Brazilian Guitar Music: identidade e estereótipo no repertório brasileiro para violão solo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Marco Ernesto Teruel Castellon
Orientador(a): Flavio Terrigno Barbeitas
Banca de defesa: Guilherme Caldeira Loss Vincens, Rogerio Vasconcelos Barbosa, Eduardo Campolina Viana Loureiro
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AY6GWS
Resumo: Este trabalho tem como objetivos debater a relação entre identidade nacional e estereótipo dentro do repertório brasileiro para violão e mostrar a grande diversidade de estilos e gêneros que são difundidos através desse repertório. Para isso, me foquei no repertório composto por tocautores violonistas nascidos a partir de 1950. Proponho a partir da constatação de que o violão, por estar associado a determinados gêneros da música brasileira e, portanto, elevado a símbolo de brasilidade, que a expressão Brazilian Guitar Music acabou se tornando um rótulo usado para designar fazeres musicais ligados apenas à narrativa hegemônica da tradição brasileira. Tal fato cria uma distorção e acaba por relegar outras formas de abordar o violão a nichos específicos e cria uma visão rasa e enviesada do que é a produção para violão hoje. Através de uma abordagem interdisciplinar, buscando auxílio em conceitos da história e da sociologia, este trabalho se propõe construir uma nova forma de perceber o repertório contemporâneo brasileiro.
id UFMG_4fda1222c040e9d7aae24ad006fcbef6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-AY6GWS
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Flavio Terrigno BarbeitasGuilherme Caldeira Loss VincensRogerio Vasconcelos BarbosaEduardo Campolina Viana LoureiroMarco Ernesto Teruel Castellon2019-08-12T17:30:34Z2019-08-12T17:30:34Z2017-08-08http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AY6GWSEste trabalho tem como objetivos debater a relação entre identidade nacional e estereótipo dentro do repertório brasileiro para violão e mostrar a grande diversidade de estilos e gêneros que são difundidos através desse repertório. Para isso, me foquei no repertório composto por tocautores violonistas nascidos a partir de 1950. Proponho a partir da constatação de que o violão, por estar associado a determinados gêneros da música brasileira e, portanto, elevado a símbolo de brasilidade, que a expressão Brazilian Guitar Music acabou se tornando um rótulo usado para designar fazeres musicais ligados apenas à narrativa hegemônica da tradição brasileira. Tal fato cria uma distorção e acaba por relegar outras formas de abordar o violão a nichos específicos e cria uma visão rasa e enviesada do que é a produção para violão hoje. Através de uma abordagem interdisciplinar, buscando auxílio em conceitos da história e da sociologia, este trabalho se propõe construir uma nova forma de perceber o repertório contemporâneo brasileiro.The purpose of this document is to discuss the interactions between national identity and stereotype within the Brazilian classical guitar (Violão) repertoire and display the variety of styles and genres that are performed in the instrument. To do so I focused on the works of performer-composers born after 1950. Departing from the assumption that the Violão was transformed into a symbol of brazilianness for being strongly associated to specific genres of Brazilian music, and the result ofthis strong association was that the label Brazilian guitar was boundto imply a determinate type of music that is dominant in Brazil and is related to the invention of Brazilian tradition. This fact creates a distortion that leads other types of music to the margin of the debates of Brazilian music and finally gives a distorted and biased view of what the musical production for solo guitar in Brazil. With an interdisciplinary approach enlisting historical and sociological concepts, the present work aims to point new and more pertinent options to understand the Brazilian contemporary repertoire.