Imagens de um Brasil profundo : uma história revisitada de Vidas secas, Deus e o diabo na terra do sol e Os fuzis

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: José Antônio de Souza Queiroz lattes
Orientador(a): Heloísa Maria Murgel Starling lattes
Banca de defesa: Frederico Oliveira Coelho, Wander de Melo Miranda
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em História
Departamento: FAFICH - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIENCIAS HUMANAS
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/30036
Resumo: A presente investigação histórica tem como objetivo esclarecer os termos em que se consolidou a aproximação entre as linguagens literária e a cinematográfica ao longo da primeira fase do movimento Cinema Novo. Para isso, centralizaremos nossa análise em três filmes profundamente literários: Vidas Secas (1963), de Nelson Pereira dos Santos; Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), de Glauber Rocha; e Os Fuzis (1964), de Ruy Guerra. Partimos da premissa de que foi a partir do diálogo com a literatura, principalmente, que esses diretores conseguiram realizar obras complexas em termos de temporalidade; na elaboração de imagens que abrem o passado histórico do Brasil em busca de referências para compreender as disputas políticas do começo da década de 1960. Defendemos a tese de que o Cinema Novo, na atuação de certos autores, descobriu na literatura não apenas elementos temáticos e de enredo, mas o impulso de sua militância política, a sensibilidade necessária para descobrir e discutir o Brasil em seus filmes.
id UFMG_e28666d16045fd191fb3bc87a8a48c11
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/30036
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Heloísa Maria Murgel Starlinghttp://lattes.cnpq.br/3321652451642202Frederico Oliveira CoelhoWander de Melo Mirandahttp://hdl.handle.net/1843/30021José Antônio de Souza Queiroz2019-09-17T17:57:16Z2019-09-17T17:57:16Z2019-05-24http://hdl.handle.net/1843/30036A presente investigação histórica tem como objetivo esclarecer os termos em que se consolidou a aproximação entre as linguagens literária e a cinematográfica ao longo da primeira fase do movimento Cinema Novo. Para isso, centralizaremos nossa análise em três filmes profundamente literários: Vidas Secas (1963), de Nelson Pereira dos Santos; Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), de Glauber Rocha; e Os Fuzis (1964), de Ruy Guerra. Partimos da premissa de que foi a partir do diálogo com a literatura, principalmente, que esses diretores conseguiram realizar obras complexas em termos de temporalidade; na elaboração de imagens que abrem o passado histórico do Brasil em busca de referências para compreender as disputas políticas do começo da década de 1960. Defendemos a tese de que o Cinema Novo, na atuação de certos autores, descobriu na literatura não apenas elementos temáticos e de enredo, mas o impulso de sua militância política, a sensibilidade necessária para descobrir e discutir o Brasil em seus filmes.The present historical research aims to clarify the terms under which consolidated the rapprochement between the literary and cinematic languages throughout the first stage of the Cinema Novo movement. For this, the research will centralize the analysis in three deep literary movies: Vidas Secas (1963), by Nelson Pereira dos Santos; Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964) by Glauber Rocha and Os Fuzis (1964), directed by Ruy Guerra. The premise is that, especially, from the dialogue with literature, these directors were able to carry out complex works in terms of temporality, in the elaboration of images that open the history of Brazil in search of references to understanding the political disputes of the early 1960. The thesis is that the Cinema Novo found in certain Brazilian authors, not just thematic elements and plot, but the thrust of political activism, and the required sensibility to discover and discuss Brazil in their movies.