Estado, transportes e desenvolvimento regional: a era rodoviária em Minas Gerais, 1940-1980

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Miguel Victor Tavares Lopes
Orientador(a): Marcelo Magalhaes Godoy
Banca de defesa: Clelio Campolina Diniz, Lidiany Silva Barbosa, Otavio Soares Dulci
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/FACE-A7QHQX
Resumo: A principal proposição desse trabalho foi estudar o processo de modernização rodoviária mineira e os seus principais condicionantes, isto é, quais projetos orientaram as políticas de transportes, como foram alocados os recursos públicos, qual a dinâmica do crescimento da malha viária e dos veículos de carga e passageiros, no contexto do desenvolvimento da economia nacional e estadual. Para isso, se buscou analisar a expansão da infraestrutura rodoviária, segundo as matrizes econômicas, técnicas e políticas que presidiram a modernização, assim como a dinâmica de concessão, financiamento e construção de vias. No que diz respeito ao processo de expansão das vias, assim como aconteceu com as ferrovias, prevaleceu apropriação privada de recursos públicos durante todo o processo de modernização, caracterizados por aditivos casuísticos nos contratos e licitações, que assumiram feição fraudulenta. Assim sendo, a expansão rodoviária mineira foi importante condicionante para a consolidação da inserção periférica do estado na divisão interregional do trabalho, pois Minas foi cortada por importantes troncos rodoviários nacionais e beneficiou-se de forma secundária da malha viária, se pautando apenas por garantir o acesso dos centros regionais mineiros aos troncos federais.
id UFMG_7a36035657870db67109f4363efcfaef
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/FACE-A7QHQX
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Marcelo Magalhaes GodoyClelio Campolina DinizLidiany Silva BarbosaOtavio Soares DulciMiguel Victor Tavares Lopes2019-08-10T17:44:27Z2019-08-10T17:44:27Z2015-12-18http://hdl.handle.net/1843/FACE-A7QHQXA principal proposição desse trabalho foi estudar o processo de modernização rodoviária mineira e os seus principais condicionantes, isto é, quais projetos orientaram as políticas de transportes, como foram alocados os recursos públicos, qual a dinâmica do crescimento da malha viária e dos veículos de carga e passageiros, no contexto do desenvolvimento da economia nacional e estadual. Para isso, se buscou analisar a expansão da infraestrutura rodoviária, segundo as matrizes econômicas, técnicas e políticas que presidiram a modernização, assim como a dinâmica de concessão, financiamento e construção de vias. No que diz respeito ao processo de expansão das vias, assim como aconteceu com as ferrovias, prevaleceu apropriação privada de recursos públicos durante todo o processo de modernização, caracterizados por aditivos casuísticos nos contratos e licitações, que assumiram feição fraudulenta. Assim sendo, a expansão rodoviária mineira foi importante condicionante para a consolidação da inserção periférica do estado na divisão interregional do trabalho, pois Minas foi cortada por importantes troncos rodoviários nacionais e beneficiou-se de forma secundária da malha viária, se pautando apenas por garantir o acesso dos centros regionais mineiros aos troncos federais.The main purpose of this essay was to study how was the roadway modernization process of Minas Gerais and its main conditions, namely, how were allocated the public resources, the road network and vehicle quantitative growths, considering the national and regional economy development context. Thus seeks to analyze the road infrastructure expansion, considering the economical, technical and political matrixes that guided the modernization, as well as the concession, finance and construction dynamics. What regards to the road network growth, as well as happened to the railways, prevailed the appropriation of public resources during the whole modernization process, characterized by casuistic additives on the agreements and biddings, which got a fraudulent feature. Therefore, the road network expansion of Minas Gerais was an important condition to the peripheral insertion on the regional division of labor, since Minas Gerais was crossed by important national roadways and was benefited marginally of this transport infrastructure, by only guaranteeing the access of Minas Gerais cities to that National road network.