A inserção da noção de competências em cursos de graduação em Administração: O Discurso e a Prática em Instituições de Educação Superior Localizadas em Belo Horizonte; Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Simone Costa Nunes
Orientador(a): Allan Claudius Queiroz Barbosa
Banca de defesa: Alexandre de Padua Carrieri, Claudia Cristina Bitencourt, Talita Ribeiro da Luz, Moema Miranda de Siqueira
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/EMLE-72ZH3K
Resumo: As recentes propostas de mudanças na educação nacional, que acompanham tendências internacionais da Educação para o século XXI, vêm incorporando a noção de competências como norteadora da organização curricular e dos projetos pedagógicos em todos os níveis da educação no País. Tendo em vista esse cenário, propõe-se um estudo acerca da inserção dessa noção em cursos de graduação em Administração, com o intuito de contribuir com as reflexões acerca da formação de competências no ensino superior. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada em estudos de casos múltiplos, em 12 Instituições de Educação Superior localizadas em Belo Horizonte, Minas Gerais. Os resultados apontam que há uma tendência à adoção do modelo de transmissão de conhecimentos em detrimento da formação de competências. Além disso, não se verificou a existência de uma proposta capaz de articular as competências a serem desenvolvidas com a prática docente. Nesse sentido, a Pedagogia das Competências não norteia os cursos investigados, não tendo sido observada uma orientação sistematizada e articulada entre todos os elementos que compõem o processo de ensinoaprendizagem.
id UFMG_20a0b94eb2ad6f2f24471dccadd0d2d1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/EMLE-72ZH3K
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Allan Claudius Queiroz BarbosaAlexandre de Padua CarrieriClaudia Cristina BitencourtTalita Ribeiro da LuzMoema Miranda de SiqueiraSimone Costa Nunes2019-08-12T03:44:37Z2019-08-12T03:44:37Z2007-04-25http://hdl.handle.net/1843/EMLE-72ZH3KAs recentes propostas de mudanças na educação nacional, que acompanham tendências internacionais da Educação para o século XXI, vêm incorporando a noção de competências como norteadora da organização curricular e dos projetos pedagógicos em todos os níveis da educação no País. Tendo em vista esse cenário, propõe-se um estudo acerca da inserção dessa noção em cursos de graduação em Administração, com o intuito de contribuir com as reflexões acerca da formação de competências no ensino superior. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada em estudos de casos múltiplos, em 12 Instituições de Educação Superior localizadas em Belo Horizonte, Minas Gerais. Os resultados apontam que há uma tendência à adoção do modelo de transmissão de conhecimentos em detrimento da formação de competências. Além disso, não se verificou a existência de uma proposta capaz de articular as competências a serem desenvolvidas com a prática docente. Nesse sentido, a Pedagogia das Competências não norteia os cursos investigados, não tendo sido observada uma orientação sistematizada e articulada entre todos os elementos que compõem o processo de ensinoaprendizagem.Recent proposals for change in national education, in keeping with International tendencies in Education in the XXI Century have been incorporating the notion of competencies as the curricular organization and pedagogical projet guide at all levels of education in the conuntry.Bearing this scenario in mind, a study regarding the insertion of that Notion in undergraduate Administration courses has been proposed with the intent of contributing thought regarding the construction of competencies in higher education. It deals with qualitative research based on multiple case studies in 12 institutions of higher Educationlocated in Belo Horizonte, Minas Gerais. The results point out that there is a tendency to adopt a model of transmission of knowledge in detriment of the construction of competencies. Beside this, a proposal for articulating competencies through the practice of teaching was not evidenced. In this sense, Pedagogy does not direct the courses under study, there not having been observed a systematized and articulate direction among all the elements making up the teaching and learning process.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAdministraçãoEducação superiorGraduação em AdministraçãoCompetênciasA inserção da noção de competências em cursos de graduação em Administração: O Discurso e a Prática em Instituições de Educação Superior Localizadas em Belo Horizonte; Minas Geraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_simone_costa_nunes.pdfapplication/pdf1402258https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EMLE-72ZH3K/1/tese_simone_costa_nunes.pdffff763e7c44b9845737413a0c3861434MD51arquivo_tese_completa_simone_costa.pdfapplication/pdf1402055https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EMLE-72ZH3K/2/arquivo_tese_completa_simone_costa.pdf11a0435ec58d5c5fd88d7a21fb6e2527MD52TEXTarquivo_tese_completa_simone_costa.pdf.txtarquivo_tese_completa_simone_costa.pdf.txtExtracted texttext/plain902090https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EMLE-72ZH3K/3/arquivo_tese_completa_simone_costa.pdf.txtbfcb4786dd9253acf6320bbb752925e1MD531843/EMLE-72ZH3K2019-11-14 08:06:10.294oai:repositorio.ufmg.br:1843/EMLE-72ZH3KRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:06:10Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A inserção da noção de competências em cursos de graduação em Administração: O Discurso e a Prática em Instituições de Educação Superior Localizadas em Belo Horizonte; Minas Gerais
