A mulher que logo sou estilo, escritura e otobiografia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Campos, Aline de Souza
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Educação (IE)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://ri.ufmt.br/handle/1/1017
Resumo: This work proposes a listening to the feminine's styles of the Psychology and Pedagogy students at the Federal University of Mato Grosso, Cuiabá. In a movement of experimentation, I heard the echoes of my life-experiences while psychologist-woman-researcher on the written production of those students. To mobilize that listening, I used the Workshop of Transcreation, designed and operationalized as a concept and practice of research by the project Writreadings: a way of reading-writing amidst life. Through the Workshop of Transcreation Vita Femina, I used texts by Virginia Woolf and Florbela Espanca investing in a new typology: a Otobiografemática Workshop. The listening of that written production took place through the otobiographic research, developed by Monteiro from the Nietzschean concept of life- experiences and the otobiographie concept, proposed by Derrida. From this movement raise the possibilities of composition, experimentation and variations of individual styles.
id UFMT_6f7f14688bf09dd15537803105afe749
oai_identifier_str oai:localhost:1/1017
network_acronym_str UFMT
network_name_str Repositório Institucional da UFMT
repository_id_str
spelling A mulher que logo sou estilo, escritura e otobiografiaOtobiografiaEstiloEscrituraFemininoVivênciasNietzscheDerridaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOOtobiographyStyleScriptureFeminineLife-experienceNietzscheDerridaThis work proposes a listening to the feminine's styles of the Psychology and Pedagogy students at the Federal University of Mato Grosso, Cuiabá. In a movement of experimentation, I heard the echoes of my life-experiences while psychologist-woman-researcher on the written production of those students. To mobilize that listening, I used the Workshop of Transcreation, designed and operationalized as a concept and practice of research by the project Writreadings: a way of reading-writing amidst life. Through the Workshop of Transcreation Vita Femina, I used texts by Virginia Woolf and Florbela Espanca investing in a new typology: a Otobiografemática Workshop. The listening of that written production took place through the otobiographic research, developed by Monteiro from the Nietzschean concept of life- experiences and the otobiographie concept, proposed by Derrida. From this movement raise the possibilities of composition, experimentation and variations of individual styles.CAPESEste trabalho se propôs a uma escuta dos estilos do feminino das alunas dos cursos de Psicologia e Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Cuiabá. Num movimento de experimentação, ouvi os ecos de minhas vivências, enquanto psicóloga-mulher-pesquisadora, na produção escrita dessas estudantes. Para mobilizar essa escuta, fiz uso da Oficina de Transcriação, concebida e operacionalizada como conceito-prática de pesquisa pelo projeto Escrileituras: Um modo de ler-escrever em meio à vida. Através da Oficina de Transcriação Vita Femina, utilizei textos de Virginia Woolf e Florbela Espanca investindo em uma nova tipologia: Oficina de Transcriação Otobiografemática. A escuta das produções escritas deu-se por meio da investigação otobiográfica, desenvolvida por Monteiro a partir da noção nietzschiana de vivências e do conceito de otobiografias, proposto por Derrida. Desse movimento suscitam as possibilidades quanto à composição, experimentação e variação de estilos próprios.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Educação (IE)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoMonteiro, Silas Borgeshttp://lattes.cnpq.br/1235153651563231Monteiro, Silas Borges028.944.928-63http://lattes.cnpq.br/1235153651563231Lee, Henrique de Oliveira043.690.536-17http://lattes.cnpq.br/1474605413692910028.944.928-63Tomaz, Vera Lúcia Blum010.390.298-84http://lattes.cnpq.br/8746489476411526Costa, Luciano Bedin da703.519.290-53http://lattes.cnpq.br/3277990625335032Biato, Emília Carvalho Leitão081.548.867-07http://lattes.cnpq.br/1776414386448708Souza, Márcia Helena de Moraes513.083.041-53http://lattes.cnpq.br/5327430908620854Campos, Aline de Souza2019-04-06T16:26:07Z2016-05-232019-04-06T16:26:07Z2016-03-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCAMPOS, Aline de Souza. A mulher que logo sou estilo, escritura e otobiografia. 2016. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2016.http://ri.ufmt.br/handle/1/1017porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2019-04-07T07:02:19ZRepositório InstitucionalPUB
dc.title.none.fl_str_mv A mulher que logo sou estilo, escritura e otobiografia
title A mulher que logo sou estilo, escritura e otobiografia
spellingShingle A mulher que logo sou estilo, escritura e otobiografia
Campos, Aline de Souza
Otobiografia
Estilo
Escritura
Feminino
Vivências
Nietzsche
Derrida
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Otobiography
Style
Scripture
Feminine
Life-experience
Nietzsche
Derrida
title_short A mulher que logo sou estilo, escritura e otobiografia
title_full A mulher que logo sou estilo, escritura e otobiografia
title_fullStr A mulher que logo sou estilo, escritura e otobiografia
title_full_unstemmed A mulher que logo sou estilo, escritura e otobiografia
title_sort A mulher que logo sou estilo, escritura e otobiografia
author Campos, Aline de Souza
author_facet Campos, Aline de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monteiro, Silas Borges
http://lattes.cnpq.br/1235153651563231
Monteiro, Silas Borges
028.944.928-63
http://lattes.cnpq.br/1235153651563231
Lee, Henrique de Oliveira
043.690.536-17
http://lattes.cnpq.br/1474605413692910
028.944.928-63
Tomaz, Vera Lúcia Blum
010.390.298-84
http://lattes.cnpq.br/8746489476411526
Costa, Luciano Bedin da
703.519.290-53
http://lattes.cnpq.br/3277990625335032
Biato, Emília Carvalho Leitão
081.548.867-07
http://lattes.cnpq.br/1776414386448708
Souza, Márcia Helena de Moraes
513.083.041-53
http://lattes.cnpq.br/5327430908620854
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Aline de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Otobiografia
Estilo
Escritura
Feminino
Vivências
Nietzsche
Derrida
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Otobiography
Style
Scripture
Feminine
Life-experience
Nietzsche
Derrida
topic Otobiografia
Estilo
Escritura
Feminino
Vivências
Nietzsche
Derrida
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Otobiography
Style
Scripture
Feminine
Life-experience
Nietzsche
Derrida
description This work proposes a listening to the feminine's styles of the Psychology and Pedagogy students at the Federal University of Mato Grosso, Cuiabá. In a movement of experimentation, I heard the echoes of my life-experiences while psychologist-woman-researcher on the written production of those students. To mobilize that listening, I used the Workshop of Transcreation, designed and operationalized as a concept and practice of research by the project Writreadings: a way of reading-writing amidst life. Through the Workshop of Transcreation Vita Femina, I used texts by Virginia Woolf and Florbela Espanca investing in a new typology: a Otobiografemática Workshop. The listening of that written production took place through the otobiographic research, developed by Monteiro from the Nietzschean concept of life- experiences and the otobiographie concept, proposed by Derrida. From this movement raise the possibilities of composition, experimentation and variations of individual styles.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-23
2016-03-23
2019-04-06T16:26:07Z
2019-04-06T16:26:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAMPOS, Aline de Souza. A mulher que logo sou estilo, escritura e otobiografia. 2016. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2016.
http://ri.ufmt.br/handle/1/1017
identifier_str_mv CAMPOS, Aline de Souza. A mulher que logo sou estilo, escritura e otobiografia. 2016. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2016.
url http://ri.ufmt.br/handle/1/1017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Educação (IE)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Educação (IE)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Repositório Institucional da UFMT
collection Repositório Institucional da UFMT
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777380698916651008