Cinema que inventa o território : ocupações urbanas através de auto encenações da juventude

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Rafael de Amorim Albuquerque e Mello lattes
Orientador(a): Cláudia Cardoso Mesquita lattes
Banca de defesa: César Geraldo Guimarães, Ângela Cristina Salgueiro Marques
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/53288
Resumo: A pesquisa parte de experiências audiovisuais envolvendo o Coletivo Caranguejo Tabaiares Resiste, criado na comunidade de mesmo nome, em Recife (PE), e o MLB (Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas) de Minas Gerais. Por meio de oficinas de realização fílmica, fica evidente como a juventude aparece como um ator decisivo na busca por reconhecimento e construção de uma autoimagem coletiva, em meio a situações de luta pelo direito à moradia digna, ameaçado pelo avanço da especulação imobiliária nas comunidades filmadas, seja por ofensivas vindas da iniciativa privada ou do estado. Propomos um movimento de cotejo entre os filmes, aproximando-os segundo as relações entre as mise-en-scènes da juventude e a construção do espaço social. Buscamos examinar os gestos, movimentos e posturas de crianças e jovens, valorizando as nuances presentes nas cenas fílmicas. Também será tecida uma breve genealogia histórica investigando auto encenações da juventude no cinema brasileiro, em sua relação com os espaços sociais, com o objetivo de adensar a análise das experiências de coletivos contemporâneos, colocando-as em perspectiva histórica. Mais precisamente, convocaremos os filmes Couro de Gato (Joaquim Pedro de Andrade, 1962) e Lacrimosa (Aloysio Raulino e Luna Alkalay, 1969) como corpus expandido. O elo entre filmes aparentemente tão distantes se firma na juventude, ponto comum de figurações populares que colocam em cena opressões e conflitos catalisados pela desigualdade social, que emerge na tela através das experiências audiovisuais. Propomos vizinhanças a partir de arranjos cênicos que permitam o cotejo e o desenvolvimento de análises comparadas entre os filmes. São propostos dois arranjos cênicos centrais: Corrida e Rosto.
id UFMG_7d35a35a0e4d7046ac09a03b1e0cd0f4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/53288
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Cláudia Cardoso Mesquitahttp://lattes.cnpq.br/2654410985552835César Geraldo GuimarãesÂngela Cristina Salgueiro Marqueshttp://lattes.cnpq.br/2574321382370715Rafael de Amorim Albuquerque e Mello2023-05-14T14:50:12Z2023-05-14T14:50:12Z2022-10-31http://hdl.handle.net/1843/53288A pesquisa parte de experiências audiovisuais envolvendo o Coletivo Caranguejo Tabaiares Resiste, criado na comunidade de mesmo nome, em Recife (PE), e o MLB (Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas) de Minas Gerais. Por meio de oficinas de realização fílmica, fica evidente como a juventude aparece como um ator decisivo na busca por reconhecimento e construção de uma autoimagem coletiva, em meio a situações de luta pelo direito à moradia digna, ameaçado pelo avanço da especulação imobiliária nas comunidades filmadas, seja por ofensivas vindas da iniciativa privada ou do estado. Propomos um movimento de cotejo entre os filmes, aproximando-os segundo as relações entre as mise-en-scènes da juventude e a construção do espaço social. Buscamos examinar os gestos, movimentos e posturas de crianças e jovens, valorizando as nuances presentes nas cenas fílmicas. Também será tecida uma breve genealogia histórica investigando auto encenações da juventude no cinema brasileiro, em sua relação com os espaços sociais, com o objetivo de adensar a análise das experiências de coletivos contemporâneos, colocando-as em perspectiva histórica. Mais precisamente, convocaremos os filmes Couro de Gato (Joaquim Pedro de Andrade, 1962) e Lacrimosa (Aloysio Raulino e Luna Alkalay, 1969) como corpus expandido. O elo entre filmes aparentemente tão distantes se firma na juventude, ponto comum de figurações populares que colocam em cena opressões e conflitos catalisados pela desigualdade social, que emerge na tela através das experiências audiovisuais. Propomos vizinhanças a partir de arranjos cênicos que permitam o cotejo e o desenvolvimento de análises comparadas entre os filmes. São propostos dois arranjos cênicos centrais: Corrida e Rosto.The research is based on audiovisual experiences involving the Coletivo Caranguejo Tabaiares Resiste, from a community with the same name in Recife, and the MLB of Minas Gerais. Through filmmaking workshops, it is evident how the youth appears as a decisive actor in the search for recognition and construction of a collective self-image in the midst of dispute scenarios, in the case of these films, involving the right to housing threatened by the advance of real estate speculation in the respective locations. We make a comparison movement, bringing these films closer to other productions made in different times, places and contexts of modern Brazilian cinema. Precisely, we bring the films Couro de Gato (Joaquim Pedro de Andrade, 1962) and Lacrimosa (Aloysio Raulino and Luna Alkalay, 1969). The link between apparently so distant films reveals itself in youth as a common point of a popular figuration placed in a conflict catalyzed by the wide-ranging social inequality in our country, which emerges to the screens in audiovisual experiences. Faced with the differences between the films, we propose a risky neighborhood that crosses the modulations in which this youth plays himself in front of the camera in scenes of conflict. We will focus on the gestures, movements, looks, postures of these actors/actresses-characters who stage themselves in order to form scenic arrangements that allow the comparison and development of the analysis of the films. Three central scenic arrangements are proposed, namely the Run , Face and Coletive.