title A inserção da noção de competências em cursos de graduação em Administração: O Discurso e a Prática em Instituições de Educação Superior Localizadas em Belo Horizonte; Minas Gerais
spellingShingle A inserção da noção de competências em cursos de graduação em Administração: O Discurso e a Prática em Instituições de Educação Superior Localizadas em Belo Horizonte; Minas Gerais
Simone Costa Nunes
Educação superior
Graduação em Administração
Competências
Administração
title_short A inserção da noção de competências em cursos de graduação em Administração: O Discurso e a Prática em Instituições de Educação Superior Localizadas em Belo Horizonte; Minas Gerais
title_full A inserção da noção de competências em cursos de graduação em Administração: O Discurso e a Prática em Instituições de Educação Superior Localizadas em Belo Horizonte; Minas Gerais
title_fullStr A inserção da noção de competências em cursos de graduação em Administração: O Discurso e a Prática em Instituições de Educação Superior Localizadas em Belo Horizonte; Minas Gerais
title_full_unstemmed A inserção da noção de competências em cursos de graduação em Administração: O Discurso e a Prática em Instituições de Educação Superior Localizadas em Belo Horizonte; Minas Gerais
title_sort A inserção da noção de competências em cursos de graduação em Administração: O Discurso e a Prática em Instituições de Educação Superior Localizadas em Belo Horizonte; Minas Gerais
author Simone Costa Nunes
author_facet Simone Costa Nunes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Allan Claudius Queiroz Barbosa
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Alexandre de Padua Carrieri
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Claudia Cristina Bitencourt
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Talita Ribeiro da Luz
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Moema Miranda de Siqueira
dc.contributor.author.fl_str_mv Simone Costa Nunes
contributor_str_mv Allan Claudius Queiroz Barbosa
Alexandre de Padua Carrieri
Claudia Cristina Bitencourt
Talita Ribeiro da Luz
Moema Miranda de Siqueira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação superior
Graduação em Administração
Competências
topic Educação superior
Graduação em Administração
Competências
Administração
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Administração
description As recentes propostas de mudanças na educação nacional, que acompanham tendências internacionais da Educação para o século XXI, vêm incorporando a noção de competências como norteadora da organização curricular e dos projetos pedagógicos em todos os níveis da educação no País. Tendo em vista esse cenário, propõe-se um estudo acerca da inserção dessa noção em cursos de graduação em Administração, com o intuito de contribuir com as reflexões acerca da formação de competências no ensino superior. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada em estudos de casos múltiplos, em 12 Instituições de Educação Superior localizadas em Belo Horizonte, Minas Gerais. Os resultados apontam que há uma tendência à adoção do modelo de transmissão de conhecimentos em detrimento da formação de competências. Além disso, não se verificou a existência de uma proposta capaz de articular as competências a serem desenvolvidas com a prática docente. Nesse sentido, a Pedagogia das Competências não norteia os cursos investigados, não tendo sido observada uma orientação sistematizada e articulada entre todos os elementos que compõem o processo de ensinoaprendizagem.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-04-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T03:44:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T03:44:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/EMLE-72ZH3K
url http://hdl.handle.net/1843/EMLE-72ZH3K
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EMLE-72ZH3K/1/tese_simone_costa_nunes.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EMLE-72ZH3K/2/arquivo_tese_completa_simone_costa.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EMLE-72ZH3K/3/arquivo_tese_completa_simone_costa.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv fff763e7c44b9845737413a0c3861434
11a0435ec58d5c5fd88d7a21fb6e2527
bfcb4786dd9253acf6320bbb752925e1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797973172257030144