Transportes e desenvolvimento regional: uma análise de equilíbrio geral computável sobre os impactos na melhoria da infra-estrutura de transporte rodoviário em Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Carlos Eduardo da Gama Torres
Orientador(a): Edson Paulo Domingues
Banca de defesa: Andre Braz Golgher, Eduardo Amaral Haddad, Eduardo Simões de Almeida
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/AMSA-842H5V
Resumo: Este trabalho visa compreender de uma maneira geral a relação entre melhorias na infra-estrutura de transporte rodoviário, o crescimento econômico e a desigualdade regional. Mais especificamente, foram considerados os efeitos relativos aos projetos de duplicação da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, recuperação da BR-262, no trecho compreendido entre Uberaba e Belo Horizonte, e recuperação da BR-116 nos trechos compreendidos entre a divisa de Minas Gerais com a Bahia e Governador Valadares, e Governador Valadares até a divisa de Minas Gerais com o Rio de Janeiro. Para tanto, estimou-se mediante o modelo de transporte HDM-4, os custos de implantação dos 4 projetos propostos, e os custos de transporte entre109 zonas de tráfego, antes e após a implantação das melhorias. As alterações nos custos de transporte medidas pelo HDM-4 foram incorporadas como um vetor de choques exógenos ao modelo de equilíbrio geral computável B-MARIA-MG. A partir dos resultados do modelo B-MARIA-MG, composto por 109 regiões e oito setores, foram calculados indicadores referentes à renda, desigualdade inter-regional, bem-estar, competitividade, emprego, preços, arrecadação de impostos e eficiência. Em conformidade com os trabalhos empíricos descritos ao longo da tese, os resultados do modelo B-MARIA-MG forneceram evidências de que no curto prazo a competição inter-regional desencadeada pela melhoria da oferta de infra-estrutura de transporte rodoviário em Minas Gerais, proporcionaria benefícios principalmente às regiões mais diretamente afetadas pelos investimentos e, em alguns casos, geraram efeitos negativos para outras regiões.
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