Efeitos de um treinamento físico multicomponente com estimulação cognitiva na aptidão física e cognição de idosos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Griebler, Eliane Mattana
Orientador(a): Gonçalves, Andréa Krüger
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/273159
Resumo: Introdução: A atual transição demográfica reflete em um aumento expressivo de idosos na população, com isso fenômenos decorrentes desta nova realidade vinculada à idade avançada e falta de estímulos adequados para estes indivíduos são frequentes. A compreensão da influência do exercício físico na aptidão funcional e cognição de idosos é imprescindível para garantir um envelhecimento com qualidade. O treinamento multicomponente é uma modalidade promissora e pode ser uma alternativa capaz de oferecer maiores benefícios na capacidade cognitiva. Objetivos: O objetivo geral da pesquisa foi investigar efeitos de um treinamento físico multicomponente com estimulação cognitiva em idosos. Os objetivos específicos foram analisar os efeitos de intervenções realizadas com exercício físico na cognição de idosos a partir da análise sistemática de artigos científicos; analisar a cognição e aptidão funcional de idosos participantes de um treinamento físico multicomponente com estimulação cognitiva e comparar a cognição, a mobilidade e a qualidade de vida de idosos com e sem comprometimento cognitivo participantes de um treinamento físico multicomponente com estimulação cognitiva. Métodos: O estudo foi de caráter quantitativo e do tipo experimental. A amostra foi composta por idosos do Programa de extensão universitária Centro de Referência do Envelhecimento e Movimento - CREM da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O artigo A caracteriza-se como revisão sistemática de literatura. Os sujeitos foram divididos de acordo com cada estudo. No Artigo B dividiram-se em 2 grupos: Grupo Intervenção com 24 idosos participantes de treinamento multicomponente com estimulação cognitiva, Grupo Controle com 12 idosos participantes de outra modalidade de treinamento físico do CREM. No Artigo C os idosos que realizaram a intervenção foram divididos em outros dois grupos de acordo com o rastreio do MEEM, sendo Grupo 1: sem comprometimento cognitivo (n=14) e Grupo 2: com comprometimento cognitivo (n=10). A intervenção foi composta por um treinamento físico multicomponente com estimulação cognitiva e teve a duração de 16 semanas. As aulas foram realizadas duas vezes por semana com duração em média de 50 minutos por sessão. Os instrumentos utilizados para avaliação foram: a) variáveis cognitivas: Mini Exame do Estado Mental - MEEM, Teste de Tempo de Reação - TTR e Teste de Fluência Verbal - TFV e Velocidade de marcha auto selecionada com dupla tarefa - VASDT; c) variáveis de aptidão funcional: Senior Fitness Test, Força de Preensão Palmar - FPP, Equilíbrio Unipodal olhos abertos e fechados e Timed up and go - TUG. Os participantes foram avaliados antes e após a intervenção. Os testes estatísticos para a análise dos dados nos artigos B e C foram Equações de Estimativas Generalizadas (GEE), no programa estatístico SPSS 29.0. Resultados: Os resultados estão apresentados na forma de artigos conformemodelo Escandinavo. De maneira geral, os idosos que realizaram o treinamento físico multicomponente com estimulação cognitiva tiveram resultados efetivos em diferentes variáveis avaliadas e em diferentes análises realizadas. O artigo inicial afirma que intervenções contendo a prática de exercício físico, independentemente do tempo de intervenção, possuem efeitos positivosem fatores relacionados à cognição de idosos. O segundo estudo, quando comparado idosos que realizaram a intervenção de um treinamento multicomponente com estimulação cognitiva e idosos que não participaram, os resultados se mostraram significativos em idosos. Fluência verbal, tempode reação, flexibilidade de membros inferiores e superiores, mobilidade funcional obtiveram melhores resultados no pós-teste no Grupo Intervenção, enquanto a força de preensão manual melhorou em ambos os grupos no pósteste. Ao comparar Grupo Intervenção e Grupo Controle, os resultados mostraram diferenças entre os grupos pré e pós protocolo. A intervenção mostrou- se eficaz na manutenção e melhoria de variáveis relacionadas à aptidão funcional e cognição em idosos. Resultados significativos também foram encontrados na comparação pré e pós-treinamento dentro de ambos os grupos, destacando a importância da prática regular de exercícios físicos, embora o Grupo Intervenção tenha apresentado resultados melhores que o Grupo Controle. Este protocolo tem se mostrado uma alternativa valiosa para intervenções com idosos. Os resultados obtidos demonstraram que o treinamento multicomponente com estimulação cognitiva gera benefícios para as variáveis