O Orixá que dança é um corpo negro em movimento: uma etnografia sobre existências e resistências negras gaúchas
Ano de defesa: | 2022 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pelotas
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Antropologia
|
Departamento: |
Instituto de Ciências Humanas
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9359 |
Resumo: | Ao analisar o passado escravagista brasileiro pode-se tensionar diferentes questões étnico-raciais que pautam a construção da nação. É perceptível a forte influência africana no processo de formação da cultura afro-brasileira. Através do tráfico negreiro, milhões africanos deixaram o continente, sendo conduzidos involuntariamente para o Brasil a fins de exercer o trabalho compulsório. Para abranger-se o impacto e complexidade, faz-se necessário estudos que possibilitem a compreensão destes corpos e culturas negras resistindo frente ao racismo estrutural contemporâneo, consequência de processos históricos de escravização em nossa sociedade. A presente pesquisa pretende promover uma reflexão que analisa alguns processos de resistência individuais e coletivos na constituição do corpo negro e seus territórios. É a pretensão de explorar as questões concernentes aos chamados estudos afro-brasileiros, especialmente no que diz respeito a cultura mítica, com noção própria de tempo, importante produtora de performances em distintas religiões e práticas culturais oriundas da matriz africana Brasileira. Através da observação e trabalho de campo percebeu-se distintas mediações que criam as condições para aquisição deste corpo negro que resiste. Mediações estas, que se manifestam em controvérsias que constroem sentidos do/para mundo. Para ação em campo foi fundamental o aprendizado por meio da afetação, pois esta é a possibilidade de distinção dos conhecimentos que nos fazem perceber a intensidade e amplitude do tema. A magia do ritual se referência por meio do corpo, é no corpo mítico do orixá que os corpos dos presentes se constituem. Não somente a dança, mas uma composição entre música e movimento que produz a energia e desígnio. Esta pesquisa foi desenvolvida nas regiões de Porto Alegre e Pelotas, RS, Brasil, levando em contas as características e histórico da região, e pela forte presença de descendentes de escravizados, casas religiosas e praticantes de religiões afro-brasileiras. |
id |
UFPL_db9ffae3cda87ec2cead4f1ffe7bf2e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/9359 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-05-10T22:44:38Z2023-05-10T22:44:38Z2022-12-23SANTOS, Leandro Barbosa dos. O Orixá que dança é um corpo negro em movimento: uma etnografia sobre existências e resistências negras gaúchas. Orientador: Francisco Luiz Pereira da Silva Neto. 2022. 163 f. Tese (Doutorado em Antropologia) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9359Ao analisar o passado escravagista brasileiro pode-se tensionar diferentes questões étnico-raciais que pautam a construção da nação. É perceptível a forte influência africana no processo de formação da cultura afro-brasileira. Através do tráfico negreiro, milhões africanos deixaram o continente, sendo conduzidos involuntariamente para o Brasil a fins de exercer o trabalho compulsório. Para abranger-se o impacto e complexidade, faz-se necessário estudos que possibilitem a compreensão destes corpos e culturas negras resistindo frente ao racismo estrutural contemporâneo, consequência de processos históricos de escravização em nossa sociedade. A presente pesquisa pretende promover uma reflexão que analisa alguns processos de resistência individuais e coletivos na constituição do corpo negro e seus territórios. É a pretensão de explorar as questões concernentes aos chamados estudos afro-brasileiros, especialmente no que diz respeito a cultura mítica, com noção própria de tempo, importante produtora de performances em distintas religiões e práticas culturais oriundas da matriz africana Brasileira. Através da observação e trabalho de campo percebeu-se distintas mediações que criam as condições para aquisição deste corpo negro que resiste. Mediações estas, que se manifestam em controvérsias que constroem sentidos do/para mundo. Para ação em campo foi fundamental o aprendizado por meio da afetação, pois esta é a possibilidade de distinção dos conhecimentos que nos fazem perceber a intensidade e amplitude do tema. A magia do ritual se referência por meio do corpo, é no corpo mítico do orixá que os corpos dos presentes se constituem. Não somente a dança, mas uma composição entre música e movimento que produz a energia e desígnio. Esta pesquisa foi desenvolvida nas regiões de Porto Alegre e Pelotas, RS, Brasil, levando em contas as características e histórico da região, e pela forte presença de descendentes de escravizados, casas religiosas e praticantes de religiões afro-brasileiras.By analyzing the Brazilian slavery past, different ethnic-racial issues that guide the construction of the nation can be stressed. The strong African influence in the process of