Comunicação e cultura digital na educação escolar : a relação dos professores do ensino básico com as tecnologias digitais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Alves, Maria Selma
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Faculdade de Comunicação e Artes (FCA)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://ri.ufmt.br/handle/1/4441
Resumo: Currently the majority of the experiences young people have with the new technologies happen outside the school. They learn how to use digital media by exploring, experimenting, playing, cooperating with others and from tutorials. Seizing, in a spontaneous manner, the technology using the same strategies they apply to learn other elements from their universe of socialization. Faced with this scenario, it is important to identify how the teachers use digital technologies considering this new perspective of the world, what is the frequency of use of these devices in the school environment and in what way they affect the teacher-student relation. Based on quantitative and qualitative studies led during this research, the objective is to know and comprehend the reality of the teachers from two urban schools and two rural ones, the procedures adopted by them to connect with the students, what are the impacts in teaching and learning, and the relation with the school community. Moreover, in what manner educommunicative concepts aided by the project of Educommunication, put in practice in these four state schools, help the teachers find and point to paths that stimulate the development of the critical spirit and the creative use by the youngsters in the usage of digital technologies.
id UFMT_7c1091746a7f6751031a5e65d0610be6
oai_identifier_str oai:localhost:1/4441
network_acronym_str UFMT
network_name_str Repositório Institucional da UFMT
repository_id_str
spelling Comunicação e cultura digital na educação escolar : a relação dos professores do ensino básico com as tecnologias digitaisTecnologiaEducaçãoComunicaçãoEducomunicaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESTechnologyEducationCommunicationEducommunicationCurrently the majority of the experiences young people have with the new technologies happen outside the school. They learn how to use digital media by exploring, experimenting, playing, cooperating with others and from tutorials. Seizing, in a spontaneous manner, the technology using the same strategies they apply to learn other elements from their universe of socialization. Faced with this scenario, it is important to identify how the teachers use digital technologies considering this new perspective of the world, what is the frequency of use of these devices in the school environment and in what way they affect the teacher-student relation. Based on quantitative and qualitative studies led during this research, the objective is to know and comprehend the reality of the teachers from two urban schools and two rural ones, the procedures adopted by them to connect with the students, what are the impacts in teaching and learning, and the relation with the school community. Moreover, in what manner educommunicative concepts aided by the project of Educommunication, put in practice in these four state schools, help the teachers find and point to paths that stimulate the development of the critical spirit and the creative use by the youngsters in the usage of digital technologies.Atualmente, a maioria das experiências dos jovens com as novas tecnologias acontece fora da escola. Eles aprendem a usar a mídia digital por meio da exploração, da experimentação, do jogo, da colaboração com os outros, dos tutoriais. Apropriam-se, de forma espontânea, da tecnologia a partir das mesmas estratégias que lançam mão para apreender outros elementos de seus universos de socialização. Diante desse cenário, é importante identificar como os professores utilizam as tecnologias digitais ante essa nova percepção de mundo, quais os hábitos de uso desses dispositivos no ambiente escolar e de que modo isso afeta a relação dos professores com os alunos. A partir de estudo de caráter quantitativo e qualitativo, o objetivo é conhecer e compreender a realidade dos professores de duas escolas urbanas e duas do meio rural, os procedimentos adotados por eles para se conectar com seus alunos, quais os reflexos no ensino e aprendizagem e no relacionamento com a comunidade escolar. E, de que maneira conceitos educomunicativos oportunizados pelo projeto de Educomunicação, executado nessas quatro escolas estaduais, auxiliam os professores a encontrar e apontar caminhos que estimulem o desenvolvimento do espírito crítico e de utilizações criativas dos jovens no uso das tecnologias digitais.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilFaculdade de Comunicação e Artes (FCA)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Cultura ContemporâneaMoreira, Benedito Dielciohttp://lattes.cnpq.br/2398425538697885Moreira, Benedito Dielcio695.511.978-87http://lattes.cnpq.br/2398425538697885Mattos, Aclyse de205.808.351-20http://lattes.cnpq.br/2249143507808968695.511.978-87Viana, Claudemir Edson124.644.808-43http://lattes.cnpq.br/0273058696373186Alves, Maria Selma2023-07-04T16:47:44Z2018-08-202023-07-04T16:47:44Z2018-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALVES, Maria Selma. Comunicação e cultura digital na educação escolar: a relação dos professores do ensino básico com as tecnologias digitais. 2018. 146 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2018.http://ri.ufmt.br/handle/1/4441porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2023-07-07T07:04:41ZRepositório InstitucionalPUB
