Diferentes focos de atenção na aprendizagem motora de uma tarefa esportiva de tênis
Ano de defesa: | 2013 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pelotas
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
|
Departamento: |
Escola Superior de Educação Física
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/1810 |
Resumo: | Recent studies have demonstrated superiority in performance and motor learning from the adoption of an external focus compared the adoption of an internal focus , ie , when an individual adopts an external focus , the learning process is accelerated and attains more earlier a state of automaticity over the adoption of internal focus . The aim of this study is to verify different foci of attention in learning a specific motor skill in children 's shoes . Participate in the study 26 children of both sexes , aged between 10 and 12 years . The subjects will be divided into three groups according to the focus of attention : external focus ( GE ) , internal focus (IG ) and control group (CG ) . The task will be to make a withdrawal under a tennis forehand stroke with the aim of hitting the target placed on the other side of the court . Each subject will perform 60 trials of practice and , 48 hours later, perform a test of retention and transfer test without feedback , consisting of 10 trials each |
id |
UFPL_e39b98d194c338d92c7e9562e4ac51e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1810 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253635H6http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793523Y6Clark, Suzete Chiviacowskyhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790109E3Schild, Jose Francisco GomesHadler, Ricardo2014-08-20T13:49:12Z2013-10-172014-08-20T13:49:12Z2013-02-22HADLER, Ricardo. Diferentes focos de atenção na aprendizagem motora de uma tarefa esportiva de tênis. 2013. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/1810Recent studies have demonstrated superiority in performance and motor learning from the adoption of an external focus compared the adoption of an internal focus , ie , when an individual adopts an external focus , the learning process is accelerated and attains more earlier a state of automaticity over the adoption of internal focus . The aim of this study is to verify different foci of attention in learning a specific motor skill in children 's shoes . Participate in the study 26 children of both sexes , aged between 10 and 12 years . The subjects will be divided into three groups according to the focus of attention : external focus ( GE ) , internal focus (IG ) and control group (CG ) . The task will be to make a withdrawal under a tennis forehand stroke with the aim of hitting the target placed on the other side of the court . Each subject will perform 60 trials of practice and , 48 hours later, perform a test of retention and transfer test without feedback , consisting of 10 trials eachEstudos recentes têm demonstrado superioridade na performance e aprendizagem motora a partir da adoção de um foco externo quando comparada a adoção de um foco interno, ou seja, quando um indivíduo adota um foco externo, o processo de aprendizagem é acelerado, e alcança-se mais cedo um estado de automaticidade em detrimento a adoção do foco de interno. O objetivo do presente estudo será verificar diferentes focos de atenção na aprendizagem de uma habilidade motora específica do tênis em crianças. Participarão do estudo 26 crianças, de ambos os sexos, com idade entre 10 e 12 anos. Os sujeitos serão divididos em três grupos conforme o foco de atenção: foco externo (GE), foco interno (GI) e grupo controle (GC). A tarefa será a de realizar um saque por baixo com um golpe de forehand do tênis tendo o objetivo de acertar o alvo colocado do outro lado da quadra. Cada sujeito realizará 60 tentativas de prática e, 48 horas depois, realizarão um teste de retenção e um teste de transferência, sem feedback, constando de 10 tentativas cadaapplication/pdfporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUFPelBREscola Superior de Educação FísicaAprendizagem motoraCriançasFoco de atençãoInstruçãoTênisMotor learningChildrenFocus of attentionInstructionTenniCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICADiferentes focos de atenção na aprendizagem motora de uma tarefa esportiva de tênisDifferent foci of attention in motor learning task sports tennisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALRicardo Hadler.pdfapplication/pdf888985http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1810/1/Ricardo%20Hadler.pdf046bea7ed483f055cf0cc14ba0934d48MD51open accessTEXTRicardo Hadler.pdf.txtRicardo Hadler.pdf.txtExtracted Texttext/plain145259http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1810/2/Ricardo%20Hadler.pdf.txte44fbcbe54aa39d8f5efabdf0afd4f8bMD52open accessTHUMBNAILRicardo Hadler.pdf.jpgRicardo Hadler.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1423http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1810/3/Ricardo%20Hadler.pdf.jpg15045c811041dc84d8f5257319cc1b88MD53open access123456789/18102022-12-16 12:02:06.486open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1810Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2022-12-16T15:02:06Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Diferentes focos de atenção na aprendizagem motora de uma tarefa esportiva de tênis |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Different foci of attention in motor learning task sports tennis |
title |
Diferentes focos de atenção na aprendizagem motora de uma tarefa esportiva de tênis |
spellingShingle |
Diferentes focos de atenção na aprendizagem motora de uma tarefa esportiva de tênis Hadler, Ricardo Aprendizagem motora Crianças Foco de atenção Instrução Tênis Motor learning Children Focus of attention Instruction Tenni CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
title_short |
Diferentes focos de atenção na aprendizagem motora de uma tarefa esportiva de tênis |
title_full |
Diferentes focos de atenção na aprendizagem motora de uma tarefa esportiva de tênis |
title_fullStr |
Diferentes focos de atenção na aprendizagem motora de uma tarefa esportiva de tênis |
title_full_unstemmed |
Diferentes focos de atenção na aprendizagem motora de uma tarefa esportiva de tênis |
title_sort |
Diferentes focos de atenção na aprendizagem motora de uma tarefa esportiva de tênis |
author |
Hadler, Ricardo |
author_facet |
Hadler, Ricardo |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253635H6 |
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793523Y6 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Clark, Suzete Chiviacowsky |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790109E3 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schild, Jose Francisco Gomes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hadler, Ricardo |
contributor_str_mv |
Clark, Suzete Chiviacowsky Schild, Jose Francisco Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem motora Crianças Foco de atenção Instrução Tênis |
topic |
Aprendizagem motora Crianças Foco de atenção Instrução Tênis Motor learning Children Focus of attention Instruction Tenni CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Motor learning Children Focus of attention Instruction Tenni |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
description |
Recent studies have demonstrated superiority in performance and motor learning from the adoption of an external focus compared the adoption of an internal focus , ie , when an individual adopts an external focus , the learning process is accelerated and attains more earlier a state of automaticity over the adoption of internal focus . The aim of this study is to verify different foci of attention in learning a specific motor skill in children 's shoes . Participate in the study 26 children of both sexes , aged between 10 and 12 years . The subjects will be divided into three groups according to the focus of attention : external focus ( GE ) , internal focus (IG ) and control group (CG ) . The task will be to make a withdrawal under a tennis forehand stroke with the aim of hitting the target placed on the other side of the court . Each subject will perform 60 trials of practice and , 48 hours later, perform a test of retention and transfer test without feedback , consisting of 10 trials each |
publishDate |
2013 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-10-17 2014-08-20T13:49:12Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-02-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-08-20T13:49:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
HADLER, Ricardo. Diferentes focos de atenção na aprendizagem motora de uma tarefa esportiva de tênis. 2013. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/1810 |
identifier_str_mv |
HADLER, Ricardo. Diferentes focos de atenção na aprendizagem motora de uma tarefa esportiva de tênis. 2013. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013. |
url |
http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/1810 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação Física |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPel |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1810/1/Ricardo%20Hadler.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1810/2/Ricardo%20Hadler.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1810/3/Ricardo%20Hadler.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
046bea7ed483f055cf0cc14ba0934d48 e44fbcbe54aa39d8f5efabdf0afd4f8b 15045c811041dc84d8f5257319cc1b88 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1793510766775631872 |