Entre cabarés, noites líricas e rádios porto-alegrenses: a trajetória do músico Roberto Eggers (1889-1984)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Kenia Simone Werner
Orientador(a): Flavio Terrigno Barbeitas
Banca de defesa: Maria Elizabeth da Silva Lucas, Ana Claudia de Assis
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-93SP5J
Resumo: Essa dissertação tem como objetivo apresentar a biografia do músico Roberto Eggers (1899-1984) através da análise de sua inserção no panorama musical porto-alegrense. A análise da rede de significações tecida por Eggers em função de suas atividades profissionais foi feita a partir dos conceitos de campo e habitus desenvolvido por Bourdieu nos anos 1970, de acordo com as operações sugeridas por Loïc Wacquant (2005). Como principal fonte para esse estudo foi utilizado o acervo de documentos localizado no Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, na cidade de São Leopoldo, RS, acumulados por Eggers ao longo de sua trajetória como músico em Porto Alegre. Por Eggers ter atuado concomitantemente em diferentes espaços, a dissertação está divida em quatro capítulos de acordo com as atividades e funções do músico, sem seguir uma ordem cronológica. São explicitadas e analisadas sua atuação nos cinemas e cabarés, em apresentações líricas e em rádios porto-alegrenses como instrumentista, regente e compositor. Além disso, dois capítulos são dedicados as duas óperas de sua autoria, Farrapos e Missões.
id UFMG_b59795a8808636618c21dcd1e36e5715
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-93SP5J
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Flavio Terrigno BarbeitasMaria Elizabeth da Silva LucasAna Claudia de AssisKenia Simone Werner2019-08-13T02:27:31Z2019-08-13T02:27:31Z2012-09-14http://hdl.handle.net/1843/AAGS-93SP5JEssa dissertação tem como objetivo apresentar a biografia do músico Roberto Eggers (1899-1984) através da análise de sua inserção no panorama musical porto-alegrense. A análise da rede de significações tecida por Eggers em função de suas atividades profissionais foi feita a partir dos conceitos de campo e habitus desenvolvido por Bourdieu nos anos 1970, de acordo com as operações sugeridas por Loïc Wacquant (2005). Como principal fonte para esse estudo foi utilizado o acervo de documentos localizado no Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, na cidade de São Leopoldo, RS, acumulados por Eggers ao longo de sua trajetória como músico em Porto Alegre. Por Eggers ter atuado concomitantemente em diferentes espaços, a dissertação está divida em quatro capítulos de acordo com as atividades e funções do músico, sem seguir uma ordem cronológica. São explicitadas e analisadas sua atuação nos cinemas e cabarés, em apresentações líricas e em rádios porto-alegrenses como instrumentista, regente e compositor. Além disso, dois capítulos são dedicados as duas óperas de sua autoria, Farrapos e Missões.The purpose of this work is to present the biography of musician Roberto Eggers (1899-1984) by analysing his insertion in the musical scene of the town of Porto Alegre. The analysis of the network of meanings created by Eggers through his professional activities was conducted using the concepts of « field » and « habitus » developed by Bourdieu in the 1970s, following the operations suggested by Loïc Wacquant (2005). The main source of documents used in this study was the collection gathered by Eggers throughout his professional life in Porto Alegre, which is located in the Historical Museum Visconde de São Leopoldo, in the town of São Leopoldo, Rio Grande do Sul. Because Eggers was professionally engaged in several spaces concomitantly, this study is divided in four chapters according to his different activities and functions, without following the chronological order. We expose and analyse his work in cinemas and cabarets, in lyrical concerts and in the towns radios as a player, conductor and composer. Two further chapters are dedicated to the two operas of his authorship, Farrapos and Missões.