A adoção dos conceitos de marketing em um órgão público: um estudo de caso na Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros - MG

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2000
Autor(a) principal: Marcio Antonio Alves Veloso
Orientador(a): Mauro Calixta Tavares
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9BEJKR
Resumo: Este trabalho buscou identificar o conceito de marketing concebido por uma organização pública municipal de saúde e as práticas decorrentes dessa orientação. Os resultados levaram a considerar que as possibilidades e potencialidades de marketing não são devidamente exploradas. A função principal do mesmo, que é identificar as necessidades dos públicos-alvos ou adotantes e satisfazê-las, ainda não se configura como uma preocupação central das práticas mercadológicas desse órgão. Além do conceito, o estudo analisou o composto mercadológico na perspectiva de marketing social e os processos das relações que a unidade pesquisada estabelece com os distintos públicos que atuam no seu ambiente. A combinação do composto mercadológico não se encontra suficientemente articulada para atingir aos objetivos organizacionais. Aparentemente, somente a distribuição se encontra em estágio avançado em relação aos outros três componentes do composto. Do ponto de vista do estabelecimento de relações com os públicos, embora aja de alguma forma, há campo para se atuar que produzirá resultados positivos para a organização. Essas abordagens são tratadas neste estudo, de forma a oferecer alguma contribuição para as reflexões das práticas mercadológicas de uma importante parte do setor sem fins lucrativos.
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