Essa dissertação não foi Geraldo quem fez: a construção da concepção de política, candidato e eleitor pelo marketing político de Geraldo Júlio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: SIQUEIRA, Rafael de Brito
Orientador(a): ROCHA, Maria Eduarda da Mota
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Sociologia
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29292
Resumo: A emergência do marketing político, em meados do século XX, junto à sua posterior consolidação, alterou de forma substancial a maneira com a qual disputas eleitorais são tocadas nas democracias eletivas. Esta dissertação visa compreender como o marketing engloba e opera os conceitos de candidato, eleitor e política dentro de uma campanha eleitoral, com destaque maior para o primeiro conceito. Para isso, parte-se de uma contextualização do histórico econômico e político quando do seu surgimento, a fim de compreender o processo social que lhe dá sentido e permite a sua operacionalização. Assim, recorre-se a autores que se empenharam em compreender a construção do que a Sociologia tradicionalmente chama de Modernidade: Jürgen Habermas – com sua análise sobre a mudança estrutural da esfera pública, Hannah Arednt – com sua discussão sobre a “perda de mundo”, Max Weber – em sua abordagem sobre a construção do Estado Moderno e Robert Dahl – com sua discussão sobre as poliarquias. Completementando a abordagem teórica – e uma vez que o marketing se utuliza dos meios de comunicação de massa pra cumprir com seus objetivos – Antonio Canelas Rubim e John B. Thompson abordam o fenômeno da mídia e seu peso na sociedade contemporânea, com consequencias para o campo político. Esta dissertação, dado o exposto, se presta a compreender especificamente o marketing político aplicado na campanha do então candidato à prefeitura do Recife, Geraldo Júlio. Caso bastante interessante, sendo este uma pessoa antes desconhecida da população e cuja candidatura demandou um trabalho de marketing intenso, acabou por ser eleito em outubro de 2012. A fim de cumprir com os objetivos, foram utilizados os métodos de observação a partir de uma vivência nos bastidores da campanha – de julho a setembro de 2012 – e, principalmente, a análise de conteúdo de dez programas eleitorais do candidato.
id UFPE_02c68049435e1ae6648a523c25376618
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/29292
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str
spelling SIQUEIRA, Rafael de Britohttp://lattes.cnpq.br/1663429378804391http://lattes.cnpq.br/6936205242822504ROCHA, Maria Eduarda da Mota2019-02-19T23:29:33Z2019-02-19T23:29:33Z2013-08-21https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29292A emergência do marketing político, em meados do século XX, junto à sua posterior consolidação, alterou de forma substancial a maneira com a qual disputas eleitorais são tocadas nas democracias eletivas. Esta dissertação visa compreender como o marketing engloba e opera os conceitos de candidato, eleitor e política dentro de uma campanha eleitoral, com destaque maior para o primeiro conceito. Para isso, parte-se de uma contextualização do histórico econômico e político quando do seu surgimento, a fim de compreender o processo social que lhe dá sentido e permite a sua operacionalização. Assim, recorre-se a autores que se empenharam em compreender a construção do que a Sociologia tradicionalmente chama de Modernidade: Jürgen Habermas – com sua análise sobre a mudança estrutural da esfera pública, Hannah Arednt – com sua discussão sobre a “perda de mundo”, Max Weber – em sua abordagem sobre a construção do Estado Moderno e Robert Dahl – com sua discussão sobre as poliarquias. Completementando a abordagem teórica – e uma vez que o marketing se utuliza dos meios de comunicação de massa pra cumprir com seus objetivos – Antonio Canelas Rubim e John B. Thompson abordam o fenômeno da mídia e seu peso na sociedade contemporânea, com consequencias para o campo político. Esta dissertação, dado o exposto, se presta a compreender especificamente o marketing político aplicado na campanha do então candidato à prefeitura do Recife, Geraldo Júlio. Caso bastante interessante, sendo este uma pessoa antes desconhecida da população e cuja candidatura demandou um trabalho de marketing intenso, acabou por ser eleito em outubro de 2012. A fim de cumprir com os objetivos, foram utilizados os métodos de observação a partir de uma vivência nos bastidores da campanha – de julho a setembro de 2012 – e, principalmente, a análise de conteúdo de dez programas eleitorais do candidato.CAPESThe emergence of political marketing, which happened in the middle of the twentieth century, and its subsequent consolidation substantially changed the way which electoral disputes happen in elective democracies. This dissertation aims to understand how marketing encompasses and deals with the concepts of candidate, voter and campaign politics. In order to accomplish such results, there shall be a historical contextualization of economy and political situations as of its appearance, aiming at understanding the social process that gives meaning and enables its operation. Because of that, the present study has made use of authors who have endeavored in understanding the construction of what Sociology traditionally calls Modernity: Jürgen Habermas - with his analysis about structural changes in the public sphere, Hannah Arednt - with her discussion on how Capitalism changes the politics, Max Weber - in his approach to the construction of the Modern State, and Robert Dahl - with its discussion of the polyarchies. Completing the theoretical approach - and once political marketing uses mass communication to get to its results – Antonio Canelas Rubim and John B. Thompson analyze the media phenomenon and its importance for the contemporary society, as well as the consequences for the political field. This dissertation, as stated above, attempts to understand the political marketing specifically applied in Geraldo Júlio's campaign for the mayorship of Recife. This case is interesting because he was rather unknown by the population, which demanded for an intense marketing work that paid off, with him eventually being elected in October 2012. In order to fulfill the objectives, the methods used were the observation of the campaign backstage situations, from July to September 2012 - particularly, the content analysis of ten electoral programs present in the candidate's campaign.