Governamentalidade neoliberal, educação e modos de subjetivação: o discurso do ENEM

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Silva, Simone Gonçalves da
Orientador(a): Hypolito, Alvaro Luiz Moreira
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Faculdade de Educação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4397
Resumo: Esta Tese aborda o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), tomado como uma das modalidades de avaliação nacional da educação brasileira, no âmbito da reestruturação curricular no Ensino Médio e do processo seletivo de ingresso à Educação Superior. O estudo objetiva analisar como os discursos do ENEM produzem efeitos no currículo do Ensino Médio e passam a instituir novos sentidos e significados sobre os processos de ensinar, aprender e conhecer na contemporaneidade. A pesquisa de inspiração pós-crítica estabelece conexões com os estudos foucaultianos, utilizando-se das noções de discurso e de governamentalidade. A pesquisa está estruturada metodologicamente em dois movimentos investigativos. O primeiro refere-se à problematização dos discursos de mídias que instituem o ENEM como uma avaliação necessária tanto para qualificar o Ensino Médio, quanto para a inserção dos sujeitos na Educação Superior. O corpus discursivo selecionado envolve os vídeos veiculados pela TV aberta, a partir do ano de 2009, sobre as mudanças no ENEM e o Projeto “Hora do ENEM”, lançado em abril de 2016, totalizando 16 vídeos. O segundo movimento de investigação considera os efeitos de tais discursos junto aos discentes do Ensino Médio. Para tal, utiliza-se do grupo de conversas, como coleta de dados, realizada em duas instituições públicas de ensino no município de Rio Grande, Rio Grande do Sul/Brasil. As análises empreendidas denotam que o ENEM tem-se constituído como uma estratégia de governamentalidade neoliberal sustentada por três grandes eixos analíticos: 1) os mecanismos de sedução que o ENEM coloca em funcionamento por meio da mídia; 2) o discurso da oportunidade como uma retórica salvacionista que enfatiza a obsessão contemporânea pela educação; e, por último, 3) os efeitos no currículo: ênfase na aprendizagem e no deslocamento dos docentes para novas práticas pedagógicas.
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A pesquisa de inspiração pós-crítica estabelece conexões com os estudos foucaultianos, utilizando-se das noções de discurso e de governamentalidade. A pesquisa está estruturada metodologicamente em dois movimentos investigativos. O primeiro refere-se à problematização dos discursos de mídias que instituem o ENEM como uma avaliação necessária tanto para qualificar o Ensino Médio, quanto para a inserção dos sujeitos na Educação Superior. O corpus discursivo selecionado envolve os vídeos veiculados pela TV aberta, a partir do ano de 2009, sobre as mudanças no ENEM e o Projeto “Hora do ENEM”, lançado em abril de 2016, totalizando 16 vídeos. O segundo movimento de investigação considera os efeitos de tais discursos junto aos discentes do Ensino Médio. Para tal, utiliza-se do grupo de conversas, como coleta de dados, realizada em duas instituições públicas de ensino no município de Rio Grande, Rio Grande do Sul/Brasil. As análises empreendidas denotam que o ENEM tem-se constituído como uma estratégia de governamentalidade neoliberal sustentada por três grandes eixos analíticos: 1) os mecanismos de sedução que o ENEM coloca em funcionamento por meio da mídia; 2) o discurso da oportunidade como uma retórica salvacionista que enfatiza a obsessão contemporânea pela educação; e, por último, 3) os efeitos no currículo: ênfase na aprendizagem e no deslocamento dos docentes para novas práticas pedagógicas.This dissertation deals with the National Test of High School level (ENEM), taken as one of the modalities of Brazilian national education evaluation, within the scope of curricular restructuring in High School and the selective process of entrance to Higher Education. The aim of this study is to analyze how the ENEM discourses produce effects in the high school curriculum and establish new meanings about the processes of teaching, learning and knowing in the contemporary world. The research as a post-critical inspiration establishes connections with the Foucauldian approaches, using the notions of discourse and governmentality. Methodologically, the research is structured in two investigative moves. The first one refers to the problematization of the media discourses that institute the ENEM as a necessary evaluation both to qualify the High School and for the insertion of the youths into Higher Education. The selected discursive corpus involves the official videos broadcast by the open TV, released in 2009, on the changes in the ENEM and the Project "Time of the ENEM", released in April 2016, totalizing sixteen (16) videos. The second move of investigation considers the effects of such discourses on the High School students. For this purpose, a collective interview was conducted as data collection, carried out with groups of students in two public educational institutions in the city of Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil. The analyses carried out indicate that the ENEM has been constituted as a neoliberal governmentality strategy sustained by three main analytical axes: 1) the mechanisms of seduction that ENEM puts in operation through the media; 2) the discourse of opportunity as a Salvationist rhetoric that emphasizes the contemporary obsession with education; and, lastly, 3) the effects on the curriculum: emphasis on learning and the displacement of teachers to new pedagogical practices.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOENEMPolíticas avaliativasDiscursosGovernamentalidadeEnsino médioEvaluation policiesDiscoursesGovernmentalityHigh schoolGovernamentalidade neoliberal, educação e modos de subjetivação: o discurso do ENEMNeo-liberal governmentality, education and modes of subjectivation: the discourse of the ENEM.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTSimone Gonçalves da Silva.pdf.txtSimone Gonçalves da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain531569http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4397/6/Simone%20Gon%c3%a7alves%20da%20Silva.pdf.txta1f4d06d352ad5f4273f20c4e384dc4aMD56open accessTHUMBNAILSimone Gonçalves da Silva.pdf.jpgSimone Gonçalves da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1194http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4397/7/Simone%20Gon%c3%a7alves%20da%20Silva.pdf.jpge1776630b1209ce22dcc6dc6908556c2MD57open accessORIGINALSimone Gonçalves da Silva.pdfSimone Gonçalves da Silva.pdfapplication/pdf1694539http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4397/1/Simone%20Gon%c3%a7alves%20da%20Silva.pdf300801199cc7409f8a2e1d12ab432a7cMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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