Vídeo educativo-interativo:uma intervenção à luz da teoria histórico-cultural para promover a aprendizagem da ambiguidade lexical

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Dariz, Marion Rodrigues
Orientador(a): Damiani, Magda Floriana
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1633
Resumo: This research is in a pedagogical intervention, whose aim was to plan an educational video-interactive, implement it and evaluate the impacts of its use for learning a content Portuguese Language (instance of lexical ambiguity), in a class of 8th grade Elementary School to a public school in Pelotas. The video was developed in light of the Cultural-Historical Theory of Vygotsky. The evaluation of the intervention was through a qualitative procedure. Data for the evaluation were collected through the following instruments: observation, document analysis and semi-structured interviews and were analyzed using the procedures of Discourse Textual Analysis (MORAES, 2003): a mix of content analysis and discourse analysis. The research findings suggest that the pedagogical intervention tool, for being attractive, with the use of sound, images and interaction, it was a mediator instrument able to provide the internalization of the content, contributing to the awareness of the concept worked, favoring teaching-learning and generating mental development. It is intended, therefore disclose this study so that other professionals can make use of this technological tool in their classrooms contributing to learning.
id UFPL_312aaa4d3d558768ad3a4bff2372b67d
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1633
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2014-08-20T13:47:51Z2014-01-022014-08-20T13:47:51Z2013-04-11DARIZ, Marion Rodrigues. Vídeo educativo-interativo:uma intervenção à luz da teoria histórico-cultural para promover a aprendizagem da ambiguidade lexical. 2013. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1633This research is in a pedagogical intervention, whose aim was to plan an educational video-interactive, implement it and evaluate the impacts of its use for learning a content Portuguese Language (instance of lexical ambiguity), in a class of 8th grade Elementary School to a public school in Pelotas. The video was developed in light of the Cultural-Historical Theory of Vygotsky. The evaluation of the intervention was through a qualitative procedure. Data for the evaluation were collected through the following instruments: observation, document analysis and semi-structured interviews and were analyzed using the procedures of Discourse Textual Analysis (MORAES, 2003): a mix of content analysis and discourse analysis. The research findings suggest that the pedagogical intervention tool, for being attractive, with the use of sound, images and interaction, it was a mediator instrument able to provide the internalization of the content, contributing to the awareness of the concept worked, favoring teaching-learning and generating mental development. It is intended, therefore disclose this study so that other professionals can make use of this technological tool in their classrooms contributing to learning.Esta pesquisa constitui-se em uma intervenção pedagógica, cujo objetivo foi planejar um vídeo educativo-interativo, implementá-lo e avaliar os impactos de sua utilização para a aprendizagem de um conteúdo de Língua Portuguesa (ambiguidade lexical), em uma turma de 8ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública de Pelotas. O vídeo foi elaborado à luz da Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky. A avaliação da intervenção foi por meio de um procedimento qualitativo. Os dados para a avalição foram coletados por meio dos seguintes instrumentos: observação, análise de documentos e entrevistas semiestruturadas e foram analisados por meio dos procedimentos da Análise Textual Discursiva (MORAES, 2003): um misto de análise de conteúdo e análise de discurso. Os achados da pesquisa da intervenção pedagógica sugerem que a ferramenta, por ser atrativa, com o uso de som, imagens e interação, foi um instrumento mediador capaz de propiciar a internalização do conteúdo, contribuindo para a tomada de consciência do conceito trabalhado, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem e gerando o desenvolvimento mental. Pretende-se, assim, divulgar este estudo para que outros profissionais possam fazer uso desta ferramenta tecnológica em suas salas de aula contribuindo para a aprendizagem.application/pdfporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBREducaçãoVídeo educativo-interativoIntervençãoTeoria histórico-culturalEnsino-aprendizagemAmbiguidade lexicalEducational video-interactiveInterventionCultural-historical theoryTeaching and learningLexical ambiguityCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOVídeo educativo-interativo:uma intervenção à luz da teoria histórico-cultural para promover a aprendizagem da ambiguidade lexicalVídeo educativo-interativo:uma intervenção à luz da teoria histórico-cultural para promover a aprendizagem da ambiguidade lexicalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/5002141541491988http://lattes.cnpq.br/9565345581329474Sperotto, Rosária IlgenfritzDamiani, Magda FlorianaDariz, Marion Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALMarion Rodrigues Dariz_Dissertacao.pdfapplication/pdf1113434http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1633/1/Marion%20Rodrigues%20Dariz_Dissertacao.pdf2e39effb0b9d57b5f45dc5d939b720d6MD51open accessTEXTMarion Rodrigues Dariz_Dissertacao.pdf.txtMarion Rodrigues Dariz_Dissertacao.pdf.txtExtracted Texttext/plain187526http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1633/2/Marion%20Rodrigues%20Dariz_Dissertacao.pdf.txt23c9bb8fad1697052a05965f8b1d77a9MD52open accessTHUMBNAILMarion Rodrigues Dariz_Dissertacao.pdf.jpgMarion Rodrigues Dariz_Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1690http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1633/3/Marion%20Rodrigues%20Dariz_Dissertacao.pdf.jpgc7df0bd364d866f646ffddc01b525ac1MD53open access123456789/16332021-12-01 10:07:31.578open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1633Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2021-12-01T13:07:31Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.por.fl_str_mv Vídeo educativo-interativo:uma intervenção à luz da teoria histórico-cultural para promover a aprendizagem da ambiguidade lexical
