Representações sociais sobre a educação do campo construídas por educandos do curso de licenciatura em Educação do Campo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Luciane de Souza Diniz
Orientador(a): Maria Isabel Antunes Rocha
Banca de defesa: Vândiner Ribeiro, Maria de Fatima Almeida Martins, Gilcinei Teodoro Carvalho, Vanessa Ferraz Almeida Neves
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9F5EUL
Resumo: Este estudo é o registro de uma pesquisa feita em torno das representações sociais de educandos do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Faculdade de Educação da UFMG sobre a Educação do Campo. A questão orientadora da pesquisa focou os desafios vivenciados pelos educandos com relação à construção de saberes sobre a Educação do Campo, visto que esta última vem se configurando nas duas últimas décadas como um paradigma. Ao se contrapor a Educação Rural, amplia seus significados para concepções relacionadas à escola, a cultura, ao modelo de sociedade, bem como do envolvimento das populações nas decisões que dizem respeito à produção e reprodução de suas vidas no espaço camponês. A pesquisa utilizou a abordagem quantitativo-qualitativa, com o suporte da concepção teórica das Representações Sociais de Moscovici (2003), pela Abordagem Estrutural (ABRIC,1998) e conjunto de conceitos e práticas sobre a Educação do Campo. Como instrumentos e técnicas foram utilizados: um questionário sócio demográfico e a técnica de associação livre de palavras. O conteúdo do questionário foi analisado através do Microsoft Excell 2010. Fizeram parte deste estudo 21 (vinte e um) educandos da turma 2011 na área de Ciências Sociais e Humanidades. Dentre os participantes da pesquisa a maioria é composta do sexo feminino (68%), com uma faixa etária entre 18 a 25 anos (52%) e trabalhadores rurais. A partir da organização e frequência dos termos evocados elegeu-se cinco eixos analíticos, que por sua vez relacionam-se com os princípios da Educação do Campo. São eles: a importância de reconhecer os Valores e a Cultura do povo camponês, com 35% dos termos evocados, seguido pela Educação do Campo como objeto de Luta que apresentou 26% dos termos evocados. A categoria Projeto de Campo/Sociedade apresentou 19%, a categoria Sujeitos, a qual os termos evocados fazem referência à Educação do Campo como um projeto protagonizado pelos povos do campo apresentou 12% e a última categoria destaca educação e escola como Direito dos povos do campo com 8% das evocações.A análise dos termos evocados permitiu produzir evidências de que o centro da estrutura representacional dos educandos sobre a Educação do Campo é constituído pela Luta. Isto porque, os outros eixos constituíram-se partindo de um conjunto de termos, ao passo que o eixo Luta é composto basicamente pela citação desta palavra. Nesse sentido, o termo ganha força de expressão e de significado junto ao grupo, demonstrando que os educandos e educandas estão construindo representações sociais sobre a Educação do Campo e apreendendo o que é estruturante de sua constituição: o de ser um projeto de educação, construído pelos povos organizados do campo, em um processo de luta que visa conquistar frações do espaço educacional, numa perspectiva que se alia a luta por um modo de vida no campo.
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A pesquisa utilizou a abordagem quantitativo-qualitativa, com o suporte da concepção teórica das Representações Sociais de Moscovici (2003), pela Abordagem Estrutural (ABRIC,1998) e conjunto de conceitos e práticas sobre a Educação do Campo. Como instrumentos e técnicas foram utilizados: um questionário sócio demográfico e a técnica de associação livre de palavras. O conteúdo do questionário foi analisado através do Microsoft Excell 2010. Fizeram parte deste estudo 21 (vinte e um) educandos da turma 2011 na área de Ciências Sociais e Humanidades. Dentre os participantes da pesquisa a maioria é composta do sexo feminino (68%), com uma faixa etária entre 18 a 25 anos (52%) e trabalhadores rurais. A partir da organização e frequência dos termos evocados elegeu-se cinco eixos analíticos, que por sua vez relacionam-se com os princípios da Educação do Campo. São eles: a importância de reconhecer os Valores e a Cultura do povo camponês, com 35% dos termos evocados, seguido pela Educação do Campo como objeto de Luta que apresentou 26% dos termos evocados. A categoria Projeto de Campo/Sociedade apresentou 19%, a categoria Sujeitos, a qual os termos evocados fazem referência à Educação do Campo como um projeto protagonizado pelos povos do campo apresentou 12% e a última categoria destaca educação e escola como Direito dos povos do campo com 8% das evocações.A análise dos termos evocados permitiu produzir evidências de que o centro da estrutura representacional dos educandos sobre a Educação do Campo é constituído pela Luta. Isto porque, os outros eixos constituíram-se partindo de um conjunto de termos, ao passo que o