formation of Afro-Brazilian culture is noticeable. Through the slave trade, millions of Africans left the continent, being involuntarily taken to Brazil in order to carry out compulsory labor. In order to comprehend the impact and complexity, it is necessary to carry out studies that make it possible to understand these black bodies and cultures resisting the contemporary structural racism, a consequence of historical processes of enslavement in our society. This research intends to promote a reflection that analyzes some individual and collective resistance processes in the constitution of the black body and its territories. It intends to explore issues concerning the so-called Afro-Brazilian studies, particularly as regards to mythical culture, with its own notion of time, an important producer of performances in different religions and cultural practices originating from the Brazilian African matrix. Through observation and fieldwork, different mediations were perceived that create the conditions for the acquisition of this black body that resists. These mediations manifest themselves in controversies that build meanings from/to the world. For action in the field, learning through affectation was essential, as this is the possibility of distinguishing the knowledge that makes us perceive the intensity and breadth of the theme. The ritual magic is referenced through the body, it is in the orixá mythical body that the bodies of those are present constituted. Not just dance, but a composition between music and movement that produces energy and purpose. This research was developed in the regions of Porto Alegre and Pelotas, RS, Brazil, taking into account the characteristics and history of the region, and the strong presence of descendants of enslaved people, religious houses and practitioners of Afro-Brazilian religions.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGSporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em AntropologiaUFPelBrasilInstituto de Ciências HumanasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIAAntropologia visualAntropologia da religiãoCorpo negroDiásporaPerformanceVisual antropologyAnthropology of religionBlack bodyO Orixá que dança é um corpo negro em movimento: uma etnografia sobre existências e resistências negras gaúchasThe Orixá that dances is a black body in motion: an ethnography about existences and resistances of the black gauchosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://lattes.cnpq.br/7419628324692362http://lattes.cnpq.br/3744674342752194Silva Neto, Francisco Luiz Pereira daSantos, Leandro Barbosa dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTLeandro_Barbosa_dos_Santos_Tese.pdf.txtLeandro_Barbosa_dos_Santos_Tese.pdf.txtExtracted texttext/plain290996http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9359/6/Leandro_Barbosa_dos_Santos_Tese.pdf.txt18c8c372fb87118e381403daa9dbedacMD56open accessTHUMBNAILLeandro_Barbosa_dos_Santos_Tese.pdf.jpgLeandro_Barbosa_dos_Santos_Tese.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2226http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9359/7/Leandro_Barbosa_dos_Santos_Tese.pdf.jpgecf84f6ca84706dbb148f09d56ba978aMD57open accessORIGINALLeandro_Barbosa_dos_Santos_Tese.pdfLeandro_Barbosa_dos_Santos_Tese.pdfapplication/pdf11044869http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9359/1/Leandro_Barbosa_dos_Santos_Tese.pdfa066cd4a315c08e9b9a9376436d1783cMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-843http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9359/2/license_url321f3992dd3875151d8801b773ab32edMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9359/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9359/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9359/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/93592023-07-13 04:12:00.524open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/9359VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T07:12Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O Orixá que dança é um corpo negro em movimento: uma etnografia sobre existências e resistências negras gaúchas |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
The Orixá that dances is a black body in motion: an ethnography about existences and resistances of the black gauchos |
title |
O Orixá que dança é um corpo negro em movimento: uma etnografia sobre existências e resistências negras gaúchas |
spellingShingle |
O Orixá que dança é um corpo negro em movimento: uma etnografia sobre existências e resistências negras gaúchas Santos, Leandro Barbosa dos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA Antropologia visual Antropologia da religião Corpo negro Diáspora Performance Visual antropology Anthropology of religion Black body |
title_short |
O Orixá que dança é um corpo negro em movimento: uma etnografia sobre existências e resistências negras gaúchas |
title_full |
O Orixá que dança é um corpo negro em movimento: uma etnografia sobre existências e resistências negras gaúchas |
title_fullStr |
