Formas de conhecimento em saúde: confrontos e viabilização em uma prática de educação em saúde

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1995
Autor(a) principal: Medeiros, Soraya Maria de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UFPB
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9906
Resumo: Abstract unavailable. PDF in image mode.
id UFPB_72ba5e5b52fc97ecd91c1ecfa52cabed
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:tede/9906
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling Formas de conhecimento em saúde: confrontos e viabilização em uma prática de educação em saúdeEducação de adultosSaúde públicaTOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSAbstract unavailable. PDF in image mode.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESO presente estudo analisa as formas de conhecimento em saúde, os confronmtos e as possibilidades de viabilização nas práticas de saúde no Bairro Bom Jesus - Mossoró - RN. Consta portanto de um estudo de caso que, enquanto particularidade estudada, sinaliza sobre as possibilidades de generalização do tema. A sistematização do universo simbólico e representações sociais dos atores sociais investigados e sua contextualização histórico-social confirmam em parte as premissas iniciais do estudo sobre o conflito de classes sociais e a relação de dominação saber/poder entre a medicina institucionalizada e as práticas populares, bem como sobre a dimensão pedagógica dessas práticas e elementos próprios de uma racionalidade que orienta essas práticas. Esses elementos de racionalidade das práticas populares em saúde obedecem a uma lógica interna característica, que têm vinculação com as condições de vida e a inserção de classe social. Guarda no seu interior, também, elementos definitivamente constatados como místico-religiosos, enquanto experiência calcada na cotidianidade de forma ritualizada e sacralizada. Porém, no decorrer da pesquisa, emergem outros desdobramentos dessa racionalidade implícita às práticas e suas articulações com o universo mais amplo, tais como a constatação que a vinculação no dado existencial de sobrevivência não é única e exclusivamente território das classes populares; outras classes ou fração delas também lançam mão das ditas práticas populares enquanto espaço e alternativa de cura para os seus problemas de sobrevivência existencial ou por descrédito nas práticas oficiais. As classes populares também lutam por seus direitos de cidadania à saúde, ao acesso universal às práticas oficiais de medicina ao mesmo tempo em que procuram, conservar suas práticas de transmissão oral, exercitando-as através de um processo dinâmico e cotidiano de apropriação e (re)criação desses conhecimentos, tendo como características principais a busca da sobrevivência e a identidade de classe social.Universidade Federal da ParaíbaBrasilEducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPBCoelho Filho, Paulo RamosMedeiros, Soraya Maria de2018-05-18T18:08:15Z2018-07-20T23:56:49Z2018-07-20T23:56:49Z1995-12-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMEDEIROS, Soraya Maria de. Formas de conhecimento em saúde: confrontos e viabilização em uma prática de educação em saúde. 1995, 240 f. Dissertação, (Mestrado Educação) - Universidade Federal da Paraíba,João Pessoa, 1995.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9906porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-06T02:34:30Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/9906Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-06T02:34:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Formas de conhecimento em saúde: confrontos e viabilização em uma prática de educação em saúde
title Formas de conhecimento em saúde: confrontos e viabilização em uma prática de educação em saúde
spellingShingle Formas de conhecimento em saúde: confrontos e viabilização em uma prática de educação em saúde
Medeiros, Soraya Maria de
Educação de adultos
Saúde pública
TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
title_short Formas de conhecimento em saúde: confrontos e viabilização em uma prática de educação em saúde
title_full Formas de conhecimento em saúde: confrontos e viabilização em uma prática de educação em saúde
title_fullStr Formas de conhecimento em saúde: confrontos e viabilização em uma prática de educação em saúde
title_full_unstemmed Formas de conhecimento em saúde: confrontos e viabilização em uma prática de educação em saúde
title_sort Formas de conhecimento em saúde: confrontos e viabilização em uma prática de educação em saúde
author Medeiros, Soraya Maria de
author_facet Medeiros, Soraya Maria de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho Filho, Paulo Ramos
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Soraya Maria de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de adultos
Saúde pública
TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
topic Educação de adultos
Saúde pública
TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
description Abstract unavailable. PDF in image mode.
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995-12-29
2018-05-18T18:08:15Z
2018-07-20T23:56:49Z
2018-07-20T23:56:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MEDEIROS, Soraya Maria de. Formas de conhecimento em saúde: confrontos e viabilização em uma prática de educação em saúde. 1995, 240 f. Dissertação, (Mestrado Educação) - Universidade Federal da Paraíba,João Pessoa, 1995.
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9906
identifier_str_mv MEDEIROS, Soraya Maria de. Formas de conhecimento em saúde: confrontos e viabilização em uma prática de educação em saúde. 1995, 240 f. Dissertação, (Mestrado Educação) - Universidade Federal da Paraíba,João Pessoa, 1995.
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9906
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1798964117774532608