Compreensão dos impactos de diferentes estratégias de supervisão em exercícios domiciliares na cognição de idosos
Ano de defesa: | 2022 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pos Graduacao em Educacao Fisica
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Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47223 |
Resumo: | O presente trabalho contempla dois artigos: uma revisão sistemática (artigo 1) e um artigo original (artigo 2). O artigo 1 visou sumarizar a literatura sobre os efeitos de programas de exercícios domiciliares na cognição de idosos. Foi feito levantamento nas bases de dados PubMed, Biblioteca Virtual de Saúde, Science Direct, Scielo e Scopus de junho a outubro do ano de 2021. Foram incluídos ensaios clínicos randomizados com programas de exercícios físicos domiciliares aplicados em idosos, com o objetivo de avaliar desfechos cognitivos nesta população. Foram excluídos estudos onde a intervenção foi realizada não apenas em ambiente domiciliar e/ou que combinavam exercícios com treinamento cognitivo virtual, como também que não avaliaram funções cognitivas, mas sim pontuações de escalas de distúrbios neuropsiquiátricos e semelhantes. A pontuação na escala PEDro foi utilizada para avaliação do risco de viés. Um total de 5 estudos, heterogêneos em relação à condição da amostra e diversos fatores, foram incluídos na síntese qualitativa, com pontuação média de 7 pontos e um desvio padrão de ± 1,9 na escala PEDro. Foi identificado que os estudos apontam para a promoção benéfica do treinamento domiciliar sobre diferentes aspectos da cognição de idosos. Contudo, devido a questionável qualidade metodológica e ao número reduzido de artigos, a extrapolação dos resultados deve ser analisada com cautela. Já o artigo 2 objetivou comparar dois programas de exercícios domiciliares estruturados, supervisionado virtualmente e minimante supervisionado, sobre os efeitos na cognição de idosos. Participaram de um programa de exercícios domiciliares de 12 semanas com supervisão virtual, por videochamada, ou minimamente supervisionado, 38 idosos comunitários sem comprometimento cognitivo, físico e/ou condições de saúde limitantes para participar da intervenção. Os desfechos foram a velocidade de processamento pelo teste de trilhas A e B, controle inibitório pela pontuação de interferência no Stroop test; e fluência verbal, pelo teste de fluência verbal categoria animal. Foi feita análise de modelos mistos por simetria composta ajustados por idade, sexo e escolaridade, considerando intervalos de confiança (IC) a 95% e um nível de significância de 5%. Em caso de observação de efeito, foi escolhido o teste post-hoc de Sidak. Os dados omissos foram tratados por imputações múltiplas de até 5 níveis. Os participantes foram randomizados (81,6% mulheres, idade média de 68,39 ± 6,48 anos, massa corporal média de 69,82 ± 12,15 kg, altura média de 1,59 ± 0,06 m, índice de massa corporal médio de 27,82 ± 4,88 kg/m2; e 94,7% com mais de 12 anos de estudo). Os resultados principais não mostraram efeito estatisticamente significativo da supervisão virtual entre os grupos com supervisão virtual e minimamente supervisionado (p>0,05). Na comparação intra-grupos, alteração estatisticamente significativa foi observada apenas na redução do número de acertos na pontuação de interferência do Stroop test para o grupo minimamente supervisionado (-1,65, IC 95% = -3,20 a -0,09). Por fim, o estudo original concluiu que a participação em um programa de exercícios domiciliares com supervisão virtual não promove ganhos cognitivos adicionais ao programa de exercícios domiciliares minimamente supervisionado em idosos sem comprometimento na função cognitiva. |
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SILVA, Juliana Daniele de Araújohttp://lattes.cnpq.br/1796310026456604http://lattes.cnpq.br/7971412342122230PIRAUÁ, André Luiz Torres2022-10-24T12:35:36Z2022-10-24T12:35:36Z2022-07-28SILVA, Juliana Daniele de Araújo. Compreensão dos impactos de diferentes estratégias de supervisão em exercícios domiciliares na cognição de idosos. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47223O presente trabalho contempla dois artigos: uma revisão sistemática (artigo 1) e um artigo original (artigo 2). O artigo 1 visou sumarizar a literatura sobre os efeitos de programas de exercícios domiciliares na cognição de idosos. Foi feito levantamento nas bases de dados PubMed, Biblioteca Virtual de Saúde, Science Direct, Scielo e Scopus de junho a outubro do ano de 2021. Foram incluídos ensaios clínicos randomizados com programas de exercícios físicos domiciliares aplicados em idosos, com o objetivo de avaliar desfechos cognitivos nesta população. Foram excluídos estudos onde a intervenção foi realizada não apenas em ambiente domiciliar e/ou que combinavam exercícios com treinamento cognitivo virtual, como também que não avaliaram funções cognitivas, mas sim pontuações de escalas de distúrbios neuropsiquiátricos e semelhantes. A pontuação na escala PEDro foi utilizada para avaliação do risco de viés. Um total de 5 estudos, heterogêneos em relação à condição da amostra e diversos fatores, foram incluídos na síntese qualitativa, com pontuação média de 7 pontos e um desvio padrão de ± 1,9 na escala PEDro. Foi identificado que os estudos apontam para a promoção benéfica do treinamento domiciliar sobre diferentes aspectos da cognição de idosos. Contudo, devido a questionável qualidade metodológica e ao número reduzido de artigos, a extrapolação dos resultados deve ser analisada com cautela. Já o artigo 2 objetivou comparar dois programas de exercícios domiciliares estruturados, supervisionado virtualmente e minimante supervisionado, sobre os efeitos