O diálogo entre solista e orquestra no Concerto Métis de Roland Dyens
Ano de defesa: | 2010 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8ANPMB |
Resumo: | Esta dissertação tem como o objetivo analisar o Concerto Métis (para violão e orquestra de cordas) de Roland Dyens no que diz respeito ao diálogo entre o solista e a orquestra. Será discutida a funcionalidade da formação no que se refere ao equilíbrio, levando-se em conta as características sonoras do violão. Para tanto, serão observados aspectos estéticos, técnicos, práticos e musicais do conjunto instrumental presente na obra. Será desenvolvida uma análise crítica da partitura apoiada em uma performance ao vivo, realizada em setembro de 2009. |
id |
UFMG_ea608cb51d52a548851730ad88cec4aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-8ANPMB |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Flavio Terrigno BarbeitasGuilherme Caldeira Loss VincensFabio Adour da CamaraDaniel Cordova Christofaro2019-08-12T12:51:59Z2019-08-12T12:51:59Z2010-09-03http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8ANPMBEsta dissertação tem como o objetivo analisar o Concerto Métis (para violão e orquestra de cordas) de Roland Dyens no que diz respeito ao diálogo entre o solista e a orquestra. Será discutida a funcionalidade da formação no que se refere ao equilíbrio, levando-se em conta as características sonoras do violão. Para tanto, serão observados aspectos estéticos, técnicos, práticos e musicais do conjunto instrumental presente na obra. Será desenvolvida uma análise crítica da partitura apoiada em uma performance ao vivo, realizada em setembro de 2009.This dissertation´s goal is to analyze the Concerto Métis (for guitar and string orchestra) by Roland Dyens considering the dialogue between soloist and orchestra. It will discuss the functionality of the group regarding sound balance, taking into account the sound characteristics of the guitar. Aesthetic, technical, practical and musical aspects of the Concerto Métis were observed through a critical analysis of the score backed up by a live performance held in September 2009.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGViolãoMusicaorquestra de cordasviolãoConcerto MétisO diálogo entre solista e orquestra no Concerto Métis de Roland Dyensinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALo_di_logo_entre_solista_e_orquestra_no_concerto_m_tis_de_roland_dyens____daniel_c_rdova_christ_faro.pdfapplication/pdf2137983https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-8ANPMB/1/o_di_logo_entre_solista_e_orquestra_no_concerto_m_tis_de_roland_dyens____daniel_c_rdova_christ_faro.pdfc7509dddb58f85f055ddc8bb757efd72MD51TEXTo_di_logo_entre_solista_e_orquestra_no_concerto_m_tis_de_roland_dyens____daniel_c_rdova_christ_faro.pdf.txto_di_logo_entre_solista_e_orquestra_no_concerto_m_tis_de_roland_dyens____daniel_c_rdova_christ_faro.pdf.txtExtracted texttext/plain203079https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-8ANPMB/2/o_di_logo_entre_solista_e_orquestra_no_concerto_m_tis_de_roland_dyens____daniel_c_rdova_christ_faro.pdf.txt11d202cad3a22f3bd0e22cbd6d58d44dMD521843/AAGS-8ANPMB2019-11-14 17:53:07.894oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-8ANPMBRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:53:07Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O diálogo entre solista e orquestra no Concerto Métis de Roland Dyens |
title |
O diálogo entre solista e orquestra no Concerto Métis de Roland Dyens |
spellingShingle |
O diálogo entre solista e orquestra no Concerto Métis de Roland Dyens Daniel Cordova Christofaro orquestra de cordas violão Concerto Métis Violão Musica |
title_short |
O diálogo entre solista e orquestra no Concerto Métis de Roland Dyens |
title_full |
O diálogo entre solista e orquestra no Concerto Métis de Roland Dyens |
title_fullStr |
O diálogo entre solista e orquestra no Concerto Métis de Roland Dyens |
title_full_unstemmed |
O diálogo entre solista e orquestra no Concerto Métis de Roland Dyens |
title_sort |
O diálogo entre solista e orquestra no Concerto Métis de Roland Dyens |
author |
Daniel Cordova Christofaro |
author_facet |
Daniel Cordova Christofaro |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Flavio Terrigno Barbeitas |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Guilherme Caldeira Loss Vincens |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Fabio Adour da Camara |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Daniel Cordova Christofaro |
contributor_str_mv |
Flavio Terrigno Barbeitas Guilherme Caldeira Loss Vincens Fabio Adour da Camara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
orquestra de cordas violão Concerto Métis |
topic |
orquestra de cordas violão Concerto Métis Violão Musica |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Violão Musica |
description |
Esta dissertação tem como o objetivo analisar o Concerto Métis (para violão e orquestra de cordas) de Roland Dyens no que diz respeito ao diálogo entre o solista e a orquestra. Será discutida a funcionalidade da formação no que se refere ao equilíbrio, levando-se em conta as características sonoras do violão. Para tanto, serão observados aspectos estéticos, técnicos, práticos e musicais do conjunto instrumental presente na obra. Será desenvolvida uma análise crítica da partitura apoiada em uma performance ao vivo, realizada em setembro de 2009. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-09-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T12:51:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T12:51:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8ANPMB |
url |
http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8ANPMB |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-8ANPMB/1/o_di_logo_entre_solista_e_orquestra_no_concerto_m_tis_de_roland_dyens____daniel_c_rdova_christ_faro.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-8ANPMB/2/o_di_logo_entre_solista_e_orquestra_no_concerto_m_tis_de_roland_dyens____daniel_c_rdova_christ_faro.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c7509dddb58f85f055ddc8bb757efd72 11d202cad3a22f3bd0e22cbd6d58d44d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1793891105792589824 |