Um território a muitas vozes: tocautoria e outras práticas violonísticas contemporâneas na América Latina

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Stanley Levy Nazareno Fernandes
Orientador(a): Flavio Terrigno Barbeitas
Banca de defesa: Roberto Pinto Victorio, Rogerio Vasconcelos Barbosa
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9TCLSK
Resumo: Faz-se uma descrição comentada, de viés etnográfico, das práticas violonísticas contemporâneas na América Latina, abordadas no contexto de um estudo de caso das cidades argentinas de Paraná e Rosario. A descrição se restringe às práticas mais idiossincráticas do contexto observado, priorizando aquelas menos difundidas no contexto acadêmico brasileiro. Parte-se do conceito deleuze-guattariano de Território para criar um quadro de referências sobre três eixos América Latina, Violão, Música Contemporânea , a partir do qual aquelas práticas são observadas. A coleta de dados se deu através da análise de registros musicais tradicionais (gravações e partituras), utilizando metodologia específica desenvolvida pelo teórico Dante Grela (1985) no próprio contexto observado, além de trabalho de campo, que incluiu observação (passiva e participativa), entrevistas predominantemente semi-estruturadas e consultas a material bibliográfico e a especialistas. Baseou-se a construção da descrição e a metodologia de análise de dados num modelo construído sobre aportes da antropologia (registro etnográfico, como discutido por Wagner (2010) e executado por Clastres (2011 e 2012)), sociologia (noção de agentes, em especial não humanos (Latour, 2001 e 2011) e mediações (Latour (2001), Hennion(2002)), da musiciologia (crítica da análise focada no texto (Hennion (2002), Cook (2006)) e do conceito de obra, e abordagem da música como processo (Cook, Ibid.)) e dos estudos culturais (conceito de hibridação (Canclini, 2008)). O resultado da pesquisa foi uma descrição das práticas, seus praticantes, da interação de ambos com os objetos estéticos e com o contexto social e das mediações operadas pelos vários agentes, descrição que priorizou o aspecto relacional entre os vários elementos observados.
id UFMG_414f9ce89b3ed2db1f94d929e0a382dd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-9TCLSK
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Flavio Terrigno BarbeitasRoberto Pinto VictorioRogerio Vasconcelos BarbosaStanley Levy Nazareno Fernandes2019-08-12T19:12:47Z2019-08-12T19:12:47Z2014-12-02http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9TCLSKFaz-se uma descrição comentada, de viés etnográfico, das práticas violonísticas contemporâneas na América Latina, abordadas no contexto de um estudo de caso das cidades argentinas de Paraná e Rosario. A descrição se restringe às práticas mais idiossincráticas do contexto observado, priorizando aquelas menos difundidas no contexto acadêmico brasileiro. Parte-se do conceito deleuze-guattariano de Território para criar um quadro de referências sobre três eixos América Latina, Violão, Música Contemporânea , a partir do qual aquelas práticas são observadas. A coleta de dados se deu através da análise de registros musicais tradicionais (gravações e partituras), utilizando metodologia específica desenvolvida pelo teórico Dante Grela (1985) no próprio contexto observado, além de trabalho de campo, que incluiu observação (passiva e participativa), entrevistas predominantemente semi-estruturadas e consultas a material bibliográfico e a especialistas. Baseou-se a construção da descrição e a metodologia de análise de dados num modelo construído sobre aportes da antropologia (registro etnográfico, como discutido por Wagner (2010) e executado por Clastres (2011 e 2012)), sociologia (noção de agentes, em especial não humanos (Latour, 2001 e 2011) e mediações (Latour (2001), Hennion(2002)), da musiciologia (crítica da análise focada no texto (Hennion (2002), Cook (2006)) e do conceito de obra, e abordagem da música como processo (Cook, Ibid.)) e dos estudos culturais (conceito de hibridação (Canclini, 2008)). O resultado da pesquisa foi uma descrição das práticas, seus praticantes, da interação de ambos com os objetos estéticos e com o contexto social e das mediações operadas pelos vários agentes, descrição que priorizou o aspecto relacional entre os vários elementos observados.A commented and anthropologically oriented description of contemporary Latin American guitar practices is presented, in the context of a case study of the Argentinian cities of Paraná and Rosario. The description is limited to the more caracteristic practices of the observed context, focusing on those less known in the academic environment of Brasil. Starting with the deleuze-guattarian concept of territory, a reference frame based on three axis Latin America, Guitar and Contemporary Music is then created to guide the observation of the foremencioned practices. Data was gathered through analisis of tradicional musical objects (scores and recordings), using a specific method developed by the theorist Dante Grela (1985) within the very context observed, and in field work, which included observation (active and participative), interviews (generally demi-structured) and research with bibliographical material and speciaists. The construction of the description and the data analisis system was based on a model built with contribuitions from anthropology (etnographical writing, as discussed by Wagner (2010) and executed by Clastres (2011 and 2012)), sociology (notion of agents, specially non-humans (Latour, 2001 and 2011) and mediations (Latour (2001), Hennion (2002)), musicology (critics of the text-based analisis (Hennion (2002), Cook (2006)) and of the concept of musical work, and the approach to music as a process (Cook, Ibid.)) and from the cultural studies (concept of Hybridism (Canclini, 2008)). The result of the research is a description of the practices, its practicants, of the the interaction of both with the aesthetic objects and with the social cotext, and of the mediations operated by the various agents. This description prioritized the relational aspect between the different elements observed.