Proposta para concepção e implantação de um programa de gestão da inovação em uma organização

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Corrêa, Francisco Ian de Vasconcelos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/126964
Resumo: A inovação proporciona condições de permanência das organizações no mercado, como fonte de diferencial competitivo. O processo de inovação não deve ser executado de forma isolada, mas disseminado em toda a estrutura, com objetivos definidos em sua estratégia e alinhado com a cultura organizacional. Daí, parte-se para a necessidade de desenvolvimento de uma cultura de inovação na organização, apoiada por meio de um Programa de Gestão da Inovação (PGI). desenvolver uma proposta de concepção e implantação de um PGI adequada à uma organização. O estudo caracteriza-se como exploratório e descritivo, de natureza qualitativo, explorando duas técnicas de análise (análise documental e análise de conteúdo) e estratégia de pesquisa com estudo de caso, em um grupo empresarial da indústria do aço. Esse trabalho aborda seus objetivos como etapas estruturadas cronologicamente, como um passo a passo de implementação de um PGI. Inicialmente, foi verificado o quão importante é se manter uma congruência entre o direcionamento estratégico e a inovação. Na sequência, realizou-se um diagnóstico organizacional sobre a maturidade do modelo de gestão da inovação, objetivando conhecer, previamente, o estágio no qual a organização se encontrava, principalmente, em relação às suas forças para inovar, além de entender quais os principais obstáculos que poderiam frear ou desviar as iniciativas de inovação. Verificou-se na literatura e na prática que inexiste um único modelo de PGI. Diante disto, são propostos nove direcionadores (drivers), importantes marcos de decisão na definição de um escopo de PGI devidamente adequado às múltiplas realidades organizacionais. Neste caso, diferentes estratégias de implementação poderão ser exploradas. Portanto, é proposto implantação de um PGI baseada em quatro dimensões, por meio de sugestões (insights) materializados por intermédio de 23 boas práticas. Tais boas práticas não se apresentam como uma estratégia única e linear de implementação, mas uma compilação de possibilidades a serem consideradas em cada realidade. No sentido de facilitar a compreensão dos achados desta pesquisa, foi desenvolvido um framework que consolida o atendimento dos objetivos específicos e por consequência, seu objetivo central. Em suma, expressa a proposição da estratégia de concepção e implantação de um PGI, por meio de nove direcionadores e 23 boas práticas distribuídas em quatro dimensões, colocado em prática na etapa empírica. Palavras-chave: Estratégia organizacional. Inovação organizacional. Gestão da inovação. Cultura de inovação. Programa de gestão da inovação.
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Esse trabalho aborda seus objetivos como etapas estruturadas cronologicamente, como um passo a passo de implementação de um PGI. Inicialmente, foi verificado o quão importante é se manter uma congruência entre o direcionamento estratégico e a inovação. Na sequência, realizou-se um diagnóstico organizacional sobre a maturidade do modelo de gestão da inovação, objetivando conhecer, previamente, o estágio no qual a organização se encontrava, principalmente, em relação às suas forças para inovar, além de entender quais os principais obstáculos que poderiam frear ou desviar as iniciativas de inovação. Verificou-se na literatura e na prática que inexiste um único modelo de PGI. Diante disto, são propostos nove direcionadores (drivers), importantes marcos de decisão na definição de um escopo de PGI devidamente adequado às múltiplas realidades organizacionais. Neste caso, diferentes estratégias de implementação poderão ser exploradas. Portanto, é proposto implantação de um PGI baseada em quatro dimensões, por meio de sugestões (insights) materializados por intermédio de 23 boas práticas. Tais boas práticas não se apresentam como uma estratégia única e linear de implementação, mas uma compilação de possibilidades a serem consideradas em cada realidade. No sentido de facilitar a compreensão dos achados desta pesquisa, foi desenvolvido um framework que consolida o atendimento dos objetivos específicos e por consequência, seu objetivo central. Em suma, expressa a proposição da estratégia de concepção e implantação de um PGI, por meio de nove direcionadores e 23 boas práticas distribuídas em quatro dimensões, colocado em prática na etapa empírica. Palavras-chave: Estratégia organizacional. Inovação organizacional. Gestão da inovação. Cultura de inovação. Programa de gestão da inovação.Innovation allows conditions for organizations to stay in the market, acting as a source of competitive differential. The innovation process should not be executed in an isolated manner, but disseminated in the whole structure, with defined goals in its strategy and aligned with the organizational culture. From there, the necessity of developing an innovation culture in the organization arises, supported by an Innovation Management Program (IMP). The goal of this paper is to develop a proposal for the conception and implementation of an adequate IMP for an organization. The study is characterized as exploratory and descriptive, of qualitative nature, exploring two analysis techniques (documental analysis and content analysis) and the research strategy of business case, in a business group of the steel industry. This paper approaches its objectives in chronologically structured stages, as a step-by-step implementation of an IMP. In the beginning, it was verified how important is it to keep a congruence between strategic alignment and innovation. In the sequence, an organizational diagnosis was executed regarding the maturity of the innovation management model, aiming to know, beforehand, the stage in which the organization found itself. This diagnosis was done in relation to its strength to innovate. Additionally, the main obstacles that could stop or deviate the innovation initiatives were understood. It was verified in literature and practice that a unique IMP model does not exist. Given that, different implementation strategies can be explored. Therefore, an IMP implementation is proposed based on four dimensions, by using suggestions (insights) materialized by 23 good practices. Those good practices do not present themselves as a unique and linear implementation strategy, but as a compilation of possibilities to be considered in each reality. To facilitate the comprehension of this research findings, a framework that consolidates the attainment of the specifics objectives and, as a consequence, its central objective was developed. In summary, the paper expresses the proposal of a strategy of conception and implementation of an IMP, by nine drivers and 23 good practices distributed in four dimensions, all of which were put into practice on the empirical stage. Keywords: Organizational strategy. Organizational innovation. Innovation management. Culture of innovation. Management innovation program.Dissertação enviada com autorização e certificação via CI 73002/21 em 29/10/2021Barreto, José Renato FerreiraSousa Filho, Jose Milton deVasconcelos Neto, Antônio GenésioUniversidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em AdministraçãoCorrêa, Francisco Ian de Vasconcelos2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/126964https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/26362porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::126964Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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