Relação entre o gênero textual digital e o pensamento crítico

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: DOMÍNGUEZ DE LA ROSA, John Jairo
Orientador(a): GOMES, Alex Sandro
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Computacao
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41319
Resumo: Uma das competências específicas necessárias para enfrentar desafios globais complexos é, sem dúvida, o pensamento crítico, razão pela qual nos princípios dos projetos de programas de aprendizagem em rede há uma motivação para desenvolver esse tipo de habilidade. No entanto, ela não foi totalmente desenvolvida devido, entre outros fatores, ao fato de os modelos pedagógicos dos cursos on-line tenderem a ser excessivamente homogêneos, descontextualizados, despersonalizados e individualistas. Verifica-se, ainda, que muitos desses cursos apresentam, frequentemente, uma sequência rígida de conteúdos, com ferramentas de socialização muito limitadas e processos de avaliação altamente estruturados. Desse modo, o presente estudo tem como objetivo identificar as relações entre as estratégias utilizadas durante as discussões assíncronas baseadas em texto, por meio de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e sua relação com o pensamento crítico de estudantes do ensino médio. A partir do método de triangulação, foram observados dados com diferentes naturezas para identificar relações entre estratégias de comunicação na rede educacional Redu. Assim, o propósito da análise foi verificar de que modo as interações assíncronas, eventualmente, deram suporte à estruturação de situações para promover o desenvolvimento do pensamento crítico, bem como identificar as limitações da plataforma para apoiar o progresso dessa habilidade. Os resultados evidenciaram que existe uma dissociação entre o desenho dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem e as metodologias usadas pelos professores para estimular o desenvolvimento do pensamento crítico. Verificou-se, também, que os ritmos e estilos de aprendizagem são outra variável desconsiderada nos ambientes de aprendizagem. Isto ocorre porque tais ambientes favorecem somente a um tipo de estudante, com determinadas características. Finalmente, os resultados obtidos destacam que um dos métodos de maior contribuição para desenvolver competências do raciocínio de alto nível é a pergunta.
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Verifica-se, ainda, que muitos desses cursos apresentam, frequentemente, uma sequência rígida de conteúdos, com ferramentas de socialização muito limitadas e processos de avaliação altamente estruturados. Desse modo, o presente estudo tem como objetivo identificar as relações entre as estratégias utilizadas durante as discussões assíncronas baseadas em texto, por meio de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e sua relação com o pensamento crítico de estudantes do ensino médio. A partir do método de triangulação, foram observados dados com diferentes naturezas para identificar relações entre estratégias de comunicação na rede educacional Redu. Assim, o propósito da análise foi verificar de que modo as interações assíncronas, eventualmente, deram suporte à estruturação de situações para promover o desenvolvimento do pensamento crítico, bem como identificar as limitações da plataforma para apoiar o progresso dessa habilidade. Os resultados evidenciaram que existe uma dissociação entre o desenho dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem e as metodologias usadas pelos professores para estimular o desenvolvimento do pensamento crítico. Verificou-se, também, que os ritmos e estilos de aprendizagem são outra variável desconsiderada nos ambientes de aprendizagem. Isto ocorre porque tais ambientes favorecem somente a um tipo de estudante, com determinadas características. Finalmente, os resultados obtidos destacam que um dos métodos de maior contribuição para desenvolver competências do raciocínio de alto nível é a pergunta.CAPESOne of the basic skills to face up to global challenges, without doubt, is critical thinking, the reason which is motivation to develop this skill on the principles of learning programs networking. Therefore, this skill does not mean fully developed. It is because, among other factors, pedagogical models of online courses turn out to be excessively homogeneous, decontextualized, depersonalized, and individualistic. It can be observed that many of these courses frequently display a strict sequence of contents, and it has very limited tools for socialization as well as evaluation processes highly structured. This study has as its goals identify relationships between strategies used during asynchronous discussions of text-based through the Virtual Learning Environment (VLE) and its relationship with critical thinking of high-school students. As from methodological triangulation, it had been observed dates of different nature to identify strategies and some functionalities of Redu educational network. The purpose of analysis was to verify how the support of technology could favor the development of critical thinking as well the limitations of the platform at the development of this ability. The results showed that there is a disconnection between the design of Virtual Learning Environment and the methodologies used by teachers to stimulate the development of critical thinking. It was also noted that the learning rhythms and styles is another variable disconsidered at VLE. This is because these environments only benefit a specific type of student with certain characteristics. Finally, the results obtained highlights that the question is one of the methods with more contribution for development from skills of high degree reasoning.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da ComputacaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMídias e InteraçãoPensamento críticoMetodologias híbridas de ensinoEnsino híbridoRelação entre o gênero textual digital e o pensamento críticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO John Jairo Domínguez de la Rosa.pdfDISSERTAÇÃO John Jairo Domínguez de la Rosa.pdfapplication/pdf1188639https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41319/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20John%20Jairo%20Dom%c3%adnguez%20de%20la%20Rosa.pdf5024e48095e1cdedf0dbab7ff84f9ef6MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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