Diferentes focos de atenção na aprendizagem motora de uma tarefa esportiva de tênis

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Hadler, Ricardo
Orientador(a): Schild, Jose Francisco Gomes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Departamento: Escola Superior de Educação Física
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/1810
Resumo: Recent studies have demonstrated superiority in performance and motor learning from the adoption of an external focus compared the adoption of an internal focus , ie , when an individual adopts an external focus , the learning process is accelerated and attains more earlier a state of automaticity over the adoption of internal focus . The aim of this study is to verify different foci of attention in learning a specific motor skill in children 's shoes . Participate in the study 26 children of both sexes , aged between 10 and 12 years . The subjects will be divided into three groups according to the focus of attention : external focus ( GE ) , internal focus (IG ) and control group (CG ) . The task will be to make a withdrawal under a tennis forehand stroke with the aim of hitting the target placed on the other side of the court . Each subject will perform 60 trials of practice and , 48 hours later, perform a test of retention and transfer test without feedback , consisting of 10 trials each
id UFPL_e39b98d194c338d92c7e9562e4ac51e7
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1810
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253635H6http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793523Y6Clark, Suzete Chiviacowskyhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790109E3Schild, Jose Francisco GomesHadler, Ricardo2014-08-20T13:49:12Z2013-10-172014-08-20T13:49:12Z2013-02-22HADLER, Ricardo. Diferentes focos de atenção na aprendizagem motora de uma tarefa esportiva de tênis. 2013. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/1810Recent studies have demonstrated superiority in performance and motor learning from the adoption of an external focus compared the adoption of an internal focus , ie , when an individual adopts an external focus , the learning process is accelerated and attains more earlier a state of automaticity over the adoption of internal focus . The aim of this study is to verify different foci of attention in learning a specific motor skill in children 's shoes . Participate in the study 26 children of both sexes , aged between 10 and 12 years . The subjects will be divided into three groups according to the focus of attention : external focus ( GE ) , internal focus (IG ) and control group (CG ) . The task will be to make a withdrawal under a tennis forehand stroke with the aim of hitting the target placed on the other side of the court . Each subject will perform 60 trials of practice and , 48 hours later, perform a test of retention and transfer test without feedback , consisting of 10 trials eachEstudos recentes têm demonstrado superioridade na performance e aprendizagem motora a partir da adoção de um foco externo quando comparada a adoção de um foco interno, ou seja, quando um indivíduo adota um foco externo, o processo de aprendizagem é acelerado, e alcança-se mais cedo um estado de automaticidade em detrimento a adoção do foco de interno. O objetivo do presente estudo será verificar diferentes focos de atenção na aprendizagem de uma habilidade motora específica do tênis em crianças. Participarão do estudo 26 crianças, de ambos os sexos, com idade entre 10 e 12 anos. Os sujeitos serão divididos em três grupos conforme o foco de atenção: foco externo (GE), foco interno (GI) e grupo controle (GC). A tarefa será a de realizar um saque por baixo com um golpe de forehand do tênis tendo o objetivo de acertar o alvo colocado do outro lado da quadra. Cada sujeito realizará 60 tentativas de prática e, 48 horas depois, realizarão um teste de retenção e um teste de transferência, sem feedback, constando de 10 tentativas cadaapplication/pdfporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUFPelBREscola Superior de Educação FísicaAprendizagem motoraCriançasFoco de atençãoInstruçãoTênisMotor learningChildrenFocus of attentionInstructionTenniCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICADiferentes focos de atenção na aprendizagem motora de uma tarefa esportiva de tênisDifferent foci of attention in motor learning task sports tennisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALRicardo Hadler.pdfapplication/pdf888985http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1810/1/Ricardo%20Hadler.pdf046bea7ed483f055cf0cc14ba0934d48MD51open accessTEXTRicardo Hadler.pdf.txtRicardo Hadler.pdf.txtExtracted Texttext/plain145259http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1810/2/Ricardo%20Hadler.pdf.txte44fbcbe54aa39d8f5efabdf0afd4f8bMD52open accessTHUMBNAILRicardo Hadler.pdf.jpgRicardo Hadler.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1423http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1810/3/Ricardo%20Hadler.pdf.jpg15045c811041dc84d8f5257319cc1b88MD53open access123456789/18102022-12-16 12:02:06.486open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1810Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2022-12-16T15:02:06Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.por.fl_str_mv Diferentes focos de atenção na aprendizagem motora de uma tarefa esportiva de tênis
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Different foci of attention in motor learning task sports tennis
title Diferentes focos de atenção na aprendizagem motora de uma tarefa esportiva de tênis
spellingShingle Diferentes focos de atenção na aprendizagem motora de uma tarefa esportiva de tênis
Hadler, Ricardo
Aprendizagem motora
Crianças
Foco de atenção
Instrução
Tênis
Motor learning
Children
Focus of attention
Instruction
Tenni
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
title_short Diferentes focos de atenção na aprendizagem motora de uma tarefa esportiva de tênis
title_full Diferentes focos de atenção na aprendizagem motora de uma tarefa esportiva de tênis
title_fullStr Diferentes focos de atenção na aprendizagem motora de uma tarefa esportiva de tênis
title_full_unstemmed Diferentes focos de atenção na aprendizagem motora de uma tarefa esportiva de tênis
title_sort Diferentes focos de atenção na aprendizagem motora de uma tarefa esportiva de tênis
author Hadler, Ricardo
author_facet Hadler, Ricardo
author_role author
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253635H6
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793523Y6
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Clark, Suzete Chiviacowsky
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790109E3
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schild, Jose Francisco Gomes
dc.contributor.author.fl_str_mv Hadler, Ricardo
contributor_str_mv Clark, Suzete Chiviacowsky
Schild, Jose Francisco Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem motora
Crianças
Foco de atenção
Instrução
Tênis
topic Aprendizagem motora
Crianças
Foco de atenção
Instrução
Tênis
Motor learning
Children
Focus of attention
Instruction
Tenni
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Motor learning
Children
Focus of attention
Instruction
Tenni
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
description Recent studies have demonstrated superiority in performance and motor learning from the adoption of an external focus compared the adoption of an internal focus , ie , when an individual adopts an external focus , the learning process is accelerated and attains more earlier a state of automaticity over the adoption of internal focus . The aim of this study is to verify different foci of attention in learning a specific motor skill in children 's shoes . Participate in the study 26 children of both sexes , aged between 10 and 12 years . The subjects will be divided into three groups according to the focus of attention : external focus ( GE ) , internal focus (IG ) and control group (CG ) . The task will be to make a withdrawal under a tennis forehand stroke with the aim of hitting the target placed on the other side of the court . Each subject will perform 60 trials of practice and , 48 hours later, perform a test of retention and transfer test without feedback , consisting of 10 trials each
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013-10-17
2014-08-20T13:49:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-02-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-08-20T13:49:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv HADLER, Ricardo. Diferentes focos de atenção na aprendizagem motora de uma tarefa esportiva de tênis. 2013. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/1810
identifier_str_mv HADLER, Ricardo. Diferentes focos de atenção na aprendizagem motora de uma tarefa esportiva de tênis. 2013. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.
url http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/1810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Física
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola Superior de Educação Física
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1810/1/Ricardo%20Hadler.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1810/2/Ricardo%20Hadler.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1810/3/Ricardo%20Hadler.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 046bea7ed483f055cf0cc14ba0934d48
e44fbcbe54aa39d8f5efabdf0afd4f8b
15045c811041dc84d8f5257319cc1b88
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1793510766775631872