Rastros da governamentalidade e da contraconduta neoliberais na escola pública contemporânea
Ano de defesa: | 2019 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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País: |
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Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/197054 |
Resumo: | A presente pesquisa tem por objetivo geral examinar movimentos da governamentalidade neoliberal e as ações de contraconduta a eles vinculados que se fazem presentes em uma escola pública estadual, mobilizados tanto pela emergência do Programa Novo Ensino Médio quanto por atividades pedagógicas criadas nessa instituição. Para dar conta desse objetivo geral, dois propósitos específicos foram estabelecidos: a) analisar enunciações de discentes sobre a escola e sobre o Ensino Médio, tendo em vista o Programa Novo Ensino Médio articulado pelo governo Federal de Michel Temer; b) a partir de uma experiência artístico-filosófica denominada “Sarau do Couto”, verificar a possibilidade de haver movimentos de contraconduta frente à lógica neoliberal presente na escola. As lentes teóricas do estudo ancoraram-se nos estudos foucaultianos, principalmente naqueles referentes aos conceitos de governamentalidade e de contraconduta. A parte empírica da pesquisa foi realizada em uma escola pública estadual da cidade de Arroio dos Ratos – RS, ao longo do ano de 2018. O material empírico é constituído por: questionários respondidos por estudantes que frequentavam o Ensino Médio na escola investigada; observações referentes a uma experiência artístico-filosófica e lembranças vividas como professora de Filosofia na referida instituição. Com o intuito de sistematizar a apresentação deste material, o mesmo foi exposto de modo distinto. Na estratégia analítica, empregou-se a análise do discurso como compreendido por Foucault. A análise mostrou que a governamentalidade neoliberal tem conduzido as condutas escolares na atualidade. Dentre os rastros captados, podem ser destacados: a empregabilidade posta como foco do Ensino Médio; a competitividade e a performatividade pensadas como prerrogativas à conquista dos melhores resultados; a necessidade de reforma premente, tanto institucional quanto individual; a exploração repaginada do utilitarismo moderno, agora regulado aos interesses contemporâneos. Além dessas recorrências, notou-se também a presença de movimentos de contraconduta neoliberal na última etapa da educação básica, embora como exceção e momentaneamente. A suspensão da finalidade utilitarista e a cooperação desinteressada são reverberações desse modo de se conduzir, contrariando as prescrições neoliberais já tão arraigadas no âmbito escolar contemporâneo. |
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Weinheimer, GiceleWanderer, Fernanda2019-07-18T02:38:49Z2019http://hdl.handle.net/10183/197054001097192A presente pesquisa tem por objetivo geral examinar movimentos da governamentalidade neoliberal e as ações de contraconduta a eles vinculados que se fazem presentes em uma escola pública estadual, mobilizados tanto pela emergência do Programa Novo Ensino Médio quanto por atividades pedagógicas criadas nessa instituição. Para dar conta desse objetivo geral, dois propósitos específicos foram estabelecidos: a) analisar enunciações de discentes sobre a escola e sobre o Ensino Médio, tendo em vista o Programa Novo Ensino Médio articulado pelo governo Federal de Michel Temer; b) a partir de uma experiência artístico-filosófica denominada “Sarau do Couto”, verificar a possibilidade de haver movimentos de contraconduta frente à lógica neoliberal presente na escola. As lentes teóricas do estudo ancoraram-se nos estudos foucaultianos, principalmente naqueles referentes aos conceitos de governamentalidade e de contraconduta. A parte empírica da pesquisa foi realizada em uma escola pública estadual da cidade de Arroio dos Ratos – RS, ao longo do ano de 2018. O material empírico é constituído por: questionários respondidos por estudantes que frequentavam o Ensino Médio na escola investigada; observações referentes a uma experiência artístico-filosófica e lembranças vividas como professora de Filosofia na referida instituição. Com o intuito de sistematizar a apresentação deste material, o mesmo foi exposto de modo distinto. Na estratégia analítica, empregou-se a análise do discurso como compreendido por Foucault. A análise mostrou que a governamentalidade neoliberal tem conduzido as condutas escolares na atualidade. Dentre os rastros captados, podem ser destacados: a empregabilidade posta como foco do Ensino Médio; a competitividade e a performatividade pensadas como prerrogativas à conquista dos melhores resultados; a necessidade de reforma premente, tanto institucional quanto individual; a exploração repaginada do utilitarismo moderno, agora regulado aos interesses contemporâneos. Além dessas recorrências, notou-se também a presença de movimentos de contraconduta neoliberal na última etapa da educação básica, embora como exceção e momentaneamente. A suspensão da finalidade utilitarista e a cooperação desinteressada são reverberações desse modo de se conduzir, contrariando as prescrições neoliberais já tão arraigadas no âmbito escolar contemporâneo.The present research has the general objective to examine movements of neoliberal governmentality and the actions of counter-conduct linked to them that are present in a state public school, mobilized both by the emergence of the New High School Program and by pedagogical activities created in this institution. To fulfill this general objective, two specific purposes were established: a) to analyze student associations about the school and about High School, in view of the proposed New High School Program articulated by the Federal Government of Michel Temer; b) from an artisticphilosophical experience called "Sarau do Couto", to verify the possibility of movements of counter-conduct against the neoliberal logic present in the school. The theoretical lens of the study was been anchored in the Foucaultian studies, especially in those referring to the concepts of governmentality and counter-conduct. The theoretical lens of the study was been anchored in the Foucaultian studies, especially in those referring to the concepts of governmentality and counter-conduct. The empirical part of the research was been carried out in a state public school in the city of Arroio dos Ratos - RS, during the year 2018. The empirical material consists of: questionnaires answered by students who attended high school in the school investigated; observations related to an artistic-philosophical experience and memories lived as a professor of Philosophy at that institution. In order to systematize the presentation of this material, it was exposed in a different way. As In the analytical strategy, the discourse analysis was been used as understood by Foucault. The analysis showed that neoliberal governmentality has been driving school behavior today. Among the traces captured, the following can be highlighted: the employability put as the focus of the High School; competitiveness and performativity as prerogatives to achieve the best results; the need for urgent reform, both institutional and individual; the repaginated exploitation of modern utilitarianism, now regulated to contemporary interests. Besides these recurrences, the presence of neoliberal counter-conduct movements in the last stage of basic education was also noticed, although as an exception and momentarily. The suspension of the utilitarian purpose and disinterested cooperation are reverberations of this way of conducting itself, in opposition to the neoliberal prescriptions already so rooted in the contemporary scholastic scope.application/pdfporEscola públicaEnsino médioGovernamentalidadePublic schoolHigh schoolNeoliberal governmentalityNeoliberal counter-conductRastros da governamentalidade e da contraconduta neoliberais na escola pública contemporâneainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001097192.pdf.txt001097192.pdf.txtExtracted Texttext/plain375809http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197054/2/001097192.pdf.txt1be527fba5a0cff9fd8a1cd3069f4a8aMD52ORIGINAL001097192.pdfTexto completoapplication/pdf1970344http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197054/1/001097192.pdf456da4e7f4058091c5ae17f8301fbd78MD5110183/1970542019-08-07 02:30:15.256854oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197054Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-08-07T05:30:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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