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMusicaViolãoAmérica LatinaMúsica contemporâneaPráticas de performanceMúsica ArgentinaUm território a muitas vozes: tocautoria e outras práticas violonísticas contemporâneas na América Latinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALum_territ_rio_a_muitas_vozes.pdfapplication/pdf14787597https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-9TCLSK/1/um_territ_rio_a_muitas_vozes.pdf75349f9bc63e78cb88880bc8b2e73e9eMD51TEXTum_territ_rio_a_muitas_vozes.pdf.txtum_territ_rio_a_muitas_vozes.pdf.txtExtracted texttext/plain844110https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-9TCLSK/2/um_territ_rio_a_muitas_vozes.pdf.txt0c2dd09e1a2e0ed790237dda8bae7a33MD521843/AAGS-9TCLSK2019-11-14 19:35:19.294oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-9TCLSKRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T22:35:19Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um território a muitas vozes: tocautoria e outras práticas violonísticas contemporâneas na América Latina
title Um território a muitas vozes: tocautoria e outras práticas violonísticas contemporâneas na América Latina
spellingShingle Um território a muitas vozes: tocautoria e outras práticas violonísticas contemporâneas na América Latina
Stanley Levy Nazareno Fernandes
Violão
América Latina
Música contemporânea
Práticas de performance
Música Argentina
Musica
title_short Um território a muitas vozes: tocautoria e outras práticas violonísticas contemporâneas na América Latina
title_full Um território a muitas vozes: tocautoria e outras práticas violonísticas contemporâneas na América Latina
title_fullStr Um território a muitas vozes: tocautoria e outras práticas violonísticas contemporâneas na América Latina
title_full_unstemmed Um território a muitas vozes: tocautoria e outras práticas violonísticas contemporâneas na América Latina
title_sort Um território a muitas vozes: tocautoria e outras práticas violonísticas contemporâneas na América Latina
author Stanley Levy Nazareno Fernandes
author_facet Stanley Levy Nazareno Fernandes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Flavio Terrigno Barbeitas
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Roberto Pinto Victorio
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Rogerio Vasconcelos Barbosa
dc.contributor.author.fl_str_mv Stanley Levy Nazareno Fernandes
contributor_str_mv Flavio Terrigno Barbeitas
Roberto Pinto Victorio
Rogerio Vasconcelos Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Violão
América Latina
Música contemporânea
Práticas de performance
Música Argentina
topic Violão
América Latina
Música contemporânea
Práticas de performance
Música Argentina
Musica
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Musica
description Faz-se uma descrição comentada, de viés etnográfico, das práticas violonísticas contemporâneas na América Latina, abordadas no contexto de um estudo de caso das cidades argentinas de Paraná e Rosario. A descrição se restringe às práticas mais idiossincráticas do contexto observado, priorizando aquelas menos difundidas no contexto acadêmico brasileiro. Parte-se do conceito deleuze-guattariano de Território para criar um quadro de referências sobre três eixos América Latina, Violão, Música Contemporânea , a partir do qual aquelas práticas são observadas. A coleta de dados se deu através da análise de registros musicais tradicionais (gravações e partituras), utilizando metodologia específica desenvolvida pelo teórico Dante Grela (1985) no próprio contexto observado, além de trabalho de campo, que incluiu observação (passiva e participativa), entrevistas predominantemente semi-estruturadas e consultas a material bibliográfico e a especialistas. Baseou-se a construção da descrição e a metodologia de análise de dados num modelo construído sobre aportes da antropologia (registro etnográfico, como discutido por Wagner (2010) e executado por Clastres (2011 e 2012)), sociologia (noção de agentes, em especial não humanos (Latour, 2001 e 2011) e mediações (Latour (2001), Hennion(2002)), da musiciologia (crítica da análise focada no texto (Hennion (2002), Cook (2006)) e do conceito de obra, e abordagem da música como processo (Cook, Ibid.)) e dos estudos culturais (conceito de hibridação (Canclini, 2008)). O resultado da pesquisa foi uma descrição das práticas, seus praticantes, da interação de ambos com os objetos estéticos e com o contexto social e das mediações operadas pelos vários agentes, descrição que priorizou o aspecto relacional entre os vários elementos observados.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-12-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T19:12:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T19:12:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9TCLSK
url http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9TCLSK
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-9TCLSK/1/um_territ_rio_a_muitas_vozes.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-9TCLSK/2/um_territ_rio_a_muitas_vozes.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 75349f9bc63e78cb88880bc8b2e73e9e
0c2dd09e1a2e0ed790237dda8bae7a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793890977311621120