Memórias de professores: um estudo sobre a formação continuada no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Ana Flávia Santos da Conceição
Orientador(a): Maria Amalia de Almeida Cunha
Banca de defesa: Celia Maria Fernandes Nunes, Licinia Maria Correa
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2YJ37
Resumo: O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio apresenta-se como um programa pioneiro na reestruturação do Ensino Médio e da formação continuada de professores, constituindo uma proposta de intervenção na escola, devidamente fundamentada e organizada para atender tanto os professores, quanto os alunos deste nível de ensino da escola pública, priorizando a formação humana e integral. A análise do impacto do PNEM como programa de formação continuada de professores suscitou algumas questões que deram origem a este estudo como: as reflexões do PNEM ainda estão presentes na memória dos cursistas? Houve mudanças na forma de pensar/agir em torno de suas práticas pedagógicas? As discussões do PNEM promovidas pela formação ainda se fazem presentes no mesmo locus de formação continuada? Essas são algumas das questões norteadoras deste trabalho. Para respondê-las, optou-se pela metodologia do Estudo de Caso, de natureza qualitativa. A coleta de dados foi realizada inicialmente por meio de levantamento bibliográfico e pesquisa documental do PNEM nos arquivos da escola pesquisada. Posteriormente, foi aplicado questionário como pesquisa exploratória para delimitação dos participantes. Foram, ainda, realizadas entrevistas semiestruturadas e aplicação dos Ateliês da Memória, com o intuito de reconstruir as memórias da formação no PNEM. Como resultado da investigação foi possível identificar que o PNEM se constituiu em um espaço de formação ainda guardado nas memórias dos participantes e em suas práticas pedagógicas cotidianas. Esse resgate das memórias da formação no PNEM tornou-se diagnóstico para subsidiar as mudanças necessárias para as construções de modelos de formação e qualificação profissional, atendendo às necessidades da escola atual. Ao final, apresenta-se o produto técnico por meio de um pequeno manual denominado Ateliê de Memórias do PNEM, contendo todas as vozes dos participantes desta pesquisa.
id UFMG_509428f5e6ed17d6a4838bc539846568
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B2YJ37
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Amalia de Almeida CunhaCelia Maria Fernandes NunesLicinia Maria CorreaAna Flávia Santos da Conceição2019-08-11T04:42:00Z2019-08-11T04:42:00Z2018-02-21http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2YJ37O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio apresenta-se como um programa pioneiro na reestruturação do Ensino Médio e da formação continuada de professores, constituindo uma proposta de intervenção na escola, devidamente fundamentada e organizada para atender tanto os professores, quanto os alunos deste nível de ensino da escola pública, priorizando a formação humana e integral. A análise do impacto do PNEM como programa de formação continuada de professores suscitou algumas questões que deram origem a este estudo como: as reflexões do PNEM ainda estão presentes na memória dos cursistas? Houve mudanças na forma de pensar/agir em torno de suas práticas pedagógicas? As discussões do PNEM promovidas pela formação ainda se fazem presentes no mesmo locus de formação continuada? Essas são algumas das questões norteadoras deste trabalho. Para respondê-las, optou-se pela metodologia do Estudo de Caso, de natureza qualitativa. A coleta de dados foi realizada inicialmente por meio de levantamento bibliográfico e pesquisa documental do PNEM nos arquivos da escola pesquisada. Posteriormente, foi aplicado questionário como pesquisa exploratória para delimitação dos participantes. Foram, ainda, realizadas entrevistas semiestruturadas e aplicação dos Ateliês da Memória, com o intuito de reconstruir as memórias da formação no PNEM. Como resultado da investigação foi possível identificar que o PNEM se constituiu em um espaço de formação ainda guardado nas memórias dos participantes e em suas práticas pedagógicas cotidianas. Esse resgate das memórias da formação no PNEM tornou-se diagnóstico para subsidiar as mudanças necessárias para as construções de modelos de formação e qualificação profissional, atendendo às necessidades da escola atual. Ao final, apresenta-se o produto técnico por meio de um pequeno manual denominado Ateliê de Memórias do PNEM, contendo todas as vozes dos participantes desta pesquisa.The National Pact for the Strengthening of Secondary Education (Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, PNEM) presents itself as a pioneer program in the restructuring of Secondary Education and teachers continuing education, encompassing a school intervention proposal, properly founded and organized to meet the teachers and students needs of this public school education level, prioritizing human and integral education. The analysis of PNEMs impact as a continuing teacher training program evoked some questions that gave rise to this research such as: Are PNEMs reflections still present in the attendees memory? Were there any changes in their way of thinking/behaving regarding their teaching practices? Are the discussions about PNEM during the training still present in this school of continuing education? These are some of the questions that have guided this research. In order to answer them, the chosen methodology was the qualitative nature Case Study. The data collection was initially performed by a biographical survey as well as PNEM document survey within the archives of the researched school. Subsequently a questionnaire was applied as an exploratory survey to specify the participants. Some semi structured interviews were also conducted, as well as some Memory Workshops, aiming to rebuild training memories from PNEM. As a survey result, it was possible to identify that PNEM consisted of a training environment still in the participants memories as well as present in their daily teaching practices. Such rescue of PNEM training memories has become a diagnostic to subsidize the necessary changes to build training models as well as professional qualification, meeting the needs of the current school. The final technical product is a small guide called Ateliê de Memórias do PNEM (PNEMs Memory Workshop), comprising all the research participants voices.