O Orixá que dança é um corpo negro em movimento: uma etnografia sobre existências e resistências negras gaúchas |
title_full_unstemmed |
O Orixá que dança é um corpo negro em movimento: uma etnografia sobre existências e resistências negras gaúchas |
title_sort |
O Orixá que dança é um corpo negro em movimento: uma etnografia sobre existências e resistências negras gaúchas |
author |
Santos, Leandro Barbosa dos |
author_facet |
Santos, Leandro Barbosa dos |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7419628324692362 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3744674342752194 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva Neto, Francisco Luiz Pereira da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Leandro Barbosa dos |
contributor_str_mv |
Silva Neto, Francisco Luiz Pereira da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA Antropologia visual Antropologia da religião Corpo negro Diáspora Performance Visual antropology Anthropology of religion Black body |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Antropologia visual Antropologia da religião Corpo negro Diáspora Performance Visual antropology Anthropology of religion Black body |
description |
Ao analisar o passado escravagista brasileiro pode-se tensionar diferentes questões étnico-raciais que pautam a construção da nação. É perceptível a forte influência africana no processo de formação da cultura afro-brasileira. Através do tráfico negreiro, milhões africanos deixaram o continente, sendo conduzidos involuntariamente para o Brasil a fins de exercer o trabalho compulsório. Para abranger-se o impacto e complexidade, faz-se necessário estudos que possibilitem a compreensão destes corpos e culturas negras resistindo frente ao racismo estrutural contemporâneo, consequência de processos históricos de escravização em nossa sociedade. A presente pesquisa pretende promover uma reflexão que analisa alguns processos de resistência individuais e coletivos na constituição do corpo negro e seus territórios. É a pretensão de explorar as questões concernentes aos chamados estudos afro-brasileiros, especialmente no que diz respeito a cultura mítica, com noção própria de tempo, importante produtora de performances em distintas religiões e práticas culturais oriundas da matriz africana Brasileira. Através da observação e trabalho de campo percebeu-se distintas mediações que criam as condições para aquisição deste corpo negro que resiste. Mediações estas, que se manifestam em controvérsias que constroem sentidos do/para mundo. Para ação em campo foi fundamental o aprendizado por meio da afetação, pois esta é a possibilidade de distinção dos conhecimentos que nos fazem perceber a intensidade e amplitude do tema. A magia do ritual se referência por meio do corpo, é no corpo mítico do orixá que os corpos dos presentes se constituem. Não somente a dança, mas uma composição entre música e movimento que produz a energia e desígnio. Esta pesquisa foi desenvolvida nas regiões de Porto Alegre e Pelotas, RS, Brasil, levando em contas as características e histórico da região, e pela forte presença de descendentes de escravizados, casas religiosas e praticantes de religiões afro-brasileiras. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-12-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-05-10T22:44:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-05-10T22:44:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Leandro Barbosa dos. O Orixá que dança é um corpo negro em movimento: uma etnografia sobre existências e resistências negras gaúchas. Orientador: Francisco Luiz Pereira da Silva Neto. 2022. 163 f. Tese (Doutorado em Antropologia) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9359 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Leandro Barbosa dos. O Orixá que dança é um corpo negro em movimento: uma etnografia sobre existências e resistências negras gaúchas. Orientador: Francisco Luiz Pereira da Silva Neto. 2022. 163 f. Tese (Doutorado em Antropologia) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9359 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Antropologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPel |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9359/6/Leandro_Barbosa_dos_Santos_Tese.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9359/7/Leandro_Barbosa_dos_Santos_Tese.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9359/1/Leandro_Barbosa_dos_Santos_Tese.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9359/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9359/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9359/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9359/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
18c8c372fb87118e381403daa9dbedac ecf84f6ca84706dbb148f09d56ba978a a066cd4a315c08e9b9a9376436d1783c 321f3992dd3875151d8801b773ab32ed d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e fbd6c74465857056e3ca572d7586661b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1797770007492427776 |