O diálogo entre solista e orquestra no Concerto Métis de Roland Dyens

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Daniel Cordova Christofaro
Orientador(a): Flavio Terrigno Barbeitas
Banca de defesa: Guilherme Caldeira Loss Vincens, Fabio Adour da Camara
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8ANPMB
Resumo: Esta dissertação tem como o objetivo analisar o Concerto Métis (para violão e orquestra de cordas) de Roland Dyens no que diz respeito ao diálogo entre o solista e a orquestra. Será discutida a funcionalidade da formação no que se refere ao equilíbrio, levando-se em conta as características sonoras do violão. Para tanto, serão observados aspectos estéticos, técnicos, práticos e musicais do conjunto instrumental presente na obra. Será desenvolvida uma análise crítica da partitura apoiada em uma performance ao vivo, realizada em setembro de 2009.
id UFMG_ea608cb51d52a548851730ad88cec4aa
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-8ANPMB
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Flavio Terrigno BarbeitasGuilherme Caldeira Loss VincensFabio Adour da CamaraDaniel Cordova Christofaro2019-08-12T12:51:59Z2019-08-12T12:51:59Z2010-09-03http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8ANPMBEsta dissertação tem como o objetivo analisar o Concerto Métis (para violão e orquestra de cordas) de Roland Dyens no que diz respeito ao diálogo entre o solista e a orquestra. Será discutida a funcionalidade da formação no que se refere ao equilíbrio, levando-se em conta as características sonoras do violão. Para tanto, serão observados aspectos estéticos, técnicos, práticos e musicais do conjunto instrumental presente na obra. Será desenvolvida uma análise crítica da partitura apoiada em uma performance ao vivo, realizada em setembro de 2009.This dissertation´s goal is to analyze the Concerto Métis (for guitar and string orchestra) by Roland Dyens considering the dialogue between soloist and orchestra. It will discuss the functionality of the group regarding sound balance, taking into account the sound characteristics of the guitar. Aesthetic, technical, practical and musical aspects of the Concerto Métis were observed through a critical analysis of the score backed up by a live performance held in September 2009.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGViolãoMusicaorquestra de cordasviolãoConcerto MétisO diálogo entre solista e orquestra no Concerto Métis de Roland Dyensinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALo_di_logo_entre_solista_e_orquestra_no_concerto_m_tis_de_roland_dyens____daniel_c_rdova_christ_faro.pdfapplication/pdf2137983https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-8ANPMB/1/o_di_logo_entre_solista_e_orquestra_no_concerto_m_tis_de_roland_dyens____daniel_c_rdova_christ_faro.pdfc7509dddb58f85f055ddc8bb757efd72MD51TEXTo_di_logo_entre_solista_e_orquestra_no_concerto_m_tis_de_roland_dyens____daniel_c_rdova_christ_faro.pdf.txto_di_logo_entre_solista_e_orquestra_no_concerto_m_tis_de_roland_dyens____daniel_c_rdova_christ_faro.pdf.txtExtracted texttext/plain203079https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-8ANPMB/2/o_di_logo_entre_solista_e_orquestra_no_concerto_m_tis_de_roland_dyens____daniel_c_rdova_christ_faro.pdf.txt11d202cad3a22f3bd0e22cbd6d58d44dMD521843/AAGS-8ANPMB2019-11-14 17:53:07.894oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-8ANPMBRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:53:07Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O diálogo entre solista e orquestra no Concerto Métis de Roland Dyens
title O diálogo entre solista e orquestra no Concerto Métis de Roland Dyens
spellingShingle O diálogo entre solista e orquestra no Concerto Métis de Roland Dyens
Daniel Cordova Christofaro
orquestra de cordas
violão
Concerto Métis
Violão
Musica
title_short O diálogo entre solista e orquestra no Concerto Métis de Roland Dyens
title_full O diálogo entre solista e orquestra no Concerto Métis de Roland Dyens
title_fullStr O diálogo entre solista e orquestra no Concerto Métis de Roland Dyens
title_full_unstemmed O diálogo entre solista e orquestra no Concerto Métis de Roland Dyens
title_sort O diálogo entre solista e orquestra no Concerto Métis de Roland Dyens
author Daniel Cordova Christofaro
author_facet Daniel Cordova Christofaro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Flavio Terrigno Barbeitas
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Guilherme Caldeira Loss Vincens
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Fabio Adour da Camara
dc.contributor.author.fl_str_mv Daniel Cordova Christofaro
contributor_str_mv Flavio Terrigno Barbeitas
Guilherme Caldeira Loss Vincens
Fabio Adour da Camara
dc.subject.por.fl_str_mv orquestra de cordas
violão
Concerto Métis
topic orquestra de cordas
violão
Concerto Métis
Violão
Musica
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Violão
Musica
description Esta dissertação tem como o objetivo analisar o Concerto Métis (para violão e orquestra de cordas) de Roland Dyens no que diz respeito ao diálogo entre o solista e a orquestra. Será discutida a funcionalidade da formação no que se refere ao equilíbrio, levando-se em conta as características sonoras do violão. Para tanto, serão observados aspectos estéticos, técnicos, práticos e musicais do conjunto instrumental presente na obra. Será desenvolvida uma análise crítica da partitura apoiada em uma performance ao vivo, realizada em setembro de 2009.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-09-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T12:51:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T12:51:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8ANPMB
url http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8ANPMB
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-8ANPMB/1/o_di_logo_entre_solista_e_orquestra_no_concerto_m_tis_de_roland_dyens____daniel_c_rdova_christ_faro.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-8ANPMB/2/o_di_logo_entre_solista_e_orquestra_no_concerto_m_tis_de_roland_dyens____daniel_c_rdova_christ_faro.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c7509dddb58f85f055ddc8bb757efd72
11d202cad3a22f3bd0e22cbd6d58d44d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793891105792589824