relacionadas à cognição. Entretanto, foi possível revelar diferenças significativas entre os 5 grupos, evidenciando que os idosos com comprometimento cognitivo apresentaram os piores desempenhos em alguns parâmetros analisados. Em termos de cognição, destacando-se a influência positiva do treinamento físico multicomponente com estimulação cognitiva nos idosos sem comprometimento cognitivo através da fluência verbal e do tempo de reação. Esse achado ressalta a importância da intervenção precoce e contínua na promoção da saúde cognitiva em idosos. Na mobilidade, os participantes sem comprometimento cognitivo demonstraram melhorias mais expressivas, sugerindo uma relação entre a saúde cognitiva e a funcionalidade física. Este resultado reforça que esta intervenção pode atuar na preservação da autonomia em idosos. Quanto à qualidade de vida, os idosos sem comprometimento cognitivo mostraram índices superiores, indicando uma relação positiva entre a manutenção da saúde cognitiva e a percepção subjetiva de bem-estar. Conclusão: Sendo assim, a realização deste tipo de treinamento parece ser benéfica em aspectos relacionados à aptidão funcional e à cognição de idosos. Evidencia-se que os achados de todos os artigos oriundos da pesquisa tendem a estar articulados. Tais resultados sustentam a defesa da tese que este treinamento específico planejado, elaborado e desenvolvido, da forma como foi descrito, é efetivo nos incrementos em aspectos vinculados à cognição, funcionalidade, mobilidade e qualidade de vida de pessoas idosas.
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Os objetivos específicos foram analisar os efeitos de intervenções realizadas com exercício físico na cognição de idosos a partir da análise sistemática de artigos científicos; analisar a cognição e aptidão funcional de idosos participantes de um treinamento físico multicomponente com estimulação cognitiva e comparar a cognição, a mobilidade e a qualidade de vida de idosos com e sem comprometimento cognitivo participantes de um treinamento físico multicomponente com estimulação cognitiva. Métodos: O estudo foi de caráter quantitativo e do tipo experimental. A amostra foi composta por idosos do Programa de extensão universitária Centro de Referência do Envelhecimento e Movimento - CREM da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O artigo A caracteriza-se como revisão sistemática de literatura. Os sujeitos foram divididos de acordo com cada estudo. No Artigo B dividiram-se em 2 grupos: Grupo Intervenção com 24 idosos participantes de treinamento multicomponente com estimulação cognitiva, Grupo Controle com 12 idosos participantes de outra modalidade de treinamento físico do CREM. No Artigo C os idosos que realizaram a intervenção foram divididos em outros dois grupos de acordo com o rastreio do MEEM, sendo Grupo 1: sem comprometimento cognitivo (n=14) e Grupo 2: com comprometimento cognitivo (n=10). A intervenção foi composta por um treinamento físico multicomponente com estimulação cognitiva e teve a duração de 16 semanas. As aulas foram realizadas duas vezes por semana com duração em média de 50 minutos por sessão. Os instrumentos utilizados para avaliação foram: a) variáveis cognitivas: Mini Exame do Estado Mental - MEEM, Teste de Tempo de Reação - TTR e Teste de Fluência Verbal - TFV e Velocidade de marcha auto selecionada com dupla tarefa - VASDT; c) variáveis de aptidão funcional: Senior Fitness Test, Força de Preensão Palmar - FPP, Equilíbrio Unipodal olhos abertos e fechados e Timed up and go - TUG. Os participantes foram avaliados antes e após a intervenção. Os testes estatísticos para a análise dos dados nos artigos B e C foram Equações de Estimativas Generalizadas (GEE), no programa estatístico SPSS 29.0. Resultados: Os resultados estão apresentados na forma de artigos conformemodelo Escandinavo. De maneira geral, os idosos que realizaram o treinamento físico multicomponente com estimulação cognitiva tiveram resultados efetivos em diferentes variáveis avaliadas e em diferentes análises realizadas. O artigo inicial afirma que intervenções contendo a prática de exercício físico, independentemente do tempo de intervenção, possuem efeitos positivosem fatores relacionados à cognição de idosos. O segundo estudo, quando comparado idosos que realizaram a intervenção de um treinamento multicomponente com estimulação cognitiva e idosos que não participaram, os resultados se mostraram significativos em idosos. Fluência verbal, tempode reação, flexibilidade de membros inferiores e superiores, mobilidade funcional obtiveram melhores resultados no pós-teste no Grupo Intervenção, enquanto a força de preensão manual melhorou em ambos os grupos no pósteste. Ao comparar Grupo Intervenção e Grupo Controle, os resultados mostraram diferenças entre os grupos pré e pós protocolo. A