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação e cultura digital na educação escolar : a relação dos professores do ensino básico com as tecnologias digitais
title Comunicação e cultura digital na educação escolar : a relação dos professores do ensino básico com as tecnologias digitais
spellingShingle Comunicação e cultura digital na educação escolar : a relação dos professores do ensino básico com as tecnologias digitais
Alves, Maria Selma
Tecnologia
Educação
Comunicação
Educomunicação
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Technology
Education
Communication
Educommunication
title_short Comunicação e cultura digital na educação escolar : a relação dos professores do ensino básico com as tecnologias digitais
title_full Comunicação e cultura digital na educação escolar : a relação dos professores do ensino básico com as tecnologias digitais
title_fullStr Comunicação e cultura digital na educação escolar : a relação dos professores do ensino básico com as tecnologias digitais
title_full_unstemmed Comunicação e cultura digital na educação escolar : a relação dos professores do ensino básico com as tecnologias digitais
title_sort Comunicação e cultura digital na educação escolar : a relação dos professores do ensino básico com as tecnologias digitais
author Alves, Maria Selma
author_facet Alves, Maria Selma
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moreira, Benedito Dielcio
http://lattes.cnpq.br/2398425538697885
Moreira, Benedito Dielcio
695.511.978-87
http://lattes.cnpq.br/2398425538697885
Mattos, Aclyse de
205.808.351-20
http://lattes.cnpq.br/2249143507808968
695.511.978-87
Viana, Claudemir Edson
124.644.808-43
http://lattes.cnpq.br/0273058696373186
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Maria Selma
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia
Educação
Comunicação
Educomunicação
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Technology
Education
Communication
Educommunication
topic Tecnologia
Educação
Comunicação
Educomunicação
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Technology
Education
Communication
Educommunication
description Currently the majority of the experiences young people have with the new technologies happen outside the school. They learn how to use digital media by exploring, experimenting, playing, cooperating with others and from tutorials. Seizing, in a spontaneous manner, the technology using the same strategies they apply to learn other elements from their universe of socialization. Faced with this scenario, it is important to identify how the teachers use digital technologies considering this new perspective of the world, what is the frequency of use of these devices in the school environment and in what way they affect the teacher-student relation. Based on quantitative and qualitative studies led during this research, the objective is to know and comprehend the reality of the teachers from two urban schools and two rural ones, the procedures adopted by them to connect with the students, what are the impacts in teaching and learning, and the relation with the school community. Moreover, in what manner educommunicative concepts aided by the project of Educommunication, put in practice in these four state schools, help the teachers find and point to paths that stimulate the development of the critical spirit and the creative use by the youngsters in the usage of digital technologies.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-20
2018-07-31
2023-07-04T16:47:44Z
2023-07-04T16:47:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVES, Maria Selma. Comunicação e cultura digital na educação escolar: a relação dos professores do ensino básico com as tecnologias digitais. 2018. 146 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2018.
http://ri.ufmt.br/handle/1/4441
identifier_str_mv ALVES, Maria Selma. Comunicação e cultura digital na educação escolar: a relação dos professores do ensino básico com as tecnologias digitais. 2018. 146 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2018.
url http://ri.ufmt.br/handle/1/4441
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Faculdade de Comunicação e Artes (FCA)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Faculdade de Comunicação e Artes (FCA)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Repositório Institucional da UFMT
collection Repositório Institucional da UFMT
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777380722417336320