Na lida do Policial Civil: estudo sobre as estratégias de formação continuada de policiais civis para o atendimento aos grupos vulneráveis
Ano de defesa: | 2014 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
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País: |
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A3YFWU |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo discutir as estratégias de aprendizado, em cursos de formação e aperfeiçoamento, mobilizadas pelos policiais civis do Estado de Minas Gerais (Polícia Civil de Minas Gerais PCMG), após a inserção profissional na instituição, especificamente na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM). Buscou-se identificar, nas perspectivas dos sujeitos, os aspectos condicionantes motivações e estratégias que influenciavam as escolhas relativas ao aperfeiçoamento profissional e manutenção dos estudos. Para tanto, foram consideradas as relações entre os aspectos micropolíticos da organização policial e as determinações macro, advindas do contexto histórico de formulação de políticas públicas. Metodologicamente, o estudo foi desenvolvido em um enfoque qualitativo, sendo a coleta de dados dividida em três momentos: levantamento de dados institucionais referentes aos cursos de formação continuada; aplicação de questionários aos policiais civis lotados na DEAM; realização de entrevistas com policiais dessa mesma unidade. Os dados foram tratados por meio de softwares e posteriormente foram triangulados, permitindo a compreensão do contexto investigado e uma possível replicação do estudo em realidades de outras delegacias. Os resultados apontaram as organizações policiais como espaços diferenciados por sua micropolítica, no qual o conflito e os processos de maximização de poderes e interesses possuem papel fundamental na constituição de perfis profissionais e, consequentemente, no processo de formação continuada dos agentes de segurança. Também foram identificadas influências das relações de gênero na estruturação das hierarquias institucionais e profissionais, bem como no trato e na valoração dos crimes contra a mulher. Ademais, foram ressaltados aspectos referentes às angústias e precariedades institucionais, apontando a necessidade de repensar os modelos educativos e de valorização profissional ofertados pela instituição e do posicionamento do feminino diante de modelos patriarcais de atuação. |
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Adla Betsaida Martins TeixeiraBarbara Aragao Teodoro Silva2019-08-13T23:19:23Z2019-08-13T23:19:23Z2014-10-29http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A3YFWUEste trabalho teve como objetivo discutir as estratégias de aprendizado, em cursos de formação e aperfeiçoamento, mobilizadas pelos policiais civis do Estado de Minas Gerais (Polícia Civil de Minas Gerais PCMG), após a inserção profissional na instituição, especificamente na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM). Buscou-se identificar, nas perspectivas dos sujeitos, os aspectos condicionantes motivações e estratégias que influenciavam as escolhas relativas ao aperfeiçoamento profissional e manutenção dos estudos. Para tanto, foram consideradas as relações entre os aspectos micropolíticos da organização policial e as determinações macro, advindas do contexto histórico de formulação de políticas públicas. Metodologicamente, o estudo foi desenvolvido em um enfoque qualitativo, sendo a coleta de dados dividida em três momentos: levantamento de dados institucionais referentes aos cursos de formação continuada; aplicação de questionários aos policiais civis lotados na DEAM; realização de entrevistas com policiais dessa mesma unidade. Os dados foram tratados por meio de softwares e posteriormente foram triangulados, permitindo a compreensão do contexto investigado e uma possível replicação do estudo em realidades de outras delegacias. Os resultados apontaram as organizações policiais como espaços diferenciados por sua micropolítica, no qual o conflito e os processos de maximização de poderes e interesses possuem papel fundamental na constituição de perfis profissionais e, consequentemente, no processo de formação continuada dos agentes de segurança. Também foram identificadas influências das relações de gênero na estruturação das hierarquias institucionais e profissionais, bem como no trato e na valoração dos crimes contra a mulher. Ademais, foram ressaltados aspectos referentes às angústias e precariedades institucionais, apontando a necessidade de repensar os modelos educativos e de valorização profissional ofertados pela instituição e do posicionamento do feminino diante de modelos patriarcais de atuação.The following study aims to discuss the learning strategies of education and improvement courses of Civil Police of Minas Gerais State (Polícia Civil de Minas Gerais PCMG) after the insertion into the professional institution, specifically in the Womens Police Station (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher DEAM). It aims to identify, from the perspective of the subjects, the conditioning aspects - motivations and strategies - that influence the choices in professional development and education maintenance. For this, it was considered the relationship between the micropolitical aspects of police organization and the macrostructural determinations, result of historical context of public policy formulations. Methodologically, the study was developed with a qualitative approach, with the data acquisition divided in three moments: survey of institutional data related to continuing education courses; a questionnaire application to civil police officers of DEAM; individual interview with officers of that police unit. The data were processed by softwares and then they were triangulated, allowing the understanding of the investigated context and a possible replication of the study in other police stations realities. The results showed the police organizations as places differentiated by their micropolitics, in which the conflict and processes to maximize power and interests have the key role in making professional profile and, consequently, in police officers continuing education. Also, the influences of gender relations in the structuring of institutional and professional hierarchies were identified, as well as in dealing and valuation of crimes against women. Furthermore, were highlighted aspects concerning anguish and institutional precariousness, pointing to the need of rethinking the educational models and professional valorization offered by the institution and the positioning of the feminine before patriarchal models of procedures.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGFormação profissionalCrime contra as mulheresAcademia de Polícia Civil de Minas GeraisEducaçãoPoliciais Formação profissionalPolícia CivilFormação continuadaGêneroViolência contra a mulherMicropolíticaNa lida do Policial Civil: estudo sobre as estratégias de formação continuada de policiais civis para o atendimento aos grupos vulneráveisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALna_lida_do_policial_civil__disserta__o_de_mestrado_b_rbara_arag_o.pdfapplication/pdf5710122https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-A3YFWU/1/na_lida_do_policial_civil__disserta__o_de_mestrado_b_rbara_arag_o.pdf53808d7cbf2213e969a1f470d69d58c6MD51TEXTna_lida_do_policial_civil__disserta__o_de_mestrado_b_rbara_arag_o.pdf.txtna_lida_do_policial_civil__disserta__o_de_mestrado_b_rbara_arag_o.pdf.txtExtracted texttext/plain412294https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-A3YFWU/2/na_lida_do_policial_civil__disserta__o_de_mestrado_b_rbara_arag_o.pdf.txteefdc0d39fd55d78c965d379fd6148b4MD521843/BUOS-A3YFWU2019-11-14 14:38:37.34oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-A3YFWURepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:38:37Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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