na cognição de idosos. Participaram de um programa de exercícios domiciliares de 12 semanas com supervisão virtual, por videochamada, ou minimamente supervisionado, 38 idosos comunitários sem comprometimento cognitivo, físico e/ou condições de saúde limitantes para participar da intervenção. Os desfechos foram a velocidade de processamento pelo teste de trilhas A e B, controle inibitório pela pontuação de interferência no Stroop test; e fluência verbal, pelo teste de fluência verbal categoria animal. Foi feita análise de modelos mistos por simetria composta ajustados por idade, sexo e escolaridade, considerando intervalos de confiança (IC) a 95% e um nível de significância de 5%. Em caso de observação de efeito, foi escolhido o teste post-hoc de Sidak. Os dados omissos foram tratados por imputações múltiplas de até 5 níveis. Os participantes foram randomizados (81,6% mulheres, idade média de 68,39 ± 6,48 anos, massa corporal média de 69,82 ± 12,15 kg, altura média de 1,59 ± 0,06 m, índice de massa corporal médio de 27,82 ± 4,88 kg/m2; e 94,7% com mais de 12 anos de estudo). Os resultados principais não mostraram efeito estatisticamente significativo da supervisão virtual entre os grupos com supervisão virtual e minimamente supervisionado (p>0,05). Na comparação intra-grupos, alteração estatisticamente significativa foi observada apenas na redução do número de acertos na pontuação de interferência do Stroop test para o grupo minimamente supervisionado (-1,65, IC 95% = -3,20 a -0,09). Por fim, o estudo original concluiu que a participação em um programa de exercícios domiciliares com supervisão virtual não promove ganhos cognitivos adicionais ao programa de exercícios domiciliares minimamente supervisionado em idosos sem comprometimento na função cognitiva.The present work includes two articles: a systematic review (article 1) and an original article (article 2). Article 1 aimed to summarize the literature on the effects of home exercise programs on the cognition of the elderly. A survey was carried out in the PubMed, Virtual Health Library, Science Direct, Scielo and Scopus databases from June to October 2021. Randomized clinical trials with home exercise programs applied to the elderly were included, with the aim of evaluating outcomes cognitions in this population. Studies where the intervention was performed not only in a home environment and/or that combined exercises with virtual cognitive training, but also that did not assess cognitive functions, but scores of scales of neuropsychiatric disorders and similar were excluded. The PEDro scale score was used to assess the risk of bias. A total of 5 studies, heterogeneous in terms of the condition of the sample and several factors, were included in the qualitative synthesis, with a mean score of 7 points and a standard deviation of ± 1.9 on the PEDro scale. It was identified that the studies point to the beneficial promotion of home training on different aspects of the cognition of the elderly. However, due to the questionable methodological quality and the reduced number of articles, the extrapolation of the results must be analyzed with caution. Article 2 aimed to compare two structured home exercise programs, virtually supervised and minimally supervised, on the effects on the cognition of the elderly. Participated in a 12-week home exercise program with virtual supervision, by video call, or minimally supervised, 38 community-dwelling elderly without cognitive, physical impairment and/or limiting health conditions to participate in the intervention. Outcomes were processing speed by the Trail Making Test A and B, inhibitory control by the interference score on the Stroop test; and verbal fluency, by the animal category verbal fluency test. Mixed models were analyzed by composite symmetry adjusted for age, sex and education, considering confidence intervals (CI) at 95% and a significance level of 5%. In case of observation of effect, Sidak's post-hoc test was chosen. Missing data were treated by multiple imputations of up to 5 levels. Participants were randomized (81.6% female, mean age 68.39 ± 6.48 years, mean body mass 69.82 ± 12.15 kg, mean height 1.59 ± 0.06 m, mean body mass of 27.82 ± 4.88 kg/m2; and 94.7% with more than 12 years of study). The main results showed no statistically significant effect of virtual supervision between the virtual supervision and minimally supervised groups (p>0.05). In the intra-group comparison, a statistically significant change was observed only in the reduction in the number of hits in the Stroop test interference score for the minimally supervised group (- 1.65, 95% CI = -3.20 to -0.09). Finally, the original study concluded that participation in a home exercise program with virtual supervision does not promote cognitive gains additional to the minimally supervised home exercise program in older adults without cognitive impairment.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao FisicaUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEnvelhecimentoCogniçãoExercício FísicoCompreensão dos impactos de diferentes estratégias de supervisão em exercícios domiciliares na cognição de idososinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/47223/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALDISSERTAÇÃO Juliana Daniele de Araújo Silva.pdfDISSERTAÇÃO Juliana Daniele de Araújo Silva.pdfapplication/pdf8615985https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/47223/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Juliana%20Daniele%20de%20Ara%c3%bajo%20Silva.pdfb0ef90f1fc7b9cb13ab1e45ca88ae2bdMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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