Entre cabarés, noites líricas e rádios porto-alegrenses: a trajetória do músico Roberto Eggers (1889-1984)
Ano de defesa: | 2012 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/AAGS-93SP5J |
Resumo: | Essa dissertação tem como objetivo apresentar a biografia do músico Roberto Eggers (1899-1984) através da análise de sua inserção no panorama musical porto-alegrense. A análise da rede de significações tecida por Eggers em função de suas atividades profissionais foi feita a partir dos conceitos de campo e habitus desenvolvido por Bourdieu nos anos 1970, de acordo com as operações sugeridas por Loïc Wacquant (2005). Como principal fonte para esse estudo foi utilizado o acervo de documentos localizado no Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, na cidade de São Leopoldo, RS, acumulados por Eggers ao longo de sua trajetória como músico em Porto Alegre. Por Eggers ter atuado concomitantemente em diferentes espaços, a dissertação está divida em quatro capítulos de acordo com as atividades e funções do músico, sem seguir uma ordem cronológica. São explicitadas e analisadas sua atuação nos cinemas e cabarés, em apresentações líricas e em rádios porto-alegrenses como instrumentista, regente e compositor. Além disso, dois capítulos são dedicados as duas óperas de sua autoria, Farrapos e Missões. |
id |
UFMG_b59795a8808636618c21dcd1e36e5715 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-93SP5J |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Flavio Terrigno BarbeitasMaria Elizabeth da Silva LucasAna Claudia de AssisKenia Simone Werner2019-08-13T02:27:31Z2019-08-13T02:27:31Z2012-09-14http://hdl.handle.net/1843/AAGS-93SP5JEssa dissertação tem como objetivo apresentar a biografia do músico Roberto Eggers (1899-1984) através da análise de sua inserção no panorama musical porto-alegrense. A análise da rede de significações tecida por Eggers em função de suas atividades profissionais foi feita a partir dos conceitos de campo e habitus desenvolvido por Bourdieu nos anos 1970, de acordo com as operações sugeridas por Loïc Wacquant (2005). Como principal fonte para esse estudo foi utilizado o acervo de documentos localizado no Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, na cidade de São Leopoldo, RS, acumulados por Eggers ao longo de sua trajetória como músico em Porto Alegre. Por Eggers ter atuado concomitantemente em diferentes espaços, a dissertação está divida em quatro capítulos de acordo com as atividades e funções do músico, sem seguir uma ordem cronológica. São explicitadas e analisadas sua atuação nos cinemas e cabarés, em apresentações líricas e em rádios porto-alegrenses como instrumentista, regente e compositor. Além disso, dois capítulos são dedicados as duas óperas de sua autoria, Farrapos e Missões.The purpose of this work is to present the biography of musician Roberto Eggers (1899-1984) by analysing his insertion in the musical scene of the town of Porto Alegre. The analysis of the network of meanings created by Eggers through his professional activities was conducted using the concepts of « field » and « habitus » developed by Bourdieu in the 1970s, following the operations suggested by Loïc Wacquant (2005). The main source of documents used in this study was the collection gathered by Eggers throughout his professional life in Porto Alegre, which is located in the Historical Museum Visconde de São Leopoldo, in the town of São Leopoldo, Rio Grande do Sul. Because Eggers was professionally engaged in several spaces concomitantly, this study is divided in four chapters according to his different activities and functions, without following the chronological order. We expose and analyse his work in cinemas and cabarets, in lyrical concerts and in the towns radios as a player, conductor and composer. Two further chapters are dedicated to the two operas of his authorship, Farrapos and Missões.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMusicaópera em Porto AlegreRoberto Eggersmúsica e culturaacervos musicaishistória social da música no RSEntre cabarés, noites líricas e rádios porto-alegrenses: a trajetória do músico Roberto Eggers (1889-1984)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_kenia.pdfapplication/pdf9282402https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-93SP5J/1/disserta__o_kenia.pdf246e769defd6b2a8e0f35b231f548103MD51TEXTdisserta__o_kenia.pdf.txtdisserta__o_kenia.pdf.txtExtracted texttext/plain502592https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-93SP5J/2/disserta__o_kenia.pdf.txte65ab101b7cf5daa7d0b3ddc4bc1aea5MD521843/AAGS-93SP5J2019-11-14 20:48:20.802oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-93SP5JRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:48:20Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Entre cabarés, noites líricas e rádios porto-alegrenses: a trajetória do músico Roberto Eggers (1889-1984) |
title |
Entre cabarés, noites líricas e rádios porto-alegrenses: a trajetória do músico Roberto Eggers (1889-1984) |
spellingShingle |
Entre cabarés, noites líricas e rádios porto-alegrenses: a trajetória do músico Roberto Eggers (1889-1984) Kenia Simone Werner ópera em Porto Alegre Roberto Eggers música e cultura acervos musicais história social da música no RS Musica |
title_short |
Entre cabarés, noites líricas e rádios porto-alegrenses: a trajetória do músico Roberto Eggers (1889-1984) |
title_full |
Entre cabarés, noites líricas e rádios porto-alegrenses: a trajetória do músico Roberto Eggers (1889-1984) |
title_fullStr |
Entre cabarés, noites líricas e rádios porto-alegrenses: a trajetória do músico Roberto Eggers (1889-1984) |
title_full_unstemmed |
Entre cabarés, noites líricas e rádios porto-alegrenses: a trajetória do músico Roberto Eggers (1889-1984) |
title_sort |
Entre cabarés, noites líricas e rádios porto-alegrenses: a trajetória do músico Roberto Eggers (1889-1984) |
author |
Kenia Simone Werner |
author_facet |
Kenia Simone Werner |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Flavio Terrigno Barbeitas |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Maria Elizabeth da Silva Lucas |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Ana Claudia de Assis |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kenia Simone Werner |
contributor_str_mv |
Flavio Terrigno Barbeitas Maria Elizabeth da Silva Lucas Ana Claudia de Assis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ópera em Porto Alegre Roberto Eggers música e cultura acervos musicais história social da música no RS |
topic |
ópera em Porto Alegre Roberto Eggers música e cultura acervos musicais história social da música no RS Musica |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Musica |
description |
Essa dissertação tem como objetivo apresentar a biografia do músico Roberto Eggers (1899-1984) através da análise de sua inserção no panorama musical porto-alegrense. A análise da rede de significações tecida por Eggers em função de suas atividades profissionais foi feita a partir dos conceitos de campo e habitus desenvolvido por Bourdieu nos anos 1970, de acordo com as operações sugeridas por Loïc Wacquant (2005). Como principal fonte para esse estudo foi utilizado o acervo de documentos localizado no Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, na cidade de São Leopoldo, RS, acumulados por Eggers ao longo de sua trajetória como músico em Porto Alegre. Por Eggers ter atuado concomitantemente em diferentes espaços, a dissertação está divida em quatro capítulos de acordo com as atividades e funções do músico, sem seguir uma ordem cronológica. São explicitadas e analisadas sua atuação nos cinemas e cabarés, em apresentações líricas e em rádios porto-alegrenses como instrumentista, regente e compositor. Além disso, dois capítulos são dedicados as duas óperas de sua autoria, Farrapos e Missões. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-09-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T02:27:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T02:27:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/AAGS-93SP5J |
url |
http://hdl.handle.net/1843/AAGS-93SP5J |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-93SP5J/1/disserta__o_kenia.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-93SP5J/2/disserta__o_kenia.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
246e769defd6b2a8e0f35b231f548103 e65ab101b7cf5daa7d0b3ddc4bc1aea5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1793890997337325568 |