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMusicaópera em Porto AlegreRoberto Eggersmúsica e culturaacervos musicaishistória social da música no RSEntre cabarés, noites líricas e rádios porto-alegrenses: a trajetória do músico Roberto Eggers (1889-1984)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_kenia.pdfapplication/pdf9282402https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-93SP5J/1/disserta__o_kenia.pdf246e769defd6b2a8e0f35b231f548103MD51TEXTdisserta__o_kenia.pdf.txtdisserta__o_kenia.pdf.txtExtracted texttext/plain502592https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-93SP5J/2/disserta__o_kenia.pdf.txte65ab101b7cf5daa7d0b3ddc4bc1aea5MD521843/AAGS-93SP5J2019-11-14 20:48:20.802oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-93SP5JRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:48:20Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entre cabarés, noites líricas e rádios porto-alegrenses: a trajetória do músico Roberto Eggers (1889-1984)
title Entre cabarés, noites líricas e rádios porto-alegrenses: a trajetória do músico Roberto Eggers (1889-1984)
spellingShingle Entre cabarés, noites líricas e rádios porto-alegrenses: a trajetória do músico Roberto Eggers (1889-1984)
Kenia Simone Werner
ópera em Porto Alegre
Roberto Eggers
música e cultura
acervos musicais
história social da música no RS
Musica
title_short Entre cabarés, noites líricas e rádios porto-alegrenses: a trajetória do músico Roberto Eggers (1889-1984)
title_full Entre cabarés, noites líricas e rádios porto-alegrenses: a trajetória do músico Roberto Eggers (1889-1984)
title_fullStr Entre cabarés, noites líricas e rádios porto-alegrenses: a trajetória do músico Roberto Eggers (1889-1984)
title_full_unstemmed Entre cabarés, noites líricas e rádios porto-alegrenses: a trajetória do músico Roberto Eggers (1889-1984)
title_sort Entre cabarés, noites líricas e rádios porto-alegrenses: a trajetória do músico Roberto Eggers (1889-1984)
author Kenia Simone Werner
author_facet Kenia Simone Werner
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Flavio Terrigno Barbeitas
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria Elizabeth da Silva Lucas
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ana Claudia de Assis
dc.contributor.author.fl_str_mv Kenia Simone Werner
contributor_str_mv Flavio Terrigno Barbeitas
Maria Elizabeth da Silva Lucas
Ana Claudia de Assis
dc.subject.por.fl_str_mv ópera em Porto Alegre
Roberto Eggers
música e cultura
acervos musicais
história social da música no RS
topic ópera em Porto Alegre
Roberto Eggers
música e cultura
acervos musicais
história social da música no RS
Musica
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Musica
description Essa dissertação tem como objetivo apresentar a biografia do músico Roberto Eggers (1899-1984) através da análise de sua inserção no panorama musical porto-alegrense. A análise da rede de significações tecida por Eggers em função de suas atividades profissionais foi feita a partir dos conceitos de campo e habitus desenvolvido por Bourdieu nos anos 1970, de acordo com as operações sugeridas por Loïc Wacquant (2005). Como principal fonte para esse estudo foi utilizado o acervo de documentos localizado no Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, na cidade de São Leopoldo, RS, acumulados por Eggers ao longo de sua trajetória como músico em Porto Alegre. Por Eggers ter atuado concomitantemente em diferentes espaços, a dissertação está divida em quatro capítulos de acordo com as atividades e funções do músico, sem seguir uma ordem cronológica. São explicitadas e analisadas sua atuação nos cinemas e cabarés, em apresentações líricas e em rádios porto-alegrenses como instrumentista, regente e compositor. Além disso, dois capítulos são dedicados as duas óperas de sua autoria, Farrapos e Missões.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-09-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T02:27:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T02:27:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/AAGS-93SP5J
url http://hdl.handle.net/1843/AAGS-93SP5J
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-93SP5J/1/disserta__o_kenia.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-93SP5J/2/disserta__o_kenia.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 246e769defd6b2a8e0f35b231f548103
e65ab101b7cf5daa7d0b3ddc4bc1aea5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793890997337325568