Formas de conhecimento em saúde: confrontos e viabilização em uma prática de educação em saúde
Ano de defesa: | 1995 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal da Paraíba
Brasil Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UFPB |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9906 |
Resumo: | Abstract unavailable. PDF in image mode. |
id |
UFPB_72ba5e5b52fc97ecd91c1ecfa52cabed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:tede/9906 |
network_acronym_str |
UFPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Formas de conhecimento em saúde: confrontos e viabilização em uma prática de educação em saúdeEducação de adultosSaúde públicaTOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSAbstract unavailable. PDF in image mode.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESO presente estudo analisa as formas de conhecimento em saúde, os confronmtos e as possibilidades de viabilização nas práticas de saúde no Bairro Bom Jesus - Mossoró - RN. Consta portanto de um estudo de caso que, enquanto particularidade estudada, sinaliza sobre as possibilidades de generalização do tema. A sistematização do universo simbólico e representações sociais dos atores sociais investigados e sua contextualização histórico-social confirmam em parte as premissas iniciais do estudo sobre o conflito de classes sociais e a relação de dominação saber/poder entre a medicina institucionalizada e as práticas populares, bem como sobre a dimensão pedagógica dessas práticas e elementos próprios de uma racionalidade que orienta essas práticas. Esses elementos de racionalidade das práticas populares em saúde obedecem a uma lógica interna característica, que têm vinculação com as condições de vida e a inserção de classe social. Guarda no seu interior, também, elementos definitivamente constatados como místico-religiosos, enquanto experiência calcada na cotidianidade de forma ritualizada e sacralizada. Porém, no decorrer da pesquisa, emergem outros desdobramentos dessa racionalidade implícita às práticas e suas articulações com o universo mais amplo, tais como a constatação que a vinculação no dado existencial de sobrevivência não é única e exclusivamente território das classes populares; outras classes ou fração delas também lançam mão das ditas práticas populares enquanto espaço e alternativa de cura para os seus problemas de sobrevivência existencial ou por descrédito nas práticas oficiais. As classes populares também lutam por seus direitos de cidadania à saúde, ao acesso universal às práticas oficiais de medicina ao mesmo tempo em que procuram, conservar suas práticas de transmissão oral, exercitando-as através de um processo dinâmico e cotidiano de apropriação e (re)criação desses conhecimentos, tendo como características principais a busca da sobrevivência e a identidade de classe social.Universidade Federal da ParaíbaBrasilEducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPBCoelho Filho, Paulo RamosMedeiros, Soraya Maria de2018-05-18T18:08:15Z2018-07-20T23:56:49Z2018-07-20T23:56:49Z1995-12-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMEDEIROS, Soraya Maria de. Formas de conhecimento em saúde: confrontos e viabilização em uma prática de educação em saúde. 1995, 240 f. Dissertação, (Mestrado Educação) - Universidade Federal da Paraíba,João Pessoa, 1995.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9906porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-06T02:34:30Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/9906Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-06T02:34:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formas de conhecimento em saúde: confrontos e viabilização em uma prática de educação em saúde |
title |
Formas de conhecimento em saúde: confrontos e viabilização em uma prática de educação em saúde |
spellingShingle |
Formas de conhecimento em saúde: confrontos e viabilização em uma prática de educação em saúde Medeiros, Soraya Maria de Educação de adultos Saúde pública TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS |
title_short |
Formas de conhecimento em saúde: confrontos e viabilização em uma prática de educação em saúde |
title_full |
Formas de conhecimento em saúde: confrontos e viabilização em uma prática de educação em saúde |
title_fullStr |
Formas de conhecimento em saúde: confrontos e viabilização em uma prática de educação em saúde |
title_full_unstemmed |
Formas de conhecimento em saúde: confrontos e viabilização em uma prática de educação em saúde |
title_sort |
Formas de conhecimento em saúde: confrontos e viabilização em uma prática de educação em saúde |
author |
Medeiros, Soraya Maria de |
author_facet |
Medeiros, Soraya Maria de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coelho Filho, Paulo Ramos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Soraya Maria de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de adultos Saúde pública TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS |
topic |
Educação de adultos Saúde pública TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS |
description |
Abstract unavailable. PDF in image mode. |
publishDate |
1995 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1995-12-29 2018-05-18T18:08:15Z 2018-07-20T23:56:49Z 2018-07-20T23:56:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MEDEIROS, Soraya Maria de. Formas de conhecimento em saúde: confrontos e viabilização em uma prática de educação em saúde. 1995, 240 f. Dissertação, (Mestrado Educação) - Universidade Federal da Paraíba,João Pessoa, 1995. https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9906 |
identifier_str_mv |
MEDEIROS, Soraya Maria de. Formas de conhecimento em saúde: confrontos e viabilização em uma prática de educação em saúde. 1995, 240 f. Dissertação, (Mestrado Educação) - Universidade Federal da Paraíba,João Pessoa, 1995. |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9906 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba Brasil Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba Brasil Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br |
_version_ |
1798964117774532608 |