intervenção mostrou- se eficaz na manutenção e melhoria de variáveis relacionadas à aptidão funcional e cognição em idosos. Resultados significativos também foram encontrados na comparação pré e pós-treinamento dentro de ambos os grupos, destacando a importância da prática regular de exercícios físicos, embora o Grupo Intervenção tenha apresentado resultados melhores que o Grupo Controle. Este protocolo tem se mostrado uma alternativa valiosa para intervenções com idosos. Os resultados obtidos demonstraram que o treinamento multicomponente com estimulação cognitiva gera benefícios para as variáveis relacionadas à cognição. Entretanto, foi possível revelar diferenças significativas entre os 5 grupos, evidenciando que os idosos com comprometimento cognitivo apresentaram os piores desempenhos em alguns parâmetros analisados. Em termos de cognição, destacando-se a influência positiva do treinamento físico multicomponente com estimulação cognitiva nos idosos sem comprometimento cognitivo através da fluência verbal e do tempo de reação. Esse achado ressalta a importância da intervenção precoce e contínua na promoção da saúde cognitiva em idosos. Na mobilidade, os participantes sem comprometimento cognitivo demonstraram melhorias mais expressivas, sugerindo uma relação entre a saúde cognitiva e a funcionalidade física. Este resultado reforça que esta intervenção pode atuar na preservação da autonomia em idosos. Quanto à qualidade de vida, os idosos sem comprometimento cognitivo mostraram índices superiores, indicando uma relação positiva entre a manutenção da saúde cognitiva e a percepção subjetiva de bem-estar. Conclusão: Sendo assim, a realização deste tipo de treinamento parece ser benéfica em aspectos relacionados à aptidão funcional e à cognição de idosos. Evidencia-se que os achados de todos os artigos oriundos da pesquisa tendem a estar articulados. Tais resultados sustentam a defesa da tese que este treinamento específico planejado, elaborado e desenvolvido, da forma como foi descrito, é efetivo nos incrementos em aspectos vinculados à cognição, funcionalidade, mobilidade e qualidade de vida de pessoas idosas.Introduction: The current demographic transition reflects a significant increase in the elderly population, leading to phenomena resulting from this new reality linked to advanced age and a lack of adequate stimuli for these individuals. Understanding the influence of physical exercise on the functional fitness and cognition of the elderly is essential to ensure quality aging. Multicomponent training is a promising modality and can be an alternative capable of offering greater benefits in cognitive capacity. Objectives: The general objective of the research was to investigate the effects of multicomponent physical training with cognitive stimulation in the older adults. The specific objectives were to analyze the effects of interventions performed with physical exercise on the cognition of the older adults through the systematic analysis of scientific articles; to analyze the cognition and functional fitness of older adults participants in multicomponent physical training with cognitive stimulation and to compare the cognition, mobility, and quality of life of elderly individuals with and without cognitive impairment participating in multicomponent physical training with cognitive stimulation. Methods: The study was quantitative and experimental. The sample consisted of elderly individuals from the University Extension Program Center for Aging and Movement - CREM of the School of Physical Education, Physiotherapy, and Dance of the Federal University of Rio Grande do Sul. Article A is characterized as a systematic literature review. The subjects were divided according to each study. In Article B, they were divided into 2 groups: Intervention Group with 24 elderly participants in multicomponent training with cognitive stimulation, Control Group with 12 elderly participants in another modality of physical training from CREM. In Article C, the elderly who underwent the intervention were divided into two other groups according to MMSE screening, with Group 1: without cognitive impairment (n=14) and Group 2: with cognitive impairment (n=10). The intervention consisted of multicomponent physical training with cognitive stimulation and lasted for 16 weeks. Classes were held twice a week with an average duration of 50 minutes per session. The instruments used for evaluation were: a) cognitive variables: Mini-Mental State Examination - MMSE, Reaction Time Test - RTT, Verbal Fluency Test - VFT, and Self-selected gait speed with dual-task - SSGSDT; c) functional fitness variables: Senior Fitness Test, Palmar Grip Strength - PGS, Unipedal Balance with eyes open and closed, and Timed Up and Go - TUG. Participants were evaluated before and after the