Vídeo educativo-interativo:uma intervenção à luz da teoria histórico-cultural para promover a aprendizagem da ambiguidade lexical
Ano de defesa: | 2013 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pelotas
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação
|
Departamento: |
Educação
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1633 |
Resumo: | This research is in a pedagogical intervention, whose aim was to plan an educational video-interactive, implement it and evaluate the impacts of its use for learning a content Portuguese Language (instance of lexical ambiguity), in a class of 8th grade Elementary School to a public school in Pelotas. The video was developed in light of the Cultural-Historical Theory of Vygotsky. The evaluation of the intervention was through a qualitative procedure. Data for the evaluation were collected through the following instruments: observation, document analysis and semi-structured interviews and were analyzed using the procedures of Discourse Textual Analysis (MORAES, 2003): a mix of content analysis and discourse analysis. The research findings suggest that the pedagogical intervention tool, for being attractive, with the use of sound, images and interaction, it was a mediator instrument able to provide the internalization of the content, contributing to the awareness of the concept worked, favoring teaching-learning and generating mental development. It is intended, therefore disclose this study so that other professionals can make use of this technological tool in their classrooms contributing to learning. |
id |
UFPL_312aaa4d3d558768ad3a4bff2372b67d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1633 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2014-08-20T13:47:51Z2014-01-022014-08-20T13:47:51Z2013-04-11DARIZ, Marion Rodrigues. Vídeo educativo-interativo:uma intervenção à luz da teoria histórico-cultural para promover a aprendizagem da ambiguidade lexical. 2013. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1633This research is in a pedagogical intervention, whose aim was to plan an educational video-interactive, implement it and evaluate the impacts of its use for learning a content Portuguese Language (instance of lexical ambiguity), in a class of 8th grade Elementary School to a public school in Pelotas. The video was developed in light of the Cultural-Historical Theory of Vygotsky. The evaluation of the intervention was through a qualitative procedure. Data for the evaluation were collected through the following instruments: observation, document analysis and semi-structured interviews and were analyzed using the procedures of Discourse Textual Analysis (MORAES, 2003): a mix of content analysis and discourse analysis. The research findings suggest that the pedagogical intervention tool, for being attractive, with the use of sound, images and interaction, it was a mediator instrument able to provide the internalization of the content, contributing to the awareness of the concept worked, favoring teaching-learning and generating mental development. It is intended, therefore disclose this study so that other professionals can make use of this technological tool in their classrooms contributing to learning.Esta pesquisa constitui-se em uma intervenção pedagógica, cujo objetivo foi planejar um vídeo educativo-interativo, implementá-lo e avaliar os impactos de sua utilização para a aprendizagem de um conteúdo de Língua Portuguesa (ambiguidade lexical), em uma turma de 8ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública de Pelotas. O vídeo foi elaborado à luz da Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky. A avaliação da intervenção foi por meio de um procedimento qualitativo. Os dados para a avalição foram coletados por meio dos seguintes instrumentos: observação, análise de documentos e entrevistas semiestruturadas e foram analisados por meio dos procedimentos da Análise Textual Discursiva (MORAES, 2003): um misto de análise de conteúdo e análise de discurso. Os achados da pesquisa da intervenção pedagógica sugerem que a ferramenta, por ser atrativa, com o uso de som, imagens e interação, foi um instrumento mediador capaz de propiciar a internalização do conteúdo, contribuindo para a tomada de consciência do conceito trabalhado, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem e gerando o desenvolvimento mental. Pretende-se, assim, divulgar este estudo para que outros profissionais possam fazer uso desta ferramenta tecnológica em suas salas de aula contribuindo para a aprendizagem.application/pdfporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBREducaçãoVídeo educativo-interativoIntervençãoTeoria histórico-culturalEnsino-aprendizagemAmbiguidade lexicalEducational video-interactiveInterventionCultural-historical theoryTeaching and learningLexical ambiguityCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOVídeo educativo-interativo:uma intervenção à luz da teoria histórico-cultural para promover a aprendizagem da ambiguidade lexicalVídeo educativo-interativo:uma intervenção à luz da teoria histórico-cultural para promover a aprendizagem da ambiguidade lexicalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/5002141541491988http://lattes.cnpq.br/9565345581329474Sperotto, Rosária IlgenfritzDamiani, Magda FlorianaDariz, Marion Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALMarion Rodrigues Dariz_Dissertacao.pdfapplication/pdf1113434http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1633/1/Marion%20Rodrigues%20Dariz_Dissertacao.pdf2e39effb0b9d57b5f45dc5d939b720d6MD51open accessTEXTMarion Rodrigues Dariz_Dissertacao.pdf.txtMarion Rodrigues Dariz_Dissertacao.pdf.txtExtracted Texttext/plain187526http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1633/2/Marion%20Rodrigues%20Dariz_Dissertacao.pdf.txt23c9bb8fad1697052a05965f8b1d77a9MD52open