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessComunicação - TesesCinema brasileiro - TesesMovimentos sociais - TesesJuventudeCinema brasileiroAuto-mise-en-scèneCinema comparadoEspaços sociaisCinema que inventa o território : ocupações urbanas através de auto encenações da juventudeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/53288/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52ORIGINALDISSERTAÇÃO_RAFAEL MELLO_2022.pdfDISSERTAÇÃO_RAFAEL MELLO_2022.pdfapplication/pdf7275342https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/53288/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O_RAFAEL%20MELLO_2022.pdf484a1007e330ad1f08914a7f46226239MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/53288/5/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD551843/532882023-05-14 11:50:12.368oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-05-14T14:50:12Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cinema que inventa o território : ocupações urbanas através de auto encenações da juventude
title Cinema que inventa o território : ocupações urbanas através de auto encenações da juventude
spellingShingle Cinema que inventa o território : ocupações urbanas através de auto encenações da juventude
Rafael de Amorim Albuquerque e Mello
Juventude
Cinema brasileiro
Auto-mise-en-scène
Cinema comparado
Espaços sociais
Comunicação - Teses
Cinema brasileiro - Teses
Movimentos sociais - Teses
title_short Cinema que inventa o território : ocupações urbanas através de auto encenações da juventude
title_full Cinema que inventa o território : ocupações urbanas através de auto encenações da juventude
title_fullStr Cinema que inventa o território : ocupações urbanas através de auto encenações da juventude
title_full_unstemmed Cinema que inventa o território : ocupações urbanas através de auto encenações da juventude
title_sort Cinema que inventa o território : ocupações urbanas através de auto encenações da juventude
author Rafael de Amorim Albuquerque e Mello
author_facet Rafael de Amorim Albuquerque e Mello
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cláudia Cardoso Mesquita
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2654410985552835
dc.contributor.referee1.fl_str_mv César Geraldo Guimarães
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ângela Cristina Salgueiro Marques
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2574321382370715
dc.contributor.author.fl_str_mv Rafael de Amorim Albuquerque e Mello
contributor_str_mv Cláudia Cardoso Mesquita
César Geraldo Guimarães
Ângela Cristina Salgueiro Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Juventude
Cinema brasileiro
Auto-mise-en-scène
Cinema comparado
Espaços sociais
topic Juventude
Cinema brasileiro
Auto-mise-en-scène
Cinema comparado
Espaços sociais
Comunicação - Teses
Cinema brasileiro - Teses
Movimentos sociais - Teses
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Comunicação - Teses
Cinema brasileiro - Teses
Movimentos sociais - Teses
description A pesquisa parte de experiências audiovisuais envolvendo o Coletivo Caranguejo Tabaiares Resiste, criado na comunidade de mesmo nome, em Recife (PE), e o MLB (Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas) de Minas Gerais. Por meio de oficinas de realização fílmica, fica evidente como a juventude aparece como um ator decisivo na busca por reconhecimento e construção de uma autoimagem coletiva, em meio a situações de luta pelo direito à moradia digna, ameaçado pelo avanço da especulação imobiliária nas comunidades filmadas, seja por ofensivas vindas da iniciativa privada ou do estado. Propomos um movimento de cotejo entre os filmes, aproximando-os segundo as relações entre as mise-en-scènes da juventude e a construção do espaço social. Buscamos examinar os gestos, movimentos e posturas de crianças e jovens, valorizando as nuances presentes nas cenas fílmicas. Também será tecida uma breve genealogia histórica investigando auto encenações da juventude no cinema brasileiro, em sua relação com os espaços sociais, com o objetivo de adensar a análise das experiências de coletivos contemporâneos, colocando-as em perspectiva histórica. Mais precisamente, convocaremos os filmes Couro de Gato (Joaquim Pedro de Andrade, 1962) e Lacrimosa (Aloysio Raulino e Luna Alkalay, 1969) como corpus expandido. O elo entre filmes aparentemente tão distantes se firma na juventude, ponto comum de figurações populares que colocam em cena opressões e conflitos catalisados pela desigualdade social, que emerge na tela através das experiências audiovisuais. Propomos vizinhanças a partir de arranjos cênicos que permitam o cotejo e o desenvolvimento de análises comparadas entre os filmes. São propostos dois arranjos cênicos centrais: Corrida e Rosto.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-10-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-14T14:50:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-14T14:50:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/53288
url http://hdl.handle.net/1843/53288
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/53288/2/license_rdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/53288/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O_RAFAEL%20MELLO_2022.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/53288/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab
484a1007e330ad1f08914a7f46226239
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793891059147735040