intervention. Statistical tests for data analysis in Articles B and C were Generalized Estimating Equations (GEE), using SPSS 29.0 statistical software. Results: The results are presented in the form of articles following the Scandinavian model. Overall, older people who underwent multicomponent physical training with cognitive stimulation showed effective results in different evaluated variables and analyses. The initial article states that interventions containing the practice of physical exercise, regardless of the intervention time, have positive effects on factors related to the cognition of the older adults. The second study, when comparing elderly individuals who underwent multicomponent training with cognitive stimulation intervention and elderly individuals who did not participate, showed significant results in the intervention group. Verbal fluency, reaction time, lower and upper limb flexibility, and functional mobility showed better results in the post-test in the Intervention Group, while grip strength improved in both groups in the post-test. When comparing the Intervention Group and the Control Group, the results showed differences between the groups pre and post protocol. The intervention was effective in maintaining and improving variables related to functional fitness and cognition in the elderly. Significant results were also found in the comparison between pre and post-training within both groups, highlighting the importance of regular physical exercise, although the Intervention Group showed better results than the Control Group. This protocol has proven to be a valuable alternative for interventions with the older adults. The results obtained demonstrated that multicomponent training with cognitive stimulation benefits variables related to cognition. However, significant differences were revealed between the groups, showing that older individuals with cognitive impairment performed worse in some analyzed parameters. In terms 10 of cognition, the positive influence of multicomponent physical training with cognitive stimulation on elderly individuals without cognitive impairment through verbal fluency and reaction time is noteworthy. This finding emphasizes the importance of early and continuous intervention in promoting cognitive health in the elderly. In mobility, participants without cognitive impairment demonstrated more significant improvements, suggesting a relationship between cognitive health and physical functionality. This result reinforces that this intervention can act in preserving autonomy in the older adults. Regarding quality of life, older adults without cognitive impairment showed higher indices, indicating a positive relationship between maintaining cognitive health and subjective well-being perception. Conclusion: Thus, the implementation of this type of training appears to be beneficial in aspects related to functional fitness and cognition in the older adults. It is evident that the findings of all articles resulting from the research tend to be articulated. Such results support the thesis that this specific training planned, elaborated, and developed as described, is effective in enhancing aspects related to cognition, functionality, mobility, and quality of life in older individuals.application/pdfporEnvelhecimentoCogniçãoAptidão físicaAgingCognitionPhysical fitnessEfeitos de um treinamento físico multicomponente com estimulação cognitiva na aptidão física e cognição de idososinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre, BR-RS2023doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001198082.pdf.txt001198082.pdf.txtExtracted Texttext/plain200209http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273159/2/001198082.pdf.txt47eeb21b233d4ed2a4f971c929ca0af3MD52ORIGINAL001198082.pdfTexto parcialapplication/pdf4157742http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273159/1/001198082.pdf6498800092827f5e4d62470525e682b6MD5110183/2731592024-03-10 04:53:11.655633oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273159Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-03-10T07:53:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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Os objetivos específicos foram analisar os efeitos de intervenções realizadas com exercício físico na cognição de idosos a partir da análise sistemática de artigos científicos; analisar a cognição e aptidão funcional de idosos participantes de um treinamento físico multicomponente com estimulação cognitiva e comparar a cognição, a mobilidade e a qualidade de vida de idosos com e sem comprometimento cognitivo participantes de um treinamento físico multicomponente com estimulação cognitiva. Métodos: O estudo foi de caráter quantitativo e do tipo experimental. A amostra foi composta por idosos do Programa