Eletrificação veicular no Brasil : desafios e perspectivas
Ano de defesa: | 2021 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso embargado |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pos Graduacao em Desenvolvimento e Meio Ambiente
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40173 |
Resumo: | O estudo versa sobre os principais desafios e perspectivas relacionadas a inserção de um novo modelo de transporte: os veículos elétricos (EVs). Devido a não emissão de gases de efeito estufa (GEE) durante sua operação, os EVs são considerados pelas principais mídias como o modelo de transporte ambientalmente mais sustentável. No entanto, pouco se é discutido com relação aos impactos atrelados a estes tipos de veículos. Nesse contexto estão as emissões indiretas que dependem do tipo de fonte de geração da energia que abastece os carros, o déficit de infraestrutura necessária para suportar a demanda crescente por energia elétrica, além da produção de resíduos eletroeletrônicos, como as baterias de lítio, cuja produção está vinculada à fabricação de carros e a sua própria vida útil. Dessa maneira, esse estudo tem como principais objetivos: a realização de uma revisão sistemática que dê luz ao estado da arte dos impactos ambientais ligados aos EVs; uma avaliação da infraestrutura energética necessária para suportar uma frota de EVs projetada até 2030, a partir do cálculo do consumo de um modelo utilitário de EV, com base no perfil de uso brasileiro; e o desenvolvimento de um modelo matemático para a projeção de sucatas de baterias de lítio, considerando fatores tais como mercado de venda de EVs (carro passeio) e vida útil das baterias. Os resultados obtidos apontam que os carros elétricos podem ser responsáveis pelo aumento da eco-toxicidade não apenas no que diz respeito à qualidade do ar, mas também da água e do solo; mostraram a existência de uma importante defasagem de infraestrutura; e trazem que os EVs podem não ser a melhor solução de mobilidade para o Brasil neste momento, destacando a existência de outras tecnologias como os biocombustíveis, como alternativas à eletrificação. Os achados deste estudo poderão tornar possível o planejamento adequado, por parte de empresas e governo, quanto às políticas de fomento a modelos de transporte, além de contribuir com o gerenciamento dos resíduos de acumuladores, considerando a logística reversa como objetivo a ser alcançado. |
id |
UFPE_d168ed82d290c3488f133adb88742768 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/40173 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
|
spelling |
CABRAL NETO, João Pintohttp://lattes.cnpq.br/6343416990001721http://lattes.cnpq.br/6974715752532263http://lattes.cnpq.br/0184432775131107PIMENTEL, Rejane Magalhães de MendonçaSANTOS, Simone Machado2021-05-25T14:00:02Z2021-05-25T14:00:02Z2021-01-26CABRAL NETO, João Pinto. Eletrificação veicular no Brasil: desafios e perspectivas. 2021. Tese (Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40173O estudo versa sobre os principais desafios e perspectivas relacionadas a inserção de um novo modelo de transporte: os veículos elétricos (EVs). Devido a não emissão de gases de efeito estufa (GEE) durante sua operação, os EVs são considerados pelas principais mídias como o modelo de transporte ambientalmente mais sustentável. No entanto, pouco se é discutido com relação aos impactos atrelados a estes tipos de veículos. Nesse contexto estão as emissões indiretas que dependem do tipo de fonte de geração da energia que abastece os carros, o déficit de infraestrutura necessária para suportar a demanda crescente por energia elétrica, além da produção de resíduos eletroeletrônicos, como as baterias de lítio, cuja produção está vinculada à fabricação de carros e a sua própria vida útil. Dessa maneira, esse estudo tem como principais objetivos: a realização de uma revisão sistemática que dê luz ao estado da arte dos impactos ambientais ligados aos EVs; uma avaliação da infraestrutura energética necessária para suportar uma frota de EVs projetada até 2030, a partir do cálculo do consumo de um modelo utilitário de EV, com base no perfil de uso brasileiro; e o desenvolvimento de um modelo matemático para a projeção de sucatas de baterias de lítio, considerando fatores tais como mercado de venda de EVs (carro passeio) e vida útil das baterias. Os resultados obtidos apontam que os carros elétricos podem ser responsáveis pelo aumento da eco-toxicidade não apenas no que diz respeito à qualidade do ar, mas também da água e do