Um território a muitas vozes: tocautoria e outras práticas violonísticas contemporâneas na América Latina
Ano de defesa: | 2014 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9TCLSK |
Resumo: | Faz-se uma descrição comentada, de viés etnográfico, das práticas violonísticas contemporâneas na América Latina, abordadas no contexto de um estudo de caso das cidades argentinas de Paraná e Rosario. A descrição se restringe às práticas mais idiossincráticas do contexto observado, priorizando aquelas menos difundidas no contexto acadêmico brasileiro. Parte-se do conceito deleuze-guattariano de Território para criar um quadro de referências sobre três eixos América Latina, Violão, Música Contemporânea , a partir do qual aquelas práticas são observadas. A coleta de dados se deu através da análise de registros musicais tradicionais (gravações e partituras), utilizando metodologia específica desenvolvida pelo teórico Dante Grela (1985) no próprio contexto observado, além de trabalho de campo, que incluiu observação (passiva e participativa), entrevistas predominantemente semi-estruturadas e consultas a material bibliográfico e a especialistas. Baseou-se a construção da descrição e a metodologia de análise de dados num modelo construído sobre aportes da antropologia (registro etnográfico, como discutido por Wagner (2010) e executado por Clastres (2011 e 2012)), sociologia (noção de agentes, em especial não humanos (Latour, 2001 e 2011) e mediações (Latour (2001), Hennion(2002)), da musiciologia (crítica da análise focada no texto (Hennion (2002), Cook (2006)) e do conceito de obra, e abordagem da música como processo (Cook, Ibid.)) e dos estudos culturais (conceito de hibridação (Canclini, 2008)). O resultado da pesquisa foi uma descrição das práticas, seus praticantes, da interação de ambos com os objetos estéticos e com o contexto social e das mediações operadas pelos vários agentes, descrição que priorizou o aspecto relacional entre os vários elementos observados. |
id |
UFMG_414f9ce89b3ed2db1f94d929e0a382dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-9TCLSK |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Flavio Terrigno BarbeitasRoberto Pinto VictorioRogerio Vasconcelos BarbosaStanley Levy Nazareno Fernandes2019-08-12T19:12:47Z2019-08-12T19:12:47Z2014-12-02http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9TCLSKFaz-se uma descrição comentada, de viés etnográfico, das práticas violonísticas contemporâneas na América Latina, abordadas no contexto de um estudo de caso das cidades argentinas de Paraná e Rosario. A descrição se restringe às práticas mais idiossincráticas do contexto observado, priorizando aquelas menos difundidas no contexto acadêmico brasileiro. Parte-se do conceito deleuze-guattariano de Território para criar um quadro de referências sobre três eixos América Latina, Violão, Música Contemporânea , a partir do qual aquelas práticas são observadas. A coleta de dados se deu através da análise de registros musicais tradicionais (gravações e partituras), utilizando metodologia específica desenvolvida pelo teórico Dante Grela (1985) no próprio contexto observado, além de trabalho de campo, que incluiu observação (passiva e participativa), entrevistas predominantemente semi-estruturadas e consultas a material bibliográfico e a especialistas. Baseou-se a construção da descrição e a metodologia de análise de dados num modelo construído sobre aportes da antropologia (registro etnográfico, como discutido por Wagner (2010) e executado por Clastres (2011 e 2012)), sociologia (noção de agentes, em especial não humanos (Latour, 2001 e 2011) e mediações (Latour (2001), Hennion(2002)), da musiciologia (crítica da análise focada no texto (Hennion (2002), Cook (2006)) e do conceito de obra, e abordagem da música como processo (Cook, Ibid.)) e dos estudos culturais (conceito de hibridação (Canclini, 2008)). O resultado da pesquisa foi uma descrição das práticas, seus praticantes, da interação de ambos com os objetos estéticos e com o contexto social e das mediações operadas pelos vários agentes, descrição que priorizou o aspecto relacional entre os vários elementos observados.A commented and anthropologically oriented description of contemporary Latin American guitar practices is presented, in the context of a case study of the Argentinian cities of Paraná and Rosario. The description is limited to the more caracteristic practices of the observed context, focusing on those less known in the academic environment of Brasil. Starting with the deleuze-guattarian concept of territory, a reference frame based on three axis Latin America, Guitar and Contemporary Music is then created to guide the observation of the foremencioned practices. Data was gathered through analisis of tradicional musical objects (scores and recordings), using a specific method developed by the theorist Dante Grela (1985) within the very context observed, and in field work, which included observation (active and participative), interviews (generally demi-structured) and research with bibliographical material and speciaists. The construction of the description and the data analisis system was based on a model built with contribuitions from anthropology (etnographical writing, as discussed by Wagner (2010) and executed by Clastres (2011 and 2012)), sociology (notion of agents, specially non-humans (Latour, 2001 and 2011) and mediations (Latour (2001), Hennion (2002)), musicology (critics of the text-based analisis (Hennion (2002), Cook (2006)) and of the concept of musical work, and the approach to music as a process (Cook, Ibid.)) and from the cultural studies (concept of Hybridism (Canclini, 2008)). The result of the research is a description of the practices, its practicants, of the the interaction of both with the aesthetic objects and with the social cotext, and of the mediations operated by the various agents. This description prioritized the relational aspect between the different elements observed.