de extensão universitária Centro de Referência do Envelhecimento e Movimento - CREM da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O artigo A caracteriza-se como revisão sistemática de literatura. Os sujeitos foram divididos de acordo com cada estudo. No Artigo B dividiram-se em 2 grupos: Grupo Intervenção com 24 idosos participantes de treinamento multicomponente com estimulação cognitiva, Grupo Controle com 12 idosos participantes de outra modalidade de treinamento físico do CREM. No Artigo C os idosos que realizaram a intervenção foram divididos em outros dois grupos de acordo com o rastreio do MEEM, sendo Grupo 1: sem comprometimento cognitivo (n=14) e Grupo 2: com comprometimento cognitivo (n=10). A intervenção foi composta por um treinamento físico multicomponente com estimulação cognitiva e teve a duração de 16 semanas. As aulas foram realizadas duas vezes por semana com duração em média de 50 minutos por sessão. Os instrumentos utilizados para avaliação foram: a) variáveis cognitivas: Mini Exame do Estado Mental - MEEM, Teste de Tempo de Reação - TTR e Teste de Fluência Verbal - TFV e Velocidade de marcha auto selecionada com dupla tarefa - VASDT; c) variáveis de aptidão funcional: Senior Fitness Test, Força de Preensão Palmar - FPP, Equilíbrio Unipodal olhos abertos e fechados e Timed up and go - TUG. Os participantes foram avaliados antes e após a intervenção. Os testes estatísticos para a análise dos dados nos artigos B e C foram Equações de Estimativas Generalizadas (GEE), no programa estatístico SPSS 29.0. Resultados: Os resultados estão apresentados na forma de artigos conformemodelo Escandinavo. De maneira geral, os idosos que realizaram o treinamento físico multicomponente com estimulação cognitiva tiveram resultados efetivos em diferentes variáveis avaliadas e em diferentes análises realizadas. O artigo inicial afirma que intervenções contendo a prática de exercício físico, independentemente do tempo de intervenção, possuem efeitos positivosem fatores relacionados à cognição de idosos. O segundo estudo, quando comparado idosos que realizaram a intervenção de um treinamento multicomponente com estimulação cognitiva e idosos que não participaram, os resultados se mostraram significativos em idosos. Fluência verbal, tempode reação, flexibilidade de membros inferiores e superiores, mobilidade funcional obtiveram melhores resultados no pós-teste no Grupo Intervenção, enquanto a força de preensão manual melhorou em ambos os grupos no pósteste. Ao comparar Grupo Intervenção e Grupo Controle, os resultados mostraram diferenças entre os grupos pré e pós protocolo. A intervenção mostrou- se eficaz na manutenção e melhoria de variáveis relacionadas à aptidão funcional e cognição em idosos. Resultados significativos também foram encontrados na comparação pré e pós-treinamento dentro de ambos os grupos, destacando a importância da prática regular de exercícios físicos, embora o Grupo Intervenção tenha apresentado resultados melhores que o Grupo Controle. Este protocolo tem se mostrado uma alternativa valiosa para intervenções com idosos. Os resultados obtidos demonstraram que o treinamento multicomponente com estimulação cognitiva gera benefícios para as variáveis relacionadas à cognição. Entretanto, foi possível revelar diferenças significativas entre os 5 grupos, evidenciando que os idosos com comprometimento cognitivo apresentaram os piores desempenhos em alguns parâmetros analisados. Em termos de cognição, destacando-se a influência positiva do treinamento físico multicomponente com estimulação cognitiva nos idosos sem comprometimento cognitivo através da fluência verbal e do tempo de reação. Esse achado ressalta a importância da intervenção precoce e contínua na promoção da saúde cognitiva em idosos. Na mobilidade, os participantes sem comprometimento cognitivo demonstraram melhorias mais expressivas, sugerindo uma relação entre a saúde cognitiva e a funcionalidade física. Este resultado reforça que esta intervenção pode atuar na preservação da autonomia em idosos. Quanto à qualidade de vida, os idosos sem comprometimento cognitivo mostraram índices superiores, indicando uma relação positiva entre a manutenção da saúde cognitiva e a percepção subjetiva de bem-estar. Conclusão: Sendo assim, a realização deste tipo de treinamento parece ser benéfica em aspectos relacionados à aptidão funcional e à cognição de idosos. Evidencia-se que os achados de todos os artigos oriundos da pesquisa tendem a estar articulados. Tais resultados sustentam a defesa da tese que este treinamento específico planejado, elaborado e desenvolvido, da forma como foi descrito, é efetivo nos incrementos em aspectos vinculados à cognição, funcionalidade, mobilidade e qualidade de vida de pessoas idosas.
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