Três encenações da vida comum no cinema brasileiro contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Fernanda Ribeiro de Salvo lattes
Orientador(a): César Geraldo Guimarães lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/49241
Resumo: Nesta pesquisa investigamos as formas de aparição da singularidade dos sujeitos filmados em três produções do cinema brasileiro recente: Avenida Brasília Formosa (Gabriel Mascaro, 2010), O Céu sobre os Ombros (Sérgio Borges, 2010) e Transeunte (Eryk Rocha, 2010). Ao eleger cenários desprivilegiados da cidade (como o subúrbio, a favela e a periferia), tomando o cotidiano como ponto de vista, os filmes revelaram hábitos, gestos, afetos e modos de compartilhamento dos sujeitos da cena, cifrando suas potências de vida. Com esta visada, os filmes revestiram a vida sem qualidades de forte interesse estético, tornando-se importantes lugares de investigação sobre os modos de inscrição da alteridade no cinema brasileiro recente. Compreender como cada filme empregou procedimentos estilísticos para figurar o mundo vivido do qual se aproximou, articulando temporalidade, espaço e personagens, foi o objetivo que nos guiou. Analisamos as três mise-en-scènes, indagando sobre os componentes da escritura dos filmes que, ao se aproximarem do mundo real e histórico, transformam-no em matéria sensível e visível, oferecida ao espectador. O liame criado diferentemente pelas três narrativas entre os corpos, as falas e os lugares - inscritos numa duração - nos colocou diante de encenações distintas da vida comum.
id UFMG_9d2ca2f295ca97a56760ff15fd9c16fc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/49241
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling César Geraldo Guimarãeshttp://lattes.cnpq.br/9926848004850250http://lattes.cnpq.br/5803224869064285Fernanda Ribeiro de Salvo2023-01-30T16:43:37Z2023-01-30T16:43:37Z2014-06-03http://hdl.handle.net/1843/49241Nesta pesquisa investigamos as formas de aparição da singularidade dos sujeitos filmados em três produções do cinema brasileiro recente: Avenida Brasília Formosa (Gabriel Mascaro, 2010), O Céu sobre os Ombros (Sérgio Borges, 2010) e Transeunte (Eryk Rocha, 2010). Ao eleger cenários desprivilegiados da cidade (como o subúrbio, a favela e a periferia), tomando o cotidiano como ponto de vista, os filmes revelaram hábitos, gestos, afetos e modos de compartilhamento dos sujeitos da cena, cifrando suas potências de vida. Com esta visada, os filmes revestiram a vida sem qualidades de forte interesse estético, tornando-se importantes lugares de investigação sobre os modos de inscrição da alteridade no cinema brasileiro recente. Compreender como cada filme empregou procedimentos estilísticos para figurar o mundo vivido do qual se aproximou, articulando temporalidade, espaço e personagens, foi o objetivo que nos guiou. Analisamos as três mise-en-scènes, indagando sobre os componentes da escritura dos filmes que, ao se aproximarem do mundo real e histórico, transformam-no em matéria sensível e visível, oferecida ao espectador. O liame criado diferentemente pelas três narrativas entre os corpos, as falas e os lugares - inscritos numa duração - nos colocou diante de encenações distintas da vida comum.In this research we have investigated the forms of appearance of the singularity of the subjects filmed in three recent Brazilian cinema productions: Avenida Brasília Formosa (Gabriel Mascaro, 2010), O Céu sobre os Ombros (Sérgio Borges, 2010) and Transeunte (Eryk Rocha, 2010). When they elect unpreiviledged scenec of the city (such as slums, projects and the outskirts of town) and take everyday life as a viewpoint, these movies reveal habits, gestures, affections and means of sharing of the subjects in the scene, encrypting their life potencies. With this outlook the films have painted life without qualities in a strong aestethic interest, and have become important locations for investigating ways of inscribing distinctness in the current Brazilian cinema. The goal that has guided us was to understand how each movie employed stylistic procedures to depict the portrayed world which they approached, articulating temporality, space and characters. We have analyzed the three mise-en-scènes and inquired on the components of the writing of the movies which, upon coming close to the real and hystoric world, have changed it into sensible, visible matter, offered to the spectator. The link created differently by the three narratives between the bodies, the lines and the places – inscribed into a duration – has put us before different actings of common life.