Violão sem fronteiras: criações interpretativas em obras inspiradas na música folclórica sul-americana

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Marcos Matturro Foschiera lattes
Orientador(a): Flavio Terrigno Barbeitas lattes
Banca de defesa: Eduardo Campolina Vianna Loureiro, Fernando Araújo de Paula, Thiago Colombo de Freitas, Werner Aguiar
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Música
Departamento: MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/34211
Resumo: Na presente tese procurei elaborar interpretações de peças que fazem parte do repertório solista para violão e que foram baseadas nos gêneros folclóricos sul-americanos zamba, candombe e tonada. Utilizando a inspiração folclórica presente nestas obras como fio condutor para este processo criativo, apresento possibilidades de estudo e reflexão sobre esse tipo específico de repertório. Para isso, busquei compreender, incorporar e evidenciar práticas performáticas típicas dos gêneros folclóricos de modo a incluí-las em minhas interpretações, aproximando, assim, a performance das obras para violão solista aqui estudadas de seu contexto musical folclórico. Referenciaram teoricamente este trabalho, de forma especial, autores como Cardoso (2006), Guestrin (2004), Brandão (1984) Ferreira (1997), Loyola (2006), Longo (2012), Cook (2006), Rink (2012), Domenici (2012), Nevanlinna (2009), Almeida (2011), Bowen (1993) e Piedade (2011). Como referencial artístico utilizei, principalmente, a produção discográfica de músicos como Villadangos (2002 e 2006), Méndez (2012), Falú (2005), Coronel (2009), Zanon (1997), Siewers (1995), Fernandez (2006), Azcano (2016), Rojas (2006), Moscardini (2005), Carlevaro (1986), Aguirre (2008), Sinesi (1996), Parra (1956 e 1959), Jara (1966, 1971 e 1975), Sánchez (2001) e Contreras (2006). Além destes autores, aproveitei informações retiradas de videoaulas, materiais didáticos, artigos, livros, teses e dissertações, partituras, documentários e outras gravações de referentes nesta área. Esta construção criativa se deu baseada em minha prática artística e na busca por variadas fontes de informação. Estas foram obtidas, organizadas e/ou desenvolvidas através de técnicas de coleta e interpretação de dados ligadas as metodologias cientificas tradicionais. Como produto desta tese, foram desenvolvidas interpretações musicais das obras para violão baseadas em gêneros folclóricos sul-americanos, mas, principalmente, ficam descritos aqui os percursos interpretativos trilhados a partir de múltiplas fontes de pesquisa.
id UFMG_6a161d6bcd55ae3bdb4edcfbfbe8f21f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/34211
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Flavio Terrigno Barbeitashttp://lattes.cnpq.br/8877943543630986Eduardo Campolina Vianna LoureiroFernando Araújo de PaulaThiago Colombo de FreitasWerner Aguiarhttp://lattes.cnpq.br/3646154649279840Marcos Matturro Foschiera2020-09-30T19:42:24Z2020-09-30T19:42:24Z2019-08-21http://hdl.handle.net/1843/34211Na presente tese procurei elaborar interpretações de peças que fazem parte do repertório solista para violão e que foram baseadas nos gêneros folclóricos sul-americanos zamba, candombe e tonada. Utilizando a inspiração folclórica presente nestas obras como fio condutor para este processo criativo, apresento possibilidades de estudo e reflexão sobre esse tipo específico de repertório. Para isso, busquei compreender, incorporar e evidenciar práticas performáticas típicas dos gêneros folclóricos de modo a incluí-las em minhas interpretações, aproximando, assim, a performance das obras para violão solista aqui estudadas de seu contexto musical folclórico. Referenciaram teoricamente este trabalho, de forma especial, autores como Cardoso (2006), Guestrin (2004), Brandão (1984) Ferreira (1997), Loyola (2006), Longo (2012), Cook (2006), Rink (2012), Domenici (2012), Nevanlinna (2009), Almeida (2011), Bowen (1993) e Piedade (2011). Como referencial artístico utilizei, principalmente, a produção discográfica de músicos como Villadangos (2002 e 2006), Méndez (2012), Falú (2005), Coronel (2009), Zanon (1997), Siewers (1995), Fernandez (2006), Azcano (2016), Rojas (2006), Moscardini (2005), Carlevaro (1986), Aguirre (2008), Sinesi (1996), Parra (1956 e 1959), Jara (1966, 1971 e 1975), Sánchez (2001) e Contreras (2006). Além destes autores, aproveitei informações retiradas de videoaulas, materiais