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMúsica e globalização BrasilMusicaMusica para violãoIdentidade nacionalEstereótipoMúsica brasileira contemporâneaMúsica e globalizaçãoViolão contemporâneo brasileiroBrazilian Guitar Music: identidade e estereótipo no repertório brasileiro para violão soloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALcastellon__marco_ernesto_teruel._brazilian_guitar__music_dissertac_a_odemestrado_final.pdfapplication/pdf8225014https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-AY6GWS/1/castellon__marco_ernesto_teruel._brazilian_guitar__music_dissertac_a_odemestrado_final.pdf67b1b4dc1e0d9e9bb6529386efdc73e7MD51TEXTcastellon__marco_ernesto_teruel._brazilian_guitar__music_dissertac_a_odemestrado_final.pdf.txtcastellon__marco_ernesto_teruel._brazilian_guitar__music_dissertac_a_odemestrado_final.pdf.txtExtracted texttext/plain236663https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-AY6GWS/2/castellon__marco_ernesto_teruel._brazilian_guitar__music_dissertac_a_odemestrado_final.pdf.txta7476ac79dafae1f310a9705bae55616MD521843/AAGS-AY6GWS2019-11-14 18:52:12.557oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-AY6GWSRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:52:12Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Brazilian Guitar Music: identidade e estereótipo no repertório brasileiro para violão solo
title Brazilian Guitar Music: identidade e estereótipo no repertório brasileiro para violão solo
spellingShingle Brazilian Guitar Music: identidade e estereótipo no repertório brasileiro para violão solo
Marco Ernesto Teruel Castellon
Identidade nacional
Estereótipo
Música brasileira contemporânea
Música e globalização
Violão contemporâneo brasileiro
Música e globalização Brasil
Musica
Musica para violão
title_short Brazilian Guitar Music: identidade e estereótipo no repertório brasileiro para violão solo
title_full Brazilian Guitar Music: identidade e estereótipo no repertório brasileiro para violão solo
title_fullStr Brazilian Guitar Music: identidade e estereótipo no repertório brasileiro para violão solo
title_full_unstemmed Brazilian Guitar Music: identidade e estereótipo no repertório brasileiro para violão solo
title_sort Brazilian Guitar Music: identidade e estereótipo no repertório brasileiro para violão solo
author Marco Ernesto Teruel Castellon
author_facet Marco Ernesto Teruel Castellon
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Flavio Terrigno Barbeitas
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Guilherme Caldeira Loss Vincens
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Rogerio Vasconcelos Barbosa
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Eduardo Campolina Viana Loureiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Marco Ernesto Teruel Castellon
contributor_str_mv Flavio Terrigno Barbeitas
Guilherme Caldeira Loss Vincens
Rogerio Vasconcelos Barbosa
Eduardo Campolina Viana Loureiro
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade nacional
Estereótipo
Música brasileira contemporânea
Música e globalização
Violão contemporâneo brasileiro
topic Identidade nacional
Estereótipo
Música brasileira contemporânea
Música e globalização
Violão contemporâneo brasileiro
Música e globalização Brasil
Musica
Musica para violão
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Música e globalização Brasil
Musica
Musica para violão
description Este trabalho tem como objetivos debater a relação entre identidade nacional e estereótipo dentro do repertório brasileiro para violão e mostrar a grande diversidade de estilos e gêneros que são difundidos através desse repertório. Para isso, me foquei no repertório composto por tocautores violonistas nascidos a partir de 1950. Proponho a partir da constatação de que o violão, por estar associado a determinados gêneros da música brasileira e, portanto, elevado a símbolo de brasilidade, que a expressão Brazilian Guitar Music acabou se tornando um rótulo usado para designar fazeres musicais ligados apenas à narrativa hegemônica da tradição brasileira. Tal fato cria uma distorção e acaba por relegar outras formas de abordar o violão a nichos específicos e cria uma visão rasa e enviesada do que é a produção para violão hoje. Através de uma abordagem interdisciplinar, buscando auxílio em conceitos da história e da sociologia, este trabalho se propõe construir uma nova forma de perceber o repertório contemporâneo brasileiro.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-08-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T17:30:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T17:30:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AY6GWS
url http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AY6GWS
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-AY6GWS/1/castellon__marco_ernesto_teruel._brazilian_guitar__music_dissertac_a_odemestrado_final.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-AY6GWS/2/castellon__marco_ernesto_teruel._brazilian_guitar__music_dissertac_a_odemestrado_final.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 67b1b4dc1e0d9e9bb6529386efdc73e7
a7476ac79dafae1f310a9705bae55616
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797973313155235840