solo; mostraram a existência de uma importante defasagem de infraestrutura; e trazem que os EVs podem não ser a melhor solução de mobilidade para o Brasil neste momento, destacando a existência de outras tecnologias como os biocombustíveis, como alternativas à eletrificação. Os achados deste estudo poderão tornar possível o planejamento adequado, por parte de empresas e governo, quanto às políticas de fomento a modelos de transporte, além de contribuir com o gerenciamento dos resíduos de acumuladores, considerando a logística reversa como objetivo a ser alcançado.The study deals with the main challenges and perspectives related to the insertion of a new transport model: electric vehicles (EV). Due to the non-emission of greenhouse gases (GHG) during its operation, EV are considered by the main media as the most environmentally sustainable transport model. However, little is discussed about the impacts associated with these vehicles. In this context are indirect emissions that depend on the type of energy generation source that supplies the cars, the deficit of infrastructure necessary to support the growing demand for electricity, in addition to the electronic waste production, such as lithium batteries, whose production is linked to the cars manufacture and their own useful life. Thus, this study has as main objectives: to carry out a systematic review that sheds light on the state of the art of environmental impacts linked to EV; an assessment of the energy infrastructure needed to support an EV fleet projected until 2030, based on the calculation of an EV utility model consumption, for the Brazilian use profile; and the development of a mathematical model for the future lithium battery scraps projection, considering factors such as the EV market (passenger car) and battery life. The results obtained show that electric cars can be responsible for the eco-toxicity increase not only with regard to the air quality, but also of the water and the soil; showed the existence of an important infrastructure gap; and they show that EV may not be the best mobility solution for Brazil at this time, highlighting the existence of other technologies, such as biofuels, as alternatives to electrification. The study findings may make it possible to plan properly, on the part of companies and the government, regarding policies to promote transport models, in addition to contributing to the batteries waste management, considering reverse logistics as an objective to be achieved.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Desenvolvimento e Meio AmbienteUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessGestão ambientalVeículos elétricosImpacto ambientalSustentabilidadeTransportesEletrificação veicular no Brasil : desafios e perspectivasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPELICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40173/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53ORIGINALTESE João Pinto Cabral Neto.pdfTESE João Pinto Cabral Neto.pdfapplication/pdf1840931https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40173/1/TESE%20Jo%c3%a3o%20Pinto%20Cabral%20Neto.pdf00181435d51a4bcc4c1902e121d105adMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40173/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTTESE João Pinto Cabral Neto.pdf.txtTESE João Pinto Cabral Neto.pdf.txtExtracted texttext/plain142471https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40173/4/TESE%20Jo%c3%a3o%20Pinto%20Cabral%20Neto.pdf.txt57193365972b864f9efe803987146bbaMD54THUMBNAILTESE João Pinto Cabral Neto.pdf.jpgTESE João Pinto Cabral Neto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1212https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40173/5/TESE%20Jo%c3%a3o%20Pinto%20Cabral%20Neto.pdf.jpg12f8a1fee5cab47d93219160923c337eMD55123456789/401732021-05-26 02:16:28.284oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212021-05-26T05:16:28Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Eletrificação veicular no Brasil : desafios e perspectivas |
title |
Eletrificação veicular no Brasil : desafios e perspectivas |
spellingShingle |
Eletrificação veicular no Brasil : desafios e perspectivas CABRAL NETO, João Pinto Gestão ambiental Veículos elétricos Impacto ambiental Sustentabilidade Transportes |
title_short |
Eletrificação veicular no Brasil : desafios e perspectivas |
title_full |
Eletrificação veicular no Brasil : desafios e perspectivas |
title_fullStr |
Eletrificação veicular no Brasil : desafios e perspectivas |