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Vídeo educativo-interativo:uma intervenção à luz da teoria histórico-cultural para promover a aprendizagem da ambiguidade lexical
title Vídeo educativo-interativo:uma intervenção à luz da teoria histórico-cultural para promover a aprendizagem da ambiguidade lexical
spellingShingle Vídeo educativo-interativo:uma intervenção à luz da teoria histórico-cultural para promover a aprendizagem da ambiguidade lexical
Dariz, Marion Rodrigues
Vídeo educativo-interativo
Intervenção
Teoria histórico-cultural
Ensino-aprendizagem
Ambiguidade lexical
Educational video-interactive
Intervention
Cultural-historical theory
Teaching and learning
Lexical ambiguity
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Vídeo educativo-interativo:uma intervenção à luz da teoria histórico-cultural para promover a aprendizagem da ambiguidade lexical
title_full Vídeo educativo-interativo:uma intervenção à luz da teoria histórico-cultural para promover a aprendizagem da ambiguidade lexical
title_fullStr Vídeo educativo-interativo:uma intervenção à luz da teoria histórico-cultural para promover a aprendizagem da ambiguidade lexical
title_full_unstemmed Vídeo educativo-interativo:uma intervenção à luz da teoria histórico-cultural para promover a aprendizagem da ambiguidade lexical
title_sort Vídeo educativo-interativo:uma intervenção à luz da teoria histórico-cultural para promover a aprendizagem da ambiguidade lexical
author Dariz, Marion Rodrigues
author_facet Dariz, Marion Rodrigues
author_role author
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5002141541491988
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9565345581329474
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Sperotto, Rosária Ilgenfritz
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Damiani, Magda Floriana
dc.contributor.author.fl_str_mv Dariz, Marion Rodrigues
contributor_str_mv Damiani, Magda Floriana
dc.subject.por.fl_str_mv Vídeo educativo-interativo
Intervenção
Teoria histórico-cultural
Ensino-aprendizagem
Ambiguidade lexical
topic Vídeo educativo-interativo
Intervenção
Teoria histórico-cultural
Ensino-aprendizagem
Ambiguidade lexical
Educational video-interactive
Intervention
Cultural-historical theory
Teaching and learning
Lexical ambiguity
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational video-interactive
Intervention
Cultural-historical theory
Teaching and learning
Lexical ambiguity
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This research is in a pedagogical intervention, whose aim was to plan an educational video-interactive, implement it and evaluate the impacts of its use for learning a content Portuguese Language (instance of lexical ambiguity), in a class of 8th grade Elementary School to a public school in Pelotas. The video was developed in light of the Cultural-Historical Theory of Vygotsky. The evaluation of the intervention was through a qualitative procedure. Data for the evaluation were collected through the following instruments: observation, document analysis and semi-structured interviews and were analyzed using the procedures of Discourse Textual Analysis (MORAES, 2003): a mix of content analysis and discourse analysis. The research findings suggest that the pedagogical intervention tool, for being attractive, with the use of sound, images and interaction, it was a mediator instrument able to provide the internalization of the content, contributing to the awareness of the concept worked, favoring teaching-learning and generating mental development. It is intended, therefore disclose this study so that other professionals can make use of this technological tool in their classrooms contributing to learning.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-04-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-08-20T13:47:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-01-02
2014-08-20T13:47:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DARIZ, Marion Rodrigues. Vídeo educativo-interativo:uma intervenção à luz da teoria histórico-cultural para promover a aprendizagem da ambiguidade lexical. 2013. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1633
identifier_str_mv DARIZ, Marion Rodrigues. Vídeo educativo-interativo:uma intervenção à luz da teoria histórico-cultural para promover a aprendizagem da ambiguidade lexical. 2013. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1633
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1633/1/Marion%20Rodrigues%20Dariz_Dissertacao.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1633/2/Marion%20Rodrigues%20Dariz_Dissertacao.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1633/3/Marion%20Rodrigues%20Dariz_Dissertacao.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2e39effb0b9d57b5f45dc5d939b720d6
23c9bb8fad1697052a05965f8b1d77a9
c7df0bd364d866f646ffddc01b525ac1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1793510807555801088