-1999), Corumbiara (1986-2009) e Os Arara (1980-) são documentários realizados respectivamente por Adrian Cowell, Vincent Carelli e Andrea Tonacci: estes diretores se engajam no desafio de filmar ao longo de extenso período situações de primeiro contato. Pretendo abordar a maneira como cada um desses cineastas filma e, posteriormente, monta a situação do contato, sempre em relação com os indígenas, seu ponto de vista. A cena intensa do contato será descrita a partir da noção de equivocação controlada (VIVEIROS DE CASTRO, 2004) e pela observação da emergência de regimes do tato (SERRES, 2001) e da escuta (TUGNY, 2011), que passam a atuar em associação ao visível. Na montagem, ao retomarem imagens filmadas por eles no passado, os cineastas explicitam narrativamente a processualidade de seus trabalhos - o que será elaborado a partir do conceito de cinema-processo (XAVIER, 2012 [1986], 2012 [1993] e 2008; BRASIL, 2008; e MESQUITA, 2011 e 2014) –, formulando em diferentes termos a relação documentária (COMOLLI, 2008), de modo a indagar a história (suas catástrofes e suas aberturas).
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-06-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-05T14:20:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-05T14:20:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/49529
url http://hdl.handle.net/1843/49529
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/49529/1/Tese_Clarisse_Alvarenga_completa_20151103_SEM_MARCAS_cor.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/49529/2/license_rdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/49529/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e4e3f14ebadcbc0a6fe21c20b06cd63d
cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793891070595039232