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUFMGBrasilFAFICH - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIENCIAS HUMANASCinema NovoLiteratura BrasileiraCinema BrasileiroCinema ModernoImagens de um Brasil profundo : uma história revisitada de Vidas secas, Deus e o diabo na terra do sol e Os fuzisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL[Dissertação_Completa_Jose Antonio] (pós-banca).pdf[Dissertação_Completa_Jose Antonio] (pós-banca).pdfTexto completoapplication/pdf3886202https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30036/1/%5bDisserta%c3%a7%c3%a3o_Completa_Jose%20Antonio%5d%20%28p%c3%b3s-banca%29.pdf9e462cb899a683bc7ed1ac5ad62b586bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30036/2/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD52TEXT[Dissertação_Completa_Jose Antonio] (pós-banca).pdf.txt[Dissertação_Completa_Jose Antonio] (pós-banca).pdf.txtExtracted texttext/plain424124https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30036/3/%5bDisserta%c3%a7%c3%a3o_Completa_Jose%20Antonio%5d%20%28p%c3%b3s-banca%29.pdf.txt3f8b1979ea87b75a2c3c1cda1cf8eba1MD531843/300362019-11-14 12:20:54.724oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:20:54Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Imagens de um Brasil profundo : uma história revisitada de Vidas secas, Deus e o diabo na terra do sol e Os fuzis
title Imagens de um Brasil profundo : uma história revisitada de Vidas secas, Deus e o diabo na terra do sol e Os fuzis
spellingShingle Imagens de um Brasil profundo : uma história revisitada de Vidas secas, Deus e o diabo na terra do sol e Os fuzis
José Antônio de Souza Queiroz
Cinema Novo
Literatura Brasileira
Cinema Brasileiro
Cinema Moderno
title_short Imagens de um Brasil profundo : uma história revisitada de Vidas secas, Deus e o diabo na terra do sol e Os fuzis
title_full Imagens de um Brasil profundo : uma história revisitada de Vidas secas, Deus e o diabo na terra do sol e Os fuzis
title_fullStr Imagens de um Brasil profundo : uma história revisitada de Vidas secas, Deus e o diabo na terra do sol e Os fuzis
title_full_unstemmed Imagens de um Brasil profundo : uma história revisitada de Vidas secas, Deus e o diabo na terra do sol e Os fuzis
title_sort Imagens de um Brasil profundo : uma história revisitada de Vidas secas, Deus e o diabo na terra do sol e Os fuzis
author José Antônio de Souza Queiroz
author_facet José Antônio de Souza Queiroz
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Heloísa Maria Murgel Starling
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3321652451642202
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Frederico Oliveira Coelho
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Wander de Melo Miranda
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/30021
dc.contributor.author.fl_str_mv José Antônio de Souza Queiroz
contributor_str_mv Heloísa Maria Murgel Starling
Frederico Oliveira Coelho
Wander de Melo Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema Novo
Literatura Brasileira
Cinema Brasileiro
Cinema Moderno
topic Cinema Novo
Literatura Brasileira
Cinema Brasileiro
Cinema Moderno
description A presente investigação histórica tem como objetivo esclarecer os termos em que se consolidou a aproximação entre as linguagens literária e a cinematográfica ao longo da primeira fase do movimento Cinema Novo. Para isso, centralizaremos nossa análise em três filmes profundamente literários: Vidas Secas (1963), de Nelson Pereira dos Santos; Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), de Glauber Rocha; e Os Fuzis (1964), de Ruy Guerra. Partimos da premissa de que foi a partir do diálogo com a literatura, principalmente, que esses diretores conseguiram realizar obras complexas em termos de temporalidade; na elaboração de imagens que abrem o passado histórico do Brasil em busca de referências para compreender as disputas políticas do começo da década de 1960. Defendemos a tese de que o Cinema Novo, na atuação de certos autores, descobriu na literatura não apenas elementos temáticos e de enredo, mas o impulso de sua militância política, a sensibilidade necessária para descobrir e discutir o Brasil em seus filmes.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-17T17:57:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-17T17:57:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-05-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/30036
url http://hdl.handle.net/1843/30036
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FAFICH - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIENCIAS HUMANAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30036/1/%5bDisserta%c3%a7%c3%a3o_Completa_Jose%20Antonio%5d%20%28p%c3%b3s-banca%29.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30036/2/license.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30036/3/%5bDisserta%c3%a7%c3%a3o_Completa_Jose%20Antonio%5d%20%28p%c3%b3s-banca%29.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9e462cb899a683bc7ed1ac5ad62b586b
34badce4be7e31e3adb4575ae96af679
3f8b1979ea87b75a2c3c1cda1cf8eba1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793891056927899648