title_full_unstemmed |
Eletrificação veicular no Brasil : desafios e perspectivas |
title_sort |
Eletrificação veicular no Brasil : desafios e perspectivas |
author |
CABRAL NETO, João Pinto |
author_facet |
CABRAL NETO, João Pinto |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6343416990001721 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6974715752532263 |
dc.contributor.advisor-coLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0184432775131107 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CABRAL NETO, João Pinto |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
PIMENTEL, Rejane Magalhães de Mendonça |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
SANTOS, Simone Machado |
contributor_str_mv |
PIMENTEL, Rejane Magalhães de Mendonça SANTOS, Simone Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão ambiental Veículos elétricos Impacto ambiental Sustentabilidade Transportes |
topic |
Gestão ambiental Veículos elétricos Impacto ambiental Sustentabilidade Transportes |
description |
O estudo versa sobre os principais desafios e perspectivas relacionadas a inserção de um novo modelo de transporte: os veículos elétricos (EVs). Devido a não emissão de gases de efeito estufa (GEE) durante sua operação, os EVs são considerados pelas principais mídias como o modelo de transporte ambientalmente mais sustentável. No entanto, pouco se é discutido com relação aos impactos atrelados a estes tipos de veículos. Nesse contexto estão as emissões indiretas que dependem do tipo de fonte de geração da energia que abastece os carros, o déficit de infraestrutura necessária para suportar a demanda crescente por energia elétrica, além da produção de resíduos eletroeletrônicos, como as baterias de lítio, cuja produção está vinculada à fabricação de carros e a sua própria vida útil. Dessa maneira, esse estudo tem como principais objetivos: a realização de uma revisão sistemática que dê luz ao estado da arte dos impactos ambientais ligados aos EVs; uma avaliação da infraestrutura energética necessária para suportar uma frota de EVs projetada até 2030, a partir do cálculo do consumo de um modelo utilitário de EV, com base no perfil de uso brasileiro; e o desenvolvimento de um modelo matemático para a projeção de sucatas de baterias de lítio, considerando fatores tais como mercado de venda de EVs (carro passeio) e vida útil das baterias. Os resultados obtidos apontam que os carros elétricos podem ser responsáveis pelo aumento da eco-toxicidade não apenas no que diz respeito à qualidade do ar, mas também da água e do solo; mostraram a existência de uma importante defasagem de infraestrutura; e trazem que os EVs podem não ser a melhor solução de mobilidade para o Brasil neste momento, destacando a existência de outras tecnologias como os biocombustíveis, como alternativas à eletrificação. Os achados deste estudo poderão tornar possível o planejamento adequado, por parte de empresas e governo, quanto às políticas de fomento a modelos de transporte, além de contribuir com o gerenciamento dos resíduos de acumuladores, considerando a logística reversa como objetivo a ser alcançado. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-25T14:00:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-05-25T14:00:02Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-01-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CABRAL NETO, João Pinto. Eletrificação veicular no Brasil: desafios e perspectivas. 2021. Tese (Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40173 |
identifier_str_mv |
CABRAL NETO, João Pinto. Eletrificação veicular no Brasil: desafios e perspectivas. 2021. Tese (Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40173 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Desenvolvimento e Meio Ambiente |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40173/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40173/1/TESE%20Jo%c3%a3o%20Pinto%20Cabral%20Neto.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40173/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40173/4/TESE%20Jo%c3%a3o%20Pinto%20Cabral%20Neto.pdf.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40173/5/TESE%20Jo%c3%a3o%20Pinto%20Cabral%20Neto.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bd573a5ca8288eb7272482765f819534 00181435d51a4bcc4c1902e121d105ad e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 57193365972b864f9efe803987146bba 12f8a1fee5cab47d93219160923c337e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1797782459099643904 |