A inserção da noção de competências em cursos de graduação em Administração: O Discurso e a Prática em Instituições de Educação Superior Localizadas em Belo Horizonte; Minas Gerais
Ano de defesa: | 2007 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , , |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/EMLE-72ZH3K |
Resumo: | As recentes propostas de mudanças na educação nacional, que acompanham tendências internacionais da Educação para o século XXI, vêm incorporando a noção de competências como norteadora da organização curricular e dos projetos pedagógicos em todos os níveis da educação no País. Tendo em vista esse cenário, propõe-se um estudo acerca da inserção dessa noção em cursos de graduação em Administração, com o intuito de contribuir com as reflexões acerca da formação de competências no ensino superior. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada em estudos de casos múltiplos, em 12 Instituições de Educação Superior localizadas em Belo Horizonte, Minas Gerais. Os resultados apontam que há uma tendência à adoção do modelo de transmissão de conhecimentos em detrimento da formação de competências. Além disso, não se verificou a existência de uma proposta capaz de articular as competências a serem desenvolvidas com a prática docente. Nesse sentido, a Pedagogia das Competências não norteia os cursos investigados, não tendo sido observada uma orientação sistematizada e articulada entre todos os elementos que compõem o processo de ensinoaprendizagem. |
id |
UFMG_20a0b94eb2ad6f2f24471dccadd0d2d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/EMLE-72ZH3K |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Allan Claudius Queiroz BarbosaAlexandre de Padua CarrieriClaudia Cristina BitencourtTalita Ribeiro da LuzMoema Miranda de SiqueiraSimone Costa Nunes2019-08-12T03:44:37Z2019-08-12T03:44:37Z2007-04-25http://hdl.handle.net/1843/EMLE-72ZH3KAs recentes propostas de mudanças na educação nacional, que acompanham tendências internacionais da Educação para o século XXI, vêm incorporando a noção de competências como norteadora da organização curricular e dos projetos pedagógicos em todos os níveis da educação no País. Tendo em vista esse cenário, propõe-se um estudo acerca da inserção dessa noção em cursos de graduação em Administração, com o intuito de contribuir com as reflexões acerca da formação de competências no ensino superior. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada em estudos de casos múltiplos, em 12 Instituições de Educação Superior localizadas em Belo Horizonte, Minas Gerais. Os resultados apontam que há uma tendência à adoção do modelo de transmissão de conhecimentos em detrimento da formação de competências. Além disso, não se verificou a existência de uma proposta capaz de articular as competências a serem desenvolvidas com a prática docente. Nesse sentido, a Pedagogia das Competências não norteia os cursos investigados, não tendo sido observada uma orientação sistematizada e articulada entre todos os elementos que compõem o processo de ensinoaprendizagem.Recent proposals for change in national education, in keeping with International tendencies in Education in the XXI Century have been incorporating the notion of competencies as the curricular organization and pedagogical projet guide at all levels of education in the conuntry.Bearing this scenario in mind, a study regarding the insertion of that Notion in undergraduate Administration courses has been proposed with the intent of contributing thought regarding the construction of competencies in higher education. It deals with qualitative research based on multiple case studies in 12 institutions of higher Educationlocated in Belo Horizonte, Minas Gerais. The results point out that there is a tendency to adopt a model of transmission of knowledge in detriment of the construction of competencies. Beside this, a proposal for articulating competencies through the practice of teaching was not evidenced. In this sense, Pedagogy does not direct the courses under study, there not having been observed a systematized and articulate direction among all the elements making up the teaching and learning process.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAdministraçãoEducação superiorGraduação em AdministraçãoCompetênciasA inserção da noção de competências em cursos de graduação em Administração: O Discurso e a Prática em Instituições de Educação Superior Localizadas em Belo Horizonte; Minas Geraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_simone_costa_nunes.pdfapplication/pdf1402258https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EMLE-72ZH3K/1/tese_simone_costa_nunes.pdffff763e7c44b9845737413a0c3861434MD51arquivo_tese_completa_simone_costa.pdfapplication/pdf1402055https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EMLE-72ZH3K/2/arquivo_tese_completa_simone_costa.pdf11a0435ec58d5c5fd88d7a21fb6e2527MD52TEXTarquivo_tese_completa_simone_costa.pdf.txtarquivo_tese_completa_simone_costa.pdf.txtExtracted texttext/plain902090https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EMLE-72ZH3K/3/arquivo_tese_completa_simone_costa.pdf.txtbfcb4786dd9253acf6320bbb752925e1MD531843/EMLE-72ZH3K2019-11-14 08:06:10.294oai:repositorio.ufmg.br:1843/EMLE-72ZH3KRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:06:10Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A inserção da noção de competências em cursos de graduação em Administração: O Discurso e a Prática em Instituições de Educação Superior Localizadas em Belo Horizonte; Minas Gerais |