didáticos, artigos, livros, teses e dissertações, partituras, documentários e outras gravações de referentes nesta área. Esta construção criativa se deu baseada em minha prática artística e na busca por variadas fontes de informação. Estas foram obtidas, organizadas e/ou desenvolvidas através de técnicas de coleta e interpretação de dados ligadas as metodologias cientificas tradicionais. Como produto desta tese, foram desenvolvidas interpretações musicais das obras para violão baseadas em gêneros folclóricos sul-americanos, mas, principalmente, ficam descritos aqui os percursos interpretativos trilhados a partir de múltiplas fontes de pesquisa.In the present thesis I tried to elaborate interpretations of pieces that are part of the repertoire soloist for guitar and that were based on the folkloric South American genres zamba, candombe and tonada. Using the folkloric inspiration present in these works as the guiding thread for this creative process, I present possibilities for study and reflection on this specific type of repertoire. In order to do so, I sought to understand, incorporate and demonstrate performance practices typical of folk genres in order to include them in my interpretations, thus approaching the performance of works for solo guitar studied here from their folk music context. The theoretical referents of this work are authors like Cardoso (2006), Guestrin (2004), Brandão (1984) Ferreira (1997), Loyola (2006), Longo (2012), Cook Domenici (2012), Nevanlinna (2009), Almeida (2011), Bowen (1993) and Piedade (2011). As an artistic reference I mainly used the record production of musicians such as Villadangos (2002 and 2006), Méndez (2012), Falú (2005), Coronel (2009), Zanon (1997), Siewers, Azcano (2016), Rojas (2006), Moscardini (2005), Carlevaro (1986), Aguirre (2008), Sinesi (1996), Parra (1956 and 1959), Jara (1966, 1971 and 1975) and Contreras (2006). In addition to these authors, I took advantage of information gathered from video lessons, didactic material, articles, books, thesis and dissertations, scores, documentaries and other recordings of referents in this area. This creative construction was based on my artistic practice and the search for various sources of information. These were obtained, organized and/or developed through data collection and interpretation techniques linked to traditional scientific methodologies. As a product of this thesis, musical interpretations of works for guitar based on South American folk genres were developed, but mainly, the interpretative paths based on multiple sources of research are described here.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFMGBrasilMUSICA - ESCOLA DE MUSICAMúsica para violãoPerformance musicalMúsica folclórica - América do SulViolãoMúsica sul-americanaZambaCandombeTonadaPesquisa artísticaViolão sem fronteiras: criações interpretativas em obras inspiradas na música folclórica sul-americanaGuitar without borders: interpretive creations in works inspired by South American folk musicinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTESE COMPLETA (Marcos Matturro Foschiera).pdfTESE COMPLETA (Marcos Matturro Foschiera).pdfapplication/pdf12969048https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/34211/3/TESE%20COMPLETA%20%28Marcos%20Matturro%20Foschiera%29.pdfc6d7ca130c4326113ff45cb99e4aba68MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/34211/4/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD541843/342112020-09-30 16:42:24.292oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-09-30T19:42:24Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Violão sem fronteiras: criações interpretativas em obras inspiradas na música folclórica sul-americana
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Guitar without borders: interpretive creations in works inspired by South American folk music
title Violão sem fronteiras: criações interpretativas em obras inspiradas na música folclórica sul-americana
spellingShingle Violão sem fronteiras: criações interpretativas em obras inspiradas na música folclórica sul-americana
Marcos Matturro Foschiera
Violão
Música sul-americana
Zamba
Candombe
Tonada
Pesquisa artística
Música para violão
Performance musical
Música folclórica - América do Sul
title_short Violão sem fronteiras: criações interpretativas em obras inspiradas na música folclórica sul-americana