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEscolas publicasEducaçãoProfessores Formação profissionalMemória coletivaPacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (Brasil)Prática de ensinoEnsino médioEnsino MédioMemóriasPNEMPráticas PedagógicasFormação ContinuadaMemórias de professores: um estudo sobre a formação continuada no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_ana_fl_via_santos_da_concei__o__6__2_1.pdfapplication/pdf3161224https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B2YJ37/1/disserta__o_ana_fl_via_santos_da_concei__o__6__2_1.pdf28e27f226789c5c57404e8f785b08910MD51TEXTdisserta__o_ana_fl_via_santos_da_concei__o__6__2_1.pdf.txtdisserta__o_ana_fl_via_santos_da_concei__o__6__2_1.pdf.txtExtracted texttext/plain336156https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B2YJ37/2/disserta__o_ana_fl_via_santos_da_concei__o__6__2_1.pdf.txt7a78362cb141114b0a0dbbe904f08323MD521843/BUOS-B2YJ372019-11-14 05:29:02.82oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B2YJ37Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:29:02Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Memórias de professores: um estudo sobre a formação continuada no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
title Memórias de professores: um estudo sobre a formação continuada no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
spellingShingle Memórias de professores: um estudo sobre a formação continuada no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Ana Flávia Santos da Conceição
Ensino Médio
Memórias
PNEM
Práticas Pedagógicas
Formação Continuada
Escolas publicas
Educação
Professores Formação profissional
Memória coletiva
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (Brasil)
Prática de ensino
Ensino médio
title_short Memórias de professores: um estudo sobre a formação continuada no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
title_full Memórias de professores: um estudo sobre a formação continuada no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
title_fullStr Memórias de professores: um estudo sobre a formação continuada no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
title_full_unstemmed Memórias de professores: um estudo sobre a formação continuada no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
title_sort Memórias de professores: um estudo sobre a formação continuada no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
author Ana Flávia Santos da Conceição
author_facet Ana Flávia Santos da Conceição
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Amalia de Almeida Cunha
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Celia Maria Fernandes Nunes
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Licinia Maria Correa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ana Flávia Santos da Conceição
contributor_str_mv Maria Amalia de Almeida Cunha
Celia Maria Fernandes Nunes
Licinia Maria Correa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Médio
Memórias
PNEM
Práticas Pedagógicas
Formação Continuada
topic Ensino Médio
Memórias
PNEM
Práticas Pedagógicas
Formação Continuada
Escolas publicas
Educação
Professores Formação profissional
Memória coletiva
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (Brasil)
Prática de ensino
Ensino médio
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Escolas publicas
Educação
Professores Formação profissional
Memória coletiva
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (Brasil)
Prática de ensino
Ensino médio
description O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio apresenta-se como um programa pioneiro na reestruturação do Ensino Médio e da formação continuada de professores, constituindo uma proposta de intervenção na escola, devidamente fundamentada e organizada para atender tanto os professores, quanto os alunos deste nível de ensino da escola pública, priorizando a formação humana e integral. A análise do impacto do PNEM como programa de formação continuada de professores suscitou algumas questões que deram origem a este estudo como: as reflexões do PNEM ainda estão presentes na memória dos cursistas? Houve mudanças na forma de pensar/agir em torno de suas práticas pedagógicas? As discussões do PNEM promovidas pela formação ainda se fazem presentes no mesmo locus de formação continuada? Essas são algumas das questões norteadoras deste trabalho. Para respondê-las, optou-se pela metodologia do Estudo de Caso, de natureza qualitativa. A coleta de dados foi realizada inicialmente por meio de levantamento bibliográfico e pesquisa documental do PNEM nos arquivos da escola pesquisada. Posteriormente, foi aplicado questionário como pesquisa exploratória para delimitação dos participantes. Foram, ainda, realizadas entrevistas semiestruturadas e aplicação dos Ateliês da Memória, com o intuito de reconstruir as memórias da formação no PNEM. Como resultado da investigação foi possível identificar que o PNEM se constituiu em um espaço de formação ainda guardado nas memórias dos participantes e em suas práticas pedagógicas cotidianas. Esse resgate das memórias da formação no PNEM tornou-se diagnóstico para subsidiar as mudanças necessárias para as construções de modelos de formação e qualificação profissional, atendendo às necessidades da escola atual. Ao final, apresenta-se o produto técnico por meio de um pequeno manual denominado Ateliê de Memórias do PNEM, contendo todas as vozes dos participantes desta pesquisa.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-02-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T04:42:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T04:42:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2YJ37
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2YJ37
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B2YJ37/1/disserta__o_ana_fl_via_santos_da_concei__o__6__2_1.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B2YJ37/2/disserta__o_ana_fl_via_santos_da_concei__o__6__2_1.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 28e27f226789c5c57404e8f785b08910
7a78362cb141114b0a0dbbe904f08323
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793891063978524672