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em SociologiaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSociologiaMarketing políticoEleiçõesEleições municipaisCivilização modernaModernidadeEssa dissertação não foi Geraldo quem fez: a construção da concepção de política, candidato e eleitor pelo marketing político de Geraldo Júlioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Rafael de Brito Siqueira.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Rafael de Brito Siqueira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1159https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29292/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rafael%20de%20Brito%20Siqueira.pdf.jpg117ceb881a6eabf7b2c5c7d67cdc7ee0MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Rafael de Brito Siqueira.pdfDISSERTAÇÃO Rafael de Brito Siqueira.pdfapplication/pdf3679682https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29292/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rafael%20de%20Brito%20Siqueira.pdf7179159e3899736d696d4a2b33b19b84MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29292/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29292/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTDISSERTAÇÃO Rafael de Brito Siqueira.pdf.txtDISSERTAÇÃO Rafael de Brito Siqueira.pdf.txtExtracted texttext/plain330542https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29292/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rafael%20de%20Brito%20Siqueira.pdf.txtd1cfd734532c8887095613d1cf191bb7MD54123456789/292922019-10-25 08:43:46.27oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T11:43:46Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Essa dissertação não foi Geraldo quem fez: a construção da concepção de política, candidato e eleitor pelo marketing político de Geraldo Júlio
title Essa dissertação não foi Geraldo quem fez: a construção da concepção de política, candidato e eleitor pelo marketing político de Geraldo Júlio
spellingShingle Essa dissertação não foi Geraldo quem fez: a construção da concepção de política, candidato e eleitor pelo marketing político de Geraldo Júlio
SIQUEIRA, Rafael de Brito
Sociologia
Marketing político
Eleições
Eleições municipais
Civilização moderna
Modernidade
title_short Essa dissertação não foi Geraldo quem fez: a construção da concepção de política, candidato e eleitor pelo marketing político de Geraldo Júlio
title_full Essa dissertação não foi Geraldo quem fez: a construção da concepção de política, candidato e eleitor pelo marketing político de Geraldo Júlio
title_fullStr Essa dissertação não foi Geraldo quem fez: a construção da concepção de política, candidato e eleitor pelo marketing político de Geraldo Júlio
title_full_unstemmed Essa dissertação não foi Geraldo quem fez: a construção da concepção de política, candidato e eleitor pelo marketing político de Geraldo Júlio
title_sort Essa dissertação não foi Geraldo quem fez: a construção da concepção de política, candidato e eleitor pelo marketing político de Geraldo Júlio
author SIQUEIRA, Rafael de Brito
author_facet SIQUEIRA, Rafael de Brito
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1663429378804391
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6936205242822504
dc.contributor.author.fl_str_mv SIQUEIRA, Rafael de Brito
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ROCHA, Maria Eduarda da Mota
contributor_str_mv ROCHA, Maria Eduarda da Mota
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia
Marketing político
Eleições
Eleições municipais
Civilização moderna
Modernidade
topic Sociologia
Marketing político
Eleições
Eleições municipais
Civilização moderna
Modernidade
description A emergência do marketing político, em meados do século XX, junto à sua posterior consolidação, alterou de forma substancial a maneira com a qual disputas eleitorais são tocadas nas democracias eletivas. Esta dissertação visa compreender como o marketing engloba e opera os conceitos de candidato, eleitor e política dentro de uma campanha eleitoral, com destaque maior para o primeiro conceito. Para isso, parte-se de uma contextualização do histórico econômico e político quando do seu surgimento, a fim de compreender o processo social que lhe dá sentido e permite a sua operacionalização. Assim, recorre-se a autores que se empenharam em compreender a construção do que a Sociologia tradicionalmente chama de Modernidade: Jürgen Habermas – com sua análise sobre a mudança estrutural da esfera pública, Hannah Arednt – com sua discussão sobre a “perda de mundo”, Max Weber – em sua abordagem sobre a construção do Estado Moderno e Robert Dahl – com sua discussão sobre as poliarquias. Completementando a abordagem teórica – e uma vez que o marketing se utuliza dos meios de comunicação de massa pra cumprir com seus objetivos – Antonio Canelas Rubim e John B. Thompson abordam o fenômeno da mídia e seu peso na sociedade contemporânea, com consequencias para o campo político. Esta dissertação, dado o exposto, se presta a compreender especificamente o marketing político aplicado na campanha do então candidato à prefeitura do Recife, Geraldo Júlio. Caso bastante interessante, sendo este uma pessoa antes desconhecida da população e cuja candidatura demandou um trabalho de marketing intenso, acabou por ser eleito em outubro de 2012. A fim de cumprir com os objetivos, foram utilizados os métodos de observação a partir de uma vivência nos bastidores da campanha – de julho a setembro de 2012 – e, principalmente, a análise de conteúdo de dez programas eleitorais do candidato.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-08-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-19T23:29:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-02-19T23:29:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29292
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29292
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Sociologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29292/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rafael%20de%20Brito%20Siqueira.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29292/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rafael%20de%20Brito%20Siqueira.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29292/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29292/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29292/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rafael%20de%20Brito%20Siqueira.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 117ceb881a6eabf7b2c5c7d67cdc7ee0
7179159e3899736d696d4a2b33b19b84
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08
d1cfd734532c8887095613d1cf191bb7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1797782359481778176