title_full Violão sem fronteiras: criações interpretativas em obras inspiradas na música folclórica sul-americana
title_fullStr Violão sem fronteiras: criações interpretativas em obras inspiradas na música folclórica sul-americana
title_full_unstemmed Violão sem fronteiras: criações interpretativas em obras inspiradas na música folclórica sul-americana
title_sort Violão sem fronteiras: criações interpretativas em obras inspiradas na música folclórica sul-americana
author Marcos Matturro Foschiera
author_facet Marcos Matturro Foschiera
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Flavio Terrigno Barbeitas
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8877943543630986
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Eduardo Campolina Vianna Loureiro
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Fernando Araújo de Paula
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Thiago Colombo de Freitas
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Werner Aguiar
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3646154649279840
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcos Matturro Foschiera
contributor_str_mv Flavio Terrigno Barbeitas
Eduardo Campolina Vianna Loureiro
Fernando Araújo de Paula
Thiago Colombo de Freitas
Werner Aguiar
dc.subject.por.fl_str_mv Violão
Música sul-americana
Zamba
Candombe
Tonada
Pesquisa artística
topic Violão
Música sul-americana
Zamba
Candombe
Tonada
Pesquisa artística
Música para violão
Performance musical
Música folclórica - América do Sul
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Música para violão
Performance musical
Música folclórica - América do Sul
description Na presente tese procurei elaborar interpretações de peças que fazem parte do repertório solista para violão e que foram baseadas nos gêneros folclóricos sul-americanos zamba, candombe e tonada. Utilizando a inspiração folclórica presente nestas obras como fio condutor para este processo criativo, apresento possibilidades de estudo e reflexão sobre esse tipo específico de repertório. Para isso, busquei compreender, incorporar e evidenciar práticas performáticas típicas dos gêneros folclóricos de modo a incluí-las em minhas interpretações, aproximando, assim, a performance das obras para violão solista aqui estudadas de seu contexto musical folclórico. Referenciaram teoricamente este trabalho, de forma especial, autores como Cardoso (2006), Guestrin (2004), Brandão (1984) Ferreira (1997), Loyola (2006), Longo (2012), Cook (2006), Rink (2012), Domenici (2012), Nevanlinna (2009), Almeida (2011), Bowen (1993) e Piedade (2011). Como referencial artístico utilizei, principalmente, a produção discográfica de músicos como Villadangos (2002 e 2006), Méndez (2012), Falú (2005), Coronel (2009), Zanon (1997), Siewers (1995), Fernandez (2006), Azcano (2016), Rojas (2006), Moscardini (2005), Carlevaro (1986), Aguirre (2008), Sinesi (1996), Parra (1956 e 1959), Jara (1966, 1971 e 1975), Sánchez (2001) e Contreras (2006). Além destes autores, aproveitei informações retiradas de videoaulas, materiais didáticos, artigos, livros, teses e dissertações, partituras, documentários e outras gravações de referentes nesta área. Esta construção criativa se deu baseada em minha prática artística e na busca por variadas fontes de informação. Estas foram obtidas, organizadas e/ou desenvolvidas através de técnicas de coleta e interpretação de dados ligadas as metodologias cientificas tradicionais. Como produto desta tese, foram desenvolvidas interpretações musicais das obras para violão baseadas em gêneros folclóricos sul-americanos, mas, principalmente, ficam descritos aqui os percursos interpretativos trilhados a partir de múltiplas fontes de pesquisa.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-08-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-30T19:42:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-30T19:42:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/34211
url http://hdl.handle.net/1843/34211
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Música
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/34211/3/TESE%20COMPLETA%20%28Marcos%20Matturro%20Foschiera%29.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/34211/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c6d7ca130c4326113ff45cb99e4aba68
34badce4be7e31e3adb4575ae96af679
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793891016680407040