accessTHUMBNAILMarion Rodrigues Dariz_Dissertacao.pdf.jpgMarion Rodrigues Dariz_Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1690http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1633/3/Marion%20Rodrigues%20Dariz_Dissertacao.pdf.jpgc7df0bd364d866f646ffddc01b525ac1MD53open access123456789/16332021-12-01 10:07:31.578open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1633Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2021-12-01T13:07:31Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Vídeo educativo-interativo:uma intervenção à luz da teoria histórico-cultural para promover a aprendizagem da ambiguidade lexical |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Vídeo educativo-interativo:uma intervenção à luz da teoria histórico-cultural para promover a aprendizagem da ambiguidade lexical |
title |
Vídeo educativo-interativo:uma intervenção à luz da teoria histórico-cultural para promover a aprendizagem da ambiguidade lexical |
spellingShingle |
Vídeo educativo-interativo:uma intervenção à luz da teoria histórico-cultural para promover a aprendizagem da ambiguidade lexical Dariz, Marion Rodrigues Vídeo educativo-interativo Intervenção Teoria histórico-cultural Ensino-aprendizagem Ambiguidade lexical Educational video-interactive Intervention Cultural-historical theory Teaching and learning Lexical ambiguity CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Vídeo educativo-interativo:uma intervenção à luz da teoria histórico-cultural para promover a aprendizagem da ambiguidade lexical |
title_full |
Vídeo educativo-interativo:uma intervenção à luz da teoria histórico-cultural para promover a aprendizagem da ambiguidade lexical |
title_fullStr |
Vídeo educativo-interativo:uma intervenção à luz da teoria histórico-cultural para promover a aprendizagem da ambiguidade lexical |
title_full_unstemmed |
Vídeo educativo-interativo:uma intervenção à luz da teoria histórico-cultural para promover a aprendizagem da ambiguidade lexical |
title_sort |
Vídeo educativo-interativo:uma intervenção à luz da teoria histórico-cultural para promover a aprendizagem da ambiguidade lexical |
author |
Dariz, Marion Rodrigues |
author_facet |
Dariz, Marion Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5002141541491988 |
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9565345581329474 |
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv |
Sperotto, Rosária Ilgenfritz |
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Damiani, Magda Floriana |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dariz, Marion Rodrigues |
contributor_str_mv |
Damiani, Magda Floriana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Vídeo educativo-interativo Intervenção Teoria histórico-cultural Ensino-aprendizagem Ambiguidade lexical |
topic |
Vídeo educativo-interativo Intervenção Teoria histórico-cultural Ensino-aprendizagem Ambiguidade lexical Educational video-interactive Intervention Cultural-historical theory Teaching and learning Lexical ambiguity CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Educational video-interactive Intervention Cultural-historical theory Teaching and learning Lexical ambiguity |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This research is in a pedagogical intervention, whose aim was to plan an educational video-interactive, implement it and evaluate the impacts of its use for learning a content Portuguese Language (instance of lexical ambiguity), in a class of 8th grade Elementary School to a public school in Pelotas. The video was developed in light of the Cultural-Historical Theory of Vygotsky. The evaluation of the intervention was through a qualitative procedure. Data for the evaluation were collected through the following instruments: observation, document analysis and semi-structured interviews and were analyzed using the procedures of Discourse Textual Analysis (MORAES, 2003): a mix of content analysis and discourse analysis. The research findings suggest that the pedagogical intervention tool, for being attractive, with the use of sound, images and interaction, it was a mediator instrument able to provide the internalization of the content, contributing to the awareness of the concept worked, favoring teaching-learning and generating mental development. It is intended, therefore disclose this study so that other professionals can make use of this technological tool in their classrooms contributing to learning. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-04-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-08-20T13:47:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-01-02 2014-08-20T13:47:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DARIZ, Marion Rodrigues. Vídeo educativo-interativo:uma intervenção à luz da teoria histórico-cultural para promover a aprendizagem da ambiguidade lexical. 2013. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1633 |
identifier_str_mv |
DARIZ, Marion Rodrigues. Vídeo educativo-interativo:uma intervenção à luz da teoria histórico-cultural para promover a aprendizagem da ambiguidade lexical. 2013. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1633 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPel |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1633/1/Marion%20Rodrigues%20Dariz_Dissertacao.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1633/2/Marion%20Rodrigues%20Dariz_Dissertacao.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1633/3/Marion%20Rodrigues%20Dariz_Dissertacao.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2e39effb0b9d57b5f45dc5d939b720d6 23c9bb8fad1697052a05965f8b1d77a9 c7df0bd364d866f646ffddc01b525ac1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1793510807555801088 |