A adoção dos conceitos de marketing em um órgão público: um estudo de caso na Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros - MG
Ano de defesa: | 2000 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9BEJKR |
Resumo: | Este trabalho buscou identificar o conceito de marketing concebido por uma organização pública municipal de saúde e as práticas decorrentes dessa orientação. Os resultados levaram a considerar que as possibilidades e potencialidades de marketing não são devidamente exploradas. A função principal do mesmo, que é identificar as necessidades dos públicos-alvos ou adotantes e satisfazê-las, ainda não se configura como uma preocupação central das práticas mercadológicas desse órgão. Além do conceito, o estudo analisou o composto mercadológico na perspectiva de marketing social e os processos das relações que a unidade pesquisada estabelece com os distintos públicos que atuam no seu ambiente. A combinação do composto mercadológico não se encontra suficientemente articulada para atingir aos objetivos organizacionais. Aparentemente, somente a distribuição se encontra em estágio avançado em relação aos outros três componentes do composto. Do ponto de vista do estabelecimento de relações com os públicos, embora aja de alguma forma, há campo para se atuar que produzirá resultados positivos para a organização. Essas abordagens são tratadas neste estudo, de forma a oferecer alguma contribuição para as reflexões das práticas mercadológicas de uma importante parte do setor sem fins lucrativos. |
id |
UFMG_9ef743ff91473b8f3ff099a57b28e3bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9BEJKR |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Mauro Calixta TavaresMarcio Antonio Alves Veloso2019-08-14T13:07:39Z2019-08-14T13:07:39Z2000-12-01http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9BEJKREste trabalho buscou identificar o conceito de marketing concebido por uma organização pública municipal de saúde e as práticas decorrentes dessa orientação. Os resultados levaram a considerar que as possibilidades e potencialidades de marketing não são devidamente exploradas. A função principal do mesmo, que é identificar as necessidades dos públicos-alvos ou adotantes e satisfazê-las, ainda não se configura como uma preocupação central das práticas mercadológicas desse órgão. Além do conceito, o estudo analisou o composto mercadológico na perspectiva de marketing social e os processos das relações que a unidade pesquisada estabelece com os distintos públicos que atuam no seu ambiente. A combinação do composto mercadológico não se encontra suficientemente articulada para atingir aos objetivos organizacionais. Aparentemente, somente a distribuição se encontra em estágio avançado em relação aos outros três componentes do composto. Do ponto de vista do estabelecimento de relações com os públicos, embora aja de alguma forma, há campo para se atuar que produzirá resultados positivos para a organização. Essas abordagens são tratadas neste estudo, de forma a oferecer alguma contribuição para as reflexões das práticas mercadológicas de uma importante parte do setor sem fins lucrativos.This work intended to identify the concept of marketing conceived by atown public health organization and the practices deriving from this orientation. The results led to consider that the possibilities and the potential of marketing have not been appropriately exploited. Its main function is to identify the needs of the target public or whoever adopt it, and satisfy it. Yet it is not presented as a central concern of marketingpractices of this sector. Besides the concept, this study analysed the marketing compound under the perspective of social marketing and the processes of relations that the researched unit keeps with its distinct publics that perform on its environment. The combination of the marketing compound is not sufficiently articulated to reach the organization objectives. Apparently, only the distribution can be considered to be at a higher stage in relation to the other three components of the compound. Under the point of view of setting uprelations with the publics, although existing any way, there is still a field to perform on, which will bring positive results for the organization. These approaches are treated in this study so as to offer some contributions for the reflections of marketing practices as an important part of the nonprofit sector.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAdministraçãoMarketingAdministraçãoA adoção dos conceitos de marketing em um órgão público: um estudo de caso na Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros - MGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_m_rcio_ant_nio_alves_veloso.pdfapplication/pdf6646998https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9BEJKR/1/disserta__o_m_rcio_ant_nio_alves_veloso.pdfd6d8f0d2b522616d27864b33b0055da7MD511843/BUBD-9BEJKR2019-08-14 10:07:39.515oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9BEJKRRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-08-14T13:07:39Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A adoção dos conceitos de marketing em um órgão público: um estudo de caso na Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros - MG |
title |
A adoção dos conceitos de marketing em um órgão público: um estudo de caso na Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros - MG |
spellingShingle |
A adoção dos conceitos de marketing em um órgão público: um estudo de caso na Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros - MG Marcio Antonio Alves Veloso Administração Administração Marketing |
title_short |
A adoção dos conceitos de marketing em um órgão público: um estudo de caso na Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros - MG |
title_full |
A adoção dos conceitos de marketing em um órgão público: um estudo de caso na Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros - MG |
title_fullStr |
A adoção dos conceitos de marketing em um órgão público: um estudo de caso na Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros - MG |
title_full_unstemmed |
A adoção dos conceitos de marketing em um órgão público: um estudo de caso na Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros - MG |
title_sort |
A adoção dos conceitos de marketing em um órgão público: um estudo de caso na Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros - MG |
author |
Marcio Antonio Alves Veloso |
author_facet |
Marcio Antonio Alves Veloso |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mauro Calixta Tavares |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcio Antonio Alves Veloso |
contributor_str_mv |
Mauro Calixta Tavares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração |
topic |
Administração Administração Marketing |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Administração Marketing |
description |
Este trabalho buscou identificar o conceito de marketing concebido por uma organização pública municipal de saúde e as práticas decorrentes dessa orientação. Os resultados levaram a considerar que as possibilidades e potencialidades de marketing não são devidamente exploradas. A função principal do mesmo, que é identificar as necessidades dos públicos-alvos ou adotantes e satisfazê-las, ainda não se configura como uma preocupação central das práticas mercadológicas desse órgão. Além do conceito, o estudo analisou o composto mercadológico na perspectiva de marketing social e os processos das relações que a unidade pesquisada estabelece com os distintos públicos que atuam no seu ambiente. A combinação do composto mercadológico não se encontra suficientemente articulada para atingir aos objetivos organizacionais. Aparentemente, somente a distribuição se encontra em estágio avançado em relação aos outros três componentes do composto. Do ponto de vista do estabelecimento de relações com os públicos, embora aja de alguma forma, há campo para se atuar que produzirá resultados positivos para a organização. Essas abordagens são tratadas neste estudo, de forma a oferecer alguma contribuição para as reflexões das práticas mercadológicas de uma importante parte do setor sem fins lucrativos. |
publishDate |
2000 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2000-12-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T13:07:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T13:07:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9BEJKR |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9BEJKR |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9BEJKR/1/disserta__o_m_rcio_ant_nio_alves_veloso.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d6d8f0d2b522616d27864b33b0055da7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1793890859988549632 |