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMusicaViolãoAmérica LatinaMúsica contemporâneaPráticas de performanceMúsica ArgentinaUm território a muitas vozes: tocautoria e outras práticas violonísticas contemporâneas na América Latinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALum_territ_rio_a_muitas_vozes.pdfapplication/pdf14787597https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-9TCLSK/1/um_territ_rio_a_muitas_vozes.pdf75349f9bc63e78cb88880bc8b2e73e9eMD51TEXTum_territ_rio_a_muitas_vozes.pdf.txtum_territ_rio_a_muitas_vozes.pdf.txtExtracted texttext/plain844110https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-9TCLSK/2/um_territ_rio_a_muitas_vozes.pdf.txt0c2dd09e1a2e0ed790237dda8bae7a33MD521843/AAGS-9TCLSK2019-11-14 19:35:19.294oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-9TCLSKRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T22:35:19Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um território a muitas vozes: tocautoria e outras práticas violonísticas contemporâneas na América Latina |
title |
Um território a muitas vozes: tocautoria e outras práticas violonísticas contemporâneas na América Latina |
spellingShingle |
Um território a muitas vozes: tocautoria e outras práticas violonísticas contemporâneas na América Latina Stanley Levy Nazareno Fernandes Violão América Latina Música contemporânea Práticas de performance Música Argentina Musica |
title_short |
Um território a muitas vozes: tocautoria e outras práticas violonísticas contemporâneas na América Latina |
title_full |
Um território a muitas vozes: tocautoria e outras práticas violonísticas contemporâneas na América Latina |
title_fullStr |
Um território a muitas vozes: tocautoria e outras práticas violonísticas contemporâneas na América Latina |
title_full_unstemmed |
Um território a muitas vozes: tocautoria e outras práticas violonísticas contemporâneas na América Latina |
title_sort |
Um território a muitas vozes: tocautoria e outras práticas violonísticas contemporâneas na América Latina |
author |
Stanley Levy Nazareno Fernandes |
author_facet |
Stanley Levy Nazareno Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Flavio Terrigno Barbeitas |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Roberto Pinto Victorio |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Rogerio Vasconcelos Barbosa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stanley Levy Nazareno Fernandes |
contributor_str_mv |
Flavio Terrigno Barbeitas Roberto Pinto Victorio Rogerio Vasconcelos Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Violão América Latina Música contemporânea Práticas de performance Música Argentina |
topic |
Violão América Latina Música contemporânea Práticas de performance Música Argentina Musica |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Musica |
description |
Faz-se uma descrição comentada, de viés etnográfico, das práticas violonísticas contemporâneas na América Latina, abordadas no contexto de um estudo de caso das cidades argentinas de Paraná e Rosario. A descrição se restringe às práticas mais idiossincráticas do contexto observado, priorizando aquelas menos difundidas no contexto acadêmico brasileiro. Parte-se do conceito deleuze-guattariano de Território para criar um quadro de referências sobre três eixos América Latina, Violão, Música Contemporânea , a partir do qual aquelas práticas são observadas. A coleta de dados se deu através da análise de registros musicais tradicionais (gravações e partituras), utilizando metodologia específica desenvolvida pelo teórico Dante Grela (1985) no próprio contexto observado, além de trabalho de campo, que incluiu observação (passiva e participativa), entrevistas predominantemente semi-estruturadas e consultas a material bibliográfico e a especialistas. Baseou-se a construção da descrição e a metodologia de análise de dados num modelo construído sobre aportes da antropologia (registro etnográfico, como discutido por Wagner (2010) e executado por Clastres (2011 e 2012)), sociologia (noção de agentes, em especial não humanos (Latour, 2001 e 2011) e mediações (Latour (2001), Hennion(2002)), da musiciologia (crítica da análise focada no texto (Hennion (2002), Cook (2006)) e do conceito de obra, e abordagem da música como processo (Cook, Ibid.)) e dos estudos culturais (conceito de hibridação (Canclini, 2008)). O resultado da pesquisa foi uma descrição das práticas, seus praticantes, da interação de ambos com os objetos estéticos e com o contexto social e das mediações operadas pelos vários agentes, descrição que priorizou o aspecto relacional entre os vários elementos observados. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-12-02 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T19:12:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T19:12:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9TCLSK |
url |
http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9TCLSK |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-9TCLSK/1/um_territ_rio_a_muitas_vozes.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-9TCLSK/2/um_territ_rio_a_muitas_vozes.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
75349f9bc63e78cb88880bc8b2e73e9e 0c2dd09e1a2e0ed790237dda8bae7a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1793890977311621120 |