eixo Luta é composto basicamente pela citação desta palavra. Nesse sentido, o termo ganha força de expressão e de significado junto ao grupo, demonstrando que os educandos e educandas estão construindo representações sociais sobre a Educação do Campo e apreendendo o que é estruturante de sua constituição: o de ser um projeto de educação, construído pelos povos organizados do campo, em um processo de luta que visa conquistar frações do espaço educacional, numa perspectiva que se alia a luta por um modo de vida no campo.Este estudio es el registro de una pesquisa hecha alrededor de las representaciones sociales de educandos del Curso de Licenciatura en Educación del Campo de la Facultad de Educación de la UFMG sobre la educación del campo. La cuestión orientadora de la pesquisa enfocó los desafíos vivenciados por los educandos con relación a la construcción de saberes sobre la Educación del Campo, visto que, esta última viene se configurando en las dos últimas décadas como un paradigma, que, al se contraponer a la Educación Rural, amplía sus significados para concepciones relacionadas a la escuela, a la cultura, al modelo de sociedad, bien como del envolvimiento de las poblaciones en las decisiones que dicen respecto a la producción y reproducción de sus vidas en el espacio campesino. La pesquisa utilizó el abordaje cuantitativo-cualitativa, con el soporte de la concepción teórica de las Representaciones Sociales de Moscovici (2003), por el Abordaje Estructural (ABRIC,1998) y conjunto de conceptosy prácticas sobre la Educación del Campo. Como instrumentos y técnicas fueron utilizados: un cuestionario sociodemográfico y la técnica de asociación libre de palabras. El contenido del cuestionario fue analizado a través del Microsoft Excell 2010.Hicieron parte de este estudio 21 (veintiuno) educandos de la turma 2011 en el área de Ciencias Sociales y Humanidades. Entre los participantes de la pesquisa la mayoría es compuesta del sexo femenino (68%), con edades comprendidas entre 18 y 25 años (52%) y trabajadores rurales. A partir de la organización y frecuencia de los términos evocados elegimos cinco ejes analíticos, que por su vez se relacionan con los principios de la Educación del Campo. Son eles: la importancia de reconocer los Valores y la Cultura del pueblo campesino con 35% de los términos evocados, seguido por la Educación del Campo como objeto de Lucha que presentó 26% de los términos evocados, la categoría Proyecto de Campo/Sociedad presentó 19%, la categoría Sujetos, donde los términos evocados hacen referencia a la educación del campo como un proyecto protagonizado por los pueblos del campo presentó 12% y la última categoría destaca educación y escuela como Derecho de los pueblos del campo con 8% de las evocaciones.Los análisis de los términos evocados permitió producir evidencias de que el centro de la estructura representacional de los educandos sobre la educación del campo es constituida por la lucha. Esto porque, los otros ejes se constituyeron partiendo de un conjunto de términos, al paso que el eje Lucha es compuesto básicamente por la citación de esta palabra. En este sentido, el término gana fuerza de expresión y de significado junto al grupo, demostrando que los educandos y educandas están construyendo representaciones sociales sobre la Educación del Campo aprehendiendo lo que es estructurante de su constitución: lo de ser un proyecto de educación, construido por los pueblos organizados del campo, en un proceso de lucha que visa conquistar fracciones del espacio educacional, en una perspectiva que se alía a la lucha por un modo de vida en el campo.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores  FormaçãoEducação ruralRepresentações sociaisFormação de professoresRepresentações sociaisLicenciatura em Educação do CampoEducação do CampoRepresentações sociais sobre a educação do campo construídas por educandos do curso de licenciatura em Educação do Campoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1parte.pdfapplication/pdf79640https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9F5EUL/1/1parte.pdf60a8fe954a77cf84033f0f1d5c0a52b0MD51luciane_diniz_menezes.pdfapplication/pdf1558009https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9F5EUL/2/luciane_diniz_menezes.pdf1a716f55db3725f906112925ff3efd27MD52TEXT1parte.pdf.txt1parte.pdf.txtExtracted texttext/plain16515https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9F5EUL/3/1parte.pdf.txt68017de946b814e7da20c1d806a7fe05MD53luciane_diniz_menezes.pdf.txtluciane_diniz_menezes.pdf.txtExtracted texttext/plain152893https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9F5EUL/4/luciane_diniz_menezes.pdf.txt185c13fbe64d0c99b773d2e4ab378851MD541843/BUOS-9F5EUL2019-11-14 03:32:49.193oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9F5EULRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:32:49Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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