title |
A inserção da noção de competências em cursos de graduação em Administração: O Discurso e a Prática em Instituições de Educação Superior Localizadas em Belo Horizonte; Minas Gerais |
spellingShingle |
A inserção da noção de competências em cursos de graduação em Administração: O Discurso e a Prática em Instituições de Educação Superior Localizadas em Belo Horizonte; Minas Gerais Simone Costa Nunes Educação superior Graduação em Administração Competências Administração |
title_short |
A inserção da noção de competências em cursos de graduação em Administração: O Discurso e a Prática em Instituições de Educação Superior Localizadas em Belo Horizonte; Minas Gerais |
title_full |
A inserção da noção de competências em cursos de graduação em Administração: O Discurso e a Prática em Instituições de Educação Superior Localizadas em Belo Horizonte; Minas Gerais |
title_fullStr |
A inserção da noção de competências em cursos de graduação em Administração: O Discurso e a Prática em Instituições de Educação Superior Localizadas em Belo Horizonte; Minas Gerais |
title_full_unstemmed |
A inserção da noção de competências em cursos de graduação em Administração: O Discurso e a Prática em Instituições de Educação Superior Localizadas em Belo Horizonte; Minas Gerais |
title_sort |
A inserção da noção de competências em cursos de graduação em Administração: O Discurso e a Prática em Instituições de Educação Superior Localizadas em Belo Horizonte; Minas Gerais |
author |
Simone Costa Nunes |
author_facet |
Simone Costa Nunes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Allan Claudius Queiroz Barbosa |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Alexandre de Padua Carrieri |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Claudia Cristina Bitencourt |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Talita Ribeiro da Luz |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Moema Miranda de Siqueira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simone Costa Nunes |
contributor_str_mv |
Allan Claudius Queiroz Barbosa Alexandre de Padua Carrieri Claudia Cristina Bitencourt Talita Ribeiro da Luz Moema Miranda de Siqueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação superior Graduação em Administração Competências |
topic |
Educação superior Graduação em Administração Competências Administração |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Administração |
description |
As recentes propostas de mudanças na educação nacional, que acompanham tendências internacionais da Educação para o século XXI, vêm incorporando a noção de competências como norteadora da organização curricular e dos projetos pedagógicos em todos os níveis da educação no País. Tendo em vista esse cenário, propõe-se um estudo acerca da inserção dessa noção em cursos de graduação em Administração, com o intuito de contribuir com as reflexões acerca da formação de competências no ensino superior. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada em estudos de casos múltiplos, em 12 Instituições de Educação Superior localizadas em Belo Horizonte, Minas Gerais. Os resultados apontam que há uma tendência à adoção do modelo de transmissão de conhecimentos em detrimento da formação de competências. Além disso, não se verificou a existência de uma proposta capaz de articular as competências a serem desenvolvidas com a prática docente. Nesse sentido, a Pedagogia das Competências não norteia os cursos investigados, não tendo sido observada uma orientação sistematizada e articulada entre todos os elementos que compõem o processo de ensinoaprendizagem. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-04-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T03:44:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T03:44:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/EMLE-72ZH3K |
url |
http://hdl.handle.net/1843/EMLE-72ZH3K |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EMLE-72ZH3K/1/tese_simone_costa_nunes.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EMLE-72ZH3K/2/arquivo_tese_completa_simone_costa.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EMLE-72ZH3K/3/arquivo_tese_completa_simone_costa.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fff763e7c44b9845737413a0c3861434 11a0435ec58d5c5fd88d7a21fb6e2527 bfcb4786dd9253acf6320bbb752925e1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797973172257030144 |