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALComunicação - TesesComunicação de massas - TesesCinema brasileiro - TesesAvenida Brasilia Formosa (Filme)O céu sobre os ombros (Filme)Transeunte (Filme)Sujeito ordinárioSingularidadeCotidianoMise-en-scèneCinema brasileiro contemporâneoTrês encenações da vida comum no cinema brasileiro contemporâneoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTese versão final para fazer capa dura (1).pdfTese versão final para fazer capa dura (1).pdfapplication/pdf1903756https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/49241/1/Tese%20vers%c3%a3o%20final%20para%20fazer%20capa%20dura%20%281%29.pdfe54cc0b68165de28c6add02fb51c400fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/49241/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/492412023-01-30 13:43:38.44oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-01-30T16:43:38Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Três encenações da vida comum no cinema brasileiro contemporâneo
title Três encenações da vida comum no cinema brasileiro contemporâneo
spellingShingle Três encenações da vida comum no cinema brasileiro contemporâneo
Fernanda Ribeiro de Salvo
Sujeito ordinário
Singularidade
Cotidiano
Mise-en-scène
Cinema brasileiro contemporâneo
Comunicação - Teses
Comunicação de massas - Teses
Cinema brasileiro - Teses
Avenida Brasilia Formosa (Filme)
O céu sobre os ombros (Filme)
Transeunte (Filme)
title_short Três encenações da vida comum no cinema brasileiro contemporâneo
title_full Três encenações da vida comum no cinema brasileiro contemporâneo
title_fullStr Três encenações da vida comum no cinema brasileiro contemporâneo
title_full_unstemmed Três encenações da vida comum no cinema brasileiro contemporâneo
title_sort Três encenações da vida comum no cinema brasileiro contemporâneo
author Fernanda Ribeiro de Salvo
author_facet Fernanda Ribeiro de Salvo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv César Geraldo Guimarães
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9926848004850250
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5803224869064285
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernanda Ribeiro de Salvo
contributor_str_mv César Geraldo Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Sujeito ordinário
Singularidade
Cotidiano
Mise-en-scène
Cinema brasileiro contemporâneo
topic Sujeito ordinário
Singularidade
Cotidiano
Mise-en-scène
Cinema brasileiro contemporâneo
Comunicação - Teses
Comunicação de massas - Teses
Cinema brasileiro - Teses
Avenida Brasilia Formosa (Filme)
O céu sobre os ombros (Filme)
Transeunte (Filme)
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Comunicação - Teses
Comunicação de massas - Teses
Cinema brasileiro - Teses
Avenida Brasilia Formosa (Filme)
O céu sobre os ombros (Filme)
Transeunte (Filme)
description Nesta pesquisa investigamos as formas de aparição da singularidade dos sujeitos filmados em três produções do cinema brasileiro recente: Avenida Brasília Formosa (Gabriel Mascaro, 2010), O Céu sobre os Ombros (Sérgio Borges, 2010) e Transeunte (Eryk Rocha, 2010). Ao eleger cenários desprivilegiados da cidade (como o subúrbio, a favela e a periferia), tomando o cotidiano como ponto de vista, os filmes revelaram hábitos, gestos, afetos e modos de compartilhamento dos sujeitos da cena, cifrando suas potências de vida. Com esta visada, os filmes revestiram a vida sem qualidades de forte interesse estético, tornando-se importantes lugares de investigação sobre os modos de inscrição da alteridade no cinema brasileiro recente. Compreender como cada filme empregou procedimentos estilísticos para figurar o mundo vivido do qual se aproximou, articulando temporalidade, espaço e personagens, foi o objetivo que nos guiou. Analisamos as três mise-en-scènes, indagando sobre os componentes da escritura dos filmes que, ao se aproximarem do mundo real e histórico, transformam-no em matéria sensível e visível, oferecida ao espectador. O liame criado diferentemente pelas três narrativas entre os corpos, as falas e os lugares - inscritos numa duração - nos colocou diante de encenações distintas da vida comum.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-06-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-30T16:43:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-30T16:43:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/49241
url http://hdl.handle.net/1843/49241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/49241/1/Tese%20vers%c3%a3o%20final%20para%20fazer%20capa%20dura%20%281%29.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/49241/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e54cc0b68165de28c6add02fb51c400f
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793890920477753344