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTransporte rodoviário Minas Gerais 1940-1980Desenvolvimento regional Minas GeraisTransporte rodoviário BrasilMinas GeraisrodoviarismoBrasil1940-1980modernização dos transportesEstado, transportes e desenvolvimento regional: a era rodoviária em Minas Gerais, 1940-1980info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_lopes__miguel___estado__transportes_e_desenvolvimento_regional____a_era_rodovi_ria_em_minas_gerais__1940_1980.pdfapplication/pdf7656026https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FACE-A7QHQX/1/disserta__o_lopes__miguel___estado__transportes_e_desenvolvimento_regional____a_era_rodovi_ria_em_minas_gerais__1940_1980.pdf73efb56d89166e5f0e4b72c01641e625MD51TEXTdisserta__o_lopes__miguel___estado__transportes_e_desenvolvimento_regional____a_era_rodovi_ria_em_minas_gerais__1940_1980.pdf.txtdisserta__o_lopes__miguel___estado__transportes_e_desenvolvimento_regional____a_era_rodovi_ria_em_minas_gerais__1940_1980.pdf.txtExtracted texttext/plain611193https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FACE-A7QHQX/2/disserta__o_lopes__miguel___estado__transportes_e_desenvolvimento_regional____a_era_rodovi_ria_em_minas_gerais__1940_1980.pdf.txtd1b6f5e0cebafba10a8016879ef6d5fdMD521843/FACE-A7QHQX2019-11-14 08:59:07.348oai:repositorio.ufmg.br:1843/FACE-A7QHQXRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:59:07Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estado, transportes e desenvolvimento regional: a era rodoviária em Minas Gerais, 1940-1980
title Estado, transportes e desenvolvimento regional: a era rodoviária em Minas Gerais, 1940-1980
spellingShingle Estado, transportes e desenvolvimento regional: a era rodoviária em Minas Gerais, 1940-1980
Miguel Victor Tavares Lopes
Minas Gerais
rodoviarismo
Brasil
1940-1980
modernização dos transportes
Transporte rodoviário Minas Gerais 1940-1980
Desenvolvimento regional Minas Gerais
Transporte rodoviário Brasil
title_short Estado, transportes e desenvolvimento regional: a era rodoviária em Minas Gerais, 1940-1980
title_full Estado, transportes e desenvolvimento regional: a era rodoviária em Minas Gerais, 1940-1980
title_fullStr Estado, transportes e desenvolvimento regional: a era rodoviária em Minas Gerais, 1940-1980
title_full_unstemmed Estado, transportes e desenvolvimento regional: a era rodoviária em Minas Gerais, 1940-1980
title_sort Estado, transportes e desenvolvimento regional: a era rodoviária em Minas Gerais, 1940-1980
author Miguel Victor Tavares Lopes
author_facet Miguel Victor Tavares Lopes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marcelo Magalhaes Godoy
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Clelio Campolina Diniz
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Lidiany Silva Barbosa
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Otavio Soares Dulci
dc.contributor.author.fl_str_mv Miguel Victor Tavares Lopes
contributor_str_mv Marcelo Magalhaes Godoy
Clelio Campolina Diniz
Lidiany Silva Barbosa
Otavio Soares Dulci
dc.subject.por.fl_str_mv Minas Gerais
rodoviarismo
Brasil
1940-1980
modernização dos transportes
topic Minas Gerais
rodoviarismo
Brasil
1940-1980
modernização dos transportes
Transporte rodoviário Minas Gerais 1940-1980
Desenvolvimento regional Minas Gerais
Transporte rodoviário Brasil
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Transporte rodoviário Minas Gerais 1940-1980
Desenvolvimento regional Minas Gerais
Transporte rodoviário Brasil
description A principal proposição desse trabalho foi estudar o processo de modernização rodoviária mineira e os seus principais condicionantes, isto é, quais projetos orientaram as políticas de transportes, como foram alocados os recursos públicos, qual a dinâmica do crescimento da malha viária e dos veículos de carga e passageiros, no contexto do desenvolvimento da economia nacional e estadual. Para isso, se buscou analisar a expansão da infraestrutura rodoviária, segundo as matrizes econômicas, técnicas e políticas que presidiram a modernização, assim como a dinâmica de concessão, financiamento e construção de vias. No que diz respeito ao processo de expansão das vias, assim como aconteceu com as ferrovias, prevaleceu apropriação privada de recursos públicos durante todo o processo de modernização, caracterizados por aditivos casuísticos nos contratos e licitações, que assumiram feição fraudulenta. Assim sendo, a expansão rodoviária mineira foi importante condicionante para a consolidação da inserção periférica do estado na divisão interregional do trabalho, pois Minas foi cortada por importantes troncos rodoviários nacionais e beneficiou-se de forma secundária da malha viária, se pautando apenas por garantir o acesso dos centros regionais mineiros aos troncos federais.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-12-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T17:44:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T17:44:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/FACE-A7QHQX
url http://hdl.handle.net/1843/FACE-A7QHQX
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FACE-A7QHQX/1/disserta__o_lopes__miguel___estado__transportes_e_desenvolvimento_regional____a_era_rodovi_ria_em_minas_gerais__1940_1980.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FACE-A7QHQX/2/disserta__o_lopes__miguel___estado__transportes_e_desenvolvimento_regional____a_era_rodovi_ria_em_minas_gerais__1940_1980.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 73efb56d89166e5f0e4b72c01641e625
d1b6f5e0cebafba10a8016879ef6d5fd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797973129444720640